Cocô de gato: com sangue, muco, cheiro forte, mole e mais

Cocô de gato: com sangue, muco, cheiro forte, mole e mais

Você sabia que pode descobrir doenças através do cocô do seu gato? Veja aqui possíveis doenças e como preveni-las.


Aprenda a lidar com o cocô de gato

O cocô de um animal pode dizer muito sobre ele e seu estado de saúde. Pode parecer nojento, mas é muito importante que um dono fique atento às fezes do seu gatinho de estimação. Pois, através da aparência e cheiro do cocô, pode-se identificar possíveis problemas de saúde.

Além disso, a frequência com a qual o animal evacua também é muito relevante. Qualquer alteração na rotina do felino pode ser um sinal de alerta, por isso o dono deve estar sempre atento. A troca de alimentação ou mudança de casa também podem influenciar no funcionamento do seu organismo, necessitando de uma atenção especial nestes momentos.

Então, está na hora de prestar mais de atenção na rotina e nas fezes do seu pet! Assim você poderá identificar eventuais problemas já no início e o tratamento será mais simples. Leia o artigo para saber mais detalhes!

Como saber se meu gato está fazendo cocô de forma saudável?

Gato sentado

As características das fezes de todos os animais, inclusive dos humanos, indicam se está saudável ou não. Com os gatos não seria diferente, o xixi e cocô são indicadores importantes para entender sua condição de saúde. Descubra mais a seguir!

Qual a frequência que o gato deve fazer cocô?

Não existe uma frequência ou horário específico para os gatos fazerem cocô. No entanto, como regra geral, eles fazem uma vez, às vezes duas, por dia.

Se você observar que seu gato está fazendo muito mais que isso ou deixando de fazer alguns dias seguidos, pode ser um indicativo de que algo está acontecendo, sendo necessário a opinião e avaliação de um especialista.

Pode ser a rotina normal do seu gato, mas também pode estar indicando o aparecimento de uma doença. Pode estar se sentindo estressado ou até mesmo uma mudança na dieta que pode afetar seu sistema digestivo.

Se o seu gato estiver evacuando menos vezes do que o indicado, ele pode estar sofrendo com prisão de ventre. Nesse caso, adicionar alimentos fibrosos na sua dieta pode ser uma boa ideia! Mas o melhor mesmo é sempre levar a um veterinário para que ele possa avaliar a situação.

Coloração das fezes

A cor considerada normal das fezes dos gatos é marrom. Mas acontece de haver variações decorrentes da alimentação do seu pet, podendo influenciar na cor, variando do marrom amarelado ao marrom escuro.

Depois de digerido e o organismo ter absorvido os nutrientes necessários, o alimento é excretado, portanto, a cor ideal é a mesma da comida que você dá ao seu gato, ou um pouco mais escuro. Além disso, alimentos mais úmidos deixam as fezes na cor marrom escura.

No entanto, caso o animal não tenha consumido alimentos com colorações marcantes e mesmo assim houver alterações na cor das fezes, pode ser sinal de que algo está errado.

A cor avermelhada ou com traços vermelhos caracteriza sangue fresco. É possível que seu gatinho tenha constipação e acontece de sangrar ao forçar na hora de fazer cocô. Mas cuidado, se for um sangramento contínuo, pode ser algo grave.

Fezes escuras ou pretas entende-se como sangue digerido, o gato pode estar com problemas no estômago. Se a cor for esbranquiçada, pode ser distúrbios de órgãos que auxiliam na digestão, absorção e eliminação do alimento, como fígado, pâncreas e vesícula biliar. Em todos esses casos é aconselhado recorrer a um veterinário.

Consistência do cocô

É considerável saudável o cocô do gato quando o mesmo tem consistência firme, mas não totalmente seca (percebe-se que a areia gruda nas fezes) e possui uma forma levemente alongada.

Se você perceber que as fezes estão mais moles do que o normal por um dia ou dois e não passar disso, não precisa se preocupar. Mas se permanecer assim ou chegar ao estado líquido, é necessário procurar um veterinário.

O cocô líquido, ou diarreia, pode ser ocasionado por diversos fatores. Como a ingestão de algum alimento tóxico para os felinos ou vermes e lombrigas. Ou até mesmo algo mais grave, como doenças intestinais e câncer.

Atenção aos produtos lácteos, não é recomendável dar leite de consumo humano para os bichanos, pois podem causar esse tipo de problema! Se necessário, quando ainda filhotes, existem leites especiais para os gatinhos.

Além disso, cuidado com a quantidade de água que seu gato consome. Se ele estiver bebendo pouca água também pode influenciar na consistência das fezes, tornando-as muito endurecidas e secas.

Como ajudar o gato a fazer cocô de forma saudável

Existem muitas formas de ajudar o gato a regular sua digestão e excreção dos alimentos. Desde os cuidados com o tipo de alimento, quantidade de água que ele consome, exercícios diários e o carinho e atenção que recebe. Veja abaixo um pouco mais sobre cuidados a serem tomados.

Ofereça alimentos adequados e muita água ao gato

Para uma alimentação adequada, e para que seu gatinho faça cocô regularmente, analise bem a marca da ração e sua composição. Algumas opções de frutas e verduras são bons complementos.

Por exemplo, a cenoura cozida é rica em fibras e pode ajudar na digestão do felino. A abóbora também ajuda na digestão e é um ótimo complemente. Além disso, se o seu gatinho não costuma beber muita água, pepinos crus ou cozidos podem ser ótimas adições na dieta, pois são ricos em água.

Ainda sobre isso, se o seu gato não costuma beber bastante água, estimule essa ingestão aumentando o número de tigelas. Coloque-as em locais distintos da casa, para que o gato esteja sempre em contato com a água.

Se mesmo assim não resolver, dar a ele comida úmida é uma alternativa. É necessário o consumo de água para que as fezes do gato sejam macias e brilhantes (úmidas).

Incentive o gato a fazer cocô sempre na caixa de areia

O seu gato anda fazendo cocô fora da caixa de areia ou jogando areia para fora? Ele pode estar querendo chamar a atenção para algo, seja por ficar sozinho por um período longo de tempo, um novo animalzinho chegando ou a limpeza da caixinha pode não estar adequada a ele.

Manter a caixa limpa, em um local mais silencioso e fora do caminho são preferíveis. O tamanho da caixa também é importante, conforme o tamanho do seu gato, compre uma caixa de areia onde ele se sinta confortável e que caiba totalmente dentro dela.

Evite deixar a caixa de areia próxima da comida e água, como são animais muito limpos, gostam de comer e evacuar em locais distintos. Além disso, é recomendável evitar também areias e caixas perfumadas, o aroma pode incomodar o gato e ele fazer suas necessidades em outro lugar que ele julgue mais adequado.

Mantenha o gato exercitado e protegido

Sabemos que os gatos passam boa parte do dia dormindo, porém é muito importante a prática de exercícios. Quanto maior a idade, maior é a necessidade de estimulá-los a se exercitarem. A dica é ter brinquedos que agucem essa prática, como ratinhos de plástico, novelos de lã, entre outros que você mesmo pode fazer em casa.

Os exercícios previnem doenças, estimulam o bom funcionamento do organismo e ajudam a desestressar. Mas saiba que manter seu gato protegido em casa não é ruim, basta você ter um ambiente adequado para ele e com estímulos à prática de exercícios.

Mantê-lo em casa previne doenças, vermes, lombrigas e infestações de pulgas. E ainda, evita que o gato coma alimentos e plantas que podem ser tóxicos e causar problemas no trato gastrointestinal.

Como limpar e tirar o cheiro de cocô de gato

Produtos de limpeza com sinal de proibido

Os gatos geralmente aprendem sozinhos a usar a caixa de areia, mas às vezes, principalmente com filhotes, pode acontecer de o animal fazer suas necessidades em outro local. Se isso ocorrer, é muito importante limpar o local adequadamente. Mas, o mais importante é sempre deixar a caixa de areia sempre limpa.

Leia abaixo as nossas dicas sobre como limpar o cocô feito fora da caixa de areia e também como manter a caixa limpa.

Use proteção para limpar o cocô de gato

Use luvas e inclusive considere o uso de máscara quando for fazer a limpeza ou apenas a manutenção da bandeja sanitária. As fezes e urina dos gatos podem transmitir doenças, como a toxoplasmose, mesmo o pó que sobe ao mexer na areia pode contaminar o ar.

Como para essa tarefa usamos principalmente as nossas mãos é necessário cuidar e higienizá-las bem após terminada a limpeza, mesmo com a utilização de luvas.

Remova o cocô com toalha de papel

Caso o seu bichano tenha feito suas necessidades fora da caixa de areia, remova o cocô e a urina com papel toalha que absorve melhor. Durante esse processo, evite esfregar para não impregnar mais no local.

Deixe o papel toalha um tempo em cima do local para que absorva bem, se necessário repita esse processo mais de uma vez. Se ele já sabe utilizar a caixa, pode ser usada uma pá específica para a remoção.

Lave e desinfete o local

Higienize bem o local, utilize sabão neutro e desinfetantes. Se necessário, tenha o auxílio de uma escova de limpeza. Esfregue bem para que todo o cheiro saia do local, para não atrair o felino novamente.

Para evitar que seu gato retorne a fazer suas necessidades em locais impróprios, tente não usar desinfetantes com aromas como pinho. Isso pode fazer com que o gato associe a urina e volte àquele lugar para fazer cocô e/ou xixi.

Descarte o cocô de gato corretamente

As fezes dos gatos e de outros animais de estimação, são consideradas esgoto sanitário. Portanto, para que possa ser tratado pelo sistema de esgoto, o descarte deve ocorrer da mesma forma que as dos humanos, pelo vaso sanitário.

A areia e demais resíduos que possam ser gerados devem ser bem lacrados em sacos plásticos resistentes que dificultem a contaminação. Mas atenção, esses outros resíduos devem ser descartados no lixo comum.

Lembre-se de limpar a caixa de areia do gato

Como já foi mencionado anteriormente, os gatos são muito higiênicos, não gostam de sujeira e bagunça. A caixa de areia deve ser limpa regularmente, pelo menos uma vez ao dia remova as fezes, evitando o mau cheiro e incentivando ainda mais a utilização.

Uma vez por semana remova toda a areia da caixa e faça a limpeza com água e sabão neutro. Se optar pelo uso do desinfetante, cuidado com as fragrâncias, algumas seu gato pode não gostar, seu olfato é sensível e apurado. Ao comprar um produto novo, preste atenção na reação do gato. Se ele parar de utilizar a caixa, pode ser pelo cheiro do produto.

O cocô do gato e a relação com sua saúde

Gatinho branco olhando de cabeça para baixo

Como você viu, o cocô do gato tem relação direta com a sua saúde. Por isso, é extremamente importante que o dono observe o comportamento do seu pet, até mesmo na hora de fazer suas necessidades. O cocô e xixi do animal podem sinalizar doenças, por meio de cheiros, cor e até pela sua consistência.

Além disso, as fezes dizem muito sobre a alimentação do felino. Alterações na cor podem ser resultado de um alimento com uma cor marcante. Mas, se a dieta não foi alterada recentemente, a alteração na cor pode ser muito preocupante. Nesses casos, a melhor solução é sempre levar o gato ao veterinário para a realização de exames.

E não esqueça de manter a sua caixa de areia sempre limpa! Isso é essencial para que o felino não hesite em utilizá-la. Com esses cuidados, o seu gatinho vai se sentir muito bem e seguro!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.