Veja como dar banho em gato filhote ou adulto passo a passo

Veja como dar banho em gato filhote ou adulto passo a passo

Se você não sabe como dar banho em gato, seja ele filhote ou adulto, descubra o passo a passo para garantir um momento calmo e seguro para você e seu bichinho.


Quer dar banho em seu gato? Será que ele vai gostar?

Gato cinza enrolado em toalha rosa

Você já deve ter ouvido falar que os felinos têm medo de água e não são muito chegados a um banho. Além disso, os gatos são conhecidos por terem excelentes hábitos de higiene, sendo capazes de se banharem com suas próprias línguas, que funcionam como escovas.

Por conta disso, surge a dúvida na mente de muitos donos: “Como dar banho em meu gato? Isso é realmente necessário?” A verdade é que seu bichano sabe muito bem como se limpar sozinho. Porém, ajudar seu gatinho em um banho pode ser necessário caso você perceba que ele se sujou com alguma substância pegajosa, com mal cheiro ou até perigosa para a saúde dele. Por isso, é preciso saber quais são os cuidados necessários na hora do banho.

Confira a seguir algumas dicas sobre como dar banho em seu gato e faça desse momento prazeroso para o felino!

Preparativos antes de dar banho em gato

Pessoa cortando as unhas de um gato

Se você percebeu que é o momento de dar banho em seu gato, mas não sabe muito bem como fazer isso, existem alguns cuidados que você precisa tomar. O banho pode ser uma experiência estressante para você e para ele, por isso, ter atenção aos detalhes é muito importante. Descubra mais a seguir!

Corte as unhas do gato

Os gatos usam as unhas como garras. São armas de defesa para quando se sentem ameaçados ou em perigo. Se ele perceber que está sendo forçado a uma situação adversa durante o momento do banho, ele pode muito bem avançar contra você ou contra ele mesmo, de forma involuntária.

Arranhões causados pela unha de seu gato são muito incômodos, podendo até infeccionar. Por isso, antes de levá-lo para o banho, confira suas unhas e se certifique de apará-las, caso seja necessário. É uma forma de garantir a segurança para você e para ele.

Escove o pelo do gato antes do banho

Se você já convive com um felino há algum tempo, já sabe que esse animal solta bastante pelo. Esse pelo extra pode dificultar a hora do banho, tornando mais complicado deixá-lo completamente limpo. Por isso, é bom utilizar uma escova adequada para o pelo do seu gato e eliminar suavemente os pelos soltos.

Esse também é o momento para desembaraçar os nós nos gatos com pelagem mais longa, além de verificar abaixo do pelo de seu gatinho se existem machucados ou lesões que indicam algo mais grave, como doenças ou infecções.

Materiais e condições da água para o banho

Para dar banho no gato de forma eficaz e tranquila, separe uma bacia ou banheira grande e, se possível, utilize luvas para proteger suas mãos e não machucar o felino sem querer. Tenha uma toalha macia ao lado e separe bolas de algodão para proteger as orelhas do bichano da água.

Separe também um shampoo específico para gatos, para evitar alergias ou irritações. Se quiser levar brinquedos ou petiscos para ajudar nesse momento, também serão muito válidos. Seu gatinho pode se divertir e ser distraído enquanto toma banho.

Certifique-se que a temperatura da água esteja agradável para ele, nem tão quente nem tão gelada. Água morna é o mais indicado. E se for possível, leve a banheira ou bacia para perto do chuveiro. Seu bichinho pode se divertir bastante com a água corrente e ter uma experiência agradável durante o banho.

Hora certa para dar o banho no gato

A ideia de um banho pode não soar muito agradável para um felino. Se ele estiver agitado ou cheio de energia, vai fazer o possível para se esquivar e fugir da experiência. Dessa forma, o momento torna-se muito mais custoso do que deveria ser. Então, como dar banho em gato de forma tranquila e segura?

O ideal é escolher momentos em que seu bichano esteja calmo e sossegado. Escolha um período após as brincadeiras ou que ele tenha gastado muita energia. Assim, ele estará relaxado e manso para receber o banho, podendo até aproveitar o momento.

Aproxime-se devagar, fazendo carinhos e massageando seu corpo. Assim, você mostra para seu bichano que não existe nenhum perigo ou ameaça e ele pode confiar em você.

Hora do banho no gato, veja o passo a passo!

Gato embaixo do chuveiro

Agora que você já preparou todo o ambiente e tem tudo o que precisa para o momento, chegou a hora do banho! Seguir algumas etapas importantes é fundamental para deixar seu gatinho calmo e para evitar qualquer atitude que possa assustá-lo.

Coloque o shampoo para gatos

Essa é uma etapa importantíssima do nosso passo a passo de como dar banho em gatos. Utilizar os produtos corretos e adequados para o seu animal é fundamental para evitar irritações, alergias ou problemas mais graves para a saúde dele.

Além disso, não se esqueça que seu gato tem o hábito de lamber o pelo a fim de se limpar. Se for utilizado algum produto para humanos e impróprio para gatos, ele pode se intoxicar com alguma substância nociva para ele.

No momento de ensaboar, comece pelas costas e massageie o corpo cuidadosamente, espalhando o produto. E não se esqueça de que é fundamental tomar cuidado com as áreas sensíveis, como os olhos e o focinho.

Enxágue com cuidado

Após ensaboar bem, vá jogando água limpa e morna sobre o corpo do seu bichinho. Vá enxaguando pouco a pouco e tirando o excesso de shampoo, sempre se atentando para as partes sensíveis. Garanta que todo o produto foi retirado para que não fique nenhum resíduo no pelo do animal. Isso pode atrair sujeiras ou até mesmo irritar a pele.

Faça a limpeza do rosto do gato

O rostinho do bichano é uma parte que merece atenção redobrada. As orelhas, a boca e o focinho são partes sensíveis que podem ser lesionadas com facilidade. Da mesma forma, é preciso se certificar que seu gato não está ingerindo nenhum produto inapropriado na hora do banho.

Por isso, é importante deixar essa etapa do passo a passo de como dar banho em gatos para o final. Se for realmente necessário lavar a cabeça e o rosto do felino, molhe-a com cuidado e utilize pequenas porções de shampoo.

Massageie suavemente e seja muito cauteloso nesse momento. Para enxaguar, prefira uma toalha macia para não assustá-lo, envolvendo seu rosto com muita calma.

Faça a secagem após o banho

Para secar o seu animal, sempre opte pelas toalhas macias, envolvendo todo o corpo e fazendo movimentos suaves. Jamais utilize secador ou outros métodos para acelerar o processo, pois esses utensílios podem machucar a pele do gato por conta do calor excessivo. Além disso, o barulho pode deixá-lo ainda mais estressado.

Tente secá-lo o mais rápido possível, garantindo que todo o pelo fique bem seco, sem excesso de água ou resíduo de produtos. Também é uma boa ideia escová-lo para garantir que os pelos fiquem livres de nós, e para retirar os pelos soltos, principalmente se seu bichano tem os pelos mais longos.

Recompensa após o banho

Agora que o banho acabou, é a hora de compensar seu bichinho pelo bom comportamento durante a experiência. Seja um petisco ou proporcionando um divertido com uma brincadeira que ele goste, é bom recompensá-lo para que ele entenda que passar pelo banho não é tão ruim assim.

Quando você pode dar banho em gato?

Gato filhote enrolado em uma toalha rosa

Após entender passo a passo como dar banho em gatos, é preciso saber com que frequência é preciso fazer isso. Como os gatos possuem bons hábitos de higiene e tem seus próprios meios para se limparem, o banho só se faz necessário em alguns momentos específicos. Descubra a seguir quais são esses momentos.

Banho em gato filhote

Os gatos mais jovens já aprendem esses hábitos de higiene muito cedo e sabem como se manter livres de sujeiras e parasitas. Porém, dar banho em gatos desde filhotes acaba fazendo com que eles se acostumem a essa experiência.

A partir dos 2 meses de vida já é possível banhar o seu bichinho conforme as instruções do nosso passo a passo de como dar banho em gatos. Assim, à medida que for crescendo, estará mais acostumado com os banhos.

Muita sujeira nos pelos do gato

Outro motivo para dar banho em seu gato é um pelo muito sujo. Se o seu pet acabou brincando com algum produto perigoso ou que sujou todo o seu pelo, é preciso dar banho o mais rápido possível para evitar danos à sua saúde. Se ele frequenta as ruas, também é importante considerar banhos mais frequentes para deixá-lo mais asseado.

Da mesma forma, se ele tem pelos muito longos, pode não conseguir se limpar minuciosamente em todas as partes. Então cai bem uma ajudinha sua. Nesse último caso, é bom investir em banhos com mais frequência para garantir a saúde dos pelos.

Alguma dermatite

Se o seu bichinho possui alguma doença de pele, o ideal é dar banhos com frequência, mas utilizando a medicação indicada por um médico veterinário. Nesses casos, é preciso garantir que a pele do bichano esteja sempre limpa.

Manchas, feridas, infecções ou vermelhidão na pele são sinais de alerta para ter um cuidado redobrado e com os produtos certos. Esteja atento a qualquer evidência de que o felino apresenta algo incomum.

Oleosidade ou escamação da pele

A seborreia pode deixar o pelo do seu gato oleoso e provocar a escamação da pele, semelhante à caspa. Nesses casos, também é recomendado uma visita ao veterinário e aumentar a frequência dos banhos conforme a medicação que for receitada.

Qualquer alteração no pelo ou na pele do seu bichinho merece uma atenção especial para que não acabe evoluindo para algo mais sério. Portanto, fique atento aos detalhes no corpo do seu bichinho!

Algum problema que impede o gato de se limpar

Sabemos que os gatos são totalmente independentes e totalmente capazes de tomar banho sozinhos. Porém, se ele estiver com alguma lesão que deixe sua mobilidade reduzida ou que não permita que ele se limpe muito bem, é importante que você intervenha com os banhos de tempos em tempos.

Esse cuidado básico com seu bichano pode garantir sua qualidade de vida, seu bem-estar e até mesmo sua saúde.

Informações importantes sobre banho em gato

Gato olhando para cima dentro de uma bacia rosa

Além de conhecer o passo a passo de como dar banho em gato, você também pode contar com algumas dicas importantes para te ajudar nesse momento. O banho pode ser uma experiência estressante e até traumática para alguns bichinhos, por isso, quanto mais você souber sobre o assunto, melhor será o momento. Leia mais logo abaixo!

Com que frequência dar banho em gato?

Você só precisa dar banho em seu gato caso veja uma real necessidade. Como eles têm esse hábito de limpeza frequente, não necessitam de um banho em curtos períodos de tempo. O ideal é sempre estar atento a possíveis doenças de pele ou parasitas na pele do seu bichinho, além de perceber se ele está sendo capaz de se limpar sozinho.

Se você é um dono de gato com pelos médios ou longos, é interessante estipular um período de mais ou menos 45 dias para banhá-los, garantindo uma pelagem sedosa e brilhante. Para isso, utilize todo o nosso passo a passo sobre como dar banho em gatos para garantir a segurança do seu pet.

Produtos proibidos para dar banho em gato

Para evitar qualquer reação alérgica ou irritação na pele de seu gato, é preciso que você utilize os produtos adequados para ele, principalmente se ele sofre de algum problema de pele. Não tente utilizar shampoos ou condicionadores de humanos em seu bichinho, pois isso pode trazer muitos problemas à saúde dele.

Utilizar toalhas muito ásperas ou aparelhos secadores no momento de secar o seu animal também podem deixá-lo irritado e até machucá-lo. Lembre-se de que a pele deles é sensível e não suporta essas agressões. Além disso, esses detalhes podem fazer do banho uma experiência que provoca impaciência e ansiedade no seu pet.

Um banho silencioso bom para gato bravo

Se você já sabe como dar banho em gatos pode ser uma experiência agitada e é dono de um gatinho com temperamento menos dócil, deve fazer o possível para proporcionar a melhor experiência possível a ele.

É preciso que seu gato entenda que está em um ambiente tranquilo para poder confiar em você. Caso seja um lugar inquieto ou muito barulhento, ele pode se assustar e se sentir ameaçado, tornando-se arisco e dificultando o banho. Se o seu gato é bravo, opte por lugares silenciosos e calmos para evitar que ele fique agressivo ou ainda mais apreensivo.

Você pode contar com a ajuda de alguém

Contar com o auxílio de uma segunda pessoa também pode ser interessante na hora de dar banho em seu gatinho. Enquanto a outra pessoa distrai ou acalma o bichano, você vai dando o banho pouco a pouco, deixando-o confortável na situação. Isso também pode evitar que o gato se assuste e fuja do banho, causando mais complicações para o momento.

Banho em gato bravo? Considere banho a seco

Outra alternativa para dar banho em um gato bravo é o banho a seco, que é utilizado quando o banho com água não é recomendado ou não é a melhor opção. Ele também é indicado para quando o tempo está muito frio ou o bichinho está doente. Se o seu pet é arisco ou demonstra um temperamento mais agressivo, o banho a seco é uma boa opção.

Você deve estar se perguntando: como dar banho em gato sem água? Nesse caso, existem muitas alternativas que você pode aderir, como bicarbonato, vinagre, farinha de aveia ou toalha umedecida. Escolha a opção mais adequada para o seu bichano para mantê-lo sempre cheiroso e limpinho.

Você pode ler nosso artigo sobre banho a seco em cachorros para saber sobre os diferentes tipos de banho a seco!

Como dar banho a seco em cachorros: frequência, produtos e mais! | Guia Animal

https://guiaanimal.net/articles/329

Sabia que você pode dar banho a seco no seu cachorro? Leia este artigo e descubra quando, como e quais produtos você pode usar!

Mantenha seu gato sempre limpinho e cheiroso

Gato dentro de uma banheira de madeira com vários produtos de banho em sua volta

Viu como dar banho em gatos pode ser tranquilo? Entendendo as necessidades do seu bichinho, fica fácil deixá-lo sempre limpinho, garantindo um pelo sedoso e uma pele saudável, livre de parasitas ou infecções.

Agora você já está por dentro do assunto e sabe o passo a passo de como banhar o seu felino. Não se esqueça de estar sempre atento às mudanças que ele pode apresentar, como manchas, perda de pelo de forma excessiva, coceira ou feridas. Leve o gato ao veterinário ao menor sinal de alteração para garantir que ele seja medicado e permaneça saudável.

Então vá hoje mesmo ao petshop para comprar todos os produtos necessários e dê um banho tranquilo em seu felino!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.