Como fazer um terrário para jabuti no quintal: confira dicas importantes

Como fazer um terrário para jabuti no quintal: confira dicas importantes

Você quer construir um terrário de jabuti no seu quintal? Leia este artigo e aprenda todo processo de construção de um ambiente confortável para seu pet!


Fazer um terrário para jabuti no quintal é muito prático!

Neste artigo você terá acesso a um passo a passo completo para criar um terrário confortável e seguro para seu jabuti. O Guia Animal preparou um passo a passo completo, com todos os materiais, medidas, instruções de montagem e dicas de plantas, solo equipamentos que você pode colocar em seu terrário para que seu pet possa desfrutar deste pequeno santuário da melhor forma possível.

Jabutis são animais dóceis e que vivem por certa de 70 anos, mas para garantir uma vida saudável e protegida de possíveis predadores é necessário tomar alguns cuidados com o ambiente em que seu animalzinho vive como, por exemplo, garantir que ele tome sol ao menos por um período do dia e que não pegue sereno a noite.

Leia a seguir nosso manual de como construir um terrário para que seu animalzinho viva saudável e feliz! Vamos lá?

Materiais necessários para fazer um terrário para jabuti no quintal

Como fazer um terrário para jabuti

Terrários para jabutis precisam ser bem estruturados. É necessário fazer uma fundação, subir paredes e fechá-lo para que predadores não entrem. Também é importante colocar uma pequena toca e um espaço com água, plantas, pedras e cascalhos para que este ambiente fique aconchegante. Leia abaixo quais materiais você pode utilizar neste processo:

Madeira, blocos ou tijolos

Para construir as paredes de seu terrário, você terá que escolher o material a ser utilizado. Nós sugerimos que você utilize madeira, blocos ou tijolos para este fim. É importante que seu animal não possa ver através das paredes, jabutis são animais teimosos e vão tentar atravessar barreiras que permitam a visualização do ambiente externo ao terrário.

A principal diferença entre os materiais indicados está na durabilidade e no processo de montagem. Enquanto as paredes de madeira são mais prática de montar, as de tijolos ou blocos são mais resistentes e duradouras.

Cimento ou pregos

Conforme pontuado acima, as paredes podem ser confeccionadas em madeira, blocos ou tijolos. A escolha deste material também implica na escolha do material utilizado para unir as partes.

No caso da madeira, você deverá utilizar pregos e ter cuidado para não deixar nenhum prego solto ou com pontas aparentes que possam ferir seu jabuti. Já os blocos e tijolos serão unidos com cimento, o que torna seu terrário mais sólido e resistente. No entanto, neste caso, uma vez construído ele não poderá ser removido. Portanto, se sua casa é alugada, talvez seja melhor não apostar neste material.

Água

É importante que seu animal tenha um espaço para se banhar. Um pequeno lago pode deixar seu terrário mais bonito, aconchegante e divertido para seu pet. Para construir o lago você precisa de uma tampa de caixa d’água antiga ou um pedaço de forro de piscina.

Você poderá simplesmente cavar um buraco em seu terrário e encaixar a tampa da caixa d’água ou cobri-lo com forro de piscina para que a água não infiltre a terra. Neste caso, enquanto um material é mais prático, o outro ficará mais bonito e poderá ser feito no formato que você desejar.

Toca para jabuti

Seu jabuti precisará de um lugar confortável e quentinho para dormir e se proteger nos dias frios. Para isso, além do terrário é necessário construir uma toca. Muitos pet shops vendem tocas prontas feitas de plástico, casinhas de cachorro também são opções fáceis e rápidas.

Porém, se você estiver procurando por opções mais baratas ou artesanais, você pode criar a sua utilizando uma bacia, caixas de madeira e até mesmo construir uma de cimento, tijolos ou pedras. Deixe a criatividade fluir!

Plantas, pedras, cascalho e troncos

Para decorar seu terrário e deixá-lo mais interessante, criando uma experiência sensorial para seu bichinho, você pode utilizar plantas, pedras, cascalhos e troncos. As pedras e cascalhos, além da função decorativa, estimulam o tato de seu pet que vai gostar de pisar em texturas diferentes. Apenas tome cuidado com pedras pontiagudas, prefira seixos de rio e pedras roladas.

Ao escolher plantas para decorar e oferecer sombra, também pense que essas podem servir de alimento, escolha plantas que não sejam tóxicas. Já os troncos oferecem algum desafio e diversão ao serem escalados por seu bichinho.

Prato de comida e água.

Além de brincar e ter conforto, seu jabuti também precisa se alimentar. Para isso, você deverá deixar um prato de comida e um potinho para água.

Novamente, você poderá comprar estes itens em um pet shop. No entanto, se você preferir optar por reaproveitamentos e confecções artesanais, você poderá utilizar embalagens plásticas cortadas em uma altura que seja confortável para seu animal, ou, ainda, produzir pequenas estruturas em cimento para que seu animal se alimente e se hidrate adequadamente.

Escolhendo o lugar e o tamanho para fazer o terrário para jabuti

A escolha do local para construir seu terrário é extremamente importante. Para que seu jabuti se mantenha saudável é importante escolher um local que bata sol, mas que também tenha sombra. Confira, a seguir, quais são as melhores recomendações antes de construir um terrário para seu réptil:

Analise o clima da região antes

O primeiro passo antes de iniciar a construção é analisar o clima da sua região. Você mora mais ao norte do país ou mais ao sul? Estes fatores influenciam no clima e na incidência de luz e calor sobre sua casa. Em geral, no Brasil a face norte da casa recebe mais luz e calor do que a face sul.

O ideal é colocar seu terrário em uma parte da casa com um clima agradável, que pegue sol pela manhã e que permaneça parcialmente na sombra para que seu jabuti possa se abrigar em dias muito quentes.

Escolha um local no quintal com luz e sombra durante o dia

Como dito anteriormente, observar o clima de sua região e a incidência de luz e calor é extremamente importante. Jabutis precisam assimilar vitamina D para que seu casco permaneça sadio e resistente. Esta vitamina só pode ser assimilada através do banho de sol com luz direta.

No entanto, calor excessivo pode gerar desconforto, e até queimaduras, portanto é importante que parte de sua área permaneça em sombra para que seu bichinho possa se proteger ou desejar permanecer em um local fresco.

Escolha um local livre de ameaças

Seu jabuti deve permanecer protegido de qualquer ameaça como animais domésticos maiores e agressivos ou animais silvestres que possam invadir ser terrário.

Também é importante protegê-los de dinâmicas familiares que possam feri-los, construir um terrário na garagem, por exemplo, é uma péssima e ideia e pode ser fatal. Crianças também precisam de supervisão ao brincarem com esses animais, pois seu casco pode se quebrar ao caírem no chão.

Seu terrário deve ser construído em uma parte de seu quintal que tenha algum controle de acesso, evitando o contato não supervisionado de crianças e outros animais.

Fique atento ao tamanho do terrário

Como saber qual é o tamanho ideal para seu terrário? Pense que seu jabuti precisa se locomover com tranquilidade e ter espaço para brincar e se distrair. A dica é pensar no tamanho do casco de um jabuti adulto e construir cada parede com dez vezes essa medida.

Jabutis adultos chegam, em média, a até 50 cm de comprimento, portanto, seu terrário deve ter, no mínimo, cerda de 10 vezes o tamanho de seu casco, e que a largura tenha 6 vezes mais. Ou seja, um terrário de 15 metros quadrados é suficiente. Caso você queira colocar vários animais em um mesmo local, esse espaço deverá ser maior. Lembre-se, jabutis são animais que crescem independente do tamanho do espaço em que estão inseridos.

Como fazer um terrário para jabuti no quintal

Agora que você já sabe os materiais que podem ser usados e já localizou o melhor terreno em sua casa para que seu jabuti tenha condições perfeitas ao seu desenvolvimento, proteção e saúde, vamos à construção em si. Leia o passo a passo a seguir.

Levantando as paredes do terrário

Jabutis são exímios cavadores, portanto suas paredes precisam entrar um pouco no solo para que seu animalzinho não fuja. Cave cerca de 10 cm no local onde ficará cada parede antes de começar a construção.

Construída a barreira subterrânea será necessário subir as paredes. No caso dos blocos e tijolos o processo é o mesmo da construção de uma casa, uma fileira de blocos ou tijolos em cima da outra de forma intercalada e assentados com cimento até que atinja 7 metros de comprimento em cada parede e 7 cm de altura

Utilizando madeira você precisará de 4 placas de 7 metros de comprimento e 70 cm de altura, e quatro estacas laterais, da mesma altura para fixar as paredes com os pregos. Primeiro você deverá media as distâncias e fixar as estacas no solo, depois fixar as paredes nas estacas com os pregos.

Montando o piso do terrário

Embora pareçam ser fortes e resistentes, as patas dos jabutis são bem sensíveis e podem ser deformadas por pisos muito lisos como porcelanato e azulejos, ou feridas por pisos muito ásperos como concreto. O ideal para seu pet é que o solo seja semelhante ao de seu habitat.

A combinação ideal de materiais seria de três porções de terra argilosa para duas de areia e um pouco de fibra de coco. Misture bem, aperte a terra entre os dedos e esfregue para soltá-la e deixar macia e sem torrões. Caso prefira, você pode plantar grama ou até mesmo fazer alguns caminhos de pedras roladas, seixos de rio ou cascalhos para decorar o ambiente e estimular o tato de seu jabuti.

Como fazer a porta do terrário de jabuti

Para facilitar a abertura e fechamento de seu terrário, é necessário confeccionar uma porta com dobradiças e um trinco para fechar e abrir sempre que necessário. Esta porta pode ficar localizada em uma parte da cobertura, sendo aberta por cima, o que dificultará a fuga de seu jabuti.

Para ficar fácil de retirar animais adultos, o ideal é que esta porta tenha, ao menos, 1 m X 0,50 m. Faça um retângulo de madeira para estruturá-la e preencha com tela de galinheiro.

Para construir o batente você precisará de uma madeira atravessando a tampa há um metro de distância da parede e outra cruzando com essa em uma distância de 50 cm da parede paralela a ela. Pregue a madeira nas laterais da tampa depois pregue as dobradiças da porta na lateral da tampa que preferir e o trinco na madeira paralela às dobradiças.

Cobertura para o terrário de jabuti no quintal

Conforme mencionado anteriormente, seu terrário precisará ser coberto para que seu jabuti fique protegido de predadores e animais domésticos maiores. Ao mesmo tempo em que é necessário deixar que a luz direta do sol atravesse esta proteção para que seu animal assimile a vitamina D e mantenha seu casco saudável.

Levando em conta essas duas necessidades, é importante que seu terrário seja fechado com algum material vazado, como tela de galinheiro. Você poderá optar por construir um teto fixo com uma porta menor ou transformar o teto inteiro em uma porta. Em ambos os casos você precisará de uma moldura em madeira do mesmo comprimento da parede para estruturar o teto.

Caso você opte pelo teto móvel, coloque as dobradiças em uma das laterais e o trinco paralelo a elas. Se optar pelo fixo apenas pregue a moldura nas paredes.

Construindo o lago para o jabuti no quintal

Existem duas formas de criar um lago para jabuti. A primeira é utilizando uma estrutura plástica preexistente como, por exemplo, uma tampa de caixa d’água. A segunda forma é moldando o seu lago e cobrindo com forro de piscina.

Tenha em mente que jabutis são animais terrestres, então seu lago deve ser raso, coloque seu pé na parte mais funda e certifique-se de que a água não o cubra completamente

Em ambas as formas você precisará cavar uma área do tamanho da tampa plástica ou no formato do lago que você queira moldar. Caso você opte pela tampa, basta encaixá-la no buraco. Caso opte pelo forro, basta cobri o buraco completamente de forma que sobre uma barra ao redor para a água não vazar, encher e utilizar galhos e pedras para decorar, fixar e ajudar seu jabuti a entrar e sair da água.

Como fazer a parte interna no terrário de jabuti no quintal

Agora que a estrutura básica de seu terrário já está pronta, chegou a parte mais divertida do processo de construção, a decoração. Nesta etapa você poderá utilizar galhos, pedras e plantas. Confira a seguir!

Planeje o ambiente interno


Você precisará definir o local da toca para que não pegue muito sol nem fique totalmente na sombra, pensar na disposição das plantas, troncos e pedras de forma harmônica, formando pontes e túneis para que ele tenha com o que se distrair.

Também é importante pensar no local em que você colocará o prato de comida para não correr o risco de ser molhada pela água do lago, além de permanecer à sombra para que os vegetais não estraguem no sol.

Coloque as plantas adequadas no terrário do jabuti

Você pode utilizar plantas artificiais nesta decoração, porém precisa observar se seu jabuti não tentará comê-las, caso isso ocorra retire a planta imediatamente.

Plantas naturais precisam ser escolhidas com ainda mais cuidado, pesquise espécies que não sejam tóxicas para seu pet. Uma boa alternativa é escolher espécies que já sejam naturalmente consumidas por estes animais, como dentes de leão, agrião, almeirão, chicória e rúcula.

Além de decorar e até alimentar, as plantas de seu terrário precisam ser dispostas de uma forma que crie esconderijos e estimule seu jabuti a desbravar o terreno.

Adicione as pedras, troncos e brinquedos

Seu animalzinho precisará se divertir, para isso é importante disponibilizar pedras, troncos e brinquedos por todo terrário. Para tanto, alguns cuidados essenciais devem ser tomados. Ao escolher as pedras, evite as pontiagudas.

Quanto aos troncos, prefira os que possuam alguma curvatura para que sirvam de ponte e possam ser facilmente escalados. Cuidado com troncos pontiagudos e com a madeira utilizada. Pinho, cedro e abeto são tóxicos para estes animais.

Quanto aos brinquedos, você pode colocar rampas e pontes próprias para aquário e até mesmo alguns brinquedos para cães. Quanto à disposição dos brinquedos e troncos, tenha em mente que precisam ficar a uma certa distância das paredes para que seu jabuti não escale e fuja.

Coloque o recipiente de comida e água no terrário

A alimentação de seu jabuti deve ser simples e feita apenas uma vez ao dia, 85% dela deve ser constituída por vegetais, 10% por frutas e apenas 5% de proteínas, que podem ser carne moída crua, insetos e ovos cozidos.

Além disso, é necessário suplementar com ração especial para jabutis uma vez por semana. A alimentação deste animal precisa ser rica em cálcio, é importante observar se a ração escolhida possui os níveis necessários deste suplemento.

Quanto à água, é importante trocá-la diariamente e para que esteja sempre fresca. Assim como o lago, o recipiente em que você ira colocar água para seu animal beber deve ser raso para que ele não se afogue.

Cuidados ao fazer um terrário para o jabuti no quintal

Agora que seu terrário já está pronto e que você já sabe como alimentar seu jabuti, chegou a hora de colocá-lo para explorar sua nova casa. Este primeiro contato é importante para que você observe possíveis falhas em seu processo de construção e possa corrigi-las. Acompanhe:

Evite a fuga do jabuti por escavação

Como mencionado anteriormente, conseguem passar por baixo das paredes de seu terrário simplesmente cavando. Para que isso não aconteça, é importante criar uma barreira de 10 centímetros antes de subir as paredes.

Este é fundamental para manter seu bichinho protegido. Mas se mesmo com a barreira subterrânea seu jabuti conseguir cavar, uma solução possível para corrigir este problema seria criar uma segunda barreira na parte externa do terrário um pouco mais funda que a anterior.

Mantenha o terrário fechado durante a noite

Sempre que abrir o terrário lembre-se de fechá-lo em seguida, sobretudo durante a noite. Mesmo que a porta de fique na parte de cima, alguns jabutis são bons escaladores.

Além do risco de fuga, manter a porta aberta pode deixar seu jabuti vulnerável a predadores de hábitos noturnos que se aproveitam da escuridão e calmaria noturna para buscar suas presas. Jabutis são animais lentos e indefesos, sempre verifique seu terrário antes de dormir.

Mantenha o nível ideal de umidade do terrário

Por fim, é importante manter a umidade de seu terrário sempre alta. Jabutis precisam que a umidade de seu ambiente esteja sempre entre 70 e 85%. Para manter esse nível elevado você pode recorrer a borrifadores ou à instalação de aspersores, além de manter o lago sempre cheio.

Para checar a umidade de seu terrário você precisará comprar um higrômetro, um aparelho que mede a umidade dos ambientes e que também mede a temperatura para que você possa equilibrar esses dois fatores.

Faça a limpeza do terrário regularmente

Para que seu jabuti se mantenha saudável é importante continuar cuidando de seu bem-estar periodicamente mantendo seu terrário limpo. Seu animalzinho precisa de um ambiente agradável para viver.

Restos de comida e fezes, além de serem maus cheiros, também podem criar fungos e adoecer seu jabuti. Quanto à higiene do animal, pode ser feita com um pano úmido em dias quentes ou apenas jogar um pouco de água morna, caso seu animal não costume se banhar no lago ou se suje.

Construir um terrário para jabuti é mais simples do que parece!

terrário para jabuti

Agora que você já sabe como construir um terrário para seu jabuti, chegou a hora de colocar a mão na massa e de criar um espaço aconchegante e seguro para seu bichinho. A estrutura é simples, e seguindo esse passo a passo completo não tem como errar!

Escolha bem o terreno, construa paredes sólidas e profundas, cave seu lago e decore o ambiente como preferir. E não esqueça de manter o lar de seu pet sempre úmido, aquecido e limpo, além de alimentá-lo e de hidratá-lo regularmente. Faça esse agrado para seu jabuti e ele, com certeza, irá adorar!

Autor deste artigo

Professora de Português e Inglês, Revisora, Tradutora, Artista Plástica e Redatora web. De todas as minhas funções, a que mais toma tempo é separar as brigas entre Bartolomeu e Tereza.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Criar Dicas Répteis

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.