Cores de cavalos: conheça a pelagem dos cavalos e suas variações

Cores de cavalos: conheça a pelagem dos cavalos e suas variações

Você conhece as variações de cores dos cavalos? Venha conhecer mais sobre as pelagens desses animais, sua importância, colorações e diferenças entre elas!


Conheça a cor da pelagem dos cavalos

Três cavalos

Os cavalos são animais que possuem muita adaptabilidade. Desde filhotes já apresentam características que permanecem ao longo da vida, mas a pelagem difere nesse sentido, pois ela pode sofrer alterações até os dois anos de vida, parecido com a cor dos olhos de nós seres humanos que fixam em torno dos 6 meses de idade.

A pelagem é um fator que chama muito atenção de compradores e apreciadores de cavalos. Quando estão bem cuidados encantam os olhos. Elas podem ser definidas basicamente em diversas tonalidades, branco, preto, amarronzado, rosilho, entre outros.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas cores e entender quais são os fatores que podem alterá-las!

Fatores que determinam a cor da pelagem dos cavalos

Cavalo bege deitado na grama

Existem alguns fatores que podem alterar a coloração da pelagem dos cavalos. Muitos estudiosos afirmam que a coloração, tonalidade e brilho conseguem identificar a saúde do animal e se ele possui algum problema na pele ou nos pelos. Descubra a seguir os diversos fatores que influenciam na pelagem desses animais!

Fatores genéticos

Os fatores genéticos influenciam diretamente na coloração dos pelos dos cavalos. Eles possuem genes que podem ter maior ou menor propensão ao desenvolvimento de melanina, assim como nós seres humanos.

Se os genes dominantes possuírem maior propensão à melanina, o cavalo nasce e cresce com pelagens mais escuras. Se ele possuir genes intermediários, há uma grande chance de ele também reagir ao sol por exemplo, produzindo pigmentos melânicos em maior quantidade.

Idade do cavalo

A idade do animal é bastante decisiva na coloração da pelagem. Alguns filhotes nascem com uma determinada cor de pelo e com o passar do tempo sofrem alterações (consideradas normais) por conta de sua genética e assim, sua tonalidade muda. Dessa forma, a sua classificação de cor também muda.

Sexo do cavalo

O sexo do animal também é considerado um fator que pode mudar a sua cor. Na maioria das vezes os machos tem cores mais brilhantes e fortes e as fêmeas acabam por possuir tonalidades mais claras. No entanto, as éguas prenhes, devido aos hormônios, também tendem a apresentar uma pelagem mais brilhante e lisa.

Exposição ao sol

Quando o cavalo vive em localidades com muita exposição solar e praticam atividades fora de celeiro e ao ar livre, a coloração do cavalo também pode sofrer alteração e a pelagem pode inclusive ficar queimada. No verão, os pelos são brilhantes, no frio tende a acontecer o contrário: eles se ressecam.

Combinação genética

Quando existem combinações genéticas propositais, em que o homem escolhe dois cavalos para reprodução com um intuito em particular, a coloração pode ser um deles.

Dependendo da tonalidade das pelagens do casal, pode haver uma combinação genética em que o filhote nasce com ambas as cores de pelos, ou com a mistura dos dois. Essas tonalidades serão influenciadas pelo gene dominante e/ou heterozigoto dos cavalos.

Alimentação do cavalo

Outra influência bastante comentada sobre a alteração de pelagem dos animais é a alimentação. Quando um cavalo possui uma alimentação equilibrada e em ordem com as suas demandas e atividades, ele apresenta pelos mais sedosos, brilhantes e bonitos. Como dito anteriormente, ele reflete em sua saúde. Cavalos doentes podem ter pelos quebradiços, sem cor.

É importante ficar atento e consultar um veterinário ou algum profissional recomendado caso perceba que a pelagem está feia e sem vida. Assim como os humanos, existem várias fontes nutricionais extras para ajudar nesse equilíbrio, como vitaminas e shampoos especializados na coloração que consegue realçar a cor do pelo.

Cores de cavalo simples

Abaixo vamos falar um pouco sobre as colorações da pelagem de cavalos. Se você ainda não é um amante desses bichinhos, fique tranquilo que até o final do artigo, você vai se apaixonar por esses animais altos e bonitos!

Alazão

Cavalo alazão no pasto

O alazão é uma coloração puxada para vermelho mais claro, alaranjado ou até dourado escuro. É uma cor muito querida pelos amantes de cavalos. Geralmente possuem a ponta das patas mais claras em tons mais brandos.

Branco

Cavalo branco adulto e filhote correndo na grama

Os cavalos brancos muitas vezes também são chamados de cremes. Possuem uma linda pelagem branca sólida, pele rosada e olhos castanhos ou ocasionalmente azuis. Quando seus pelos estão bem cuidados, possuem muito brilho e a delicadeza aparente.

É uma pelagem que exige mais cuidado e atenção, pois a sujeira fica mais evidente nessa pelagem clara.

Preto

Cavalo preto andando

Os cavalos pretos são muitos bonitos. Se ele tem essa cor é porque ele é totalmente preto. Eles podem ter alguns pontilhados, listras ou outras marcas, mas serão de uma cor sólida sobre o corpo.

Como mencionado nos fatores que influenciam nas cores, um cavalo preto pode desbotar sob a luz do sol e ficará marrom enferrujado se for deixado de fora em local altamente ensolarado.

Existem cavalos mais resistentes que aguentam mais tempo no sol sem perder sua cor. O chamado “jet black”, por exemplo, é uma cor preta azulada verdadeiramente resistente ao desbotamento.

Marrom

Cavalo marrom no pasto

O cavalo marrom apresenta o corpo mais escuro, crina, cauda e pontas puxadas para preto. A cor do corpo é quase preta com coloração marrom mais clara nos flancos, atrás dos quadris e ao redor do focinho e olhos. Parece um pouco com um cavalo preto padrão desbotado.

Marrom claro

Cavalo marrom claro comendo grama

Os cavalos marrom claro apresentam essa pelagem em todo o corpo, mas geralmente suas patas apresentam tonalidade mais clara. Além disso, é bem comum que eles apresentam pelagem marrom ardósia com pontas pretas na faixa dorsal. Todos eles possuem rostos em tons bem escuros.

Cinza

Cavalo cinza olhando para trás

Cavalos cinza as vezes são confundidos com cavalos brancos sujos. Embora muitos possam parecer brancos, uma camada de cinza é composta de cabelos brancos misturados com alguma cor. Ao contrário do branco ou perlino, a pele é escura e não rosada.

Os filhotes começam a vida como uma pelagem de uma cor diferente e mudam para cinza com o envelhecimento. Eles possuem focinho escuro e frequentemente malhados.

Cores de cavalo simples com algumas partes pretas

Os cavalos pretos sempre acabam chamando atenção pela sua beleza e essa pelagem pode apresentar detalhes muito interessantes. Vamos detalhar um pouquinho sobre os cavalos que possuem tonalidades pretas em seu corpo!

Baio escuro

Cavalo baio escuro comendo grama

Esta é uma das cores mais comuns que você encontrará nos cavalos. Um cavalo baio escuro possui pelagem com pontas pretas, crina e cauda, com a perna preta colorindo pelo menos o joelho e o jarrete. As cores do corpo variam do vermelho ao marrom escuro.

Baio amarilho

Cavalo baio amarilho andando no meio de flores

Esse tipo de cavalo apresenta pelagem em tons amarelos/beges, com crina e cauda bem claras, em cores mais brandas. Pela sua pelagem clara e bonita, é muito admirado pelos criadores e amantes de cavalos.

Baio palha

O baio palha possui pelos extremamente claros, relembrando a tonalidade da palha e apresentam a crina, cauda e extremidades em tonalidades mais escuras, como o preto. É bastante querido por especialistas de cavalos.

Baio encerado

Esse tipo de cavalo apresenta a pelagem em tons mais fortes que os anteriores. Pode-se dizer que a cor predominante é o amarelo-escuro. Assim, possui a cor do pelo em amarelo-escuro em toda a extensão de seu corpo, que remete à cera de abelha, por isso o nome.

Pelagem composta

As pelagens compostas abrangem duas ou mais tonalidades presentes no cavalo ou até no mesmo pelo. Isso fornece uma aparência bastante marcante e elegante. Vamos conhecer um pouquinho sobre esse tipo de coloração!

Rosilho

Cavalo rosilho

O cavalo com pelos em rosilho possui tonalidades avermelhadas e abrange muitas variações. Vai depender muito do parental para determinar qual a tonalidade exata, mas abrange desde um rosilho claro até o escuro, passando pelos castanhos até um vermelho mais forte.

Zaino

O zaino puxa mais para uma coloração em castanhos. Abrange um castanho mais escuro, mas sem a influência da tonalidade branca ou creme. Essa é uma particularidade bem marcante desse tipo.

Mouro

A pelagem moura acontece com uma mistura entre pelos brancos e pelos escuros, geralmente o preto. A pelagem escura é encontrada mais na extremidade, como a causa ou as patas.

Suas variações são: escuro, ordinário (porcentagem equilibrada entre os dois) e claro (com mais porcentagem de pelos brancos).

Oveiro

A característica clássica dos cavalos oveiro é que apresentam manchas de cor branca por todo o corpo, de forma bem assimétrica. Se dividem em oveiro bragado, com manchas isoladas no ventre, chita, que conta com salpicos de manchas branca com fundo rosilho.

Além deles têm-se do oveiro índio com pelagem com manchas médias e azulego, parecido com um cavalo mouro claro com manchas brancas.

Lobuno

Os cavalos com pelagem lobuno se dão em colorações mais escuras, puxando para o preto ou acinzentado escuro, e coloração amarelada na base do pelo, ou seja, possuindo duas tonalidades no mesmo pelo.

Sendo assim passam um aspecto brilhoso em tons amarelados, podendo até puxar para um dourado quando os pelos amarelos se sobressaem.

Tordilho

Cavalo tordilho correndo

Os cavalos com pelagem do tipo tordilho apresentam uma junção das cores preta e branca e sua variedade é bem diversa. Existe o tordilho claro (predominância da cor branca em sua totalidade), o tordilho comum com a junção dos pelos brancos e pretos em igual proporção e, por fim, o tordilho escuro em que há a predominância da cor negra.

Além disso, tem-se o tordilho rodado quando a cor preta se dá aglomerada formando malhas redondas e tordilho preto, com a predominância da coloração negra, com exceção da cabeça.

Cores de cavalo mescladas (com manchas e pintas)

Os cavalos mesclados chamam muito atenção por possuírem muita beleza e muitas vezes acabam sendo alvo dos apreciadores de cavalos. Vamos entender um pouco mais sobre esses pelos com manchas e pintas, que fazem toda a diferença e provocam um charme extra!

Pintado

Cavalo pintado branco com preto

O padrão de pelagem pintado pode ser de qualquer cor de base, geralmente grandes manchas brancas em todo o corpo. Algumas raças, apresentam a pelagem padrão, enquanto outras a descrevem pela combinação de cores.

Geralmente no Brasil tem-se os cavalos pintados com pintas brancas com base escura, ou pintas escuras com base preta, sempre havendo o contraste entre eles.

Pampa

Os cavalos pampas tiveram suas origens nos pampas americanos e são muito queridos pelos amantes de cavalos. Apresentam base dos pelos em tons escuros, como preto ou amarronzado, e mesclas em tonalidades brancas, puxando para o creme.

Apalusa

Cavalo apalusa

Um cavalo com pelagem em apalusa é um animal malhado e mesclado e também pode ser considerado pintado. Geralmente, sua pelagem possui tonalidades mais avermelhadas, puxando para ruivo.

Outra característica dessa variação de pelagem é a sua pele manchada e os cascos das patas listrados.

Tobiano

Cavalo tobiano no pasto

Esta cor apresenta um padrão de cor pontilhada com cabelo branco e manchas de pele rosa em sua cor de base da pelagem. É bastante visto em cavalos produzidos por um gene dominante. Você pode identificar tobianos porque não tem um branco facial extremo, em vez disso, ele tem uma cabeça de cor sólida e pernas brancas.

Ruano

Cavalo ruano correndo na areia

O cavalo ruano (ou ruão) tem pelagem escura intercalada com pelos e manchas brancas individuais. Normalmente, seu rosto e pernas permanecem com uma cor sólida.

A influência do cabelo branco misturado uniformemente com a cor de base cria uma aparência fosca. Apresenta diversas tonalidades de cor, mas a mancha branca é característica desse tipo.

Sabino

Os cavalos sabinos têm um padrão de manchas brancas acompanhadas de salpicos (por isso o nome), manchas e tiques. Essa coloração pode variar de um branco mínimo ao branco sabino, onde o branco cobre quase todo o corpo.

A maioria dos sabinos tem manchas ou mesclas pequenas, especialmente aqueles com um branco extenso. Essas mesclas podem não estar presente desde filhotes, mas pode se desenvolver à medida que o cavalo amadurece. Manchas brancas no rosto são uma característica comum do sabino.

São muitas as cores de pelagem dos cavalos

Cavalo preto, branco e marrom, um ao lado do outro

Você pôde ver o quanto é interessante saber sobre as pelagens dos cavalos. Isso é reflexo de aspectos importantes da vida dele, tais como fatores genéticos, vivência em campo, exposição solar, alimentação e ainda cuidados por fatores estéticos.

Com todas essas variações de pelagem, é praticamente uma opinião unânime que os cavalos são animais encantadores. Por isso, sempre preze pelo bem-estar dele, de sua rotina e atividades.

Com certeza os cuidados necessários, como escovações, alimentação adequada e não deixá-los muito expostos ao sol, podem beneficiar os seus pelos. Assim, fazendo com que fiquem mais bonitos por muito mais tempo e influenciando de forma positiva na saúde dele.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.