O que significa sonhar com aranha? Grande, preta, venenosa e mais

O que significa sonhar com aranha? Grande, preta, venenosa e mais

Já sonhou com aranhas? Descubra aqui os diferentes significados que podem ter os sonhos em que elas aparecem!!


O que significa sonhar com aranha?

Homem deitado em cama assustado com pesadelo

As aranhas desempenham um papel importantíssimo na natureza. Por serem carnívoras, se alimentam principalmente de grilos, mosquitos, baratas e outros insetos, efetuando o controle populacional dessas espécies. Para muita gente, em contrapartida, é tido como um animal asqueroso e aterrorizante.

O pavor que elas causam nas pessoas fez com que a medicina, inclusive, reconhecesse uma patologia denominada aracnofobia. Agora, e quando as aranhas aparecem em nossos sonhos?

Se, como dizem os psicólogos, os sonhos são conteúdos reprimidos do inconsciente que se misturam às reminiscências diurnas, o que quer dizer quando nos deparamos com esses aracnídeos quando dormimos? Nesse artigo, você vai descobrir tudo sobre os diferentes significados possíveis relativos à presença de aranhas no conteúdo dos sonhos.

Significado de sonhar com aranha de várias cores e tamanhos

Mulher sendo atacada por aranha gigante

Existem pelo menos 40 mil espécies de aranhas catalogadas em todo o mundo. No Brasil, há registros até o momento de 12 mil espécies. Mesmo espécies que nunca nem vimos podem aparecer nos sonhos. Veja só os significados!

Sonhar com aranha preta

Sonhar com aranha preta pode estar relacionado com alguma conduta que você tenha adotado, mesmo sabendo que essa posição estava errada. A consciência do erro é representada pela cor preta do animal que pode advir de um excesso de sentimento de culpa que você pode estar sentindo no dia a dia.

Saiba que o sentimento de culpa pode adquirir diversas faces e frequentemente encontra no sonho um lugar para expressar-se. Por isso é importante relacionar os sentimentos que vem experimentando ao conteúdo do sonho.

Sonhar com aranha branca

Na vida real, as aranhas brancas são na verdade aranhas albinas. Não existe uma espécie com essa característica. Mas no sonho em que se faz presente uma aranha branca geralmente é possível relacioná-la à presença de um desejo reprimido de posição de liderança. Porém, isso é diferente dependendo do gênero.

Quando um homem sonha com aranhas brancas, pode ter a ver com certo receio de receber comandos de figuras de poder femininas. No caso das mulheres, por outro lado, há o desejo não assumido de ocupar essa posição ou de adotar, apesar de não poder, uma postura de superioridade.

Sonhar com aranha vermelha

Já o sonho com a aranha vermelha pode ser o indicativo de uma preocupação excessiva com a saúde de terceiros, que podem ser parentes próximos ou amigos. A cor vermelha remete ao sangue, sofrimento e doença.

Se você tem acompanhado algum ente querido, cujo quadro clínico não esteja muito bem, não se assuste se a aranha vermelha aparecer.

É apenas a sua mente tentando elaborar aquela situação difícil. Menos frequentemente, ainda é possível que a presença da aranha vermelha no sonho esteja relacionada à vida financeira de uma terceira pessoa.

Sonhar com aranha marrom

Sonhar com uma aranha de cor marrom geralmente está relacionado à vivência de situações de estresse. Pode ser que você esteja passando por algum momento que pode ser tanto no trabalho, em casa ou de relação familiar, que esteja te levando a algum estado de preocupação muito elevada.

Preocupações dessa natureza nem sempre é algo que a gente admite e é por esse motivo que elas aparecem nos sonhos. Por isso que precisamos levar a sério os significados que podem ter esses conteúdos oníricos.

Sonhar com aranha amarela

Fique atento se você sonhar com aranhas amarelas. Esse conteúdo onírico pode fazer referência a alguma decepção ou frustração que esteja por vir.

Essa situação poderá estar relacionada tanto à sua vida pessoal, como profissional. Pequenas decepções fazem parte da vida, mas as grandes decepções são precedidas por grandes expectativas. Se você está alimentando expectativa em relação a alguma situação da vida e sonhou com uma aranha amarela, fique atento, pois tudo pode se tornar uma grande frustração.

Sonhar com aranha colorida

O sonho com aranha colorida muito provavelmente está associado a possibilidades futuras de tomadas de decisões criativas, podendo ser no âmbito profissional ou pessoal. É provável que você esteja “quebrando” a cabeça para encontrar a solução para algum problema aparentemente impossível de resolver. Mas fique tranquilo!

Esse sonho pode indicar que a solução virá quando você menos espera. É preciso apenas paciência e crença no futuro!

Sonhar com aranha grande

Por mais assustador que possa ser encontrar aranhas grandes, saiba que sonhar com uma desse tamanho pode ter relação com o fato de você estar trilhando o caminho certo. Ainda que durante o sonho você tenha sentido medo ou pavor, o significado oculto pode indicar algo bastante positivo.

Lembre-se, contudo, que estar no caminho certo significa ser vigilante, ou seja, é preciso manter a mesma conduta e ter atenção para que nada dê errado.

Sonhar com aranha pequena

Não pense que sonhar com aranha pequena tenha significado contrário de sonhar com aranha grande. Na verdade, o sentido é completamente diferente. Sonhar com aranhas pequenas pode significar que você precisa ficar atento aos pequenos detalhes do dia a dia.

Não é raro que na rotina, nós deixemos passar muitos elementos importantes de nossas relações interpessoais. Às vezes, tratamos mal algum ente querido sem perceber, por exemplo. Não é raro que essas situações que não damos muita importante em nossa rotina ganhem contornos cifrados em nossos sonhos.

Significado de sonhar com aranha em situações diversas

Aranha em chão dentro de casa


Um aspecto bastante relevante para entender os significados é saber descrever as diferentes situações e contexto em que se passam os sonhos. Veja os significados dos sonhos com aranhas em contextos diversos

Sonhar com aranha em fuga

É muito comum relatos de sonhos com aranhas nos quais elas estejam fugindo ou se movendo para longe de você muito rapidamente. Em geral, essa pode ser uma mensagem cifrada de que nos próximos dias você terá que lidar com algum problema de grande dificuldade para o qual ainda não há solução possível.

Antecipar a ansiedade de ter que lidar com uma situação carente de solução é a função desse sonho premonitório.

Sonhar que é atacado por uma aranha

Sonhar que você está sendo atacado por uma aranha pode ser, para muitas pessoas, um grande pesadelo. Mas saiba que, na verdade, é uma indicação de que você está preparado para as situações adversas que estão acontecendo ao seu redor e que você é forte o suficiente para enfrentá-las de frente.

Ainda que o medo seja um sentimento prevalecente no sonho, a mensagem da bravura individual é a que fica. Por isso, não se apavore com sonhos como esse. Sua mente nada mais fez que representar por meio do sonho essa capacidade de manter-se firma, apesar das diversidades da vida!

Sonhar com aranha tecendo uma teia

O sonho com uma aranha tecendo uma teia é um conteúdo onírico bastante interessante e positivo. A confecção da teia é uma habilidade que só as aranhas têm e que elas fazem isso com maestria. Ela pode ser entendida como uma metáfora da sua atividade profissional e perfeitamente executada.

Por isso, o sonho pode indicar que você está prestes a ser recompensado, seja por reconhecimento, prêmio ou financeiramente, por algum trabalho primoroso que vem desenvolvendo. Desenvolver um trabalho tão bem quanto a aranha confecciona sua teia não é para qualquer um!

Sonhar com aranha subindo pelas paredes


Sonhar com uma aranha subindo pelas paredes pode ser um sinal de que não deve deixar boas oportunidades da vida escaparem. A subida representa uma ascensão que pode ou não ser acompanhada de alguns desafios entendidos como intransponíveis.

Ainda que esses desafios apareçam, não se pode desistir. A aranha quando traça seu caminho pela parede nunca volta atrás. Sempre que necessário, toma rotas alternativas até chegar ao ponto desejado.

Sonhar com picada de aranha

Ser picado por uma aranha pode ser algo assustador. No sonho, é também um sinal de que você precisa ficar alerta. Esse conteúdo onírico pode indicar que você está tendo problemas sérios de relacionamento, principalmente no ambiente de trabalho.

A picada muito provavelmente está relacionada a um possível rompimento de alguma relação importante que você tenha. Avalie como andam as suas relações interpessoais, pois assim como plantas elas também precisam de cuidado e atenção.

Outros significados de sonhar com aranha

Mulher tendo pesadelo

Por ter uma relação ambivalente com a civilização humana, há registros de sonhos relacionados a aranhas em diferentes sociedades. Abaixo trazemos mais significados.

Sonhar com muitas aranhas

Sonhos em que aparecem uma quantidade grande de aranhas podem ser o grande terror de pessoas com fobias de aranha, contudo quando se trata de um sonho, o significado pode ser um sinal surpreendentemente positivo. Pode indicar, simplesmente, que você fará novos amigos ou que amigos antigos se reaproximarão de você muito em breve.

A quantidade de aranhas representa uma novidade na vida, relações novas ou antigas que serão reatualizadas. Por isso, não tenha medo. Aproveite esse momento de interação social com grande entusiasmo.

Sonhar com ovos de aranha

O sonho com ovos de aranha é bastante incomum. Ele pode indicar que muitas habilidades que você tem total condição de desenvolver ainda não estão sendo plenamente exploradas. Ou seja, capacidades que ainda estão muito embrionárias.

É um conteúdo onírico, cuja função é chamar você para refletir sobre como tem colocado em prática suas habilidades tanto profissionais, quanto relacionais. Sem pressa, busque pensar sobre qual a melhor forma para desenvolvê-las.

Sonhar matando uma aranha


O sonho em que você mata uma aranha não representa um ato de bravura. Pelo contrário. É um sinal de que você pode estar sabotando os próprios sonhos e desejos mais profundos. A aranha nesse caso representa aquilo que você de fato quer, mas que por razões diversas ainda não pode realizar.

Esse sonho convida você a refletir sobre os motivos que estão impedindo essa realização, que podem ser tanto uma insegurança interna, quanto impedimentos externos de terceiros.

Sonhar que comeu uma aranha

Para muitos sonhos a aranha pode simbolizar o feminino. Sonhos em que você está comendo uma aranha demonstram um sinal de que você está interiorizando muitas qualidades do feminino, muitas vezes relacionado ao desenvolvimento da intuição.

Além disso, essa imagem pode representar que você está se apoderando das situações ao seu redor. Por mais que você esteja cercado de dramas sociais, você tem desempenhado um bom papel e está no controle das situações.

Sonhar com aranha venenosa

Sonhar com uma aranha venenosa é um mau sinal, tanto quanto é ruim encontrar uma dessas na vida real. A aranha venenosa pode ser um presságio de que algum vício alimentado por você no presente trará consequências sérias em sua vida no futuro.

Esse conteúdo pode indicar ainda que você está muito esgotado em relação a alguma situação familiar ou profissional. É o caso de parar e avaliar o que pode ser feito para se proteger nessas situações.

Sonhar com aranha caranguejeira

Encontrar uma aranha caranguejeira na vida real certamente é algo aterrorizante, mas saiba que se algum dia ela vir aparecer em seus sonhos é um sinal muito positivo. A caranguejeira nos sonhos indica que você está rodeado de pessoas que te amam sinceramente e que nutrem bons afetos em relação a você.

É uma representação de que você pode ficar tranquilo e confiar no amor daqueles que o cercam. Nada mais tranquilizante do que poder confiar plenamente naqueles que amamos, não é?

Sonhar com aranha viúva negra

Viúva negra é considerada uma das espécies de aranha mais perigosa e que possui um dos venenos mais poderosos no reino animal. Sua presença no sonho também pode estar relacionada a alguma situação de perigo pela qual você esteja passando.

Pode ser que essa situação envolva características de dominação e manipulação por parte de terceiros ou familiares. Fique atento se esse for o seu caso, pois o sofrimento decorrente dessa condição de manipulação pode ser extremamente doloroso

Sonhar com aranha com muitos olhos

Como você já sabe, em diversas situações o sonho com aranha pode estar atrelado ao simbolismo do feminino. Se uma aranha com muitos olhos aparece em seu sonho, isso quer dizer que a sua intuição feminina está bastante aguçada.

Não importa se você é homem ou mulher. Situações pelas quais você tem passado na sua vida recentemente fizeram com que você desenvolvesse mais intensamente essa intuição característica do feminino! Aproveite o aprimoramento dessa habilidade e faça bom uso!

Sonhar com aranha: múltiplos significados!

Sombra de aranha

Neste artigo você viu que as aranhas, apesar de na vida real suscitarem terror, pavor e medo, nos sonhos sua presença pode ter significados múltiplos. Vimos que em cada situação, a presença da aranha pode representar tanto algo positivo como algo negativo.

Seja de uma forma ou de outra, os sonhos sempre são mensagens cifradas, cujo conteúdo pode nos ajudar a entender um pouco mais sobre nossas atitudes, condutas e caminhos que temos percorrido. Refletir sobre essas mensagens é o passo fundamental se você quer entender os significados dos sonhos.

Agora que você já sabe sobre o que deve observar em relação ao conteúdo onírico que se apresenta, faça seu exercício interpretativo!

Autor deste artigo

Doutoranda em Antropologia e a louca dos gatos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.