Descubra como tirar cheiro de xixi de gato do sofá de vez!

Descubra como tirar cheiro de xixi de gato do sofá de vez!

Problemas com seu gatinho urinando no sofá? Veja neste artigo as possíveis causas disso e como tirar dessas superfícies o mau odor de xixi de gato!


Quer aprender como tirar o cheiro de xixi de gato do sofá

Gato deitado em sofá

Ter os bichanos como companhia é uma experiência incrível. Porém, ninguém gosta do temido cheiro de xixi de gato que pode permear em sua casa em lugares inconvenientes, como o sofá. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo problemas comportamentais ou médicos, e é muito importante ficar atento à todos eles.

Pode ser um pouco difícil limpar o xixi de gato de tecidos como estofados e, se a urina do gato nas almofadas do sofá penetrar até o enchimento, pode causar odores persistentes. Felizmente, há várias coisas que você pode fazer para tirar o xixi do gato do sofá ou de outra mobília. Reunimos aqui, algumas delas, e pasmem, materiais que você provavelmente tem a mão, dentro de casa.

Porque o gato faz xixi no sofá?

Gato em caixa de areia

Ao encontrar seu gato urinando em um lugar ou objeto inadequado, fique atento, pois seu pet pode estar sofrendo com problemas relacionados à sua saúde ou com incômodos que afetam o seu comportamento. Veja os principais motivos para esse comportamento a seguir:

Caixa de areia no lugar errado

Gatos não gostam de fazer suas necessidades em locais com muitas pessoas, isso poderá causar estresse à ele e não é atrativo para o animal. Desse modo, caso a caixa de areia esteja próxima de portas, de corredores ou de muita movimentação, sua localização pode ser o problema. Por isso, tente mudá-la de lugar, optando por recintos mais calmos e silenciosos.

Uma areia que ele não gosta

Se você dessa vez comprou um tipo de areia diferente da que costuma comprar, e desse dia em diante reparou que o gato não usa mais a caixa de areia, o problema pode ser a marca e o tipo de areia que você adquiriu.

Por isso, devem ser realizados testes para saber qual o tipo preferido de substrato do seu felino. Compre tipos de areia diferente e veja a qual ele mais se adapta.

Algum problema de saúde

Os gatos podem fazer xixi fora da caixinha por estarem com algum problema de saúde. Complicações no sistema urinário podem comprometer a saúde do gato e fazer com que ele não use o banheiro da forma correta.

Desse modo, se apareceu um xixi no sofá, redobre a atenção com o seu pet e, se necessário, procure ajuda de um veterinário para certificar que está tudo bem com a saúde dele.

Gato assustado pode fazer xixi no lugar errado

Gatos amedrontados podem preferir liberar a urina no sofá ou outra mobília da casa do que ir até ao banheiro. Esse medo pode ser ou não justificado, afinal, pets podem ter traumas de experiências passadas, assim como sofrerem intimidação de outros bichinhos da casa, principalmente cães e gatos mais antigos.

É preciso uns dias de observação do seu gato para averiguar a possibilidade de um desses porquês estarem acontecendo.

Como tirar cheiro de urina de gato do sofá com vinagre

Gato cinza parecendo assustado em sofá

Você sabia que o vinagre é conhecido por suas propriedades de combate a odores? Essas propriedades se estendem ao xixi de gato e também ajudam a matar as bactérias da urina que causam odores desagradáveis.

O que é necessário para tirar o xixi?

Para tirar o cheiro do xixi de gato com vinagre, você precisar fazer uma solução que envolverá os seguintes ingredientes:

• 50 ml de vinagre branco;
• 250 ml de água;
• 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
• 1 recipiente para mistura.

Como usar o vinagre

Misture o vinagre branco com água morna e despeje a solução sobre a mancha, deixando descansar por aproximadamente 10 minutos. Após isso enxugue com toalhas de papel, um aspirador úmido ou um pano seco. Se for necessário, repita até que a mancha e o odor tenham desaparecido por completo.

Caso não use tudo, essa mistura pode ser guardada e utilizada novamente depois.

Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá com bicarbonato

Bicarbonato de sódio em pote de madeira

Um remédio caseiro para remoção de odor de urina de gato que você pode contar é o bicarbonato de sódio. Se você já colocou uma caixa de bicarbonato de sódio na geladeira, sabe que ela tem excelentes propriedades desodorizantes.

O que é necessário

Para remover o odor de urina de gato do sofá com bicarbonato será preciso pouca coisa como:

• 3 colheres de sopa de bicarbonato;
• 250 ml de água,
• 1 recipiente spray;
• 1 pano.

Como usar o bicarbonato

Você pode colocar o bicarbonato de sódio diretamente no sofá que seu gato fez xixi para ajudar a absorver os odores restantes, como um finalizador. Ou você pode misturar as 3 colheres de bicarbonato e água, e com a ajuda do recipiente spray borrifar essa solução no sofá ela secará rapidamente ou você pode passar um pano seco após 10 minutos.

Você também pode usar uma quantidade de água menor e ao misturar, criar uma pasta que possa espalhar em uma mancha de xixi de gato. Depois deixar a solução secar e aspirar ao bicarbonato.

Cuidados ao usar bicarbonato para limpar o xixi

O bicarbonato de sódio é um ótimo removedor de odores e pode ajudar a eliminar o cheiro de urina de gato, mas é perigoso para cães e gatos se comerem grandes quantidades. É por isso que você deve manter seus pets longe de qualquer superfície em que aplicou o bicarbonato de sódio até aspirar completamente ou extrair o bicarbonato.

Também evite deixar esses produtos ao alcance deles após o uso.

Tirar cheiro de xixi de gato do sofá com limão

Limões cortados ao meio

O limão além de ser uma opção acessível para eliminar odores desagradáveis, incluindo o cheiro do xixi do animal de estimação. Além disso, também ajuda a eliminar germes de qualquer superfície. Veja a seguir como utilizá-lo.

O que é necessário

Para criar uma solução de limpeza utilizando o limão, precisamos apenas de água, limão e bicarbonato de sódio. Atenção as quantidades:

• 500 ml de água;
• 125 ml de suco de limão;
• 3 colheres de sopa bem cheias de bicarbonato;
• 1 recipiente de spray;
• 1 pano.

Como usar o limão com bicarbonato

Para criar a solução de limão com bicarbonato, devemos misturar a porção de água com a de suco de limão e o bicarbonato de sódio em um frasco de vidro ou de plástico com spray. Após misturar bem, borrife um pouco da mistura no local com xixi, deixe agir por aproximadamente 10 minutos e limpe com um pano úmido.

Caso queira secar mais rapidamente, após os 10 minutos você pode usar um secador.

Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá com detergentes especializados

Gato ao lado de detergente eliminador de odores

A urina dos gatos tem odor forte e os donos têm dificuldade em eliminar o cheiro. Porém, existem detergentes especializados que ajudam a resolver esse problema. Veja a seguir!

O que é necessário

Como detergente especializado você precisará escolher apenas o que se adapta melhor as suas necessidades, além de escolher os odores que mais lhe agradam caso opte por um que não seja neutro. Alguns deles, por serem concentrados, você talvez precise misturar com água.

Como usar estes detergentes

Para usar esses detergentes especializados, primeiro é necessário aplicar um pano ou papéis absorventes sobre a área e pressionar levemente. Se necessário, deixar todo o local coberto por alguns minutos. Só após remover a urina, pode ser iniciado o processo de higienização e desinfecção do local com estes detergentes.

Alguns deles já possuem embalagem com sistema spray embutido o que facilitará muito. Deixe agir durante o tempo orientado pela descrição do produto e pronto.

Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá com água oxigenada

Água oxigenada vista por cima

Outra substância que combate as manchas e odores causados ​​pela urina de gato no sofá é a água oxigenada, que você provavelmente deve ter no armário de remédios. Veja a seguir como usar esse substância!

O que é necessário

Aqui também precisará de poucos materiais que você certamente tem em casa.

• 100 ml de água;
• 1 frasco de água oxigenada;
• 2 colheres de chá de detergente;
• 1 pano.

Como usar a água oxigenada

Para retirar a mancha, você pode passar a água oxigenada no sofá e esperar desaparecer ou misturar uma xícara de água oxigenada com duas colheres de chá de detergente e despejar sobre a mancha. Após isso, esfregar a mancha com uma escovinha (pode ser a de dentes velha) para espalhar o sabão no tecido.

Deixe a solução assentar antes de enxaguar com água fria e seque o tecido para remover o líquido.

Cuidados ao remover o cheiro de xixi de gato do sofá

Sofá azul marinho

Ao limpar a urina de gato do sofá, devemos tomar alguns cuidados e verificar, por exemplo, se o produto usado não manchará o tecido do sofá ou se o produto não irá prejudicar a saúde do animalzinho. Observe a seguir os cuidados necessários:

Não esfregue o sofá com materiais ásperos

Use um pano macio e levemente úmido para realizar a limpeza, pois, se for esfregado algum material áspero, poderá estragar o tecido, estofado ou couro, e até mesmo, desfiá-lo. Também evite força e escovas duras, deixe os produtos façam seu trabalho respeitando o tempo de ação necessário de cada um e logo após retire gentilmente.

Não use produtos se o seu gato ou alguém da casa for alérgico

Se o seu gato ou alguém da casa for alérgico, é melhor não usar produtos que possam causar alergias de pele ou problemas respiratórios.

Até porque, se seu gato está fazendo xixi no local incorreto, saiba que isso pode envolver questões relacionadas à saúde do seu felino ou incômodos que afetam o seu comportamento, incluindo o uso de produtos que causam alergias na pele dos animaizinhos.

Cuidados com produtos em excesso!

Para aumentar o conforto do seu animal, também é preciso evitar excessos de produtos de limpeza, pois o odor desses produtos também desagrada os felinos e também em você ou demais habitantes da casa. Além de alguns deles poderem danificar o tecido do sofá se usados em quantidade excessiva por muito tempo.

O melhor é a prevenção!

Um gato fazendo xixi por todo o sofá é frustrante, porém é possível resolver o problema com algumas dicas, como escolher a melhor areia para o seu gatinho, reduzir a rixa entre os outros pets que convivem na casa e ter paciência com o seu amigo, apenas oferecendo muito amor e carinho. Agindo assim, você conseguirá prevenir a decorrência dos xixis.

Agora ficou fácil tirar cheiro de urina de gato do sofá!

Gatos sentados lado-a-lado

Após essa leitura você já sabe que os gatos não fazem xixi no sofá por puro capricho e que os motivos devem ser investigados com atenção, pois podem significar até mesmo problemas na saúde de seu felino. Além disso, aprendeu também que limpar o cheiro do xixi de gato do sofá não é uma tarefa muito difícil e que inclusive você pode fazer isso com materiais que provavelmente tem em sua casa.

De maneira prática, rápida e eficiente o seu sofá ficará sempre limpo e livre do cheiro dos acidentais xixis de gato. Mas lembre-se que é preciso ter cuidado com esses produtos além de ser sempre melhor evitar que isso aconteça utilizando as informações que trouxemos aqui.

Esses pets são extremamente inteligentes e, certamente, aprenderão rapidamente como urinar no local correto após o ambiente se apresentar adequado e sem possíveis ameaças que lhe causem medo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cuidados dicas tipos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.