O que você precisa saber para ser um criador de ovelhas
Como iniciar uma criação de ovelhas? Criar ovinos se trata de uma atividade antiga, tem cerca de dez mil anos, mas os princípios para criar esses animais permanecem os mesmos. Temos muito o que aproveitar quando falamos em criação de ovelhas. Podemos obter a lã para a indústria têxtil, carne de bom valor nutricional e leite. Como se vê, é uma possibilidade lucrativa para quem almeja criar animais que ofereçam benefícios ao ser humano.
Você precisa saber que, para criar ovelhas, é necessário ter gosto por animais, gostar da atividade pecuária, além de selecionar os animais certos para que os resultados se mostrem promissores desde o início. No geral, é possível iniciar com a criação dos ovinos com um investimento inferior ao que se deve iniciar na criação de quadrúpedes de grande porte, como bois e vacas.
Por isso, neste artigo, você descobrirá todos os detalhes relacionados à criação desses belos mamíferos peludos. Há muitos detalhes envolvidos na lida com os ovinos! Para conferi-los, acompanhe a leitura. Vamos lá?
Primeiros passos para criação de ovelhas
Você está disposto a começar a lucrar com a criação de ovelhas? Mostraremos os primeiros passos para você que está pensando em iniciar a criação de ovinos. Você deve buscar por animais com boa procedência genética, garantir o bem estar animal para que ocorra tudo de forma segura. Confira:
■Saiba quais são suas prioridades e objetivos com a criação de ovelhas
Um dos primeiros motivos que sanam a questão da criação ou não das ovelhas é o custo necessário na obtenção dos ovinos e na construção da estrutura para os abrigar. Por exemplo, uma única vaca precisaria de um maior espaço para sobreviver, além de ser um animal mais caro, que consome mais alimento e que tem um período gestacional mais longo. Por outro lado, em relação às ovelhas, como são mamíferos menores, elas não precisam de um espaço vital tão grande quanto os bovinos!
Assim, antes de optar por criar ovinos, é preciso pensar e avaliar quais são suas prioridades. Se está buscando um bicho rentável, produtor de lã, que não demanda tantos custos quando bovinos, e que pode trazer benefícios a longo prazo, as ovelhas são ideais para você!
■Escolha as raças de acordo com os seus objetivos e/ou produtos produzidos
Digamos que agora você decide que quer ser um criador de ovelhas. Mas qual é o seu objetivo, isto é, o que quer produzir? Lã? Carne? Leite? Pele? Como vimos, podemos aproveitar muito dos ovinos. A escolha de produtos produzidos terá um peso na hora de definir a melhor raça para se criar.
Assim que optar por determinado fim, é preciso escolher sabiamente a raça das ovelhas. Por exemplo, caso opte pela produção de lã, pode ser que a raça Merino seja a ideal. Já caso opte pela produção de leite, as raças Bergamácia ou Milchschaf são recomendadas. Cada raça possui suas particularidades!
■Calculando a quantidade de ovelhas por hectare
Um outro dado importante na criação de ovelhas é a quantidade de animais por hectare. Inclusive, nisto também encontramos uma vantagem ao se criar ovinos em comparação com a criação de bovinos, que é a quantidade de animais por área. É possível que 1 boi ocupe um hectare, enquanto o mesmo espaço de terra pode ser aproveitado por até 10 ovelhas!
Ademais, certifique-se de que, antes de adquirir ovelhas para seu pasto, você tenha espaço suficiente para que elas vivam confortavelmente!
■Quantidade de ovelhas por carneiro
Para quem pensa em usar a criação de ovelhas como negócio, saber a quantidade de ovelhas que um macho pode cobrir tem muita importância na hora de selecionar bons reprodutores. Dependendo do método utilizado, da raça e libido do carneiro, é possível que ele consiga cobrir de vinte e cinco a cinquenta ovelhas. Assim, é comum que criadores de ovelhas optem por deixar várias delas com somente um ou dois carneiros.
Por isso, decidir previamente quantas ovelhas você pretende criar é determinante na escolha da quantidade de carneiros.
Criação de ovelhas: raças de ovelhas de pelo para criação
Já pensou em ganhar dinheiro produzindo lã? Algumas raças de ovelhas são conhecidas por oferecerem lãs de alta qualidade para a indústria têxtil. Conheça, a seguir, algumas raças que são boas produtoras de lã para iniciar sua produção ou confecção têxteis:
■Merino
A ovelha Merino representa uma raça de ovelhas originária de Portugal, conhecida por sua grande utilidade na produção de boa pelagem. Esta raça tem fama de ser muito eficiente no quesito produção de lã, a qual possui excelentes propriedades, como facilidade no transporte, boa maciez e baixa densidade dos fios. Além disso, a Merino é uma ovelha bastante resistente, de modo que vive bem em localidades com grandes amplitudes térmicas.
Há, também, uma variedade desta raça conhecida como Merino Australiano. O próprio nome já sugere que ela foi originada na Austrália a partir da raça Merino, e que herdou a qualidade das fibras naturais da sua parente europeia. Ela foi introduzida no Brasil por argentinos que a batizaram de “Cordeiro Patagônio”.
■Rambouillet
Podemos dizer que a raça Rambouillet é uma “filha” dos Merinos, já foi criada a partir de seleções de exemplares da Espanha da raça Merino, entre os anos 1786 e 1799. Conforme seu nome diz, tal ovino é nativo da França, na comuna de Rambouillet.
Como as ovelhas Rambouillet são fruto de cruzamentos que prezam pela seletividade e qualidade dos pelos, é natural que elas produzam lãs muito macias e visadas. No século XIX ela foi importada pelos Estados Unidos e até hoje é o foco da produção têxtil de muitos produtores do país.
■Columbia
Originária dos Estados Unidos, foi uma das primeiras raças criadas naquele país. A raça Columbia foi resultado do cruzamento da raça Rambouillet com a raça Lincoln, criando uma ovelha versátil na produção de lã e em volume de carne. Os benefícios da raça Columbia baseiam-se no desenvolvimento rápido das crias, além do fato de que as ovelhas fornecem cerca de 7,5 kg de lã a cada tosquia.
São ovinos grandes e robustos, com machos pesando de 100 a 130 kg e fêmeas pesando de 70 a 100 kg. Os cordeiros desenvolvem-se rápido quando bem cuidados, principalmente devido à grande habilidade materna das fêmeas.
■Corriedale
Assim como as raças anteriores, a raça de ovelhas Corriedale é uma ótima produtora de fibras têxteis naturais que cobrem todo o seu corpo. No Rio Grande do Sul, esta é a raça de maior porcentagem produtiva entre os gaúchos, de modo que 60% da produção do estado depende dela. Ademais, as ovelhas Corriedale também são ótimas produtoras de carne.
A baixa mortalidade dos cordeiros é uma característica da raça Corriedale, fato que se alia a outra característica inerente: a habilidade materna das ovelhas. No mais, são ovelhas férteis e uma das melhores raças para quem quer lucrar no mercado de produção de lã.
Criação de ovelhas: raças de ovelhas de corte
Outra opção para quem quer criar ovelhas e lucrar com estes animais é a produção de ovinos de corte. Da mesma forma que é possível gastar menos dinheiro investindo em ovinos do que em bovinos, é possível lucrar mais com a produção de carne de ovinos, já que o preço da carne de carneiro é maior no mercado. Veja, portanto, quais são as melhores raças de ovelhas de corte:
■North Country
A North Country é uma ovelha de origem escocesa, muito apreciada por sua carne, sendo uma raça robusta, com carneiros pesando de 100 a 120 kg. É conhecida por ser uma raça forte e resistente, adaptada a ambientes de climas rigorosos, podendo ter mais chance de sobreviver após o nascimento por causa também da habilidade materna das fêmeas.
■Southdown
A Southdown é uma raça de ovelha de corte desenvolvida na Grã-Bretanha, de modo que originou versões nos Estados Unidos e na Nova Zelândia. Assim como a North Country, a ovelha Southdown é ótima no quesito produção de proteína animal, com carneiros pesando entre 85 e 106 kg. Estas ovelhas, inclusive, já foram utilizadas no desenvolvimento de outras raças, como a Hampshire.
■Poll Dorset
A raça de ovelhas Poll Dorset surgiu na Nova Zelândia e conseguiu se tornar boa fornecedora de carcaça devido ao seu constante melhoramento genético. A raça de ovelhas Poll Dorset tem a produção de carne como ponto forte, apesar de produzir boa lã moderadamente. É uma raça resistente e com baixo percentual de gordura.
■Hampshire
Conheça mais esta raça de ovelhas de corte, a Hampshire. É de origem inglesa, também conhecida como Hampshire Down.Ela surgiu através do cruzamento da raça Southdown com outras raças menos providas de carcaça, surgindo uma variedade de ovelha robusta, prolífica e boa produtora de carne. Desenvolvem rápido e são adaptáveis a ambientes diferentes.
■Santa Inês
Existem raças brasileiras adaptadas ao clima de determinada região. É o caso da raça de ovinos Santa Inês, que foi criada no Nordeste, de modo que se adaptou bem ao clima dessa região do país. A lã pode não ser seu ponto forte, mas essa ovelha é boa produtora de carne, a qual é bastante apreciada pela sua fácil digestão. Além disso, as ovelhas Santa Inês também oferecem couro de ótima qualidade.
A demanda por sua carne é alta e busca por produtores que ofereçam a raça Santa Inês. Que tal?
■Suffolk
A Inglaterra parece ser o berço de muitas variedades de carneiros a partir de cruzamentos entre raças. A raça Suffolk é originada do cruzamento entre Norfolk e Southdown; esta, inclusive, já foi mencionada aqui. É conhecida pela sua face e suas patas de cor mais escuras que o restante do corpo. No Brasil, encontra-se boa parte desta raça na Região Sul, de modo que representa uma boa fonte de carne magra.
Cuidados necessários na criação de ovelhas
Mostramos as melhores raças de ovelhas para obtenção de carne, lã e outros derivados. Agora, você deverá saber como cuidar da sua criação de ovelhas, o que se deve fazer para garantir que elas tenham boas condições de abrigo e alimentação. Confira:
■Alimentação das ovelhas
A alimentação das ovelhas deve ser balanceada e de acordo com as necessidades diárias para cada animal levando em consideração o seu peso corporal. Normalmente as ovelhas são alimentadas com feno e grama. Calcula-se que uma ovelha deve consumir cerca de 0,5 kg de alimento para cada 45 kg do peso do animal. É necessário, ainda, que se leve ainda em consideração o clima e as condições da pastagem.
■Campo das ovelhas
O ambiente das ovelhas deve ser agradável para elas. Ter boa circulação de ar, iluminação, sombra e o abrigo para que eles estejam bem protegidos. Um celeiro seria indicado para que eles se abriguem, já que haveria melhor como separar os animais doentes e as ovelhas prenhas. Um ambiente arborizado pode proporcionar boas sombras em dias quentes, protegendo as ovelhas do Sol.
Alguns locais são mais distantes é comum que haja predadores na área, o que pode colocar em risco a integridade física do rebanho. É necessário cercar bem o local da pastagem com cercas de, no mínimo, 1,5 metros, dependendo do tamanho dos predadores habituais daquele local.
■Água para as ovelhas
Não há como esquecer da hidratação das ovelhas! Você deve fornecer uma boa reserva de água para elas, a fim de mantê-las bem hidratadas e refrescadas. Uma ovelha deve consumir cerca de 7,5 litros de água por dia. Além de prezar pela quantidade, cuide da qualidade: garanta que a água fornecida aos ovinos esteja sempre limpa e fresca. Lembre-se, também, de limpar os reservatórios 1 vez a cada semana.
■Cuidando da saúde das ovelhas
O cuidado com a saúde das ovelhas é algo de suma importância. Para os ovinos lanados, é necessário tosquiá-los antes do verão para, assim, evitar o desconforto térmico. Um criador preocupado com a saúde do rebanho deve notar o comportamento das ovelhas, pois animais doentes demonstram sempre um comportamento anormal, influenciando o restante.
Além disso, verifique a qualidade dos cascos das ovelhas, ou seja, convém que você observe com frequência o estado das patas. Você deve apará-los a cada 6 semanas, evitando que eles ressequem.
Seja um criador de ovelhas, ganhe dinheiro e contribua com qualidade!
O mercado de ovinos no Brasil é promissor e não custa enfatizar a importância dos bens de consumo que estes animais podem gerar, uma vez que é inegável que criar ovelhas pode se tornar um negócio lucrativo devido à demanda de produtos derivados desses animais.
Mas, vale enfatizar a importância de ter a responsabilidade de ser um produtor preocupado com todos os procedimentos necessários para oferecer um produto aos clientes que os deixem realmente satisfeitos. Além disso, outro ponto importante a se falar é sobre o cuidado com o bem-estar dos animais.
No mais, independente da raça, cuide sempre das suas ovelhas para que elas vivem, por toda a vida, confortavelmente!