Baias para cavalos: confira o preço, como fazer e muito mais!

Baias para cavalos: confira o preço, como fazer e muito mais!

É essencial oferecer conforto e proteção para o cavalo que você cria. Uma baia pode oferecer tudo isso! Veja dicas e mais sobre como fazer uma baia a seguir!


Saiba o que são baias para cavalos e como construir a sua

Cavalos em baia

As baias são espaços desenhados para receber equinos - cavalos, éguas, mulas, burros, etc. - e proporcionar a eles um ambiente que lhes proteja de sol, chuva, geada, e qualquer outro fator do tempo. Mas ela também vai oferecer aos animais um lugar livre de contaminações, onde possam descansar e alimentar-se com menor risco de contágio.

Por isso é importante pensar com cuidado e atenção ao planejar e construir uma baia. Desvios ou erros no projeto podem ocasionar acidentes ou até mesmo facilitar a contato dos cavalos com predadores ou doenças, fazendo a baia perder seu propósito. Deve se levar em conta principalmente a iluminação, ventilação e umidade dentro de fora da baia.

Neste artigo vamos oferecer um panorama sobre todos os detalhes nos quais são necessários pensar no momento de planejar e construir uma baia para cavalos. Assim, você poderá se preparar com muito mais segurança. Continue lendo e saiba mais!

Quais os modelos de baias para cavalos?

Cavalos em baia

Existem modelos diferentes de baias, mas todos são igualmente bons e adequados, tudo vai depender da raça do cavalo e o propósito de sua criação. A seguir, vamos mostrar mais sobre cada tipo de baia!

Baia simples

Essas baias são projetadas para abrigar o cavalo das condições climáticas agressivas como sol intenso e chuva forte. É indicada para animais que já possuem grande espaço de pastagem e contarão com a baia apenas para proteger-se temporariamente contra intempéries que possam incomodá-lo, mas também servirá como um lugar seguro para o cavalo dormir.

Por ter uma função mais simples, ela não precisa de um grande espaço, mas leva em consideração o tamanho do equino. Pode ser feita com materiais simples como tijolos e madeira, mas também ferro e outros materiais de acabamento como piso de borracha, madeira, cimento queimado, etc.

Baia rústica

A baia rústica é feita para atender critérios de economia no momento de construir uma baia para seu cavalo. Geralmente é feita de madeira, para proporcionar uma estrutura firme e ao mesmo tempo resistente e menos custosa. O teto da baia rústica pode ser feito de madeira ou de fibrocimento, sempre levando em conta qual proporcionará maior proteção contra calor e frio.

O chão da baia rústica geralmente é de terra batida, coberta com serragem. O tamanho desta baia varia muito e ela é indicada para cavalos que já tenham uma boa área de pasto, que recorrerão ao abrigo apenas para passar a noite e proteger-se do mal tempo.

Baias com estábulos livres

Esse modelo de baia é mais robusto. A baia com estábulo de circulação livre proporciona maior relação social dos animais. Seu espaço interno, geralmente, é muito maior e pode ser completamente fechado e coberto, como também pode ser ambivalente e possuir uma área externa cercada onde os cavalos possam tomar sol e interagir com o exterior.

Por ser um espaço de socialização, esse modelo de baia pode gerar problemas no momento de alimentação, além de gerar alguma competição dentro do grupo.

Baias com estábulo de corrente

Baias de corrente exigem menos espaço para cada cavalo. São baias “germinadas”, separadas por uma parede de madeira ou tijolos, por onde os animais possam se ver. O objetivo dessa baia é proporcionar repouso para animais que já se movimentam muito. Por isso, é mais usada para animais de equitação, tração ou animais militares.

Como todas as baias, deve ser levado em conta o material do solo, das paredes e do teto da baia. O objetivo sempre vai ser diminuir a umidade, evitar o acúmulo de sujeira e dependendo do objetivo da criação, o piso pode ser pensado para absorver mais ou menos impacto das patas do cavalo.

Vantagens de construir uma baia para o seu cavalo

Mulher escovando cavalo em baia

Ela pode proporcionar conforto, segurança, saúde, boas noite de sono, espaço de relaxamento e muito mais para seu cavalo. Continue lendo e descubra as vantagens de uma baia para cavalo!

Possibilita uma criação de qualidade

A criação de equinos exige investimentos que nem sempre são baratos. Por isso, é importante zelar pelo bem-estar de seu cavalo independente do objetivo de sua criação e a baia proporcionará um ambiente que irá facilitar os cuidados que você pode dar a ele.

É um lugar seguro, calmo, controlado, onde qualquer cuidador poderá interagir com o cavalo longe de estímulos que o assuste, e assim poderá o alimentar e fazer toda manutenção necessária para que ele tenha uma vida longa e saudável.

Proteção dos cavalos de fatores externos

Por ser um abrigo projetado pensando no cavalo, a baia deverá proteger o equino da maioria dos perigos externos: outros animais, sol intenso, geada ou granizo, chuvas e ventos fortes e estímulos estressantes, por exemplo.

Além de tudo isso, ter um lugar coberto, com piso apropriado, acessórios certos para servir a alimentação do cavalo, irá permitir que os cuidadores deixem tudo limpo, o que coopera para a saúde do animal.

A baia promove o relaxamento para o cavalo

Uma baia construída pensando no bem-estar total do cavalo também irá lhe trazer relaxamento. Isso acontece porque ele terá um espaço calmo, onde recebe atenção e interage com seus cuidadores e outros animais.

Outra qualidade da baia que contribuirá para o relaxamento do cavalo é o conforto no momento de repouso e sono do animal. É muito importante que ele possa descansar em um local onde se sinta seguro e tenha água e comida. Isso diminuirá drasticamente seu stress e ajudará a manter seu sistema imunológico em dia.

Como escolher o tipo ideal de baia para o cavalo

Silhueta e homem e cavalo em baia

A melhor escolha para você dependerá da raça de seu cavalo bem como o objetivo de criação. Como avaliar isso? Reunimos aqui alguns do pontos principais a serem observados.

Veja as necessidades do seu animal

Cada baia vai atender um tipo de criação e cada raça demandará um tipo de cuidado especifíco. Raças de equitação podem não ser tão boas para servir como animal de tração, e vice-versa. Isso deve ser observado com cuidado no momento de planejar a baia ideal para seu cavalo.

Se você pretende reproduzir cavalos, eles eventualmente precisarão de um ambiente apropriado pra dar luz à seus filhotes. Pensar em uma baia que seja grande o suficiente para isolar a égua em gestação de forma que ela ainda possa se mover e manter seus músculos ativos e saudáveis será muito importante.

Avalie a sua condição financeira

Existe uma variedade muito grande de materiais, formas, e projetos arquitetônicos de baias. Cada uma delas para atender as necessidades do animal, mas também as condições financeiras e objetivas dos criadores. Leve sempre em conta que economizar na construção de uma baia pode acarretar em um gasto com a saúde do cavalo no futuro.

Avalie o clima da região

Igualmente importante é o planejamento da baia para seu cavalo de acordo com o clima de sua região. O principal objetivo da baia é proteger o cavalo de condições externas que possam lhe fazer mal direto ou enfraquecer sua saúde, facilitando a contaminação por doenças.

Por isso é essencial instalar a baia em um lugar que receba muita iluminação e possa ter acesso a uma ventilação abundante. Também é necessário entender o quanto de umidade o clima oferece, para que você possa tomar providências em relação a isso.

A quantidade de cavalos influencia na escolha

Os cavalos exigem muito espaço, uma vez que são animais grandes e que precisam se movimentar para manter sua saúde em dia. Os tamanhos das baias vão variar de muitas formas, especialmente as baias de circulação livre. É recomendado que para cada cavalo seja reservado um espaço de no mínimo 12 metros quadrados, isso nas baias de corrente.

Materiais necessários para construir uma baia de cavalo

Cavalo preto em baia

Tijolos de cimento ou barro, telhas de fibrocimento, madeira, azulejo, paredes de barro, entre outros. Veja agora os materiais necessários para a construção da sua baia.

Brita

As britas servem para calçar o solo e são indicadas em combinação com outros materiais como, areia, carvão vegetal e britas de vários tamanhos. Ela evitará o acúmulo de umidade, ajudar na drenagem e evitar mal cheiro.

Elas podem ser usadas em camadas, com britas maiores no piso, seguida por uma camada de britas menores. Lembre-se de avaliar as condições do solo de sua baia para saber se atenderá as suas necessidades.

Cimento

O cimento é um material muito versátil e pode ser usado em várias estruturas que vão compor sua baia. Desde o solo, paredes, divisórias, colunas, até o próprio cocho, tudo pode ser feito com cimento. Mas para isso é necessário avaliar bem as condições climáticas onde sua baia será construída.

Lugares muito frios podem não ser ideais para estruturas com cimento, já que ele também se manterá frio. Sua vantagem é em climas quentes para construção das paredes e para proporcionar fácil manutenção e higiene. Se usá-lo como piso, lembre-se de não deixar a superfície lisa demais, nem abrasiva demais, as duas formas podem prejudicar o animal.

Madeira

Quase tão versátil como o cimento, a madeira também é usada para construção de quase toda a baia. Só não é recomendada para uso como piso, exceto isso, poderá proporcionar grande proteção térmica em vários climas, além de servir como divisória de baias, telhado, coluna e também na fabricação de acessórios como o cocho.

Lembre-se que a umidade é um fator de geração de micróbios como, bactérias, fungos e outros. A madeira tem grande capacidade de absorver umidade. Portanto, é necessário tratar muito bem a madeira antes de usá-la na construção de uma baia, ou poderá prejudicar a qualidade de vida de seu animal.

Ferros

Ferros podem ser utilizados em várias etapas da construção de sua baia: colunas, portas e porteiras, grades, entre outras. Ele é muito resistente e servirá por muito tempo sem que você precise preocupar-se.

Porém, é importante avaliar bem a necessidade da aplicação do ferro e o clima onde a baia será construída, já que a exposição do ferro a sol e chuva pode gerar ferrugem e enfraquecer sua estrutura anulando sua função.

Ferramentas de construção

A baia nem sempre é uma estrutura muito complexa, tudo dependerá do seu objetivo e da forma como você quer decorar e acabar a baia. As ferramentas para construção da baia variam imensamente de acordo com os materiais que você escolherá.

Por exemplo, acabamento em cimento exigirá uma desempenadeira, enquanto uma baia de madeira não terá a mesma necessidade. Por isso, planeje com antecedência para concluir sua baia com total segurança ao mesmo tempo em que proporcionará um ambiente com qualidade para seu cavalo.

Tinta e acabamentos

Os acabamentos das baias podem ser diversos, listar todos eles seria quase impossível. O que é necessário levar em consideração é o conforto e desconforto que suas escolhas trarão para o cavalo. Ao decidir pintar sua baia, por exemplo, pondere sobre o cheiro da tinta, se poderá incomodar ou fazer mal ao cavalo.

Em geral, o acabamento deve levar em conta o conforto do animal que usará a baia, uma vez que o equino não julgará o conforto do ambiente através desses itens.

Mão de obra

Para que a construção da sua baia seja excelente, firme e proporcione tudo o que seu cavalo precisará, conte com mão-de-obra especializada.

Tudo pode variar muito de acordo com o tamanho e tipo de baia você irá construir. Mas a experiência de alguém cujo oficio é construir baias pode te poupar gastos desnecessários e evitar futuros reparos causados por má execução da obra.

Dicas de como construir baias para cavalos

Cavalos em baia

Quais são os outros fatores necessários para construir uma baia, que vão além dos materiais e modelos? Vamos descobrir a seguir!

Tamanho ideal das baias para cavalos

Os cavalos precisam de espaço de acordo com sua raça, objetivo de criação, período de fertilidade, por exemplo. Existem muitos critérios para avaliar o espaço necessário. Mas, de modo geral, cada cavalo exigirá - para manter-se saudável - um espaço de no mínimo 10 metros quadrados.

A partir daí não haverá limite para o tamanho da baia. Tudo dependerá do seu projeto, objetivo e o orçamento que você possui disponível para a construção da baia ideal para seu cavalo, ou para um grupo de cavalos.

Iluminação da baia

É indispensável que as baias tenham o máximo de iluminação natural possível, isso não exclui a necessidade de iluminação artificial para trabalhos noturnos. A entrada de iluminação não favorece apenas o conforto do cavalo que utilizará a baia, mas junto à iluminação, o sol servirá para aquecer o ambiente, proporcionando conforto ao animal.

Além de aquecer, a entrada de sol na baia de seu cavalo, vai ajudar a manter a umidade do ambiente baixa, e assim contribuirá para a manutenção necessária que manterá o espaço da baia saudável e livre de fungos, bactérias e outros agentes infecciosos.

Ventilação da baia

Dá mesma forma que a iluminação natural do sol proporcionará redução na umidade, ajudando a manter a baia um ambiente mais salubre. Além disso, a ventilação abundante proporcionara uma renovação contínua do ar, o que impede a proliferação de micro-organismos nocivos para a saúde do cavalo.

Portanto é um atributo muito importante a ser levado em consideração no momento de projetar a baia para seu cavalo. O objetivo principal da construção é trazer segurança, conforto e saúde para seu animal, portanto, use todo o ambiente a favor disso durante o planejamento.

Drenagem de baia de cavalo?

A drenagem também é um fator extremamente importante no momento de planejar uma baia para equinos. Seu cavalo ficará muito mais seguro e confortável em um ambiente livre de umidade e agentes patogênicos que precisam de líquidos para se reproduzir.

Busque uma combinação de solo que possa oferecer aderência e conforto para seu cavalo, e também que proporcione uma ótima drenagem das excreções líquidas do cavalo, da umidade natural do ambiente, e da água que será utilizada na limpeza da baia.

Materiais para construção do piso da baia

O piso pode ser feito de diversos materiais: cimento, concreto, brita e areia, terra pisada, borracha e outros. Cada um servirá para um proposito diferente, levando em conta o ambiente onde a baia será erguida. Também é relevante, no momento de escolher o material para o piso, a raça do cavalo e o objetivo de sua criação.

Quanto custa construir baias para cavalos

Cavalo branco com cabeça para fora de baia

Por se tratar de uma construção com muitas variáveis a serem levadas em conta, as baias também tem valores muito diferentes. A seguir vamos mostrar alguns fatores que influenciam isso.

Gastos com materiais de construção da baia

Os principais gastos se darão com a aquisição de material para a construção. É necessário levar em conta a qualidade dos materiais, o tipo de material: Um saco de brita com 20kg é encontrado a partir de R$ 2,89. O pilar de madeira tratada com 3 metros de altura está em torno de R$ 200,00 reais.

O saco de cimento pode custar R$ 5,19 em embalagens de 1kg e até R$ 30,00 reais com 50kg. O metro quadrado do piso de borracha também pode variar bastante, indo de R$ 12,00 em placas de 50 centímetros quadrados, até R$ 121,00 em placas de 1 metro quadrado com 16 milímetros de espessura.

Preço de mão de obra para construção de uma baia

Em alguns casos a construção da baia será simples e pode ser feita pelo proprietário sem ajuda de qualquer mão-de-obra contratada, mas nem sempre é assim. Obras maiores e mais complexas podem exigir a participação de profissionais que vão garantir uma execução adequada do projeto, assegurando o investimento feito na baia.

Segundo o CUB (Custo Unitário Básico) - indicador de valores da construção - o preço da mão-de-obra por metro quadrado varia entre os estados brasileiros, mas custa em média R$ 1245,28 reais.

Custos para manter baias para cavalos

Os custos para manter a baia para seu cavalo vão variar de acordo com o tamanho da baia, os materiais escolhidos, quantos animais vivem no espaço, as condições climáticas onde a propriedade está. Por exemplo, estruturas de madeira provavelmente precisarão de retoques no seu tratamento, enquanto estruturas com cimento podem precisar de reparos pontuais.

Os acessórios para reparo da madeira são lixas que custam em torno de R$ 29,00 reais com 50 unidades, verniz que varia de acordo com o tamanho da embalagem, indo de R$ 37,00 até R$ 155,00 reais. Para retoques no cimento, um saco de 1kg pode valer R$ 6,00 e de 50kg é encontrado por R$ 28,90 reias.

Dúvidas frequentes sobre baias para cavalos

Menininha em baia com cavalo

Quais são as dúvidas além do material, tipos de baias e gastos com elas? A seguir falaremos de algumas questões frequentes no que diz respeito à manutenção e utilização das baias.

Como higienizar a baia de cavalo?

A manutenção da higiene da baia de seu cavalo vai depender muito de quais foram os materiais escolhidos para formação do piso do ambiente. Um piso com boa drenagem ajudará no combate ao acúmulo de urina, como também poderá proporcionar facilidade na limpeza, sem acumular umidade.

Existem combinações de materiais que reduzirão o mau cheiro, como a formação de brita, carvão ativado e areia. Mas ainda assim, é necessário limpar pelo menos duas vezes por semana as baias, limpando também a cama dos cavalos.

Quanto tempo o cavalo pode ficar na baia

Não há recomendação de tempo mínimo ou máximo de permanência do cavalo na baia. Contudo, saiba e tenha em mente que o confinamento pode causar várias complicações físicas e temperamentais em seu cavalo. A falta de socialização pode fazê-lo ficar arredio, estressado e agressivo.

Além disso, a falta de movimentação e alongamento pode prejudicar seriamente as articulações, músculos e tendões de seu animal por conta da atrofia de seu corpo. Isso pode levar seu cavalo a desenvolver doenças ou condições irreversíveis.

Posso colocar mais de um cavalo na baia?

Tudo depende do modelo de baia que você vai construir. Uma baia individual dificilmente vai proporcionar um ambiente adequado para mais de um cavalo ao mesmo tempo. Certifique-se de oferecer espaço o suficiente para que todos os animais andem livremente e com conforto.

O ideal é que cada cavalo tenha 12 metros quadrados de área para poder se mover e se alongar com tranquilidade de conforto, além de poder deitar eventualmente. Baias de circulação livre são ideias para colocar mais de um cavalo.

Meu cavalo pode passar a noite toda na baia?

Não tem problema deixar seu cavalo durante toda noite dentro da baia. Isso ajudará a protegê-lo contra possíveis perigos oferecidos por outros animais, bem como os desconfortos do frio e, eventualmente, da chuva. Mas certifique-se que ele tenha o que é necessário para passar uma noite confortável dentro da baia.

Deixe alimento e água o suficiente para que ele possa se abastecer durante esse momento de descanso.

Pronto para construir sua baia?

Cavalo marrom com cabeça para fora de baia

Vimos que para construir uma baia para seu cavalo é necessário observar vários critérios que atendam o principal objetivo dessa estrutura: oferecer um abrigo confortável, seguro, limpo e saudável para seus equinos de acordo com suas necessidades de raça, criação ou etapa da vida.

Vimos também como é ampla a quantidade de materiais e modelos para construção das baias, cada uma servindo para um propósito de acordo com as condições da propriedade onde a baia será construída, a fim de proporcionar um ambiente iluminado, seco e bem arejado, que evitará doenças.

Agora você poderá fazer suas escolhas com muito mais segurança, pensando sempre na finalidade de sua criação, e a quantidade de conforto e segurança você deseja proporcionar para seu cavalo!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.