Gato assustado e com medo? Descubra as causas e o que fazer!

Gato assustado e com medo? Descubra as causas e o que fazer!

Já se deparou com o seu gato assustado ou com medo e ficou sem saber o que fazer? Então leia o artigo e saiba como reagir nessas situações!


O que faço quando meu gato está assustado e com medo?

Gato assustado em uma árvore

Ao deparar-se com seu pequeno felino assustado e com medo, você, como um bom tutor, não deve se desesperar. Saiba que existem várias estratégias que você pode adotar para tornar o ambiente e a vida do seu gatinho mais agradável e confortável.

O medo pode ser consequência de barulhos, pessoas ou até de outros animais. Os gatos são seres territoriais e gostam de estar no controle da situação. Por isso, caso o seu felino esteja assustado, dê um tempo a ele.

Prepare um espaço tranquilo e disponibilize comida, brinquedos e caixa de areia. Dessa forma, você supre as necessidades do bichano e, no tempo dele, se sentirá seguro e confiante para explorar o ambiente.

Leia o artigo para descobrir os sinais que o gato dá nessas situações e como você deve agir para ajudá-lo da melhor forma!

Por que o meu gato está assustado?

Gato deitado com olhar de assustado

Os felinos podem assustar-se facilmente e por vários motivos. Quando detectam barulhos desconhecidos ou qualquer situação fora de sua rotina, a tendência é que fiquem desconfiados e assustados. Confira agora os principais motivos que podem assustar o seu gato.

Se ele for novo na casa pode ficar assustado

Vamos concordar que novidades podem ser assustadoras até para nós humanos, não é mesmo? Assim também acontece com esses queridos gatos de estimação.

Se ele é novato em sua casa, ou ainda, se estiver inserindo um novo membro na família, ele pode se assustar. É natural. Seja paciente, com o tempo ele ganhará confiança e se sentirá seguro para iniciar uma aproximação com os companheiros e conhecer a casa.

Ocorrência de algum ferimento

Os apaixonados por gatos sabem que são animais fascinantes! Por ora estão tranquilos e sonolentos, mas logo já estão agitados e fazendo travessuras pela casa.

São nesses momentos de descontração e durante as brincadeiras que seu gato pode acabar se machucando. Às vezes enroscando as unhas, esbarrando nas cadeiras e paredes ou até mesmo ao sofrer algumas quedas.

Sendo o ferimento algo estranho e desconhecido para ele, torna-se um fator assustador. O que não é de se estranhar, pois uma parte do corpo deles está dolorida e não sabem como reagir.

Nessa situação é preciso que observe o comportamento do seu gato. Se ele estiver com humor alterado e evitando que você toque em determinada parte do corpo dele, pode indicar um ferimento e nesse caso, o ideal é levá-lo ao veterinário.

Conflito com outros gatos

Os gatos prezam por uma rotina e ambiente tranquilos. A presença de um novo membro em sua casa, assim como qualquer novidade que fuja do seu dia a dia, podem ser assustadoras.

Quando um novo felino é inserido em sua casa, ele é visto como um intruso e o gato dono do ambiente pode sentir-se ameaçado. Em um primeiro momento, pode demonstrar um comportamento agressivo, causando conflito entre eles.

Isso não significa que os gatos não poderão conviver no mesmo ambiente ou desenvolverem uma tolerância entre eles. Esses animais são sociáveis e podem acostumar-se um com a presença de outro, entretanto, isso acontece com o tempo.

O gato pode ter se assustado com uma cobra ou outro animal

Os gatos estão sempre alertas, caçadores por natureza, permanecem atentos a tudo o que acontece à sua volta. Assim, ao avistar um outro animal, ou até o próprio reflexo em um vidro ou espelho, pode ser motivo de espanto e medo.

Em relação a cobras existe um grande dilema, os fatores que desencadeiam o medo no felino podem ser decorrentes da evolução da espécie ou também de algum trauma já vivido. Normalmente, a curiosidade do gato é maior do que o medo, motivo que o faz caçar a cobra e até querer brincar com ela.

Assim, se você identificou algum perigo relacionado a outros animais tenha cuidado com o seu bichano e o proteja, uma vez que ele pode não perceber a ameaça.

O gato pode se assustar durante uma queima de fogos

Você sabia que a capacidade auditiva dos gatos é muito maior que a dos humanos? Pois é! Enquanto somos capazes de ouvir sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz, eles conseguem captar até 40.000 Hz. Logo, se já é muito barulho para nós, imagine para eles.

Por isso, durante as festividades nas quais a queima de fogo é uma super atração, esses animais podem sofrer crises de medo, estresse e ansiedade. Isso que pode provocar uma fuga e acabarem perdidos por aí.

Certamente, o gato se assustará com o barulho provocado e procurará um esconderijo. Assim, para preservar sua saúde e bem-estar, prepare um ambiente adequado, isolando o máximo possível dos ruídos.

Caso ele tenha que ficar sozinho nesse período, uma dica é deixar caixas, uma casinha e até mesmo uma roupa sua por perto para que ele se sinta menos inseguro.

Como saber se o meu gato está assustado e com medo?

Gato branco agressivo

A linguagem corporal dos felinos diz muito sobre as emoções que estão sentindo. Por exemplo, o olhar fixo, as pupilas dilatadas, os bigodes levantados e as sobrancelhas franzidas são grandes indicativos de que ele realmente não está confortável e, portanto, você precisa ajudá-lo a se ambientar. Continue conosco para aprender muito mais e identificar se o seu gato está assustado ou com medo.

Ele fica agressivo

Toda mudança comportamental deve ser analisada em conjunto com outras mudanças no ambiente, quando você percebe o seu gato um tanto mais agressivo, atacando pessoas e outros animais, aparentemente sem motivo, é um indicativo de que ele se sente ameaçado. Por isso, ele sente a necessidade de defender a si mesmo e seu território.

Ele não atende ao chamado

Não atender ao chamado é uma forma de esconder-se. Talvez você já tenha passado por uma experiência de chegar em casa e não ser recepcionado pelo seu bichano, algo que ele faz habitualmente. Então, chama por ele e nada. Em seguida, depara-se com a arte que ele fez. Seja um copo quebrado, uma sujeira fora da caixa de areia, ou outra travessura.

Os gatos são animais extremamente inteligentes, sabem quando fazem arte e escondem com medo da bronca que certamente os aguarda.

Ele fica se escondendo "do nada"

Por vezes não compreendemos o motivo pelo qual os gatos se escondem, o que não significa que o motivo não exista. Pode ser que ele esteja apenas brincando ou procurando um lugar tranquilo para descansar. Mas também pode estar se escondendo de alguém ou de algum outro animal por se sentir ameaçado.

Nessas situações, acompanhe e observe o comportamento do gato. Para que o ambiente esteja agradável para o seu felino, é preciso certificar-se de que ele está à vontade, e para isso, investigar a causa que provoca a fuga do animal para um esconderijo é fundamental.

Ele faz xixi no lugar errado

Os gatos gostam de rotina, de um lugar certo para comer, para dormir e para fazer as necessidades. Uma vez que sabem da existência de um lugar pré-determinado para cada coisa e não cumprem com as determinações, ou seja, estão fazendo xixi no lugar errado, pode ser indicativo de que algo está o incomodando ou até o assustando nesse trajeto.

Pode ser também que o gato simplesmente esteja chamando a atenção ou marcando território, nesses casos, ele sabe que fez algo errado e provavelmente se esconderá para fugir de uma bronca.

Gato assustado fica com os olhos arregalados

O olhar dos gatos pode revelar alguns mistérios sobre os nossos queridos bichinhos. Quando estão piscando lentamente ou com os olhos levemente cerrados é um sinal de confiança, de tranquilidade. Eles sabem que não precisam estar constantemente alertas pois se sentem seguros.

Por outro lado, os olhos fixos, arregalados e com pupilas dilatadas são características comuns em um gato assustado.

Como se aproximar de um gato assustado e com medo?

Gato lambendo a mão de uma pessoa

Não tenha pressa em se aproximar de um gato assustado e medroso. Tenha paciência e dê tempo para que ele se aproxime de você. Os gatos são animais independentes e gostam de estar no controle da situação. O que você pode fazer é oferecer petiscos, conforto e carinho para que, com o tempo, ele sinta-se seguro e confie em você.

Separamos algumas estratégias para facilitar essa aproximação. Confira.

Aproxime-se devagar

Como o seu pequeno amigo felino já está assustado, qualquer movimento rápido ou contrário à vontade dele pode piorar a situação. Assim, aproxime-se devagar e espere que ele venha até você.

Uma opção é sentar-se por perto, oferecer um petisco e aguardar pacientemente. No momento em que o gato compreender que você não representa uma ameaça, será o tempo que iniciará alguma interação.

Use uma voz carinhosa

O som é um fator estimulante ao comportamento do animal, da mesma forma que barulhos altos podem assustar, uma voz carinhosa é capaz de acalmar.

Se o felino está assustado e com medo, não dê motivos para intensificar essa emoção negativa, seja paciente, não grite, chame-o calmamente e espere que ele se aproxime de você.

Não force o contato com o gato assustado

Forçar uma interação é uma péssima ideia. Dê tempo ao tempo, se gato está assustado e com medo, ele mesmo iniciará a aproximação quando sentir-se seguro e julgar o ambiente como apropriado. Forçar um contato com o gato assustado só servirá para estressá-lo e piorar a situação.

Faça ele se sentir seguro

Para acelerar o processo de aproximação, o gato deve sentir-se seguro. Para isso, use as estratégias já comentadas acima, converse com animal com uma voz agradável, tenha paciência e ofereça alguns petiscos, com o tempo te enxergará como um amigo, se sentira seguro e preparado para aproximar-se e interagir.

O que fazer para ajudar o gato assustado e com medo?

Gato escondido na prateleira

Sabemos como ver esses animais assustados e com medo é terrível. Ficamos desesperados para ajudar e mostrar que estão seguros, não é mesmo?

Por isso, separamos 05 dicas incríveis para acalmar o seu gato e provar a ele que não há motivos para ter medo.

Primeiro, se ele quer ficar sozinho, respeite!

Respeite a autonomia do seu gato. Se ele não quer companhia, não force uma aproximação. Ele precisa sentir-se confortável, seguro e confiante para então explorar o ambiente e socializar com demais pessoas e animais.

Veja se há outro animal próximo ao gato

Como os gatos são muito territoriais, a presença de outros animais pode deixá-los assustados e com medo. Sentem-se ameaçados e entram em um modo de defesa. Por isso, veja se há algum animal por perto e, em caso positivo, não force uma amizade. Espere o tempo do animal para que ele perceba que não existe perigo.

Deixe alimento e água para o gato

Mostre-se amigável oferecendo tudo o que ele precisa, deixe por perto um recipiente com comida, água e uma caixa de areia. Logo o gato perceberá que você é um amigo e te considerará como um membro da família. Pode ainda utilizar catnip ou spray de feromônios felinos que são itens convidativos e acalmam esses animais.

Gatos precisam de esconderijo!

Naturalmente, os gatos têm instinto caçador e precisam distrair-se em brincadeiras de caça e esconderijo. Quando estão em local inapropriado, fora de seu ambiente e na presença de estranhos, a necessidade de providenciar um esconderijo para o bichano torna-se mais urgente.

Prepare um quarto ou um ambiente com menor movimentação de pessoas para minimizar o estresse do bichano e evitar que ele fique com medo e assustado.

Lembre-se que pode contar com um profissional!

Se com todas as nossas dicas o seu gato continua assustado e com medo, não hesite em procurar ajuda de um veterinário, apenas um profissional da área poderá avaliar o real motivo do comportamento do animal e prescrever a medicação adequada para auxiliar a lidar com o animal.

Agora você sabe como acalmar o seu gato assustado

Gato com os olhos arregalados

Agora você está totalmente preparado para cuidar de gatos, acalmá-los e evitar que fiquem assustados e com medo! Já sabe identificar os sinais de alerta e preparar o ambiente para evitar que o seu pequeno felino seja um gato assustado.

Lembre-se de que consultar um veterinário é sempre a melhor alternativa para os casos em que o comportamento do seu amiguinho continue alterado. Ele é o profissional capacitado para lhe orientar em detalhes e até inserir tratamentos medicamentosos quando necessário.

Os gatos são animais de estimação extraordinários, excelentes companheiros e dotados de carinho. Passe esse conhecimento adiante e compartilhe com seus amigos!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.