Criação de ovinos: confira raças e dicas importantes

Criação de ovinos: confira raças e dicas importantes

Já pensou em se lançar na criação de ovinos? Com mercado em alta e o baixo custo, veja o que você precisa saber para começar sua ovinocultura!


Iniciando sua criação de ovinos

Ovelhas com cara preta em pasto

Se você já andou de carro pelo interior do Brasil, certamente já se deparou com pastos voltados para a produção de ovinos. Além de animais muito simpáticos, os ovinos (carneiros e ovelhas) são excelentes produtores de alimentos e matéria-prima para vestimenta.

Poucas pessoas sabem, mas sua criação é uma possibilidade bastante viável para quem dispõe de uma quantidade relativamente pequena de espaço e de pouco recurso para investir. Além disso, no Brasil apesar do mercado pequeno, ainda sim possui um déficit de produção nessa área.

Neste artigo, você verá tudo sobre a criação dos ovinos, tal como características, infraestrutura e cuidados necessários, bem como informações sobre as diferentes raças.

Informações gerais sobre os ovinos

Ovelha em cercado

Nem todo mundo sabe, mas a criação de ovinos difere significativamente da criação de gado. As peculiaridades desses animais devem ser levadas em conta para que eles cresçam fortes e saudáveis.

O que são ovinos?

Os ovinos ou se preferir as ovelhas e os carneiros integram a família biológica dos Bovídeos, na qual estão inclusos as cabras, bodes, bois e vacas. Os parentes mais próximos deles são os caprinos. Apesar da semelhança, há muitas diferenças entre eles que se acentuam dependendo do sexo do animal.

Os bodes, por exemplo, possuem chifres quase retilíneos, enquanto que os dos carneiros são bastante curvados. O rabo é também um marcador de diferença entre essas espécies. Enquanto os caprinos possuem um rabo um mais levantado e levemente maior, os ovinos tendem a ter uma cauda um pouco mais rebaixada.

O que os ovinos produzem?

A principal característica dos ovinos é sem dúvida a lã espessa que produzem, com extensão de fios variados a depender da raça.

O leite de ovelha também pode ser para consumo próprio ou revenda. É um alimento com 50% a mais de cálcio se comparado ao leite da vaca. É um leite considerado nobre e de alto valor no mercado.

Alimentação dos ovinos

Esses animais se alimentam principalmente de gramíneas e vegetais. Assim como os bois e vacas, possuem a capacidade de regurgitar o alimento e mastigá-lo novamente. Além disso, possuem o hábito de pastarem em grandes grupos. É possível também oferecer ração específica para ovinos, que podem ser compradas em lojas agropecuárias e em pet shops especializadas.


Expectativa de vida dos ovinos

Quando bem cuidadas e sendo oferecido uma pastagem de boa qualidade, os ovinos podem viver por até 12 anos. É preciso saber que com a idade a qualidade tanto do leite, quanto da lã produzida se alteram. Logo se o objetivo é o fornecimento desses dois itens com boa qualidade, os ovinos conseguem fazê-lo até os 6 anos.

Primeiros passos para iniciar a criação de ovinos

Ovelhas juntas

Se até aqui você ficou interessado, saiba que existem alguns elementos indispensáveis para qualquer um que queria iniciar sua ovinocultura. Veja só!

Local para criação de ovinos

Para aqueles que nunca criaram esses animais, procure começar com poucos ovinos. A construção ou adaptação de um local de pelo menos 10m² para o caso de 5 cabeças, pois é uma animal que precisa de bastante espaço para crescer de forma saudável.

Vale destacar ainda que ao longo do dia os ovinos buscam locais de sombra e se abrigam quando chove, por isso se for uma área que não disponha de árvores, é fundamental a construção de uma cobertura de abrigo.

Estrutura necessária para criação de ovinos

Uma parte fundamental da estrutura na criação dos ovinos são as cercas que necessitam ser relativamente altas. Esses animais possuem bastante força nas pernas traseiras, possibilitando saltos a uma altura maior que um metro e meio.

Além das cercas, o fornecimento de água ininterrupta também é um fator para o qual o iniciante precisa estar atento, pois são animais que consomem bastante líquido. Por fim, é recomendável a construção de um aprisco que nada mais é que um espaço para abrigo das intempéries climáticas.

Escolhendo as matrizes para criação de ovinos

Um ovinocultor deve ter em mente a finalidade para a qual ele está investindo na criação desses animais. Esse objetivo é o que vai definir a escolha do perfil das matrizes, ou seja, da ovelha e do carneiro originais que darão filhotes no futuro.

Matrizes de boa linhagem implicam em alta qualidade de leite, de lã e de carne. Por isso, é preciso ter extremo cuidado na escolha desses animais. Se houver possibilidade, consulte um especialista para que ele possa fazer a avaliação apropriada sobre os animais escolhidos.

Cuidados veterinários necessários

Além da infra-estrutura necessária que mencionamos e a disponibilidade de uma pastagem de boa qualidade, é indispensável o acompanhamento veterinário especializado para evitar dores de cabeça com possíveis doenças. Além disso, a vacinação anual e a vermifugação são também cuidados essenciais para que o animal continue produzindo por mais tempo.

É importante lembrar que um animal estressado pode acabar resultando em uma produção irregular e de baixa qualidade. Prover as condições necessárias para que o animal tenha uma vida tranquila é de suma importância na criação de ovinos.

Confira as principais raças de ovinos

Existem no mundo pelo menos 200 raças de ovinos encontradas nos diferentes continentes. Apesar da diversidade, o melhor ambiente para os ovinos são os de temperaturas mais frias. Conheça algumas dessas raças!

Suffolk

Ovelha de raça Suffolk

A raça Suffolk é originária da Inglaterra. Sua principal característica é a pele preta e pelagem branca. É uma raça que possui uma grande capacidade de adaptação às diferentes temperaturas. Além disso, as fêmeas Suffolk possuem bastante desenvoltura no quesito maternidade, isto é, amamenta muito bem os próprios filhotes.

É uma raça que precisa ter uma alimentação de qualidade para manter toda robustez do corpo.

Hampshire Down

Ovelha de raça Hampshire Down

Os Hampshire Down assim como os Suffolk são originários da Inglaterra, apesar de serem de regiões distintas. É uma raça de exemplares fortes e tamanho grande. Sua vivacidade é bastante conhecida entre os ovinocultores. Possuem uma boa extensão de velo pelo corpo, apesar de não ser muito longo.

Texel

Ovelha de raça Texel

A raça Texel difere bastante das anteriores. São animais relativamente pequenos. Os cordeiros, por exemplo, chegam até 37 Kg, enquanto nas raças maiores os pesos chegam à 35 kg. Essa raça é originária de uma região da Holanda de solo arenoso, fornecendo uma alimentação insuficiente para o desenvolvimento inteiro da raça.

Por isso, o velo desses animais é mais leve se comparado a outros, no entanto, sua carne é considerada altamente saborosa e magra.

Merino

Ovelhas da raça merino

A raça Merino é de origem espanhola, apesar de haver variações dela espalhadas inicialmente por toda a Europa. É um animal de tamanho robusto e bastante forte, além de produzir uma lã bastante espessa, considerada por muitos comerciantes a mais nobre do mercado, principalmente por não ter pigmentação.

No Brasil, não há cultura ativa de Merinos, devido à inadaptabilidade do animal ao clima tropical.

Karakul

Ovelhas negras da raça Karaful

A raça Karakul é originária da Àsia Central. Embora sua criação atualmente seja encontrada ao redor do mundo, esses animais se adaptam melhor a regiões de clima seco. Sua principal função está mais voltada para a produção de pele. A pele do cordeiro quando extraída nas primeiras semanas de vida é considerada bastante nobre.

É um animal de significativa longevidade, se comparado às outras raças e é considerado bastante resistente pelos especialistas.

Dorper

Ovelhas da raça dorper

Esses simpáticos exemplares da raça Doper tem ancestrais originários da África do Sul. A principal característica dos Dopers é a pelagem curta. A cobertura da lã é variável de animal para animal, fazendo com que eles sejam classificados entre semideslanados e lanados.

Se a sua lã não é tão apreciada no mercado, sua carne em contrapartida é bastante apreciada. Pastagem em grandes áreas são ideais para toda a vivacidade que esses animais possuem.

Santa Inês

Ovelhas pretas da raça Santa Inês


Essa é uma raça originária no nordeste brasileiro, a partir do cruzamento da raça Morada Nova e da Bergamácia. E por ter origem brasileira é bastante resistente tanto ao clima tropical e adaptável tanto ao modelo extensivo e como ao intensivo de criação.

Desprovida de lã, esses animais têm também por característica as orelhas compridas, pernas esguias e ausência de chifres. Já que é deslanada sua principal função é a produção de carne. Uma vantagem interessante na criação desse animal é que as fêmeas são altamente férteis.

Bergamácia

Ovelhas Bergamácia

De origem italiana, as ovelhas da raça Bergamácia são conhecidas pela qualidade do leite que produzem. Alguns queijos gorgonzola são produzidos com esse leite, pois possuem uma porcentagem alta de gordura natural. Além disso, produzem boa carne e também fornecem lã de alta qualidade.

Assim como as fêmeas da raça Santa Inês, possuem uma fertilidade alta, o que torna o investimento em Bergamácia bastante promissor. São animais resistentes e que se adaptam relativamente bem ao clima tropical.

Pronto para investir na criação de ovinos?

Ovelhas em pasto

Vimos nesse artigo informações essenciais para você que está pensando iniciar sua ovinocultura. Esse certamente é um mercado muito promissor e ainda pouco explorado no Brasil. Agora você já sabe que as instalações de infraestrutura necessária não exigem grandes áreas e são de relativo baixo custo.

As vantagens da ovinocultura envolvem tanto a produção de uma boa carne, como produção de lã e leite, considerado nobre no mercado nacional. Se você ficou interessado, verifique qual das raças se adapta melhor à sua região e também à área e infraestrutura disponível. Sem dúvidas, a ovinocultura é uma ótima forma de se lançar na criação de animais.


Autor deste artigo

Doutoranda em Antropologia e a louca dos gatos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.