Filhote de Pinscher recém-nascido: veja dicas e como cuidar!

Filhote de Pinscher recém-nascido: veja dicas e como cuidar!

Você sabe tudo sobre filhote de Pinscher recém-nascido? Veja aqui as principais características e cuidados que você deve ter!


Conheça tudo sobre o Pinscher recém-nascido e seus cuidados!

Filhote de cachorro pinscher em mãos humanas

Um filhote de Pinscher recém-nascido é um animalzinho bastante delicado que exige muitos cuidados em sua criação, especialmente devido à sua vulnerabilidade. Assim como qualquer filhote, é preciso dar suporte em tudo, preparando desde o seu local de descanso até a sua alimentação e higiene. Por ser mais frágil, todo e qualquer cuidado faz a diferença e é muito importante para o seu desenvolvimento saudável.

Por isso, neste artigo você descobrirá todas as dicas de como cuidar melhor do seu filhote de Pinscher recém-nascido. Assim, será possível que você dê a ele todas as condições favoráveis para seu crescimento pleno e saudável. Vamos lá?

Características gerais do Pinscher recém-nascido

Mãe pinscher com seus filhotes recém-nascidos

O Pinscher recém-nascido, assim como a maioria dos filhotes, costuma dormir boa parte do seu tempo. Nesta fase, reconhecer a grande dependência do pet à sua mãe, seu temperamento, seu tamanho e seu peso são fundamentais para aprimorar a convivência do dono com o novo filhote. Assim, conheça, em detalhes, todas essas características dos Pinschers recém-nascidos a seguir:

Tamanho e peso do Pinscher recém-nascido

No geral, existem classificações para os Pinschers de acordo com o porte. O Pinscher 0, por exemplo, é o menor deles e, quando adulto, chega a pesar 2,5 kg e a ter 15 cm de comprimento. Quando ele é adulto, sua altura é medida verticalmente dos ombros até os pés, enquanto, quando recém-nascido, já que o pet ainda não consegue ficar em pé, seu tamanho é medido horizontalmente. Nesse caso, o Pinscher 0 tem o tamanho de uma mão entreaberta, cerca de 15 cm. Ele costuma pesar 180 g.

Já o Pinscher 1, um pouco maior, costuma pesar cerca de 3 kg e medir de 20 a 25 cm de altura na fase adulta. Quando recém-nascido, sua altura horizontal, ou seja, da cabeça à cauda, é de aproximadamente 18 cm. Seu peso é cerca de 190 g.

Enfim, o Pinscher 2 e o Miniatura podem chegar a até 4 kg e medir de 25 a 30 cm verticais enquanto adultos. Como são um pouco maiores, os recém-nascidos costumam pesar aproximadamente 200 g e medir até 20 cm horizontais.

Desenvolvimento do Pinscher recém-nascido

Nos primeiros dias de vida, o filhote recém-nascido é extremamente dependente da mãe. É comum que, até completar 10 dias, ele passe mais de 90% de seu dia dormindo. Para que ele consiga dormir com tal frequência, ele precisa se manter aquecido, fato que faz com que o pet passe muito tempo encostado na mãe mamando ou repousando.

Geralmente, o filhote continuará mantendo a dependência materna até a 7ª semana de vida, já no período da infância, quando ele começará a ingerir alimentos pastosos e sólidos. Até lá, é muito importante que o contato com a progenitora ocupe predominantemente seu tempo, já que é através dele que o Pinscher poderá se desenvolver com plenitude.

Temperamento do Pinscher recém-nascido

O Pinscher recém-nascido, nas duas primeiras semanas de vida, ainda não teve seus olhos e ouvidos completamente desenvolvidos. Por isso, durante esse tempo, o pet praticamente não irá interagir com o ambiente e ficará mais quieto, sendo protegido pela mãe enquanto dorme e fica encostado nela.

Enfim, no final da 2ª semana, o pet abrirá seus olhos, aprenderá a andar e começará a interagir com o ambiente e com seus irmãos. Nesta fase, o temperamento do recém-nascido começa a aflorar, e é comum que ele se revele cada vez mais curioso. Logo, é importante vigiar o animalzinho para assegurar que ele não se machucará quando for explorar o mundo afora.

Verificando as condições de saúde do Pinscher recém-nascido

Três filhtoes de pinscher

Antes de adquirir um filhote de Pinscher, é importante compreender que não é indicado comprá-lo antes dos 60 dias de vida completos. E, como a fase neonatal do cão (recém-nascido) perdura até os 14 dias de vida, durante tal período não é indicado adquirir o pet. Ainda assim, há alguns pontos a serem analisados que determinarão a aquisição ou não do filhote um pouco mais tarde. Confira-os:

O criador deve assegurar o bem-estar do recém-nascido

Em criadores e canis certificados pela Sociedade Brasileira de Cinofilia Independente (SOBRACI), órgão emissor de Pedigrees, é possível acompanhar a trajetória dos filhotes de Pinscher desde a fase neonatal até o período seguro para comprá-los. Nesse caso, o estabelecimento pode assegurar a pureza da raça dos seus animais, além de garantir o bem-estar de todos os pets presentes no recinto durante o período que permanecem nele.

Caso você opte por adquirir o pet através de um criador de Pinscher independente ou, ainda, de pet shops, para assegurar que a saúde do filhote que será adquirido é boa, é preciso conhecer o local que os cães habitam antes e ver como é o tratamento que eles recebem enquanto recém-nascidos.

Verifique as condições fisiológicas do Pinscher recém-nascido

Verificar as condições fisiológicas dos recém-nascidos, por exemplo, das mucosas dos olhos e da boca, também é importante. Quando você for visitar o canil, criador ou pet shop para escolher antecipadamente o Pinscher que será seu novo pet quando completar 60 dias de vida, enquanto ele ainda estiver na fase neonatal, já é possível se atentar à saúde das mucosas do animal.

Isto é, um filhotinho que nasceu com saúde apresentará a a língua corada e os olhos brilhantes sem secreções esbranquiçadas. Por isso, é extremamente relevante analisar tais aspectos!

Verifique se o período de amamentação foi cumprido

É fundamental que, antes de adquirir um filhote de Pinscher, já com a idade segura e devidamente independente da mãe, os responsáveis pelos cuidados prévios da ninhada te informem quanto ao período de amamentação do recém-nascido. O leite materno é fundamental para que o pet receba suas primeiras doses de imunização naturais, presentes no colostro, secreção pós-parto imprescindível para o recém-nascido.

Ademais, o leite materno contém gorduras, proteínas e cálcio, nutrientes fundamentais para os filhotes. Ou seja, devido à relevância da amamentação, é de suma importância que o criador te informe se o pet foi devidamente amamentado até, pelo menos, completar 35 dias de vida. Só assim ele terá sua saúde consolidada para ir morar no seu novo lar, aos 60 dias de idade!

Cuidados com um filhote de Pinscher recém-nascido

Filhote de pinscher recém-nascido ganhando carinho

O filhote de Pinscher recém-nascido é um animal muito delicado e frágil, especialmente nas primeiras semanas de vida. Por isso, é preciso ter alguns cuidados quanto ao cotidiano do bichinho. Conheça, a seguir, os principais:

Cuidados com a alimentação do seu Pinscher recém-nascido

A alimentação de um filhote de Pinscher recém-nascido deve ser inicialmente composta por leite materno ou por outro próprio para a sua condição. Com o passar de pelo menos 1 mês, alguns alimentos sólidos podem compor o cardápio, mas devem ser sempre cozidos e macios.

Depois de dois meses, as rações específicas para filhotes podem ser adicionadas, assim como outros alimentos sólidos, como frango e carne. Fique atento para não exagerar na quantidade e nem para economizar demais. É preciso equilibrar bem a alimentação do pequeno.

Cuidados com a higiene do Pinscher recém-nascido

A higiene do filhote de Pinscher recém-nascido também deve receber atenção. Ademais, só podem ser dados banhos após 2 meses de vida; um dos erros mais comuns é dar banho no cão assim que ele chega da rua.

O Pinscher filhote ainda não tem toda a sua estrutura pronta, e o contato com água, mesmo sendo morna, pode gerar algumas complicações depois de um tempo, além de aumentar as chances de causar gripes e resfriados no pet. O ideal é deixá-lo sempre em local arejado e, caso necessário, usar um pano úmido para a limpeza do rosto.

Espaço adequado

Um filhote de Pinscher recém-nascido precisa descansar bastante, e isso demanda um local protegido de luz, de circulação de pessoas e que evite acidentes graves. Assim, separe um local seguro e tranquilo para ele ficar durante o seu período de descanso.

Assim, ter um espaço bom para o descanso do filhote é fundamental para o seu desenvolvimento. Utilize toalhas para deixar o local mais aconchegante, evite lugares muito altos e deixe sempre disponível água para que ele possa beber e se hidratar.

Deixe-o descansar

Um filhote de Pinscher recém-nascido é sempre carregado de muita energia e disposição, mas às vezes é preciso também dar espaço para ele descansar, já que isso faz parte do seu desenvolvimento saudável.

Não dá para ficar brincando o dia inteiro, e também certas brincadeiras devem ser evitadas, já que ele pode se machucar. Respeite o desenvolvimento do seu cão e brinque com ele somente quando for possível, deixando sempre tempo adequado para ele recuperar suas energias.

Dicas de criação do filhote de Pinscher recém-nascido

Pinscher recém-nascido

Depois de ter todos os itens e de executar todos os cuidados necessários para criar bem seu filhote de Pinscher recém-nascido, é hora de procurar estratégias para a sua criação. Veja como criar seu pet para que ele seja sempre um cão adorável:

Promovendo a socialização do recém-nascido

Durante o período neonatal, ou seja, nas primeiras duas semanas de vida do Pinscher, é fundamental que ele fique constantemente próximo da mãe. É através dela que o pet se sentirá seguro e confortável. Além disso, ela o aquecerá e o amamentará.

Ademais, seus irmãos também precisarão do mesmo contato maternal, fazendo com que o núcleo familiar esteja unido. Assim, com a proximidade da família, os integrantes dela proporcionarão as primeiras fases de socialização do cachorro! Sendo assim, para criar bem seu recém-nascido, mantenha-o perto da mãe e dos irmãos.

Leve o recém-nascido ao veterinário

Caso o Pinscher tenha nascido em casa, é preciso levá-lo ao veterinário para que ele avalie seus sinais vitais, como o fluxo respiratório. Por exemplo, o profissional poderá conferir como vai a frequência da respiração do recém-nascido, que deve indicar cerca de 15 a 35 movimentos de inalação e exalação por minuto.

Ademais, quando o Pinscher recém-nascido ingressa na segunda semana de vida, o médico veterinário avaliará se a desparasitação e a vacinação do pet deve começar logo. Inclusive, ele poderá receitar suplementos vitamínicos para fortalecer o sistema imunológico do cãozinho. Assim, o acompanhamento veterinário é fundamental.

Seja carinhoso com seu Pinscher recém-nascido

Se você é carinhoso com o seu filhote de Pinscher recém-nascido desde seus primeiros dias de vida, é natural que ele cresça dócil e educado. Por isso, aproxime-se do seu cão e estabeleça uma relação de afetividade. Cães são muito leais e, em troca, eles só precisam de amor e carinho. Não deixe de dedicar um tempo do seu dia para o seu filhote. Você vai ver como o bom comportamento dele, ao longo do tempo, será gratificante!

Pronto para cuidar do seu Pinscher recém-nascido?

Pinscher recém-nascido deitado

Com todas as dicas que foram dadas, certamente você está mais do que pronto para ter e cuidar do seu filhote de Pinscher recém-nascido. Se lembre sempre das dicas de saúde e de ser um amigo do seu pet. É muito importante criar laços e vínculos com o seu cão.

Isso estimulará a troca de carinho entre vocês e a docilidade nele, apesar de um temperamento forte e agressividade sempre constante. Ainda assim, o Pinscher é um cão muito amigável e pode ser uma excelente companhia, além de ter a certeza de diversão para todos que convivem com ele no dia a dia.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!


Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Veremos aqui, várias dicas que poderão auxiliar quando o cão está mordendo muito e o tutor já não sabe mais o que fazer. Seja filhote ou adulto, há uma solução.


Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Você já ouviu falar do gato escaminha de tartaruga? Aqui você conhecerá mais sobre esse tipo de gato: suas raças, características, fatos fascinantes e mais.


Últimos posts


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.