Tosa bebê: veja aqui como fazer, tipos, fotos e muito mais!

Tosa bebê: veja aqui como fazer, tipos, fotos e muito mais!

Você já pensou em tosar seu pet? Neste artigo você descobrirá sobre as melhores tosas e, se você tem dúvidas sobre o assunto, ele será perfeito para você!


Conheça a linda e prática tosa bebê!

Dois cães recebendo tosa bebê

Tosa é uma palavra que define os cuidados de beleza com os pets e descreve a prática de conceitos estéticos aos quais seu animal pode se submeter! Esses procedimentos visam melhorar a aparência do seu bichinho de estimação e preservar a saúde do seu animalzinho.

A fim de promover o alívio, saúde e bem estar aos animais que têm pelagem longa ou volumosa. Essa prática nasceu em meados da década de oitenta e tornou-se popular até os dias de hoje. Descobriremos mais sobre o mundo da tosa bebê neste artigo! Vamos nos divertir?

O que é a tosa bebê?

Cão recebendo tosa bebê

A tosa bebê é um tipo de corte feito em cães com a pelagem longa ou volumosa. Esse tipo de corte visa deixar os pelos livres de nós, com brilho, sedosos e cheirosos. Ademais, existem algumas curiosidades e especificidades a respeito deste tipo de tosa. Vamos conhecer mais!

Prática ideal para diversas faixas etárias

A tosa bebê, ao contrário do que seu nome sugere, não é voltada exclusivamente para filhotes. Pelo contrário, ela pode e deve ser realizada em cães de todas as faixas etárias e, inclusive, seu maior objetivo é deixar o cachorro com o pelo mais curto, tal qual quando era filhote!

Ela é amplamente indicada para donos que têm problemas com a escovação de seus pets, visto que facilita o processo, já que o pelo, depois de tosado, estará mais curto e será de fácil manuseio. A tosa bebê, por exemplo, é ideal para cães mais velhos, que costumam soltar mais pelos e que, portanto, precisam ser escovados e penteados diariamente.

Existe algum perigo na tosa bebê?

A tosa bebê é uma prática na qual não há nenhuma restrição ao seu pet. O corte imita a aparência de um bebê e tem por objetivo manter a saúde do animal, por isso não existe nenhum perigo na tosa bebê, mas apenas benefícios para todos os envolvidos, inclusive seu bichinho de estimação.

A tosa bebê é um tratamento estético para seu pet que o ajuda a permanecer com a aparência jovem e, geralmente, é feito em pet shops por pessoas qualificadas. Esses profissionais recebem treinamentos, aprendem a manusear os materiais e, por isso, a tosa bebê não é perigosa para seu bichano.

Como saber a hora certa para fazê-la?

A hora certa para você realizar a tosa bebê no seu pet é quando perceber que os pelos do animal estão embolados, embaraçados, desregulares e quando o pet apresenta carrapatos e sujeiras. Vale observar, também, se ele perdeu o brilho da pelagem, se está irritável ou se coçando repetidas vezes.

Verifique se as patinhas estão se prendendo em chumaços de emaranhados de pelos ao se coçar. Perceba também se o pet está com a visão prejudicada devido ao excesso de pelos. Estes são alguns sinais de que está na hora de tosar seu bichinho.

Características da tosa bebê

Yorkshire recebendo tosa bebê

A tosa bebê serve para promover o bem-estar do seu pet através de cortes nos pelos que imitam o penteado dos filhotes. Assim, dentre as principais características desta tosa, cortar o pelo mais curto propositalmente é fundamental. Além disso, ela deve ser executada por uma pessoa capacitada para fazê-la e possui algumas restrições. Conheça, em detalhes, tais características:

Como é feita a tosa bebê?

A tosa bebê pode ocorrer a partir do sétimo mês de vida do pet. Estes cortes têm por objetivo fazer com que o cãozinho sinta-se mais à vontade e se livre do calor e dos pelos embolados. Com eles, inclusive, os pets ficam rejuvenescidos sem perder suas características estéticas.

Geralmente ela é feita deixando, no máximo, os pelos do cão em até 5 ou 6 dedos de extensão. Por isso, a tosa bebê tem a função de deixar seu pet parecendo um filhotinho, novamente! Dessa forma, esses animais ficam com a aparência jovial e muito fofinhos!


Quem pode executar a tosa bebê?

A tosa bebê é uma prática que requer habilidade e, como qualquer habilidade, você também pode aprender a fazê-la! O ideal é que você leve seu bichano em um pet shop, pois lá haverá profissionais especializados neste tipo de cuidado, além de todo material perfeito para que seu bichinho fique bem aparado e limpinho.

No entanto, existem cursos na internet que podem te preparar para esta habilidade, como os tutoriais em sites de vídeos, por exemplo. Ainda assim, tenha cuidado ao filtrar os conteúdos para que você aprenda com os melhores da área!

Quais são as restrições para a tosa bebê?

A tosa bebê é saudável para seu pet, mas existem alguns casos nos quais não é prudente realizar a tosa bebê. E quais casos são esses? Primeiramente, a tosa bebê não é indicada em casos nos quais os pets estejam com alguma doença ou desconforto físico, porque a tosa poderá irritar seu bichinho de estimação.

Além disso, se o bicho apresentar tais sintomas, a tosa poderá causar mais dor e irritabilidade no seu pet! Verifique também se existe a proliferação de carrapatos, pois, neste caso, é necessário, primeiramente, levar o pet ao veterinário para que haja a erradicação das pragas para que, assim, o veterinário libere o bichinho. Portanto, atente-se à saúde do seu animal.

Benefícios da tosa bebê

Tosa bebê em Poodle

Há vários benefícios na prática da tosa bebê. Além do conforto que ela oferece aos pets, ela protege os cães de pulgas e de carrapatos, promove a higiene deles e, inclusive, faz com que eles passem menos calor nos dias mais quentes! Confira, a seguir, todos esses fatores detalhadamente:

Previne pulgas e carrapatos

Quanto maior o pelo, maiores são as chances que o cão, ao entrar em contato com pulgas e carrapatos, contraia tais bichos. Tais seres são oportunistas e veem a extensão dos pelos como aliada, posto que ela faz com que eles se escondam e se proliferem mais rápido.

Através da tosa bebê, que encurtará os pelos, a vivência das pulgas e dos carrapatos na pele do animal será dificultada, já que elas serão mais visíveis e vulneráveis ao combate. Portanto, a prevenção contra esses bichinhos indesejáveis é um grande ponto a favor da prática desta modalidade de tosa.

Promove a higiene do cão

Principalmente cães mais peludos, como Shih Tzus e Lulus da Pomerânia, ao fazerem suas necessidades, quando o pelo está comprido, podem se sujar. Ou seja, é comum que dejetos fiquem presos à pelagem do animal, fato que atrai micro-organismos nocivos à saúde.

Assim, para evitar que vírus e bactérias sejam atraídos, a prática da tosa bebê é fundamental, já que ela controla o tamanho do pelo e evita que os cães se sujem ao urinarem ou defecarem.

Refresca o cão em dias quentes

O Brasil, como um país tropical, possui regiões de clima quente predominantes. Logo, cãezinhos mais peludos costumam sofrer com ondas de calor. Nesses casos, eles transpiram muito, ficam ofegantes com facilidade e podem até passar mal.

Diante disso, a tosa bebê faz com que a qualidade de vida dos peludos aumente muito! Através dela, o animal se refresca com mais facilidade e sente-se muito mais confortável, principalmente no verão.

Tipos de tosa bebê

Tosa bebê em cão

Você sabia que existem vários tipos de tosa bebê para seu pet? Separamos alguns tipos para que você descubra mais um pouco sobre este universo tão divertido! A tosa bebê alta, média e curta são três dos estilos presentes nesta modalidade e cada uma delas possui suas especificidades. Vamos conhecer mais sobre a tosa alta, média e baixa e descobrir mais sobre a tosa bebê!

Tosa bebê alta

A tosa alta faz parte da modalidade tosa bebê. Este tipo de tosa tem por objetivo encurtar os pelos, mas ao mesmo tempo os deixa mais compridos. Desta forma, a pelagem fica com 5 ou 6 dedos de comprimento. Este tipo de tosa dura menos tempo, visto que os pelos permanecem maiores.

Um dos benefícios dessa tosa é a aparência elegante, pois o pet não ficará totalmente carequinha, mas sim com a aparência esguia, dando um aspecto de graciosidade. Mas atente-se, pois este tipo de tosa necessita da manutenção na escovação dos pelos para que eles permaneçam sedosos e brilhantes.

Tosa bebê média

A tosa média faz parte da modalidade tosa bebê. Este tipo de tosa tem por objetivo encurtar os pelos, mas ao mesmo tempo visa deixá-los medianos em seu comprimento. Desta forma, a pelagem fica com 3 ou 4 dedos de comprimento. Este tipo de tosa é uma das favoritas entre os donos de pet.

O corte médio beneficia os animaizinhos porque os deixa esteticamente bonitos e faz com que os pelos demorem mais para crescer. Além disso, os donos de pet podem sentir-se mais à vontade ao estender o tempo de tosa e economizar um pouco. O bichinhos ficam com a aparência levemente jovial, porém com muita naturalidade!

Tosa bebê curta

A tosa curta também faz parte da modalidade tosa bebê. Este tipo de tosa tem por objetivo encurtar os pelos ao máximo e deixar o pet com a aparência de filhotinho recém-nascido. Desta forma, a pelagem fica com 2 ou 3 dedos de comprimento.

Esta tosa curtinha beneficia os pets porque deixa-os com os pelos rasteiros, e isso auxilia na agilidade do animal, assim como no alívio do calor excessivo e na proteção contra carrapatos. Devido ao tamanho do pelo, estes pets carequinhas demorarão mais tempo para necessitar de manutenção do corte.

Cães idosos podem fazer tosa bebê?

Os cães idosos podem fazer a tosa bebê sim! Não há nenhuma contraindicação ou restrição quanto a isso. Animais idosos tendem a ter linfomas que podem ser disfarçados através dos pelos em excesso. Por isso, vale a pena ressaltar que a tosa bebê para idosos pode ser muito benéfica no auxílio da manutenção da saúde desse pet.

Outro benefício de realizar tosa em cães idosos é que eles estão mais suscetíveis a doenças de pele devido à idade avançada, assim como a pragas. A tosa bebê pode ajudar na manutenção do bem-estar do seu pet, evitando surpresas desagradáveis e possíveis doenças que podem prejudicá-lo.

Todos os tipos de raça podem fazer a tosa bebê?

A tosa bebê é um tratamento de saúde e estético, e seu público alvo são animais de pelos longos. Existem outros tipos de tosa que podem ser feitas em animais com outros tipos de características. Por isso, a tosa bebê é indicada para pets com pelos alongados a fim de promover a aparência de filhote.

As outras modalidades de tosa são: a tosa de máquina, a fim de deixar seu pet com o mínimo de pelos possível, a tosa de raças, a fim de exaltar as características físicas e estéticas para competições, por exemplo, e tosa de tesoura, a fim de aparar os pelos.

Melhores raças para fazer tosa bebê

Existem raças nas quais há maior propensão da tosa bebê ficar melhor. Isso acontece porque as raças de pequeno porte necessitam de cuidados específicos. Embora não haja restrições para outros tipos de cães, a tosa bebê é indicada para cães de porte menor. Agora vamos aprender mais sobre quais são as melhores raças para a tosa bebê:

Yorkshire

Tosa bebê em Yorkshike

A raça Yorkshire é indicada para a tosa bebê, porque são animais perfeitos para este tipo de tosa. A tosa bebê em Yorkshire deixa o animal com uma estética bonita, além do aspecto mais jovem. Os pelos desta raça costumam embaraçar muito e crescer rapidamente, além disso, a raça tem mais propensão a se sujar com facilidade.

Por estes motivos, a tosa bebê é mais indicada para a raça Yorkshire. Além do mais, os bons tosadores se preocupam em fazer penteados que exaltam as características naturais deste pet e, por isso, ele fica lindo e muito fofo! Quando você for fazer tosa em seu pet, lembre-se sempre deste tipo de tosa ideal!

Maltês

Maltês recebendo tosa bebê

O cão maltês é um cachorrinho de porte pequeno que possui pelos brancos acinzentados e muitíssimo longos. Não raro, esses pets arrastam sua pelagem no chão fazendo, assim, necessária a tosa bebê para preservar a limpeza e o bem estar deste animalzinho. A tosa bebê cai muito bem para este tipo de raça.

Mas, no caso desta raça, alguns donos de pet preferem deixar o bichano com a pelagem mais extensa. Nesses casos, a tosa bebê alta é indicada, porém, a manutenção deverá ocorrer rapidamente. Já nos casos da tosa bebê curta, esses pets perderão um pouco da característica da pelagem extensa e ficarão esteticamente engraçadinhos!

Poodle

Cachorro Poodle recebendo tosa bebê

A raça poodle de pequeno porte tem pelos brancos crespos e finos parecidos com nuvens ou algodão. Muitas vezes, esses pets embolam a pelagem em sujeiras que grudam, facilitando a entrada de pragas oportunistas. Inclusive, a pelagem do poodle facilita a invisibilidade dessas sujeiras devido ao volume do pelo do pet.

A tosa bebê para o cão poodle é ideal porque apenas o topo da cabeça e as orelhinhas do pet permanecerão com volume. Sendo assim, a pele do pet ficará visível e o dono conseguirá prevenir com mais facilidade pragas, doenças e sujeiras e, por fim, não posso deixar de citar a estética! A tosa bebê deixa a raça poodle fofíssima!

Chow Chow

Chow Chow recebendo tosa bebÊ

A raça chow chow é de porte médio, com pelos lisos e extremamente volumosos! Esses cães têm problemas com a queda de pelos sendo um dos principais motivos da tosa ser indicada para eles. Os pelos volumosos que caem, muitas vezes não saem no corpo do pet, formando bolas parecidas com dreads

Esses emaranhados de pelos são dificílimos de desembaraçar. A raça costuma ser temperamental, por isso, o pet pode estranhar estes nós e agir com irritabilidade. É indicada a tosa bebê média pelo menos uma vez por mês para que a estética seja preservada.

Lhasa Apso

Tosa bebê em Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cão de porte médio parecido com a raça Maltês. A tosa bebê é perfeita para este pet, porque preserva sua aparência fofa, assim como sua saúde. O Lhasa Apso costuma ter um temperamento calmo, e isso facilita a interação entre o tosador e o animalzinho.

A tosa bebê no Lhasa Apso deixará o pet muito fofo. Geralmente, a cabeça do pet permanece com o volume de pelos, sendo apenas o centro do focinho aparado assim como o corpo todo. Na maioria das vezes, nas fêmeas, um grande laço prende os fios longos no topo da cabeça.

Shih Tzu

Shih tzu recebendo tosa bebê

O Shih Tzu é um cãozinho de origem tibetana. Este cão de companhia tem o porte pequeno e pelos longos, parecidos com o do cão Maltês. A tosa bebê é indicada para esta raça, porque enaltece seu padrão de beleza.

O cão Shith Tzu tem uma pelagem extensa. Quando participa de competições, seus donos deixam seu pelos longuíssimos. A tosa bebê média é a mais indicada, entretanto, a tosa longa deixa o pet super elegante.

Lulu da Pomerânia

Lulu da pomerânia recebendo tosa bebê

Lulu da pomerânia ou Spitz-alemão-anão é um cão de porte pequeno de origem alemã. Esta raça é ideal para a tosa bebê. Os pêlos deste pet não são longos, mas eles têm um crescimento desproporcional na área do peito, cauda e rosto - que pode prejudicar a visão, inclusive. No caso desta raça, é necessário reduzir o volume através de um corte arredondado.

O lado positivo de realizar a tosa em Lulu da pomerânia é que a pelagem deste pet já é boleada, então, o corte é intuitivo desde que o groomer siga o formato já pertencente ao pelo sem se preocupar em criar um novo corte ou penteado. É uma raça tranquila e amigável, por isso, torna-se agradável fazer a tosa bebê neste pet.

Bichón Frisé

Bichón Frisé recebendo tosa bebê

Apesar da origem incerta, o Bichón frise é um cãozinho que se parece um pouco com o cão poodle. É um pet brincalhão e agitado e, não raro, deseja brincar até nos momentos de tosa, portanto, caso você mesmo tosá-lo, divirta-se no processo! O pelo deste pet é mais liso do que o do poodle e mais branquinho também e, por isso, eles se parecem com algodão doce!

A tosa bebê é muito indicada para esta raça. Geralmente, a carinha do pet é mantida em formato de oval, assim como todo o corte do corpo é mantido em forma boleada, sendo apenas barriguinha raspada pela máquina.

Como fazer a tosa bebê no seu cachorro

Cão recebendo tosa bebê em casa

A tosa bebê é uma habilidade! Por isso, você mesmo pode colocar a mão na massa! Mas, para isto, você deverá se dedicar! Agora você irá aprender como fazer uma tosa bebê e aprenderá dicas muito legais para realizar esta prática da melhor maneira possível e se divertir muito com seu pet!

O que é preciso para fazer a tosa bebê

Para que você realize a tosa bebê de forma excepcional, você terá que investir em alguns materiais indispensáveis para a prática. Estes materiais você pode encontrar em sites confiáveis. No geral, eles vêm em kits prontos; alguns, inclusive, têm vídeo-aulas inclusos e podem até ser uma opção interessante para você se profissionalizar!

Estes kits devem conter: tesoura curva, tesoura reta e máquina sem fio com adaptadores. Além disso, para uma boa tosa com banho, você precisará de shampoo, condicionador, pente com separações distantes e próximas, ou seja, pente fino e grosso. Escova para pentear e acessórios de estética como laços, gravatinhas pet, além de muita dedicação!

O que fazer antes da tosa bebê

Antes da tosa bebê, o groomer deve avaliar se o pet está saudável. O tosador deverá observar se o cãozinho está doente, sentindo dor, se está com proliferação de carrapatos, doenças de pele ou males contagiosos. Caso o pet esteja com alguma destas condições, o animal deverá ser encaminhado ao veterinário imediatamente.

A partir disso, o pet deverá ter os pelos desembaraçados e penteados. Deverá ser colocado algodão em seus ouvidos e o pet deverá ser levado ao banho, onde devem ser utilizados shampoo e condicionador neutro e próprio para o estilo de seu pelo. Portanto, antes da tosa ocorrer, o pet deverá estar totalmente limpinho!

Como fazer a tosa bebê

Após o banho, inicia-se o processo da tosa bebê. Você deverá passar a máquina em seu pet, exceto nas patas e na cabeça. O bichano deverá estar seco. Após isso, você cortará, com a tesoura curva, a base do focinho do pet com a ponta da tesoura apontando para o meio dos olhos, para não correr o risco de furar os olhos do bichinho.

Nas patinhas, você usará a tesoura reta e as cortará em formato arredondado. Não se esqueça das axilas. No rostinho, você usará os dedos para puxar levemente e cortar as pontas, igualmente. Não corte os bigodes do seu pet. Em casos de tosa longa, onde o comprimento é mantido, penteie e retire as pontas com a tesoura reta. Sinta-se à vontade para ser criativo, mas mantenha a elegância.

Alguns cuidados durante a tosa bebê

Você deverá tomar cuidado com as pontas da tesoura, sempre aponte-a para os ângulos que não atingirão lugares sensíveis de seu petzinho, para evitarmos acidentes. Tome cuidado com todas essas áreas sensíveis, sobretudo com os olhos, nariz e partes íntimas. Também vale ressaltar que você deve manter o comprimento do corte uniforme.

Tenha cuidado para que a máquina não crie buracos na pelagem do pet e cuide para que as tesouras não criem caminhos marcados demais. Por isso, sempre use os dedos para medir seu corte e uniformiza-lo a fim de manter o equilíbrio da estética. E, por fim, mantenha o pet apoiado em um lugar alto para facilitar a visualização.

Tosa bebê e cuidados com cães temperamentais

Alguns cães são realmente temperamentais e não deixam que o groomer realize a tosa. O primeiro a se fazer nestes casos é observar o que este pet mais detesta: cortar as unhas? Mexer em algumas áreas específicas? O barulho da máquina? A partir desta observação, você começará a fazer o método da dessensibilização.

À medida que você for avançando em seu toque, recompense o pet com um petisco e repreenda-o quando lhe mordiscar ou agir agressivamente. Dessa forma você irá treinar o pet e ensiná-lo a agir corretamente durante a tosa. Além disso, vale a pena utilizar luvas para que você se proteja, apesar de as mordidas de cães de pequeno porte não doerem!

Tosa bebê e cuidados com cães idosos

A tosa em animaizinhos idosos deve ser cautelosa, porque eles geralmente desenvolvem algumas doenças crônicas. Portanto, pergunte sobre as condições de saúde do pet ao dono e verifique a ficha de saúde veterinária. Cães idosos costumam ser mais inseguros do que os cães jovens e por isso você deverá deixá-los seguros com sua presença.

Tenha cuidado com a catarata do pet, distanciando sempre as pontas da tesoura do olho do animal, ajude-o a andar e mantenha-se equilibrado. Se necessário, vista meias para pets em casos onde a superfície de apoio seja de aço e escorregadia. Desta, forma você evita acidentes e tombos.

Tosa bebê e seus custos

O custo de um kit tosa bebê elétrico pode variar de R$130,00 a R$300,00. Os mais baratos geralmente são feitos de materiais um pouco menos resistentes, enquanto os mais caros, de materiais fortes, como aço inox. São infinitas as possibilidades de compras de kit. O que realmente importa é se o material é de qualidade. Portanto, verifique se o local de compra é confiável, se os produtos estão na validade.

Vale a pena buscar kits que não possuem químicas alérgicas e materiais de plásticos, pois podem derreter e se deteriorar ao longo do tempo. Busque por kits feitos de aço inoxidável e com esclarecida validade, porque desta forma você se previne, faz um bom investimento e oferece o melhor ao seu animalzinho!

Tosa bebê: uma prática divertida!

Cão com tosa bebê

Agora que você aprendeu tudo sobre a tosa bebê, que tal passar mais tempo com seu pet? O legal da tosa bebê, como você pôde ver neste artigo, é que o próprio dono do pet é capaz de fazer! Isso significa que você pode estreitar sua relação com o seu bichinho de estimação através desta interessante habilidade!

Não se esqueça dos cuidados estéticos e de manuseio dos ítens do kit. Chame sua família para te acompanhar nessa experiência divertida. Mostre este artigo para um groomer ou invista nesta habilidade e tenha uma nova profissão! Você viu neste artigo todas essas possibilidades, agora basta escolher o que é melhor para você!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.