Sabiá-laranjeira: espécies, hábitos, canto do pássaro e mais!

Sabiá-laranjeira: espécies, hábitos, canto do pássaro e mais!

Quer criar um sabiá-laranjeira? Conheça melhor essa ave de belo canto e saiba tudo para criá-la da forma correta e legal, tomando os cuidados necessários.


Sabiá-laranjeira: tudo sobre este famoso pássaro

sabiá-laranjeira sobre um galho

O sabiá-laranjeiras é bastante conhecido em quase todo o território nacional. Com exceção da região da Bacia Amazônica, o pequeno sabiá pode ser encontrado desde a região nordeste até o sul do Brasil. Com belo e afinado canto, o sabiá-laranjeira é bastante apreciado pelos criadores de pássaros e ornitólogos.

São animais de hábitos interessantes como cantar de madrugada, não gostar de tomar sol direto, a não ser o da manhã, e gosta de tomar banho, mesmo se estiver em cativeiro. Para criá-lo em cativeiro, o ideal é você adquirir o pássaro nascido em cativeiro, é ilegal prender um pássaro se estiver na natureza. Mesmo comprando um pássaro de criadores cadastrados, você precisa da autorização do Ibama para ter um sabiá-laranjeira em casa. Saiba como ter essa autorização e muito mais lendo nosso artigo.

Ficha técnica do sabiá-laranjeira

Sabiá-laranjeira sobre um galho

Saiba como o sabiá-laranjeira é conhecido em todo o território nacional, por ocorrer em quase todo o Brasil e ele é conhecido por vários nomes. Além disso, conheça sua origem, tamanho, como ele constrói seu ninho e muito mais.

Nome

O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) tem seu nome derivado do Tupi Guarani, que significa “o pintado”, pertence à ordem Passeriformes e à família Turdidae. No Brasil possui outros nomes como sabiá-laranja, sabiá-vermelho, sabiá-amarelo, sabiá-poca, sabiá-gongá, sabiá-da-barriga-vermelha, sabiá-piranga e sabiá-do-peito-roxo. Na Espanha é conhecido como tordo-de-ventre-rufo, zorzal comum e zorzal colorado.

Tamanho, peso e cor

Esse belo pássaro mede entre 20 a 25 centímetro de comprimento, o macho pesa cerca de 70 g e a fêmea em torno de 80 g. Tem a plumagem na cor parda na maior parte do corpo e uma coloração avermelhada no seu ventre. O bico é amarelo-escuro, apresenta um anel em cor amarelo vivo em torno dos olhos e as patas são na cor rosa e cinza.

Origem

O sabiá-laranjeira é nativo de vários países da América do Sul, como Argentina, Brasil, Bolívia, Uruguai e Paraguai. No Brasil sua ocorrência se estende do nordeste até a região sul, não havendo registros de sua ocorrência na Bacia Amazônica. Ocorre em grande quantidade no sul da Bolívia e nordeste da Argentina.

Ninho

O sabiá-laranjeira gosta de construir seu ninho entre os vãos dos telhados. Esse hábito pode se tornar confuso, pois como o telhado tem muitos vãos parecidos, o sabiá-laranjeira ao confundir os vãos muito parecidos acaba fazendo vários ninhos.

O ninho é construído entre setembro e janeiro, geralmente em arbustos, bananeiras ou arvores de folhagens densas, quando na natureza. São formados de gravetos ligados com lama, tendo um formato de uma tigela funda. Por dentro são forrados de materiais mais confortáveis e macios como o capim.

Reprodução

A fêmea e o macho se revesam em duas importantes tarefas voltadas a reprodução da espécie. A primeira é a na preparação do ninho e a outra é a alimentação dos filhotes. A fêmea coloca de 3 a 4 ovos no ninho a cada postura, permanecendo em torno de 13 dias, o que corresponde ao período de incubação. Os ovos do sabiá-laranjeira tem uma coloração verde-azulada com manchas na cor sépia.

O que o sabiá-laranjeira come?

Sabiá laranjeira sobre um galho

Como a maioria dos pássaros o sabiá-laranjeira gosta muito de frutas, além de insetos, larvas e minhocas. Sua alimentação pode ser diferenciada caso seja criado em viveiros em grande centros urbanos. Saiba o que você pode ministrar alimentos para esta ave, acompanhando os itens abaixo.

Insetos

Sua alimentação é composta basicamente de larvas, insetos e minhocas. Esses pequenos animais são encontrados no chão, nas folhas das árvores, em frutas muito maduras, lascas de madeira em decomposição, casca de árvores velhas e, até mesmo, pleno voo.

Frutas

As frutas são outra grande fonte de alimentação do sabiá-laranjeira incluindo frutas cultivadas como abacate, laranja e mamão. Gosta de coquinhos de várias espécies de palmeiras, como o dendê. Como outros tipos de sabiá, o sabiá-laranjeira é responsável pela disseminação das espécies de plameiras ao espalhar o caroço dos coquinhos por onde alimenta.

Ração para cães e tapiá

Uma comida que atrai muto o sabiá-laranjeira é a ração para cães. Para as aves criadas em grandes centros, onde não há variedade de frutas silvestres, a ração canina é uma opção para alimentar essas aves. Outra fruta apreciada pelo sabiá-laranjeira é o fruto do tapiá.

Como criar um sabiá-laranjeira

Sabiá-laranjeira em um galho

Para criar essa ave em cativeiro, você deve ser licenciado. Saiba como adquirir essa licença, como deve ser preparado o ambiente de criação de um sabiá-laranjeira em gaiolas e viveiros e, ainda, como proceder com a manutenção da morada do seu pássaro.

Obtendo autorização do Ibama

Para isso você deve fazer um cadastro no site do Ibama, selecionando a opção que deseja. Feito o cadastro, o interessado deve se dirigir a unidade do Ibama mais próxima portando documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência para que a inscrição seja homologada. Após esse procedimento o interessado imprime o boleto de pagamento da Licença.

Com o boleto pago o interessado está autorizado a ser um criador de pássaros amador e poderá utilizar do SISPASS (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passariformes).

Buscando criadores de pássaros autorizados

Como membro do SISPASS (Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passariformes), o criador deve procurar outros criadores para adquirir suas espécies, pois você pode comprar somente pássaros criados em cativeiros. Se você capturar esta ave na natureza para mantê-la presa em casa, estará infringindo a lei de crimes ambientais.

Tenha os equipamentos necessários para criar o sabiá-laranjeira

A gaiola ou viveiro devem ser grandes o bastante para acomodar confortavelmente seu amiguinho emplumado. A gaiola deve ter no minimo 100 cm x 45 cm x 50 cm e colocado onde receba sol diretamente apenas na parte da manhã, pois o sabiá-laranjeira não gosta de tomar sol diretamente. A gaiola ou viveiro deve conter bebedouro, comedouro e uma banheira para que possa molhar suas penas.

Higiene é importante

Se você cria o sabiá-laranjeira em cativeiro deve tomar muito cuidado com a manutenção de sua morada. A troca da água e a limpeza do viveiro devem ser feitas diariamente. Para evitar a formação de mofos os comedouros devem ser limpos frequentemente. Esses pássaros gostam de se banhar, portanto deixe sempre a disposição uma banheira para que eles possam se molhar, além disso os sabiás não gostam de tomar sol diretamente.

Atenção à adaptação do sabiá-laranjeira

Essa ave tem muita dificuldade de se adaptar a novos ambientes e objetos colocados dentro da gaiola ou viveiro. Dessa forma, não é aconselhável retirá-lo do local em que ele já esteja acostumado a viver.

Quando o sabiá-laranjeira se assusta, costuma bater a cabeça nas extremidades da gaiola e nos poleiros, podendo causar aferimentos. Se precisar remover a gaiola de lugar, por algum motivo, cubra a mesma com um pano e evite maiores acidentes.

Canto do sabiá-laranjeira

Sabiá-laranjeira em um galho

Veja a seguir quais as características do belo canto do sabiá-laranjeira. Saiba o que quer dizer o seu canto e o que seu canto trás para quem ouve. Aqui você vai poder ouvir alguns tipos de canto dessa ave magnífica através dos links abaixo.

Característica do canto do sabiá-laranjeira

É um canto muito apreciado pelos ornitólogos e criadores. Seu canto parece com o som de uma flauta tocada melodiosamente, com notas e repetições específicas, possuindo uma vocalização monótona, comparada a um dialeto. O canto pode ser ouvido a uma distância de até 1 quilômetro, significando alegria e tranquilidade.

Canto do sabia-laranjeira para ouvir

O sabiá-laranjeira é conhecido pelo seu belo canto. Tão admirado e cobiçado por muitos, esta pequena ave possui cantos longos e variados de acordo com o momento. Você pode conferir o canto do sabiá-laranjeira no vídeo abaixo!

Outras características do canto do sabiá-laranjeira

Esse pequeno notável pode permanecer cantando e repetindo a melodia por cerca de dois minutos sem parar. Quando são filhotes podem imitar o canto de outras aves. Não é recomendável a criação dos filhotes próximo de outras espécies. Caso isso aconteça, o filhote pode desenvolver um canto irregular misturando seu canto natural com a de outras aves espécies diferentes.

Algumas perguntas e curiosidades sobre o sabiá-laranjeira

Sabiá-laranjeira sobre um galho

Todo animal possui algo de especial, seja na sua aparência, comportamento ou característica. O sabiá-laranjeira possui algumas curiosidades que você pode conferir nos itens abaixo. Saiba mais dessa pequeno ave canora que tanto nos encanta.

Por que o sabiá-laranjeira canta de madrugada?

Geralmente o sabiá-laranjeira canta ao alvorecer e ao cair da tarde. O objetivo de seu canto é atrair a fêmea e confrontar outros machos, marcando território. O ideal é cantar quando há mais silêncio, para que seu canto seja ouvido mais longe. No caso das grandes cidades, o melhor horário é de madrugada, quando não há muito barulho.

Por que o sabiá laranjeira é importante para algumas plantas?

Uma das alimentações preferidas do sabiá-laranjeira são as frutas e os coquinhos. Nesse caso o pássaro auxilia na proliferação das espécies, espalhando suas sementes por onde passa. Quanto aos coquinhos o sabiá-laranjeira cospe os caroços fazendo com que as palmeiras possam crescer em outros lugares.

Quais são os hábitos do sabiá-laranjeira?

Em áreas urbanas o sabiá-laranjeira gosta de viver em parques, quintais, bordas de florestas e demais áreas onde há arborização, sempre próximo a áreas onde pode se disponibilizar de água. Vive bem em qualquer paisagem alterada pelo homem, seja no campo ou na cidade, desde que possa encontrar com facilidade água, alimento e abrigo.Na natureza podem ser vistos em casais ou grupos familiares quando estão criando seus filhotes.

O sabiá-laranjeira é territorialista?

Um dos motivos de seu canto alto e forte é a demarcação de seu território. Seu canto , além de atrair a fêmea, é utilizado par confrontar outros machos. Em ambientes naturais, longe da poluição sonora, seu canto pode ser ouvido a uma distância de 1 quilômetro. Nas grandes cidades costuma cantar de madrugada, a partir das 3 horas da manhã. Nessa hora, devido ao silêncio, seu canto pode ser ouvido com mais clareza e mais distante pelos outros da espécie.

Sabiá-laranjeira: brasileiro de coração

Sabiá-laranjeira em um galho

Tipicamente sul-americano, o sabiá-laranjeira ocorre em quase todo o território brasileiro, com exceção de parte da Região Centro-oeste e parte da Região Amazônica. São encontrados do nordeste ao sul do Brasil e pode ser vista e ouvida em campos, florestas, parques e quintais. De canto muito bonito é uma ave muito admirada por muitos. Seu canto é significado de alegria e tranquilidade, e na natureza, pode ser ouvido de muito longe.

Caso vá criar esta ave em cativeiro, certifique-se de que você possua licença do Ibama para ser um criador amador de seres Passariformes. Além disso, mesmo autorizado a criar esse animal em casa, você não deve capturá-lo na natureza. O correto é procurar um criador e adquirir uma ave nascida em cativeiro. Sua gaiola ou viveiro deve ter o tamanho adequado e precisa estar equipada com os utensílios corretos para que seu bichinho se sinta confortável.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.