Aranha-de-jardim: inofensiva ou venenosa? Descubra!

Aranha-de-jardim: inofensiva ou venenosa? Descubra!

Você já ouviu falar na aranha de jardim? Descubra mais sobre esse curioso inseto. Como ela vive, suas características e comportamento.


Aranha de jardim: perigosa ou inofensiva?

Aranha-de-jardim

Você conhece a aranha de jardim? Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre a aranha do gênero Lycosa, a famosa aranha-de-jardim. Essa aranha é conhecida por outros nomes como tarântula, e aranha-de-grama, mas fora do Brasil, é conhecida como aranha-lobo por causa da forma como caça suas presas. Ela pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil, podendo aparecer em áreas gramadas, jardins, pastagens ou dentro de casa.

Essa aranha não é agressiva, pelo contrário, ela foge a qualquer movimento, mas se tiver a oportunidade ou se sentir ameaçada, você pode levar uma picada. Sua picada não dói muito e o veneno não apresenta perigo para nós humanos, não representando risco à nossa saúde. Sendo assim, ela pode não apresentar perigo, mas é venenosa. Veja mais a seguir!

Principais características da aranha-de-jardim

Aranha-de-jardim

Confira onde a aranha de jardim vive e se ela pode ser confundia com outras espécies mais venenosas. Conheça melhor a aranha-de-jardim, pois assim você saberá com quem está lidando. Saiba como ela se reproduz e onde ela vive.

Nomes dados à aranha-de-jardim

A aranha-de-jardim é da família Lycosidea cujo nome científico é (Lycosa erythrognatha). No Brasil essa aranha recebe outros nomes como aranha-grama ou tarântula. Fora do Brasil ela é conhecida como aranha-lobo, pois quando caça pula sobre sua presa, cravando nela suas quelíceras.

Como é a reprodução da aranha-de-jardim

Após o acasalamento, as fêmeas põem seus ovos, cerca de 800, e os carregam em uma bolsa de seda chamada ooteca ou ovissaco. Ela arrasta essa bolsa de um lado para o outro, presa na parte de trás de seu abdome, atado às suas fiandeiras. Após a eclosão dos ovos a mamãe aranha carrega seus filhotes em seu dorso. Eles ficam ali montados nela por um bom tempo, vários dias, até chegar a hora da aranha mãe trocar sua carapaça.

A aranha que vive em toca

A aranha-de-jardim não tece teias em galhos ou arbustos, ela constrói tocas. Suas tocas são feitas no chão combinando fios de seda e folhas secas. São tocas muito elaboradas e fáceis de serem identificadas. Geralmente apresenta um formato cônico e, ao centro, um túnel bem específico.

Principais tipos de aranha-de-jardim

Veja a seguir os tipos de aranhas que gostam de viver próximas de nós, em nossos jardins ou dentro de casa. Aqui você pode ver dois tipos de aranhas com essa característica. Uma delas é a aranha-vespa, que não ocorre de forma natural no Brasil.

Aranha Vespa (Argiope bruennichi)

É popularmente conhecida como aranha-vespa. Ocorre no norte da África, sudoeste, centro e norte da Europa e em algumas partes da Ásia. Diferente da aranha-de-jardim brasileira, a aranha-vespa é construtora, isto é, gosta de tecer teias. As fêmeas tecem suas teias em formas conspícuas, geralmente durante o outono, que são instaladas em plantas altas ou ramos.

Sua aparência é bem fácil de identificar, possui abdome nas cores amarela, branca e preta distribuídas em forma de anéis, circulando todo o corpo, lembrando uma vespa. Já o macho é menor e possui cor acastanhada.

Aranha-de-jardim (Lycosa erythrognatha)

Essa é a tradicional aranha-de-jardim, ou aranha-grama. Essa espécie ocorre em todo o território brasileiro. A aranha-de-jardim não constrói teias, vivendo no solo, constrói suas tocas combinando fios de seda com folhas secas. São denominadas como aranhas domésticas, pois são facilmente encontradas em ambiente urbano, em épocas mais quentes, durante o período de reprodução. São ágeis e agitadas, mas nem por isso são agressivas.

Informações sobre a aranha-de-jardim

Aranha-de-jardim

Confira a seguir algumas informações da aranha de jardim. Saiba qual é o seu tamanho e se há dimorfismo sexual. Descubra como é a reação a sua picada e como diferenciá-la da aranha armadeira.

Dimorfismo sexual

Essa aranha mede de 3 a 4 centímetros, sendo as fêmeas um pouco maiores, medindo até 8 centímetros de diâmetro. São ágeis e agitadas, mas não atacam seres humanos em situações normais. O dorso das fêmeas são maiores que o dos machos para que possam carregar os filhotes com mais facilidade.

Picada aranha-de-jardim: O que acontece se eu for picado?

A picada da aranha-de-jardim dói um pouco, mas seu veneno não é perigoso para humanos. Além disso, não há necessidade de tratamento com nenhum tipo de antídoto. De baixo teor tóxico, o veneno da picada dessa aranha apresenta vermelhidão e inchaço, nada mais que isso. Só pode ser um pouco mais complicado se a pessoa picada for alérgica à toxina da aranha.

Como diferenciar a aranha-de-jardim da armadeira?

Na verdade a diferença entre uma e outra é muito difícil de ser identificada. A aranha-de-jardim possui no dorso de seu abdome um desenho de uma ponta de flecha na cor preta e no cefalotórax duas listras pretas paralelas. A aranha-armadeira possui a mesma coloração, um marrom um pouco mais claro, e os detalhes no abdome e cefalotórax são menos evidentes.

Mas caso encontre qualquer uma delas não hesite em evitá-las, pois como a diferença é sutil você pode se enganar, e a armadeira, ao contrário da aranha-de–jardim, possui um veneno bastante tóxico.

Como manter a aranha de jardim longe de casa?

Aranha-de-jardim

Veja como manter a aranha de jardim longe de sua casa. Com algumas atitudes simples você pode evitar o encontro desagradável e por vezes assustador com esse aracnídeo doméstico. São materiais que você tem em casa ou são de fácil aquisição.

Uso de animais

Coloque joaninhas no seu jardim, as aranhas-de-jardim são predadoras dos insetos preferidos pelas aranhas. Ter um gato em casa também pode ser uma ótima opção para afugentar as aranhas Os pequenos felinos vão impedi-las de andar pelo seu quintal e principalmente dentro de casa.

Repelentes caseiros

Faça um repelente a base de hortelã e pimenta para afugentar os insetos, por exemplo. Outro repelente caseiro que pode ser feito facilmente é a base de vinagre, pimenta, óleo e sabonete líquido. Ambos devem ser colocados em borrifadores para facilitar a aplicação. Borrife o liquido pela casa, principalmente janelas e portas, locais de acesso ao interior da casa.

Repelentes naturais

Um bom repelente natural é o óleo de cedro. Espalhe óleo ao redor de sua casa. Ou também, espalhe nas janelas e portas da casa cascas de frutas cítricas, os insetos detestam o cheiro delas. A castanha é outro repelente natural de insetos e aranhas. Alguns óleos aromáticos ou essenciais são usados para repelir insetos. A essência de eucalipto é o mais forte deles.

Higiene e limpeza

Mantenha a sempre casa limpa. Tanto o interior, quanto a área externa, como jardins e quintal, devem estar sempre limpos. Dessa forma você evita a ocorrência de insetos em busca de alimento, e isso será um dos principais atrativos para a aranha de jardim.

Aranha-de-jardim: perigosa, mas não venenosa

Aranha-de-jardim

O que você aprendeu sobre a aranha-de-jardim? Vimos que seu veneno não é tóxico o bastante para afetar a saúde humana, portanto ela é venenosa, mas não é perigosa. Outro ponto que é bom lembrar é a semelhança com a aranha-armadeira, com a diferença que esta última é muito venenosa e perigosa. Como são semelhantes, evite qualquer uma delas, por via das dúvidas.

Mantenha a casa limpa e faça de tudo para espantar os insetos de seu jardim e de sua residência, pois os insetos são o principal alimento da aranha-de-jardim. Se você acabar com os insetos, automaticamente você extinguirá as aranhas de seu convívio. Elas não atacam, pelo contrário, se escondem a qualquer movimento, mas evite a aproximação.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.