Você conhece a técnica de tosa trimming?
Todos nós sabemos que os cãozinhos precisam de cuidados, não é mesmo? E você sabia que a tosa se não for feita de maneira correta, pode prejudicar o crescimento dos pelos e a saúde da pele do seu cachorro? Pois é, a tosa é muito importante para o cão e deve ser feita com cuidado. Entretanto, como saber qual delas é a correta para meu cachorro?
A técnica adequada, que visa valorizar a especificidade de cada raça através da tosa, é chamada de trimming. Neste texto falaremos de forma mais detalhada sobre esta técnica, sua importância, qual a diferença dela para a tosa tradicional e em quais casos ela é recomendada.
O que é trimming?
Trimming é uma técnica de tosa onde utiliza-se tesouras ao invés de máquinas, com o objetivo de aparar os pelos do cão. Ela procura valorizar os traços do seu cão e respeitar a função de cada parte do corpo dele. Esse tipo de tosa modela o pelo do cão, respeitando a especificidade de cada raça.
■Quais são os benefícios da tosa trimming?
Os benefícios desse tipo de tosa são manter o aspecto natural do cão, ajudar a dar renovação ao pelo, evitar o acumulo de pelagem morta e facilitar a higienização. Além disso, a tosa trimming deixa seu amigo com uma aparência mais elegante e charmosa.
■De quanto em quanto tempo posso fazer a tosa trimming no meu cachorro?
Para responder essa pergunta é necessário saber qual o tipo de trimming você quer fazer no seu cachorro. A trimmig para fins estéticos pode ser feita a cada 2 meses. Já para fins de conforto, pode ser feita 2 vezes no ano, no final do outono e no final do verão.
■Quando o trimming deve ser usado
O trimming é recomendado para cachorros que apresentam pelugem dupla e longa. Os cães com este tipo de pelagem são o Husky Siberiano, Pastor Alemão, o Malamute, Collie, entre outros. Essas raças não devem ser tosadas com máquina.
Diferença entre a tosa trimming, stripping e grooming
Vimos até aqui um pouco sobre a tosa trimming e seus benefícios para o cão. Agora falaremos um pouco de duas técnicas também importantes: stripping e grooming. O que são e como são feitas? Vamos conhecer?
■Como é a tosa stripping?
O stripping é um procedimento que visa à extração do pelo do cão pela sua raiz. O ciclo de vida do pelo apresenta 3 fases, onde a última consiste na queda do pelo morto para o crescimento do novo. Entretanto, em algumas raças, esse pelo morto não cai, sendo necessária a extração manual. É importante deixar bem claro que não agride o animal e ele não sente nenhuma dor no procedimento.
■Como é a grooming?
O Grooming é toda a preparação que se faz no animal incluindo o banho, a retirada de nós, a escovação dos pelos, hidratação e até mesmo inserir enfeites no animal pode ser chamado de grooming. Seria qualquer serviço com o objetivo de deixar o animal pronto e limpo para ir para casa, para um passeio ou uma pista de exposição.
■Qual é a melhor tosa para o meu pet?
A resposta é: depende da raça. Alguns aspectos físicos do seu animalzinho vão ajudá-lo a identificar a tosa ideal para ele, como a quantidade, o tipo e o tamanho do pelo. Por exemplo, raças com pelagem dupla e dura não devem ser tosadas com máquina, como é o caso do Westie e Chow Chow. Para essas raças é recomendado o stripping.
Para quais raças de cachorros a tosa trimming é recomendada?
Neste tópico falaremos para quais raças é recomendada a técnica de trimming e por que? Listaremos aqui três raças, especificamente, e veremos o que elas têm em comum.
■Golden Retriever
A tosa Golden Retriever é muito importante, principalmente nos períodos mais quentes do ano. É preciso um cuidado especial com as orelhas do cachorro, para evitar otite canina e outras doenças auriculares, além das patas, onde o excesso de pelo pode provocar umidade e, consequentemente, fungos.
■Pastor de Shetland
Pastor de Shetland nunca deve ser tosado na máquina. O Sheltie possui uma muda sazonal, ou seja, o pelo não cai todo o tempo como acontece com a maioria dos cães de pelo curto. Por terem uma pelagem dupla eles só soltam pelo uma vez ao ano.
■Bernese Mountain
Os cães dessa raça também têm pelagem dupla. Eles têm subpelo bem denso e macio e sobrepelo longo, achatado e levemente ondulado. Se o subpelo for arrancado, perde-se a forma original da pelagem e tira-se a silhueta natural da raça, além da qualidade do fio, que fica diferente.
■O que essas raças têm em comum?
Todas as raças que citamos nesse tópico têm pelagem dupla, que consiste no pelo principal (sobrepelo) e no subpelo (que fica abaixo do principal). Para esses tipos de raças, é recomendado o uso da técnica trimming, pois a tosa comum, feita com máquina, afetaria o aspecto natural desses pelos.
Tosar faz bem
Vimos que tosar o cachorro vai além da estética, pois é muito importante para a higienização e a saúde do cão. Falamos sobre algumas técnicas diferentes, que são utilizadas de acordo com o tipo de pelagem do seu cão e com o objetivo de preservar as especificidades das raças, além de respeitar as funções de cada parte do corpo do animal.
Sempre é importantíssimo procurar um bom profissional para realizar a técnica e o procedimento de forma correta, para não agredir o cãozinho nem deformar sua forma natural. Busque informações e recomendações antes de levá-lo para fazer qualquer tipo de procedimento. Lembre-se que a tosa errada pode prejudicar a saúde da pele do seu cachorro. Então, todo o cuidado é necessário.