Sanhaço: origem, características e mais sobre o pássaro!

Sanhaço: origem, características e mais sobre o pássaro!

O sanhaço é um pássaro notável. Pequeno e muito valente, possui um belíssimo canto. Essa ave com certeza vai te encantar.! Conheça-a neste artigo!


Conheça o pássaro sanhaço!

Sanhaço sobre fio elétrico

O sanhaço ou sanhaçu é um belíssimo pássaro encontrado em vários países da América do Sul, principalmente no Brasil, que possui características e comportamento muito interessantes. São pássaros de coloração acinzentada na maior parte do corpo que possuem olhos e bico em cores bem escuras.

Eles possuem um canto que agrada a todos os ornitólogos, tanto os novatos quanto os mais experientes, por esse motivo, são muito procurados para serem criados em cativeiro. Por isso, neste artigo, você conhecerá várias características, espécies da ave, curiosidades e muito mais sobre o sanhaço. Está pronto para aprender muito sobre este pequeno emplumado? Vamos lá!

Características do sanhaço

Sanhaço comendo banana

Além do canto único, o sanhaço tem características únicas que o diferem de outros pássaros semelhantes. Agora, vamos conhecer todas as suas principais características morfológicas e comportamentais. Acompanhe a seguir:

Tamanho, peso e outras características visuais do sanhaço

É uma ave pequena que mede entre 16 e 19 cm de altura e que chega a pesar entre 28 a 43 g. É importante salientar também que o sanhaço adulto tradicional apresenta uma coloração cinza, sendo que suas asas e sua cauda possuem uma exuberante cor azul turquesa.

A cabeça também é da cor cinza, apresentando uma fina faixa atrás dos olhos mais escura. Sua testa, coroa e nuca também são acinzentadas. Os sanhaços de outras espécies se diferenciam através das cores, podendo variar entre cores esverdeadas até tons de laranja e amarelo.

Comportamento do sanhaço

O sanhaço é uma ave pequena de pernas curtas e fortes as quais, com a ajuda de seus dedos, são capazes de auxiliar na alimentação e na locomoção. Gostam de viver próximos de árvores frutíferas, pois elas são a base de sua principal fonte de alimento.

Além disso, o sanhaço gosta de se refrescar em águas de riacho ou de lagos. Essa ave é muito ativa e costuma fazer muito barulho através de seu canto bastante peculiar. Ás vezes esses animais descem ao solo para comer as frutas maduras que caíram do pé, mas a maior parte do tempo, comem as frutas nas copas das árvores.

Distribuição geográfica do sanhaço

Típico da região da América do Sul, o sanhaço pode ser encontrado em quase todo o litoral brasileiro e também em outras localidades latinas, como Buenos Aires, na Argentina. Vive bem em ambientes com climas que variam do úmido ao semi-árido e em grandes altitudes que chegam a mais de 3 mil metros. Por isso são encontrados, também, na região dos Andes, do Peru até a Argentina.

Espécies de sanhaço

Além de conhecer as informações mais importantes a respeito do sanhaço, é hora de identificar algumas espécies. A seguir você será apresentado ao sanhaçu-papa-laranja, ao sanhaçu-da-amazônia, ao sanhaçu-pardo e ao sanhaçu-de-fogo. Vamos lá?

Sanhaçu-papa-laranja

Sanhaço papa-laranja (Pipraeidea bonariensis)

O sanhaçu-papa-laranja (Pipraeidea bonariensis) tem 17 cm de comprimento e pesa entre 28 e 46 g. Apresenta dimorfismo sexual, sendo que o macho é predominantemente de coloração azul violácea, além de possuir, também, uma máscara negra ao redor dos olhos. Uma faixa torácica preta delimitando a cor azul do pescoço se faz presente e destaca bastante a coloração laranja em seu peito. As fêmeas têm um cor parda com um tom esverdeado.

Eles são ocorrem em uma faixa ampla no Brasil e habitam desde o sul de São Paulo até os estados sulinos do país.

Sanhaçu-da-amazônia

Sanhaço-da-amazônia (Tangara episcopus)

O sanhaçu-da-amazônia (Tangara episcopus) possui 17,5 cm de comprimento e pesa entre 27 e 45 g. Sua maior característica é uma mancha branca no encontro das asas. Essa mancha branca é o que diferencia dos demais do gênero Tangara. As cores da fêmea são iguais as do macho, não apresentando dimorfismo sexual. Ademais, esta espécie de sanhaço possui um dos cantos mais estridentes da espécie.

Diferentemente dos sanhaçus-papa-laranja, os sanhaçus-da-amazônia são encontrados na porção norte do Brasil. Como o próprio nome indica, essas aves apreciam bastante o território amazônico.

Sanhaçu-pardo

Sanhaço pardo (Orchesticus abillei)

Já o sanhaçu-pardo (Orchesticus abeillei) apresenta entre 17 e 19 cm e pesa de 30 a 40 g. Possui uma diferença muito grande entre macho e fêmea. Enquanto o macho apresenta uma cor laranja bem avermelhada, a fêmea tem um tom amarelo esverdeado. As aves mais jovens apresentam uma plumagem bem parecida com a dos adultos, mas a coloração não é tão brilhante. Além disso, a plumagem é mais pálida com estrias marrons e possui detalhes acinzentados nas asas em formato de barras.

A referência do nome do sanhaçu-pardo é evidenciada na nomeação da espécie do bicho, sendo que a etimologia significa "Dançarino de Abeillé". A ave é encontrada em uma pequena faixa litorânea brasileira, na Mata Atlântica.

Sanhaçu-de-fogo

Sanhaço-do-fogo (Piranga flava)

Enfim, o sanhaçu-de-fogo (Piranga flava) é uma espécie de sanhaço que mede entre 17 e 18 cm de comprimento e que pesa cerca de 31,5 g. Possui uma coloração parda que se estende por todo o corpo, além de um tom mais acinzentado no alto da cabeça.

Ao redor dos olhos apresenta uma faixa escura que se estende do bico até a nuca. Ele tem um bico curto e robusto, e possui uma cauda de tamanho médio em relação ao resto do corpo. As fêmeas não se diferenciam dos machos e as aves mais jovens apresentam cores iguais às dos adultos, mas um pouco mais opacas.

Curiosidades sobre o pássaro sanhaço

Sanhaço sobre um galho

Toda espécie de animal tem sua peculiaridade. Esses bravos animaizinhos possuem características únicas, como o seu canto, e até mesmo a cumplicidade entre macho e fêmea em algumas tarefas do casal, como a construção do ninho e o trato com os filhotes. Veja, agora, com mais detalhes, algumas dessas características curiosas:

Canto do pássaro sanhaço

O canto do sanhaço é considerado muito bonito, por isso esse animal é desejado por tantas pessoas para ser criado em cativeiro. Seu canto geralmente é longo, alterando tons graves e agudos na mesma melodia. Outra característica marcante dos sons emitidos pela ave é a variação de combinações de tons emitidos por uma mesma espécie, isto é, de acordo com o local onde esteja o grupo de sanhaçus, os assobios podem sofrer variações.

O sanhaço pode se tornar agressivo

Os sanhaços são aves gregárias, isto é, vivem em pequenos grupos ou em casais. Quando um membro do grupo é ameaçado, os outros membros costumam atacar a ameaça.

O sanhaço é agressivo com seus predadores, é muito valente e costuma enfrentar até os seres humanos, sofrendo com maus tratos e aprisionamentos bastante prejudiciais à espécie.

Reprodução do sanhaço

O casal constrói o ninho em conjunto com pequenas raízes, líquens, musgos e outros vegetais. Além disso, o animal costuma forrar o ambiente com penas e penugens. Normalmente o ninho fica escondido na vegetação densa apoiada nas forquilhas dos galhos ou nas cascas grossas dos troncos das árvores.

De forma arredondada, ele tem cerca de 11 centímetros de diâmetro e comporta de 2 a 3 ovos postos pela fêmea. Estes têm a cor branca com pintas marrons e são incubados pela fêmea, demorando de 12 a 14 dias para eclodir.

O sanhaço pode ser criado em cativeiro?

O sanhaço pode ser criado em cativeiro, desde que você tenha a licença emitida pelo Ibama e seja credenciado na SISPASS, Sistema de Controle e Monitoramento de Atividade de Criação Amadora de Pássaros. Todo animal silvestre, para ser criado em casa, deve ser originário de um criador credenciado. Além disso, para ter um sanhaço em casa, veja abaixo algumas dicas importantes:

Gaiolas e ninhos do pássaro

Se você vai criar um sanhaço em cativeiro, deve fazê-lo de forma adequada. As gaiolas e os viveiros devem ser espaçosos e arejados. Além disso, esses ambientes precisam ser grandes o bastante para que caiba neles pelo menos uma árvore, imitando, assim, o mínimo de seu habitat natural.

Caso não seja possível haver uma árvore, deve haver poleiros grandes em alturas diferentes. Além disso, para que o animal construa seu ninho forrado com penas e penugens, que geralmente é feito nos troncos e galhos das árvores, forneça a ele as matérias-primas adequadas.

Cuidados com a higiene

Se vai criar um sanhaço em cativeiro, você deve certificar-se de que a gaiola ou o viveiro são limpos com frequência, para que o habitat do bicho fique sempre fresco e bem higienizado. Essa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois dias, com o objetivo de não haver propagação de insetos, algo que estressa bastante o sanhaço.

Ademais, para saber se sua alimentação está aceitável e adequada, observe as fezes da ave, uma vez que elas não devem estar com textura muito mole.

Alimentação do sanhaço

Essa ave possui uma alimentação basicamente frugívora, isto é, à base de frutas, sendo que essas frutas podem estar na copa das árvores ou no chão. Basta estarem maduras para o deleite do pequeno sanhaço.

Além delas, outros alimentos também podem ser do agrado do sanhaço, como insetos, folhas pequenas e flores de eucalipto. Dentre os insetos, os preferidos são aqueles que voam. Alguns exemplos são as formas aladas de cupins conhecidas por “siriris” ou “aleluias”, as quais são capturadas em pleno voo.

Sanhaços: feitos para a liberdade

Sanhaço sobre um galho comendo sementes

Vimos que este pequenino é encontrado em todo o território nacional. Muito procurado para ser criado em gaiolas ou viveiros, devido ao seu belo canto, o sanhaço, muitas vezes, vive aprisionado em lugares que não são ideais. Por isso, caso opte por criar um pássaro dessa espécie, respeite o mínimo exigido, que são gaiolas e viveiros grandes, com a presença de árvores, galhos ou poleiros, de forma a imitar seu habitat natural.

Todos os animais devem viver felizes e em toda a sua plenitude. Se adotar um sanhaço for a melhor opção, ótimo, mas é importante lembrar que certos animais devem viver em liberdade para que possam não só viver com outros de sua espécie, mas também viver em harmonia com a natureza.

Ademais, esses pequeninos são responsáveis pela proliferação de árvores através da dispersão de sementes presentes em suas fezes. Pense bem, pois talvez nosso amigo ficaria mais feliz se ficasse solto na natureza!

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.