Animais domésticos e selvagens: Diferenças e curiosidades!

Animais domésticos e selvagens: Diferenças e curiosidades!

Você quais são as diferenças entre animais selvagens e domésticos? Entenda o que os diferencia e muito mais!


Você sabe quais são as diferenças entre os animais domésticos e selvagens? Descubra!

gato doméstico

Os pets são a alegria de muitas casas no Brasil. Segundo o IBGE, existem mais de 130 milhões de animais de estimação na casa dos brasileiros. Isso mostra que nós não resistimos ter um amiguinho de outra espécie em nosso lar.

Mas nem todos são de espécies convencionais. Os pets de espécies consideradas silvestres são muito comuns. Por isso, é importante saber qual a diferença entre animais selvagens e domésticos e como eles podem ser mantidos em casa de forma legalizada e segura para eles e para as pessoas.

O que são animais domésticos?

cachorro doméstico

Os animais domésticos são os que se acostumaram a conviver de forma pacífica com os humanos. São animais dóceis que criaram uma relação de troca com as pessoas. Os mais conhecidos são sem dúvida os cães e gatos. Mas muitos outros entram nesta lista.

Características dos animais domésticos

São animais sociáveis que podem até brincar com humanos. Outra característica muito forte nesses animais é que não possuem dificuldades em reproduzir em cativeiro. Ou seja, estes animais conseguem cruzar e reproduzir tranquilamente com supervisão humana.

História, comportamento, habitat e mais

Os animais domésticos possuem uma história muito próxima à evolução humana. Ovelhas e vacas passaram a ser domesticadas quando o ser humano deixou de ser nômade. Com isso, a criação desses animais era benéfica para eles.

Eventualmente, cães e gatos também passaram a ser domesticados. Os gatos, como companheiros e também para caçar pequenas pragas, e os cães como ajudantes na caça.

Hoje, os animais domésticos vivem dentro de casa, nos quintais ou ao ar livre em sítios. São, no geral, animais muito sociáveis com humanos e apresentam comportamentos diversos, mas facilmente desenvolvem uma ligação afetiva com seus tutores.

Exemplos de animais domésticos

São alguns exemplos além de cães e gatos:

• Cavalos
• Hamsters
• Galinhas
• Cabras
• Bodes
• Porcos

Além desses, diversos outros animais de fácil criação que podem tranquilamente entre os humanos são considerados animais domésticos.

Proteção da lei

Engana-se quem acredita que pode fazer o que quiser com seu pet. Recentemente a lei de proteção animal 1.095/2019 aumentou a punição por maus tratos contra animais. Agora quem ferir ou abusar de animais domésticos ou selvagens pode pegar de dois a cinco anos de prisão.

Companhia X Consumo

Já falamos que existem muitas espécies de animais considerados domésticos. Há, no entanto, a diferença entre companhia e consumo. Enquanto cães, gatos e cavalos, por exemplo, são considerados animais de companhia, outros como galinhas e porcos são considerados animais de consumo.

O que são animais selvagens?

guaxinim selvagem

Vamos aprender agora sobre os animais selvagens! Entenda mais sobre o comportamento e o que os diferencia dos pets que temos em casa. Se você quer ter um como pet, saiba como!

Características dos animais selvagens

Os animais selvagens são os que não foram treinados e ensinados por humanos e não convivem facilmente com eles. Além disso, eles também apresentam uma dificuldade maior em se reproduzir em cativeiro com supervisão humana.

Exemplos de animais selvagens

Algumas das espécies que entram na categoria de selvagens são:

• Onças
• Tucanos
• Corujas
• Capivaras
• Elefantes
• Jacarés

Você certamente consegue imaginar como deve seria ter um leão em casa, não é mesmo? Animais assim são perigosos e muitas vezes não lidam bem com a presença de humanos.

Selvagem ou Silvestre?

Muitas pessoas confundem o que é um animal "selvagem", e o que é um animal "silvestre". Mas, na verdade, eles são os mesmos animais. O animal silvestre é um animal que vive em ambiente selvagem, sem interferência humana.

Animais selvagens em cativeiro

Como sabemos, muitos animais selvagens vivem em cativeiro. Isso é possível desde que seja de forma legalizada, ou com supervisão de especialistas. No geral, estes animais já nasceram em cativeiro ou foram resgatados e não estão aptos para retornar à natureza.

Zoológicos são bons ou ruins?

Existe um grande debate sobre zoológicos. Muitas pessoas acreditam que estes locais são ruins por terem fins lucrativos. No entanto, há também muitas instituições que têm como objetivo tratar animais que foram resgatados. Eles contam com bons tratadores e veterinários, além de um bom enriquecimento ambiental.

Como funcionam os santuários

Os santuários são mais bem recebidos pela opinião popular. Esses locais não tem fins lucrativos e resgatam animais vítimas de tráfico e maus tratos para cuidar e reabilitar para a natureza. Nos casos que isso não é possível, eles vivem em ambiente controlado, sob cuidados humanos, mas com a menor interferência possível. Estas instituições, geralmente, sobrevivem de doações.

Alimentação dos animais domésticos e selvagens

Outra grande diferença entre eles é que os domésticos possui uma alimentação mais condicionada às suas necessidades, enquanto selvagens se alimentam exclusivamente do que há disponível em seu habitat.

Informações sobre a criação de animais selvagens

arara de estimação

Sabemos que existem algumas espécies de animais selvagens que podem ser criadas como pet. Saiba como você pode ter esses animais em casa da forma correta e quais as suas responsabilidades em relação ao animal.

O que diz a legislação sobre a criação de bichos selvagens em casa?

Os animais considerados domésticos podem ser criados em casa sem problemas. Já os animais considerados selvagens precisam de liberação para isso. Vai depender da legislação de cada estado e cidade, porém, segundo a Lei 5.197, é proibido criar animais silvestres.

Domesticação de animais selvagens: é possível?

Algumas pessoas possuem animais selvagens em casa, mas domesticar animais selvagens não é o indicado, tendo em vista que o animal vai continuar possuindo seus instintos selvagens. Além disso, mantê-lo em casa vai privar o animal de uma vida com mais liberdade e mais saudável. O melhor a fazer é adquirir animais de forma legalizada, já que estes nascem em cativeiro e estão acostumados ao convívio com humanos.

Animais domésticos podem viver na natureza?

Na verdade, animais domesticados podem se desenvolver bem na natureza. Afinal, eles possuem seus instintos de sobrevivência. Mesmo assim, muitas vezes estes animais podem não sobreviver por estarem acostumados a serem alimentados por humanos. Portanto, ideal é que animais domésticos não fiquem sozinhos na natureza.

Como ter um animal silvestre em casa?

Como falamos, é necessário ter autorização para possuir um animal doméstico em casa. O primeiro passo é descobrir se o seu estado e cidade permitem possuir um animal da espécie que você deseja.

Procure uma pet shop ou criadouro legalizado que venda o animal com documentação e registro. Se tiver dúvidas, pode entrar em contato com as autoridades ambientais da sua cidade.

Como denunciar maus tratos ou criação ilegal de animais selvagens

Para fazer denúncias basta ligar para a polícia militar e informar o ocorrido. Além disso, você pode entrar em contato com o Ibama e pedir ajuda. Denunciar maus tratos e criação ilegal é muito importante para ajudar os animais em situação de vulnerabilidade.

Para ter um animal em casa é importante respeitar suas necessidades

ouriço doméstico

Os animais, tanto selvagens quanto domésticos, são seres sencientes. Ou seja, possuem a capacidade de sentir dor, alegria, tristeza e até empatia. As vacas, por exemplo, fazem amigas, cachorros e gatos ficam de luto, os polvos brincam e as galinhas sentem empatia por outros animais.

Se você deseja ter um animal em casa (independentemente de ser selvagem ou doméstico), precisa entender que cada espécie e raça possui necessidades específicas. Cuide de seu animalzinho para que ele possa ter uma vida feliz e tranquila ao seu lado!

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Quer comprar um furão? Veja custos e informações importantes!

Quer comprar um furão? Veja custos e informações importantes!

Pequeno animal de estimação travesso e adorável, o furão também tem seus custos de compra e cuidados básicos. Saiba mais sobre isso neste artigo!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.