Planta para aquário: dicas e espécies para deixar seu aquário lindo

Planta para aquário: dicas e espécies para deixar seu aquário lindo

Você pretende montar um aquário plantado? Descubra aqui algumas dicas de como fazê-lo corretamente, com as plantas aquáticas certas para cada tipo de aquário.


Confira dicas para colocar plantas para aquários!

Aquário com plantas

Você gosta de aquário e pensa em ter um em casa? Ótimo! Aqui você poderá tirar as suas dúvidas para fazer um aquário plantado. Ornar um aquário não é simplesmente deixá-lo bonito, mas deixá-lo em condições perfeitas para seus futuros moradores. Escolha com muito cuidado as plantas que colocará em seu aquário.

O principal objetivo da preparar um aquário plantado é imitar ao máximo o ambiente natural da espécie de peixe que você vai criar. É importante conhecer as características de cada planta para propiciar o ambiente perfeito. Tanto plantas naturais quanto artificiais são usadas para este fim. Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo nessa missão.

Escolhendo plantas para colocar no aquário

Aquário com plantas

As plantas no aquário simulam o ambiente natural dos peixes, tornando a água mais agradável ajudando no equilíbrio das substâncias da água. Para ser um ambiente perfeitamente confortável para seus ocupantes, o aquário deve ser ornado com as plantas certas.

Aquáticas ou artificiais?

As plantas aquáticas são uma escolha para tornar o aquário mais bonito e ajudar a controlar os elementos químicos da água. No entanto, é necessário ter um cuidado maior com as plantas para que não morram ou acabam crescendo demais.

Já as plantas artificiais esteticamente podem parecer com as plantas naturais, mas é necessário tomar muito cuidado ao usar esse tipo de planta. A vantagem é a fácil remoção para limpeza e possível troca caso se danifique, mas usar uma planta artificial de baixa qualidade pode trazer danos ao ambiente do aquário.

Tamanho

Quando for escolher a planta aquática correta para seu aquário lembre-se do tamanho de seu aquário e as necessidades da espécie a ser criada. Assim você evita um sufocamento tanto das plantas quanto dos peixes. Você vai encontrar plantas maiores para aquários grandes e plantas pequenas para ambientes menores.

Como limpar o aquário com plantas?

Aquário com plantas

Todo ambiente usado para criação de animais deve ser limpo e os aquários não são exceções. A troca da água e a limpeza das plantas devem seguir regras e cuidados para não interferirem na saúde dos peixes. Para manter esse ambiente siga os cuidados que mostraremos abaixo.

Instalação das plantas para aquário

O primeiro passo para limpar o seu aquário com plantas é escolher as plantas mais adequadas para o tipo de aquário que você tem. Algumas dessas plantas podem precisar de substrato para firmar suas raízes. É importante que você escolha um de qualidade, com boa quantidade de ferro.

Logo após o substrato, você deve colocar uma camada de cascalho ou areia de aproximadamente 8cm. Isso impedirá que a terra fique em contato direto com a aguá, o que evitará sujeira e aparecimento de algas. Coloque as plantas e pronto! Elas vão ajudar com a higienização do aquário. Agora é só cuidar da manutenção.

Manutenção das plantas para aquário

É muito importante que seja feita periodicamente a manutenção das plantas do aquário para que estejam sempre em boas condições, aumentar seu tempo de vida, não prejudicar a saúde dos peixes e ajudar na limpeza do aquário. Então, diariamente, elimine folhas estragadas e cheque a temperatura da água.

Semanalmente limpe os vidros e movimente levemente as folhas que acabaram acumulando sujeiras suspensas na água. Quinzenalmente, esvazie 1/4 da água e troque por outra nova. E mensalmente, ajuste o pH da água, testo o CO2 e adube as plantas.

Melhores plantas para aquário

As plantas para aquário são divididas em categorias que se diversificam através de características como forma de crescimento e a disposição no aquário. Essas categorias se dividem em rizomas, musgos, plantas carpete, flutuantes, bulbos e plantas de caule, cada uma com sua importância e peculiaridade.

Musgo de Java

Essa planta precisa de uma manutenção moderada mantida em água com temperatura entre 18 º C a 28 º C a um pH entre 6.0 a 8.0. Não necessita de substrato, pois crescem apoiadas em pedras e troncos, e não necessitam de CO2, mas a iluminação se faz necessária, usada de forma moderada.

Amazon Sword

São mais usadas em aquários maiores devido ao seu tamanho, medindo cerca de 20 a 50 cm. Vive bem em águas com temperatura entre 20 º C a 30 º C a um pH entre 6.0 a 8.0. É uma planta de fácil manutenção por não precisar de subtrato fértil e nem inserção de CO2 na água e a iluminação do aquário deve ser moderada.

Anubia anã

Planta de aquário

De fácil trato e muito bonita, a anubia é uma das preferidas para a ornamentação dos aquários médios devido ao seu tamanho, cerca de 15 cm de altura. Vive em águas com temperaturas entre 20 º a 30 º C a um pH entre 6.0 a 9.0, sob uma iluminação mediana. Necessita de subtrato simples, mas dispensa o uso de CO2.

Bacopa coroliniana

Bacopa coroliniana

Vive em águas com temperatura entre 23 º a 28 º C a um pH entre 6.0 a 8.0. Não necessita de subtrato fértil, mas precisa de injeção periódica de CO2. Seu tamanho natural é de 40 cm de comprimento, mas pode ser usada em aquários menores devido ao fácil controle de seu crescimento através da poda.

Cabomba caroliniana

Planta Cabomba caroliniana

Indicada para aquaristas mais experientes, essa planta vive em águas com temperaturas entre 20 º C a 26 º C a um pH entre 5.0 a 7.0. É considerada de difícil manutenção pois necessita de um substrato fértil e injeção de CO2, além de uma iluminação mais intensa.

Elódea comum

Elódea comum

Vive em águas de temperaturas mais baixas entre 12 º C a 28 º C a um pH entre 5.0 a 9.0. É uma planta aquática que em seu ambiente natural pode crescer desordenadamente e chegar a 1 metro de comprimento, mas em ambientes fechados seu crescimento pode ser controlado através da poda. Essa não necessita de inserção de CO2, mas exige uma iluminação moderada e substrato simples.

Benefícios das plantas para o seu aquário

Aquário com plantas

As plantas beneficiam os peixes, ajudando no controle do equilíbrio químico da água, dando abrigo e proteção, além de deixarem o ambiente mais bonito e parecido com o habitat natural dos peixes. Mas é preciso que escolha corretamente as plantas para seu aquário.

Espaço dos peixes

Peixes precisam de espaço para nadar, assim como espaço para se protegerem. Algumas plantas aquáticas propiciam essas condições, mas são necessários cuidados contínuos para essa harmonia acontecer. Em relação ao espaço, podemos analisar que o tamanho da planta em relação ao tamanho do aquário tem que ser perfeito.

As plantas ajudam na alimentação

As plantas ajudam na alimentação dos peixes principalmente os onívoro e mantém a água em perfeitas condições de equilíbrio químico. As plantas também precisam de alimentação. Algumas necessitam de substrato fértil, iluminação mais intensa e a injeção periódica de CO2 na água.

Aeração e filtragem

As plantas aquáticas liberam oxigênio durante a fotossíntese, isso traz benefício aos peixes. Além disso, trabalham como filtros naturais mantendo a água em perfeitas condições para os peixes, retirando parte do material orgânico deixado pelos peixes como fezes e sobras de alimentos.

Algas e agressividade

Quanto mais plantas no aquário, maior é o consumo de nutrientes, deixando as algas em segundo plano. As plantas proporcionam ambientes onde os peixes mais fracos podem sair da visão dos mais fortes ou até se esconderem deles.

Ambiente legal e controlado

Aquário com plantas

Vimos que um aquário não é algo simples. Mesmo os menores podem proporcionar certa complexidade em sua montagem e manutenção. Você, ao optar em ter um aquário, deve estar muito atento aos cuidados de se manter um aquário plantado. Certifique-se de que as plantas que você vai adquirir são adequadas ao tamanho do seu aquário e condizentes com a espécie de peixe que irá criar.

Cada planta possui suas particularidades e é nesse ponto que você deve ter o conhecimento adequado. Algumas são mais resistentes e não precisam de tanto cuidado, mas ao mesmo tempo, você deve controlar seu tamanho através de uma poda específica e constante. Outras são mais complexas exigindo injeção de CO2 na água, iluminação mais forte e até mesmo um substrato mais fértil.

Autor deste artigo

Sou um amante dos animais. Minha irmã e eu temos 4 cães e 11 gatos. Os gatos são meus preferidos, são minha fonte de tranquilidade e inspiração.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.