Quer ter um porquinho da índia? Descubra dicas e cuidados!

Quer ter um porquinho da índia? Descubra dicas e cuidados!

Você tem ou quer um porquinho da índia? Ter um pet desse pode ser divertido, mas requer muita atenção. Saiba mais!


Tudo sobre porquinho da índia: O que você precisa saber para ter um!

Uma menina e um porquinho da índia.

A primeira coisa a fazer quando se quer um pet de uma espécie diferente, é aprender tudo sobre ele. Para tornar muito mais simples a adaptação do animal que acabou de chegar ou ainda vai chegar à sua casa.

Os porquinhos da índia são animais tímidos, porém, quando passam a confiar no seu humano se tornam divertidos e chegam até aprender alguns truques. Contudo, esses pets necessitam de cuidados específicos, tanto para a espécie quanto pela raça.

Para mais informações sobre o porquinho da índia, acompanhe os próximos tópicos e entenda tudo sobre a alimentação, origem, melhor local para o pet e como cuidar do seu amiguinho.

Características do porquinho da índia

Porquinho da índia no esconderijo.

Saiba quais são as principais características do porquinho da índia e o que esse roedor possui em aspectos que os diferencia de outros animais como coelhos e hamsters.

Origem, habitat e comportamento

O nome porquinho da índia é fofo, porém essa definição é totalmente equivocada, visto que esses pets não são porcos e muito menos da índia. Como falamos, são roedores e sua origem é da América do Sul, mas, hoje em dia, são criados em todo o mundo.

Já no habitat natural, vivem em áreas verdes, cavam buracos e se escondem. Por isso, são animais bem rápidos justamente porque são presas de outras espécies e vivem sempre se escondendo. No entanto, são dóceis depois que passam a confiar no humano e podem viver em torno de 4 a 8 anos.

Como diferenciar o porquinho da índia macho da fêmea?

Esse pet não tem uma região genital muito à mostra, mas identificar é simples. Segure o pet de barriga para cima, afastar os pelos e com a outra mão pressionar levemente a região da barriguinha logo acima da região genital.

As fêmeas apresentam um Y nessa região, enquanto os machos acabam colocando o órgão genital para fora quando pressionado. Se o tutor tiver medo de realizar esse processo em casa poderá consultar um veterinário e pedir para averiguar qual o sexo do porquinho da índia.

Quais são as raças existentes de porquinhos da índia?

As raças de porquinhos da índia são diferenciadas através dos pelos. Podem ser curtos, longos, ou até mesmo não ter pelos.

Portanto, as mais comuns de se encontrar são: o Inglês, que possui pelo curto; o Peruano, que possui pelo longo; o Abissínio, que possui pelos de tamanho curto a médio e uma carinha de quem acordou com a cabeleira bagunçada; e o Alpaca, que tem pelos ondulados de tamanho médio a longo.

Além das raças citadas acimas, existem outras, como o Coroado Inglês, Texel, Coroado Americano, Rex, Somali, Ridgeback, Mohair, Teddy Americano, Curly, Peruano de pelo curto, Teddy Suíço, Angorá, Coronet, Lunkarya, Merino, Sheltie, Baldwin e Skinny.

Não gostam de ficar sozinhos

Na natureza, estes animais vivem em grandes colônias e não gostam de ficar longos períodos sozinhos. É indicado ter mais de um, caso fique fora de casa por muito tempo. Mas se você costuma permanecer em casa, tente dar atenção ao porquinho da índia para que ele não se sinta sozinho.

Se reproduzem rápido

Assim como outros roedores, o porquinho da índia também é famoso por se reproduzir muito rápido. As fêmeas entram no cio a cada 15 dias e a gestação dura em torno de 60 dias, podendo chegar até 73 dias.

Alimentação do porquinho da índia: o que eles gostam de comer?

Porquinhos da índia comendo melancia.

Ao adquirir um porquinho da índia, algumas pessoas acham que é só oferecer algumas verduras e uma ração para roedores. Ao contrário disso, eles necessitam de uma rotina alimentar regrada e específica para a espécie. Entenda o que pode ou não ser oferecido!

Frutas que não podem faltar

Algumas frutas que podem entrar na dieta do porquinho da índia são a melancia, melão, ameixa, manga, pera, banana, maçã, pêssego e outras. Lembrando sempre de retirar os caroços e sementes presentes ao oferecer esses alimentos ao seu pet, assim evitará engasgos ou até mesmo algum tipo de machucado na boca.

Verduras que os porquinhos da índia adoram

As verduras que estão liberadas para o consumo do pet são o aipo, a alface, berinjela, couve-flor, cenoura, pepino, repolho, brócolis, tomate, espinafre, entre outros. Assim como as frutas, são alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. Esses pequenos amam os alimentos e podem comer regularmente, o importante é não exagerar na quantidade.

Rações especiais para porquinho da índia

Existem rações específicas para os porquinhos da índia, por isso, nunca ofereça a ração de outros animais ou espécies de roedores. Eles precisam de uma dieta específica para nutrir suas necessidades e ficarem saudáveis e dispostos.

Se necessário, um veterinário poderá ser consultado a fim de prescrever um dieta e ração adequada.

Feno

É importante oferecer feno para o consumo diário do animal, pois possui a presença de fibra alimentar e auxilia na saúde do porquinho da índia. Para evitar quaisquer problemas de saúde, procure feno específico para o pet.

Alimentos proibidos

O porquinho da índia em geral pode comer quase tudo. Entretanto, alguns alimentos são proibidos por serem prejudiciais ao funcionamento intestinal, como as uvas, sementes, pão, aveia, cevada, rabanete e outros.

Principais cuidados com o porquinho da índia

Porquinho da índia se exercitando.

Além de uma alimentação adequada, existem outros cuidados principais que um porquinho da índia precisa. Saiba quais são e como cuidar melhor do seu novo amiguinho.

Gaiola e acessórios para porquinho da índia

Existem gaiolas específicas para os porquinhos da índia. Elas possuem apenas um andar e não costumam ser muito grandes; no entanto, é possível montar viveiros maiores com cercadinhos. Possibilita um maior espaço para o pet se movimentar no ambiente, já que permanecerá por longos períodos no mesmo lugar, aumentando sua qualidade de vida.

Além do espaço, você deve investir em acessórios como bebedouro, potinhos de ração, rodas de exercícios e principalmente uma casinha, pois esses bichinhos são acostumados a se esconder e devem ter um espaço próprio para isso.

Limpeza e higiene

O viveiro ou gaiola devem ser limpos a cada duas vezes na semana. Já o potinho de comida e bebedouro precisa ser limpado diariamente. Contudo, o porquinho da índia pode sim tomar banho com água morna, mas isso pode ser feito apenas eventualmente visto que são acostumados a se limparem sozinhos.

Como cuidar bem do porquinho da índia

É importante ficar sempre atento a sinais, como falta de apetite, falta de ânimo e agressividade. Também tenha cuidado no manuseio, já que são animais frágeis e nunca o deixe com crianças ou perto de outros animais sem supervisão.

Manutenção dos dentes

A alimentação adequada contribui no desgaste dos dente. Há o risco dos dentes crescerem exageradamente e causar problemas de saúde. Se por acaso isso acontecer, o porquinho da índia precisará de cuidados veterinários.

Quando ir ao veterinário

Como qualquer outro pet, o recomendado é levar o porquinho da índia em avaliações de saúde anuais, uma simples consulta vai ajudar a manter a saúde do pet em dia. Também será necessário caso ele apresente irritações na pele, parar de comer ou outros sinais de algum problema de saúde.

Brincadeiras e diversão

Brincar com o pet ajuda a estreitar laços de confiança. Desta forma, ele se sentirá mais feliz e seguro. São animais que gostam de carinho, de ganhar comidinhas no colo e de caminhar no chão, a fim de explorar novos lugares.

Fácil de cuidar, mas requer atenção especial!

Porquinho da índia sendo acariciado.

O porquinho da índia é um pet fácil de cuidar, mas dependerá sempre da atenção aos cuidados específicos citados no artigo. Portanto, como qualquer outro animal de estimação, o tutor deve ter atenção principalmente em relação à higiene e alimentação, contando com a consulta periódica com o seu veterinário de confiança.

No final das contas, o porquinho da índia é um pet muito fofo e fácil de criar em casa ou apartamento. Caso tenha interesse em adquirir um, certifique-se de procurar sempre por criadouros legalizados, e sempre prepare de antemão o ambiente em que o animalzinho vai estar.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.