O que fazer quando um cachorro muda de dono? Dicas de criação e mais!

O que fazer quando um cachorro muda de dono? Dicas de criação e mais!

O que fazer quando um cachorro muda de dono? Como é a sua adaptação e como ajudar neste processo? Veja aqui todos os detalhes.


O que acontece quando um cachorro muda de dono?

Cachorro e alguns móveis

Quando um cachorro muda de dono, muitas coisas acontecem dentro de um novo cenário para os dois lados, tanto para o dono quanto para o animal.

Essas mudanças podem ser muito difíceis para os dois lados, envolvendo uma série de adaptações que precisam ser feitas e que servem para fazer com que a relação se estabeleça positivamente o quanto antes.

Saber como se comportar para que o cão se sinta mais confortável é a melhor estratégia, já que ele não pode falar verbalmente o que sente, e precisa de espaço, de vez em quando. Veja, a seguir, todas as informações que você precisa saber sobre como se comportar e ajudar o cão nessa nova jornada!

Quando um cachorro muda de dono: sentimentos comuns e comportamento

Cachorro deitado com aspecto triste

Prestar atenção no comportamento do cão é uma forma de conseguir entender se a mudança fez bem ou não a ele. Quando um cachorro muda de dono os primeiros dias ou até meses são sempre marcados por uma grande mudança no comportamento que são os mais aparentes, como hábitos alimentares ou até sociais.

Cachorro triste sem motivo aparente

Se o cachorro fica triste a qualquer momento do dia sem você ter brigado ou mesmo depois de um passeio pode ser um sinal de saudade do antigo dono, e a forma que ele tem para lidar com a situação.

Não se preocupe, é algo natural e que com o tempo passa, desde que você saiba como acolher quando um cachorro muda de dono, dando atenção e carinho constantemente.

Cachorro latindo excessivamente

Pode acontecer de ele latir excessivamente, sem nenhuma razão e a qualquer momento do dia, demorando muito a parar. Nesse momento é preciso ter cautela para não brigar ou gritar com o animal sem motivo, pois trata-se de uma reação natural no processo de adaptação ao novo dono e que pode durar algum tempo. Você precisará de um pouco de paciência..

Destruindo os móveis e objetos da casa

Outro comportamento muito comum de quando um cachorro muda de dono é destruir todos os móveis da casa, desde almofadas até mesmo outros de vidro ou algo que fique suspenso.

Não é raiva ou descontentamento, pelo menos não direcionado à você mas é uma forma que ele tem de expressar o que está sentindo.

Rejeitar comida

Um cachorro sempre está disposto a comer, seja o que for e em qualquer momento, e por isso é muito importante se atentar quanto a isso. Quando um cachorro muda de dono e se recusa a comer por muito tempo, é bom procurar ajuda, já que esse hábito, quando apresentado por muito tempo, pode expor o cão a problemas de saúde.

Pontos essenciais para adaptar um cachorro que mudou de dono

Cachorro no colo do dono

A adaptação que deve acontecer quando um cachorro muda de dono deve ser sempre feita com muita cautela e observando cada mínimo detalhe.

Desde o local onde dorme até mesmo outras situações, como brincadeiras são indicadas e ajudam nesse processo que é tão complexo e que pode se tornar demorado.

Criar um ambiente confortável para o cão

Adequar o ambiente onde o cão viverá à sua presença é uma maneira de conseguir deixar o animal mais à vontade e consequentemente deixá-lo mais tranquilo. Desta forma, ele se sentirá mais seguro e passará a ver o seu novo lar de uma forma mais amigável. Deixe um espaço para que ele possa brincar e descansar.

Este local exclusivo é importante para o cachorro, pois inicialmente ele pode preferir se isolar, e depois, aos poucos, com o estímulo correto, começará a participar do dia a dia em outros locais.

Oferecer distrações: brinquedos e outros objetos

Oferecer brinquedos, objetos que ele gosta e até brincar com ele pode ser uma forma de conseguir acelerar a adaptação.

Em alguns casos é preciso ter um pouco de paciência, já que ele pode não responder a esse tipo de estímulo, e demorar um pouco para brincar de fato com você, mas é uma boa dica de quando um cachorro muda de dono e precisa se adaptar.

Passear com o cachorro

Cães adoram passear, e por isso, quando um cachorro muda de dono, sair com ele é uma maneira de aproximar mais a relação. Com isso fica muito mais fácil fazer com que ele fique mais animado com o novo lar e até mesmo se solte mais.

Em suma, fique bem próximo do seu novo cão

Os cães são os animais que mais se ligam aos humanos. Sua capacidade de conviver e sentir o que os humanos sentem é impressionante. Deste modo, estabelecer laços afetivos também é uma estratégia interessante para que você possa ajudar seu novo cachorro quando ele muda de dono e não consegue se comportar bem.

Se ele oferecer a possibilidade, faça carinhos, procure aproximar mais a relação entre os dois no dia a dia, para que ele possa se acostumar com a nova presença e com a nova rotina de uma forma mais rápida.

Antes de adotar um cachorrinho: preparativos e dicas importantes

Cachorro e sua dona sentados

Adotar um cachorro é algo muito delicado, principalmente quando ele já passou por um processo de criação anteriormente. Isso pode influenciar muito mais do que os problemas de adaptação de quando um cachorro muda de dono, causando danos um pouco mais sérios para ambos os lados.

Pense bem em tudo o que será necessário!

Quando o cachorro é colocado para adoção, após ter sido criado por alguém e devolvido, isso causa um pequeno trauma psicológico no cão.

Esse é o motivo de muitos ficarem resistentes e se tornarem agressivos ou tristes. Por isso, é muito importante pensar muito sobre esse processo de adoção.

Procure saber mais sobre o animal

Saber de informações sobre o cão é uma forma de conseguir entender qual a dinâmica dele antes de levá-lo para casa. Como se comporta, quais são os cuidados no dia a dia, quais são os passatempos favoritos, tudo isso é importante de saber quando um cachorro muda de dono, a fim de que a adaptação seja mais rápida.

Passe um tempo com o cão antes de decidir

Fazer um teste com um cão é a melhor forma de você saber se ele é mesmo o ideal para a sua casa ou não. Para isso não é preciso ir para casa com ele. Separe um tempo para ficar junto, e entender qual é a dinâmica quando um cachorro muda de dono.

A casa tem condições de receber?

Não somente o cão deve ser observado, mas o local onde ele poderá viver também precisa de atenção, afinal, quando um cachorro muda de dono precisa se adaptar a todo o ambiente que fará parte de sua nova rotina.

Saber se onde você vive comporta a criação de um cachorro evita devoluções que podem ser muito traumáticas para os animais.

Adotei um cãozinho que possuía o outro dono. E agora?

Cachorro com sua família ao fundo

É difícil dizer de quanto tempo seu novo cão precisa para se adaptar ao seu novo lar. Trata-se de um processo que pode levar semanas ou meses. Isso vai depender da raça do cão e principalmente do seu histórico. Vamos ver agora os principais pontos que deverão ter a atenção do novo dono.

Analisar o comportamento do novo cãozinho é fundamental

Assim que ele chegar na nova residência, é muito importante ficar atento ao comportamento do cachorro, pois isso mostrará os primeiro sinais do estado emocional prévio do cãozinho

Quando um cachorro muda de dono, é difícil saber como ele se comportará no seu novo lar e muito menos suas reações às tentativas de aproximação do novo dono. Por isso, faça uma rápida análise do comportamento do cão logo que ele chegar ao novo lar.

Tenha paciência com a adaptação do cachorro

Algumas pessoas sentem medo de reclamar com o animal, e quando um cachorro muda de dono, os comportamentos precisam ser aprendidos novamente.

Tenha paciência e saiba contornar sempre ensinando, e não simplesmente reclamando ou gritando, mas mostrando como se faz, realizando novos acordos e sempre mantendo a voz firme de uma maneira simples e calma.

Amenizando a saudade do antigo dono

É normal que o cachorro sinta saudades de seu antigo dono, e para fazer com que esse processo seja vencido com atenção, afeto e distrações. Nem sempre o antigo dono está acessível, e a ideia é justamente fazer uma mudança de lar. Por isso, quando um cachorro muda de dono e sente saudades, dê atenção de forma constante com o objetivo de criar uma relação forte e duradoura

Dicas para adaptar o cão apegado ao antigo dono ao novo lar

Cachorro olhando através da janela

Um dos maiores medos de quando um cachorro muda de dono se dá quando o cão é apegado ao antigo dono. Em muitas situações algumas pessoas até pensam que pode ser impossível fazer com que ele se apegue à sua nova família, mas isso é possível.

Seja paciente

Uma adaptação exige paciência, e por isso, quando um cachorro muda de dono, pode levar algum tempo para que ele esqueça o antigo dono, e se acostume com a nova rotina que ele vai ter a partir de então.

Saiba esperar o tempo dele, sem forçar nenhuma situação ou sem acelerar alguns contatos sem a necessidade no momento.

Dê muito amor e carinho

Amor e carinho são duas ferramentas para conseguir atrair e fidelizar qualquer cão, e por isso é preciso utilizar desses artifícios para essa finalidade. Quando um cachorro muda de dono e recebe bastante mimo, ele pode se acostumar muito mais rápido com aquele novo lugar, estreitando os laços com você.

Entenda e supra as necessidades do seu cãozinho

É muito comum, quando um cachorro muda de dono, dar alguns sinais como querer ficar só ou passear. São sinais inicialmente muito tímidos, mas que com o tempo podem se potencializar caso não seja dada a atenção devida.

No início é recomendado atender a esses pedidos, já que ele passa por um período complicado e que demanda maior atenção.

Interaja com o cãozinho constantemente

Fazer programas junto com o cão costuma também ajudar em todo o processo de quando um cachorro muda de dono.

O recomendado é ter uma rotina de passeios, de exercícios, horário para brincadeiras e até mesmo o momento em que se está na cozinha. Tudo isso ajuda na adaptação dele e fortalece os laços entre você e seu novo amigo.

Quando um cachorro muda de dono: Outras dúvidas frequentes

Cachorro sendo acariciado por criança

A criação de um cachorro e todo o processo de adaptação quando um cachorro muda de dono cria muitas dúvidas. Entender o que fazer nesses momentos que todos passam, é fundamental para que os dois possam se acostumar com a nova situação.

Quanto tempo demora para um cachorro se acostumar com outro dono?

Não existe um tempo exato, mas especialistas falam de 3 semanas para a adaptação ao local, e alguns podem levar até 3 meses ou mais, e nessas situações a convivência pode ser muito incômoda.

Isso depende de uma série de fatores como raça, criação anterior, e o tratamento dado ajuda na adaptação quando um cachorro muda de dono.

É possível adaptar um cão que havia outro dono com outros cachorros?

Outra questão muito sensível de quando um cachorro muda de dono é quando ele se encontra com outros cachorros. É possível, mas requer atenção especial

Se ele não possuía esse costume, é preciso dar tempo até que tudo esteja mais calmo, e até lá guarde muitos petiscos e paciência para o adestramento dessa nova realidade. Quando os cachorros são menores esse processo é mais simples.

O que fazer quando o cachorro não come?

O indicado é tentar com o máximo de petiscos, comidas que ele gosta, e até mesmo sentar com ele e comer juntos, estimulando a sua alimentação.

Em último caso, o mais indicado é procurar por ajuda profissional que possa ao menos evitar danos maiores, o que acontece quando um cachorro muda de dono e desenvolve problemas com alimentação muito graves.

Um novo aprendizado

Cachorro sendo abraçado por sua dona

Tanto para quem adota quanto para o cão que é adotado, tudo é novo, e tudo precisa de novos ajustes. Quando um cachorro muda de dono, ele encontra um novo ambiente que é estranho para ele. Para quem recebe, é um novo habitante dentro de casa, que muda toda a rotina e os costumes dentro de casa.

Encarar tudo isso como um novo aprendizado pode ajudar a lidar com a situação de uma forma mais leve, mais feliz e mais proveitosa para todos. Aproveite esse momento para se aproximar do seu cão e para que ele também se sinta aberto a uma nova experiência.

Autor deste artigo

Redator e amante dos pets (especialmente os cachorros).

Artigos relacionados


Doação de cachorro de raça: descubra como proceder aqui!

Doação de cachorro de raça: descubra como proceder aqui!

Saiba com é o processo de doação e adoção de cães de raça. Entenda como fazer a doação de um cão de raça ou mesmo adotar um cão de raça.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.