Aquarismo: Guia fácil para você escolher e criar os seus peixes!

Aquarismo: Guia fácil para você escolher e criar os seus peixes!

Um guia fácil sobre o aquarismo e os principais passos na escolha dos seus peixes e equipamentos. Tudo que precisar saber para iniciar esse hobby.


Introdução ao Aquarismo

Mulher comprando peixe em loja

O aquário é considerado um ecossistema em miniatura, os cuidados que você precisa ter são os necessários para deixar ele o mais próximo possível do habitat natural das espécies que você cria, visando o ciclo de vida que o peixe teria naturalmente dentro da natureza, como se reproduzir, nascer, crescer, morrer naturalmente (nesse caso eliminando os predadores).

Muitas pessoas têm um grande interesse em possuir um aquário, mas poucos desenvolvem esse projeto na prática. Seja por desconhecimento de como montar, proceder, ou mesmo pelas dificuldades que são encontradas, já que o interessado precisará sempre acompanhar e monitorar a qualidade e temperatura da água, a saúde dos peixes, precisando até estar atento ao estado emocional dos peixes.

Aprendendo a escolher um aquário

Homem alimentando peixes em aquário

Importante repetir que antes de iniciar, é preciso primeiramente estudar a espécie que deseja ter, bem como copiar o habitat natural da espécie. É importante conhecer bem a espécie que deseja colocar no aquário, pois o espaço para o peixe se movimentar é muito importante.

Tipos de aquário

Engana-se quem acha que aquário é apenas um tanque com água onde você coloca o peixe que mais gostou. Existe um consenso entre os aquaristas sobre três tipos de aquário:

• Only Fish - são os aquários onde não existe a presença de corais e quando possui, é um coral artificial. É um coral de gasto muito baixo e com pouca manutenção;
• Corais Soft - são os corais que não possuem um esqueleto calcário, normalmente rico nas cores rosa, marrom e ou verde. Também exige pouca manutenção;
• Aquário Misto - um aquário onde se encontram os três tipos de corais, o Soft, LPS e SPS.

Tamanhos de aquário

O aquarismo possui uma infinidade de tamanhos e tipos de aquário, mas aqui veremos os tamanhos mais comuns no meio do aquarismo:

• Pico: os menores tamanhos com até 40 litros. Sua capacidade permite de 2 a 3 peixes pequenos com poucos corais. Possui a vantagem de ser pequeno e permitir a instalação em lugares variados, porém como desvantagem, existe mais instabilidade na temperatura da água.

• Nano: até 100 litros, podendo armazenar de 4 a 6 peixes pequenos com poucos corais. Com essa quantidade de água, a temperatura continua sendo instável.

• Pequenos: até 200 litros, comportando já peixes pequenos e médios. Já é possível uma customização maior, maior quantidade de corais e estabilidade na temperatura da água.

• Médios: 201 a 400 litros, já pode inserir peixes de tamanhos médios a grandes, além de poder ter peixes com funções específicas, como o come algas. Uma boa sugestão de quantidade de peixes para um aquário desse tamanho é: 5 pequenos, 3 médios e 2 grandes. Possível também uma variação no layout e na decoração.

• Grandes - 401 litros acima, muita variedade de peixes e vida marinha como corais diversos. possível ter 7 pequenos, 4 médios e 5 peixes grandes. A maior dificuldade de um aquário grande é o custo de manutenção.

Qualidade dos equipamentos

É preciso ter paciência, dedicação e muito estudo, tanto para os iniciantes quanto para os profissionais, não é inteligente priorizar a rapidez e a quantidade de peixes, mas sim a qualidade, principalmente de seus equipamentos.

Melhor ter paciência e juntar dinheiro para comprar um equipamento de melhor qualidade do que ter pressa e comprar um equipamento ruim e prejudicar o aquário.

Informações básicas importantes sobre o aquário

Mulher em loja de aquarismo com criança

Há algumas informações básicas que são muito importantes e devem ser levadas em conta. Informações que todo aquarista deve saber. Veja algumas delas a seguir.

Convivência entre espécies diferentes

São todos detalhes que requerem muita paciência. Os detalhes dobram se o aquarista for inserir mais de uma espécie no mesmo aquário, um deles é saber se as espécies conseguem conviver pacificamente umas com as outras.

Não planejar nem estudar os processos iniciais para escolher uma espécie pode ocasionar na compra de um peixe agressivo que possa atacar, machucar ou mesmo matar um peixe de outra espécie.

Localização do aquário

Para montar o aquário, não é necessário instalar em um local muito iluminado, pois ele terá iluminação própria. Mas é importante manter ele em locais sem corrente de ar, pois elas podem se chocar com o vidro e alterar a temperatura da água, prejudicando a saúde dos peixes.

Muitos aquaristas indicam uma placa de isopor ou e.v.a entre a base do aquário e seu apoio, para evitar vibrações que possam incomodar e alterar o temperamento dos peixes. Os apoios podem ser de concreto, madeira ou até mesmo mármores.

Importância da Iluminação

Os corais, bem como a vida marinha em si, necessitam de luz, mas não de uma luz qualquer, por se tratar de um ecossistema muito sensível, até a quantidade e a qualidade da luz são importantes para serem medidas. Para isso, os aquaristas encontram lâmpadas específicas para os diversos tipos de aquário, sendo as mais comuns:

• Lâmpadas fluorescentes tubulares - se adequam ao aquário pelo seu tamanho que garante uma iluminação uniforme. São lâmpadas específicas para aquários com plantas, pois fornece o preparo adequado para elas fazerem a fotossíntese.

•Lâmpadas LED - são os equipamentos de iluminação modernos que se destacam na economia de gasto de energia, porém também é necessário que se compre uma lâmpada LED específica para aquário e que atenda aos requisitos proposto para o tipo dele.

Circulação da água

A circulação da água é importante não apenas para deixar de acumular dejetos no fundo e oxigenar a água, mas também para o desenvolvimento sadio dos corais. Uma boa circulação de ar promove uma eficiente dispersão de nutrientes para os corais por todos os lados.
Esses equipamentos são chamados de bombas de circulação ou wavemakers (fazedoras de ondas). Existem diversos modelos de bombas, mas é sempre necessário estudar qual o modelo que irá satisfazer o que o seu aquário precisa.

Decorando seu aquário

Pessoas colocando plantas em aquário

A hora de decorar e customizar o aquário de acordo com seu gosto, preferências e personalidade é com certeza aguardada com entusiasmo pelo aquarista iniciante. As dicas que separamos para você, ajudarão a entender melhor os processos iniciais dessa nova etapa.

Plantas dentro do aquário

Caso na hora de decorar o seu aquário, você queira incluir uma planta natural, ter o substrato em areia ajuda no desenvolvimento das raízes. Mas não é qualquer planta que pode ser inserida na água junto com os peixes, algumas morrem literalmente afogadas e podem até soltar toxinas na água e matar os peixes.

O Mini Papiro é uma planta que possui caule longo e é muito bonita, também procurada por iniciantes costuma ser plantada com apenas o caule submerso. Curiosamente, os papiros usados no antigo Egito eram feitos dessa planta.

Outra planta muito famosa que pode ser facilmente plantada dentro de um aquário é a Marsilea, conhecida como Trevo de Quatro folhas.

Substrato

Eles compõem a superfície do aquário, junto com os corais, se tiver. O substrato mais procurado pelos iniciantes é a areia. No mercado já existem uma infinidade de substratos específicos para qualquer tipo de aquário.

A areia industrializada para aquário tem como vantagens a não interferência do pH da água, e é indicada para aquários de água doce. Nos aquários marinhos é encontrada no formato de conchas ou ossos de corais triturados. Os especialistas recomendam que o grão de areia seja de tamanho mediano.

Materiais orgânicos e sintéticos X Habitat natural

É importante lembrar que qualquer objeto inserido no aquário pode alterar toda a estrutura já montada com a qualidade da água, de seu pH até a temperatura. Além de que se for utilizar materiais orgânicos como troncos e rochas, precisam ser da mesma composição daqueles encontrados no habitat natural.

Materiais sintéticos de qualidade não soltam toxinas na água, é preciso estar atento a qualidade e procedência das marcas de artigos de decoração.

Cuidando da manutenção do aquário

Homem trocando água de aquário

Agendar e manter testes de temperatura e qualidade da água é muito importante para o equilíbrio do ecossistema do aquário. Fazer as manutenções corretamente contribui para o bom funcionamento e qualidade de vida dos seus peixes.

Limpeza e testes do aquário

Os testes servem para avaliar a qualidade da água, verificando desde o pH até os nutrientes. A água do aquário deve ser composta com os macros e micronutrientes necessários para todo o ecossistema. A quantidade de micronutrientes são muitas vezes sanadas apenas com o sal marinho específico para o aquário,

Controle de pH

É muito comum que se use a água da torneira ou mineral o montar o aquário, mas é importante saber que o pH dessa água irá variar de região para região e dependendo da espécie que você irá criar é preciso ser feito o controle. O pH também poderá mudar conforme o tempo, por causa dos substratos e necessidades fisiológicas dos peixes.

Para controlar o pH do seu aquário você precisará fitas ou aparelhos digitais de controle e também trocar essa água e acordo com a necessidade das espécies ali criadas.

Layout e Planejamento

Ter um aquário requer planejamento, monitoramento e manutenções constantes, seja para a troca de um filtro, verificar a temperatura ou trocar a água. Possuir uma agenda com os dias e horários destinados ao aquarismo e aos processos de manutenção, bem como estudar e conhecer o funcionamento de cada equipamento usado é e será sempre o primeiro e mais importante passo a ser dado.

Descobrindo sobre a filtragem do aquário

Aquário pequeno em  de casa

Para manter um ambiente sadio para os peixes é necessário um ótimo sistema de filtragem, mas engana-se quem acredita que possuir apenas um tipo de filtro é o suficiente. Para obter o máximo de aproveitamento, deve-se combinar o uso de todos eles.

Filtragem Biológica


A principal filtragem é a biológica através das bactérias, mas para replicar com perfeição esse ecossistema no aquário, é mais difícil. Por mais que exista a presença de bactérias, o ciclo evolutivo delas é muito novo no aquário em relação ao ciclo delas nos oceanos, então o valor nutritivo também é muito baixo para o ecossistema do aquário.

Para auxiliar diretamente na filtragem biológica, são usadas as rochas, pois elas soltam substratos que são essenciais para isso. Também é possível usar produtos específicos para alimentar essas bactérias e ajudar a se desenvolverem.

A má manutenção no aquário e em detalhes como o sistema de filtragem, pode deixar a água turva que é um grande impactador na iluminação, resultando em mais problemas, como baixa nutrição para as plantas e consequentemente afetando a qualidade de vida dos peixes.

Filtragem Química

Na filtragem química, comumente é usado o carvão ativado, que é ótimo em absorver substâncias químicas e contribui para a água ficar cristalina e sem cheiro. As algas secretam substâncias que podem deixar a água turva e em alguns casos, tóxica para determinadas espécies de peixes.

Tudo isso é absorvido pelo carvão ativado, porém a troca do carvão ativado depende do modelo de aquário e do estado do aquário, mas normalmente é feita a cada 2 meses.

Filtragem Mecânica

Na filtragem mecânica, ocorre a remoção das maiores partículas, em geral, aquelas que são visíveis a olho nu. Considerada como o primeiro estágio do sistema de filtragem de um aquário, utiliza-se de materiais como mantas acrílicas específicas para esse uso e esponjas.

De todas as etapas do sistema de filtragem da água, este é o que demanda maior participação do aquarista, pois é necessária constante manutenção e troca do material. Um filtro constantemente sujo coloca em risco a integridade do aquário.

Aprendendo sobre termômetro e termostato

Termometro em aquário com peixe vermelho

A vida marinha não gosta de variações de temperatura! Como a maioria dos peixes e dos recifes de corais procurados pelos aquaristas, ficam em zonas tropicais, é muito importante ressaltar o cuidado e o equilíbrio da temperatura.

Termômetro Analógico

É considerado um termômetro preciso, porém sensível e é comum casos de peixes quebrarem esse equipamento. Porém não se preocupe, o líquido inserido nos termômetros específicos para aquário não possuem mercúrio, sendo assim, não possuem toxinas.

Termômetro Digital

Um equipamento muito mais resistente que o analógico, além de possuir melhor visibilidade para identificar a temperatura de forma rápida. Sua desvantagem é ter que possuir ainda um termômetro analógico, pois será necessário comparar a temperatura do aquário para poder regular o termômetro digital.

Além de precisar calibrar o termômetro, normalmente a cada 6 meses é preciso trocar também a bateria do equipamento.

Termostato

Para conseguir controlar a temperatura de uma água muito fria ou muito quente, é indicado o uso de um aquecedor com termostato. O termostato é capaz de identificar a temperatura da água e equilibrar ela de acordo com um padrão já informado.

Ex: Informo para o equipamento que a temperatura da água tem que ficar em 27° C, o aquecedor irá aumentar a temperatura da água caso ela esteja inferior a 27° C e quando chegar nessa temperatura, irá desligar para sempre manter no padrão imposto. Quando a temperatura cair, o processo inicia mais uma vez.

A instalação do aquecedor próximo a fonte de circulação de água do aquário, garante a distribuição uniforme do aquecimento. Já para o controle de águas muito quentes, o uso de ventoinhas e com os chillers, que é um refrigerador por onde a água passa e ocorre o resfriamento.

Temperatura Ambiente

Fatores como o clima da sua cidade, correntes de ar dentro de casa e a temperatura ambiente podem prejudicar a temperatura da água do aquário e são essenciais de se analisar antes de escolher o local e o tipo de equipamento que será usado na montagem do aquário.

Pesquisas sobre grupos de peixes

Aquário grande em sala

Antes de comprar o aquário e começar a montar é preciso analisar qual a espécie que você vai escolher. É através dessa análise que você descobre o tamanho do aquário que precisa ter, bem como os demais detalhes como: a temperatura da água, acidez, iluminação e até substratos.

Peixes de água doce

Os peixes de água doce são os mais comuns e os mais procurados pelos iniciantes do aquarismo. Dentre eles, alguns exemplos são: Betta, Kinguio, Guppy e Neon.

O peixe Betta é interessante para os iniciantes pois a espécie não precisa de um sistema de filtragem de ar no aquário. Outra espécie muito procurada é o Kinguio, pois suporta temperaturas variadas entre 0 a 41° C e possui cores muito bonitas e nadadeiras em formato peculiar.

Peixes de água salgada

Embora os peixes de água salgada sejam consideravelmente mais difíceis de manter em um aquário, é possível montar uma boa estrutura com as espécies Tang (Peixe Cirurgião), Peixe Palhaço, Peixe Borboleta e Góbio (Gobys).

Existe uma preferência dos iniciantes em todo o Brasil com espécies de fácil manejo e pequeno porte, de baixo custo e com cores vibrantes.

Corais, Crustáceos e Moluscos

Nem só de peixes se faz um aquário. Para compor toda a estrutura desse pequeno ecossistema, é necessário colocar outros seres de muita importância para o ciclo de vida do aquário.

Corais não servem apenas para decorar o aquário. Além de fornecerem abrigo aos peixes, fornecem alimento e tem uma importante função na filtragem da água. Crustáceos como camarões e caranguejos também são procurados por aquaristas para integrarem o conjunto. Moluscos têm importante papel como indicadores da qualidade da água.

Os corais podem ser classificados em Soft, LPS e SPS. Soft são os que não possuem esqueleto calcário mole e os LPS e SPS possuem esqueleto calcário rígido. Porém, o corpo do LPS, chamado de pólipo, é comprido e o pólipo do SPS é curto.

Primeiras compras

As primeiras compras devem ser feitas em lojas físicas, pois assim você verifica o estado e procedência do peixe, suas cores e sinais de possíveis doenças.

Por mais que exista o comércio eletrônico e ele muitas vezes seja mais barato que as lojas físicas, é importante salientar que existe muita ilegalidade e por vezes difícil atestar a procedência, podendo haver comércio de espécies ilegais.

Aquarismo: Um excelente hobby!

Casal com filho admirando aquário

Ser um aquarista, demanda da mesma responsabilidade de ser o tutor de outras espécies de animais. Requer responsabilidade, zelo e cuidados. Os peixes, como outro animal qualquer, sentem dor, fome, frio e calor, estressam-se e se machucam.

Mas diferente dos demais animais, é muito difícil interpretar o que eles estão sentindo. Visto isso, é importante prestar sempre muita atenção aos cuidados que o aquário e as espécies de peixe que você tem precisam. Por outro o, o aquarismo é um hobby calmante e grande beleza.

Seja você um apaixonado pelo aquarismo ou um marinheiro de primeira viagem, com as informações que recebeu com esse artigo, você poderá iniciar no aquarismo com toda a segurança necessária.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.