Aprenda como limpar urina do cachorro do colchão!

Aprenda como limpar urina do cachorro do colchão!

Saiba como tirar o cheiro e as manchas de urina do colchão, com produtos acessíveis e de baixo custo. Descubra dicas infalíveis para manter sua cama cheirosa.


Por que os animais urinam no colchão?

Cachorro com dona deitados na cama

Você já passou por aquele momento de entrar no quarto e sentir aquele cheirinho de xixi? Você procura, torcendo para ser no chão, mas, quando vê, há uma pocinha em cima da cama. Por que isso acontece e como resolver esse problema?

Primeiramente, o que você precisa entender é que cada cachorro vai agir de acordo com a idade e como foi criado. Se for um filhote, é preciso ensinar desde o momento em que ele chega na casa. Mas e se o cachorro já é adulto, e continua fazendo essa arte?

Não se preocupe, neste artigo trazemos dicas para você lidar com essa situação, e também como eliminar de vez o cheiro da urina do cachorro do seu colchão.

Motivos que fazem o cachorro urinar no colchão

Cachorro deitado na cama

Normalmente, são os filhotes e idosos que mais farão isso, e é importante identificar o gatilho do problema para, assim, encontrar uma solução. Os motivos variam de ansiedade, marcação de território ou, até mesmo, problemas sérios. Confira a seguir alguns dos principais motivos.

Se sentem seguros no colchão

Os cachorros preferem urinar em locais que se sentem seguros e confortáveis, por isso, muitas vezes, quando ele tem livre acesso a cama do tutor, a tendência é sentir que lá também é seu lugar.

Por isso, se for esse o caso, é necessário encontrar um local apropriado para ele chamar de seu, onde possa se sentir seguro e confortável, para fazer suas necessidades.

Não percebem que é errado

O cachorro tem a capacidade de entender o que o tutor fala, se usar a palavra com o tom certo e repetidas vezes, toda vez que acontecer algo positivo ou negativo. Portanto, se ele não for repreendido corretamente quando faz xixi na cama, ele fará novamente, pois não entende que é errado.

O cachorro não foi educado corretamente

Esse motivo complementa um pouco os anteriores. Se o seu cachorro sempre teve livre acesso a casa toda, isso significa, para ele, que a casa toda é seu território, e ele tentará sempre marcá-lo com xixi. A falta de adestramento, ou seja, não introduzir palavras negativas quando ele faz algo errado, também contribuem para esse comportamento.

Como evitar que o cachorro urine no colchão?

Cachorro sentado em fralda higiênica

Se você já está em desespero porque não treinou seu cãozinho a tempo, calma! Ainda há soluções para ele aprender. Acompanhe a seguir algumas dicas importantes para contornar esse problemão.

Faça um treinamento no tapetinho

Uma boa maneira de ensinar o cachorro a parar de fazer xixi nos lugares errados é incentivar que faça as necessidades no espaço correto. Como, por exemplo, em tapetes higiênicos ou jornais, se você não tiver pátio.

Para isso, observe o comportamento do seu cão após as refeições, que é quando ele já começa a buscar um lugar para fazer xixi e cocô. Leve-o para o local correto, e fique com ele lá até que ele faça as necessidades.

Ensine com os meios adequados

A associação positiva vai ajudar muito, ou seja, assim que ele fizer as necessidades no tapetinho ou jornal, elogie, dê petiscos, faça uma festa. Cachorros adoram quando recebem esse tipo de atenção, portanto, vai associar o ato de fazer xixi naquele local como algo bom para ele.

Mas deve-se tomar cuidado para não xingá-lo no momento do ato, pois ele pode associar a bronca ao ato de fazer xixi, e isso pode causar problemas urinários.

Como tirar o cheiro de xixi do colchão?

Cachorro sentado em sofá ao lado de xixi

O primeiro passo para que o cachorro não faça mais xixi no colchão é eliminar o cheiro, e para isso, existem alguns produtos bem básicos, que você pode encontrar na sua cozinha. Mas lembre-se de secar o local com um pano ou papel toalha antes de fazer a limpeza.

Confira a seguir algumas dicas.

Vinagre

O vinagre é um aliado poderoso para quase tudo que envolva limpeza pesada. Para ajudá-lo com a eliminação do cheiro de xixi do colchão, basta você adicionar o vinagre de álcool a um borrifador e jogá-lo no local. Espere cerca de cinco minutos e depois limpe o local com um pano úmido.

Bicarbonato

O bicarbonato é ótimo para tirar cheiros e manchas, e você pode usar juntamente com outros produtos, como o vinagre, por exemplo. Basta despejar o bicarbonato no local do xixi, deixar agir por cerca de 30 minutos. Depois disso, limpe o local com uma escovinha.

Como limpar o colchão?

Cachorro sentado no chão ao lado de xixi

Mas, além do cheiro, é preciso limpar bem o colchão para que você possa utilizá-lo sem medo de estar deitando num resquício de urina. Separamos algumas dicas para que você consiga deixar seu colchão limpo e cheiroso novamente.

Lave com água e sabão

Você pode fazer uma mistura de água morna e sabão em pó e, com a ajuda de uma escova ou esponja, esfregar o local. Retire o excesso do produto e espere secar naturalmente ou com a ajuda de um secador de cabelo.

Lave com água e sal

Remova o xixi com um papel toalha, depois aplique de 1 a 2 xícaras de sal de cozinha (a quantidade vai depender do tamanho do local afetado). Espalhe, esfregando com uma escova ou esponja, e deixe agir por cerca de 20 minutos. Remova o produto e passe um pano com água.

Paciência é a chave

Cachorro deitado na cama de cabeça pra baixo

Em todo o processo é necessário lembrar de ter paciência, principalmente ao treinar o cãozinho. Estabeleça uma rotina e persista nela, mesmo que ele ainda dê alguns deslizes, tenha calma e continue o treinamento.

Lembre-se, também, das recompensas e dê muito amor e carinho ao pet. Os cachorros são como bebês, gostam de atenção e de se sentirem amados, e todo o comportamento deles se baseia na maneira como são tratados pelos donos.

Porém, é importante lembrar também, que ele precisa saber que é você o alfa da casa, e que, por mais que tenha muito amor e carinho envolvido entre vocês dois, ele lhe deve respeito e obediência.

Autor deste artigo

Olá, eu sou a Nalu, jornalista, escritora e apaixonada por bichos. Tenho seis doguinhos em casa, quatro deles são mestiços com Lulu da Pomerânia, a Izadora (mamãe), Michelângelo, Donatello e Tarsila (filhos), uma vira-latinha que resgatamos da rua ainda bebê chamada Penélope, e uma grandona que demos lar temporário e acabamos ficando, chamada Branca. O lema aqui de casa é que a adoção é tudo de bom. Adote!

Artigos relacionados


Como adestrar um Pitbull: Guia completo para educar seu pet

Como adestrar um Pitbull: Guia completo para educar seu pet

Neste artigo podemos conferir, que estabelecendo uma relação com o cão pitbull, fica muito mais fácil adestrar e ao mesmo tempo muito tabus são quebrados.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.