Cachorro estranhando pessoas: entenda o que o seu cão sente!

Cachorro estranhando pessoas: entenda o que o seu cão sente!

Seu cachorro está latindo e rosnando para algumas pessoas que chegam perto dele? Veja neste artigo o que pode estar acontecendo e como resolver!


Por que o cachorro estranha algumas pessoas?

Cachorro olhando desconfiado

Os cachorros são considerados os melhores amigos do homem, muito queridos, companheiros e espertos. Mas, nem sempre —ou melhor, nem com todas as pessoas ao seu redor— eles estão realmente abertos à criação de novos laços, de forma que se mostram definitivamente desconfiados de algumas pessoas.

Neste artigo, você vai entender todos os principais motivos pelos quais seu cachorro pode estar estranhando uma pessoa. Os pets podem estranhar desde visitas até mesmo os próprios membros da família. De modo geral, você vai ver o que pode ser feito para resolver essa situação e como entenderá como evitar que o pet estranhe pessoas. Boa leitura!

Motivos pelos quais o cachorro está estranhando pessoas

Cachorro bravo

Cachorros são animais muito carinhosos e brincalhões, mas eles podem ter, também, o comportamento de estranhar algumas pessoas. Veja abaixo alguns motivos que fazem um cãozinho latir ou rosnar para pessoas.

Quando o cachorro se sente ameaçado

Cachorros são animais bem territorialistas que gostam de proteger com unhas e dentes o local onde moram. Por isso, podem se comportar com mais agressividade quando se sentem ameaçados por alguma pessoa desconhecida ou por algum animal, por exemplo. Eles têm a necessidade de defender sempre que enxergam algum tipo de perigo.

Esse senso de proteção é comum nos pets, porém, quando o animal apresenta atitudes excessivas, recorrentes e extremamente negativas, isso pode ser um ponto de atenção para algo que ele precisa mudar.

Socialização incorreta do cachorro

Quando o cachorro ainda está na fase da infância, esse é o momento em que ele começa a sentir os sinais do medo. Por esse motivo, a socialização é uma etapa muito importante para que ele não carregue esse medo e desconfiança das pessoas por toda a vida.

Para isso, nesta fase, onde o cachorro ainda é uma “criança”, apresente-o a várias pessoas diferentes e também a animais diferentes. Isso faz com que ele vá se acostumando com a presença de outras pessoas no mesmo ambiente que o dele. Também é possível realizar essa socialização na fase adulta do cão, mas lembre-se de ter muita paciência, pois é um processo um pouco mais difícil do que na infância.

Ele se sente no dever de proteger seu dono

Já vimos aqui que o cachorro é muito cuidadoso e costuma proteger o que ele associa ser seu território e os objetos dele. Mas, com o tutor, ele também pode desenvolver esse senso de proteção.

Quando o cãozinho se sente ameaçado, ele defende não só o seu território, mas quem ele considera que precisa de defesa, como o seu dono, pois o considera como parte da família. Então, quando alguma pessoa ou animal desconhecido chega perto, o cachorro identifica uma ameaça em potencial e pode ter comportamentos agressivos, como latir, rosnar e ficar muito inquieto e hiperativo.

A pessoa pode lhe trazer alguma lembrança ruim

Infelizmente, existem cachorros que passam por algumas situações traumáticas ao longo da vida, seja por abusos emocionais ou, até mesmo, por abusos físicos, os quais levam esse medo pelo resto da vida, dificultando o relacionamento com outras pessoas.

Quando uma pessoa se aproxima, pode fazê-lo lembrar do antigo dono que o maltratou ou da pessoa que o bateu. Esse tipo de trauma é algo muito negativo e, geralmente, o cachorro, além de latir, pode mostrar uma reação de pânico e um descontrole muito grande.

Pode estranhar a natureza da pessoa

Existem alguns estudos japoneses que mostram que os cachorros podem identificar, através das expressões faciais e corporais, e através de ações e comportamentos, as emoções humanas. De modo geral, eles podem até perceber se uma pessoa é confiável ou não, à primeira vista.

Sendo assim, quando um cãozinho não sente confiança em alguém, ele simplesmente não responde aos comandos ou pode acabar estranhando a pessoa em questão.

Pode sentir o medo da pessoa

Provavelmente, você já ouviu que os cães sentem o cheiro do medo das pessoas. Embora não exista uma explicação comprovada, é um fato que os cachorros têm alguns sentidos mais aguçados, como a audição e o olfato, o que pode ser uma explicação para essa possível identificação do medo em humanos.

O olfato é o principal aliado para essa percepção dos cachorros. Isso, porque, quando sentimos medo, liberamos vários hormônios no sangue e no suor, por exemplo, o que nos faz exalar um cheiro diferente, mostrando nosso nível de estresse e ansiedade. Pelo fato de o cachorro sentir isso, ele pode entender essa reação como uma ameaça e ter alguma reação mais agressiva e defensiva.

O que fazer com o seu cachorro estranhando pessoas

cachorro branco estranhando

Se o seu cachorro está estranhando alguém por um dos motivos acima, você precisa tomar algumas atitudes para ele mudar esse comportamento. Confira quais são essas ações nos tópicos abaixo.

Não grite ou castigue o cachorro

Um castigo nunca é a melhor opção. Evite brigar e ser violento com o seu pet, pois isso pode piorar a situação, e até mesmo colocar a sua integridade em risco —nesse momento, o cachorro está estressado, agitado e pode te machucar.

Tente entender que o cachorro está muito estressado, irritado e que ele não tem culpa disso. Seja paciente e tente entender o que ele está sentindo. Isso vai ajudar muito a situação.

Retire o cão do mesmo ambiente da pessoa

Para evitar o estresse, pegue o cãozinho e leve-o para outro local que seja longe da pessoa que ele está estranhando. Se ele, ainda assim, continuar agitado, é porque provavelmente ainda está vendo a pessoa. Então, tente bloquear o campo de visão do pet fechando a porta ou colocando-o em um espaço em que ele não consiga ver a pessoa.

Além disso, ignore o seu latido, assim, ele pode parar ao ver que você não está se sentindo incomodado com o barulho. Coloque alguns brinquedinhos e distrações para ele voltar sua energia para outra atividade e esqueça do visitante que ele não gosta.

Não o force a interagir com a pessoa

Se o seu cãozinho está estressado e agitado com a presença de determinada pessoa, não tente forçar uma interação entre os dois, isso pode acabar deixando o pet ainda mais nervoso ou pode causar um acidente, como, por exemplo, o cachorro tentar atacar ou ficar com pânico da pessoa. Isso acaba gerando traumas.

Deixe esse momento para um treinamento de cães. Consulte um especialista e apresente-lhe como o seu cachorro está se comportando. Assim, ele poderá resolver o problema de uma maneira mais assertiva.

Treine palavras de comando ao cachorro

Alguns comandos podem ajudar a passar por esse momento, que muitas vezes acaba sendo um pouco constrangedor. Como forma de treinamento, chame algum amigo para te ajudar. Primeiro, ignore o seu pet se ele estiver agindo de forma mais agitada com essa pessoa. Seja o mais calmo possível. Quando o cachorro parar de latir, peça para que seu amigo o dê algum petisco. Vá fazendo esse processo até seu cachorro pegar a prática.

Outro método é ensinar o comando de "abaixar e ficar" e treiná-lo quantas vezes forem necessárias, sempre antes da visita chegar. Assim, quando o estranho chegar na sua casa, o cachorro estará mais calmo e obedecerá aos comandos. Use petiscos para ajudar nesse adestramento.

Como evitar que o seu cachorro estranhe pessoas

Cachorro rosnando

Não precisa esperar o cãozinho apresentar sinais de estranhamento para começar a agir e incentivar comportamentos mais positivos. Confira abaixo o que você pode fazer para, desde cedo, ensinar seu pet a agir mais pacificamente com outras pessoas.

Socialize o cão ainda filhote

Como vimos aqui, o cachorro precisa ser acostumado a receber e a conviver com pessoas e animais para não desenvolver medo e sempre pensar que uma visita ou um estranho é uma ameaça para o seu lar e sua família.

Por isso, desde cedo, leve seu pet para passear, para conhecer pessoas novas, para conhecer pets diferentes e, assim, entender não haver ameaças nesse tipo de convivência. É importante frisar que, depois de adulto, também é possível fazer essa socialização, porém é um pouco mais complexo e exige mais paciência. Então, quanto mais cedo você realizar essa socialização, melhor para todos.

Não o deixe muito tempo sozinho

O isolamento social não é bom para humanos e tampouco para os cães. Eles precisam de pessoas e de amigos para viverem. A solidão pode causar alguns problemas ao pet, como ansiedade. Por isso, evite deixá-lo muito tempo sozinho em casa, pois isso pode afetar de maneira muito brusca como ele se comporta com outras pessoas, principalmente com quem não é de casa.

Sempre procure manter pessoas por perto para ele receber carinho, atenção e alimentação. Mas, atenção: o cachorro pode ficar sozinho, mas é importante que não seja por muito tempo, para evitar os motivos citados acima.

Evite interações inadequadas

Tem pessoas que, muitas vezes, fazem carinhos incômodos no cãozinho, apertam-nos, fazem coisas que os deixam estressados e irritados, e isso pode acabar fazendo o pet não gostar da pessoa e apresentar sinais de estresse, nervoso e estranhamento.

Essa agressividade, apesar de parecer muito fofa para algumas pessoas —principalmente quando se trata de pets pequenos e filhotes— pode acabar desencadeando uma agressividade excessiva com as pessoas. Então, lembre-se: faça carinho, mas de uma forma que o animal não fique incomodado.

Apresente diversos tipos de cheiros ao cão

Para o cachorro, conhecer o mundo em que ele está é fundamental. Por isso, leve-o para passear com frequência —se possível, todos os dias. Deixe que ele cheire tudo o que vê pela frente e que explore os locais. Faça com que ele conheça ambientes novos, pessoas novas, animais novos, e por aí vai.

O cachorro precisa conhecer as coisas para não sentir medo delas lá na frente e não julgar que tudo é uma ameaça em potencial. Se você ainda não faz isso, comece a colocar em prática.

Acostume o cachorro desde cedo com pessoas

Corgi feliz

Neste artigo, você pôde aprender que os cachorros podem estranhar pessoas porque sentem medo delas, se sentem ameaçados, ou, porque têm a necessidade de proteger seu território e seu tutor. Esse estranhamento vem em forma de latidos, de rosnados e com um tom de agressividade ou pânico, dependendo das experiências passadas do pet.

Por isso, é fundamental treinar comandos, manter sempre uma companhia perto dele e acostumar o cãozinho desde cedo a conviver com pessoas, com outros bichinhos de estimação e sempre deixá-lo explorar os ambientes e cheiros durante o passeio —que também deve ser frequente. Coloque em prática todas as dicas mostradas até aqui e evite esse comportamento no seu pet!

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Palavras-chave relacionadas


Dicas Criar Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.