Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Hotel para gatos é uma boa ideia

gato sendo levado para o hotel para gatos

Mães e pais de pets, com certeza, já se depararam com a situação de ter que sair por mais tempo de casa ou irem viajar e não ter com quem deixar o gatinho durante esse período. Inclusive, isso é muito preocupante e pode se tornar uma dor de cabeça e muito estressante para ambas as partes.

Pois, saiba que existe um mercado que está ficando muito popular entre os tutores de peludos que não conseguem levá-los durante a viagem. Esse mercado é o de hotéis para gatos. Neste artigo, você vai descobrir o que é um hotel para gatos, o que ele oferece, preços, vantagens, e muito mais. Boa leitura!

Dúvidas sobre o hotel para gatos

gato no hotel para gatos

Muitas dúvidas surgem quando se trata de hotéis para gatos, afinal, esse não é um tema amplamente conhecido, de modo que muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de frequentar ou de usar seus serviços. Por isso, saiba mais sobre o hotel para gatos nos tópicos abaixo!

O que é um hotel para gatos?

Um hotel para gatos é como se fosse o segundo lar dos pets ou uma espécie de lugar onde os gatos serão cuidados na ausência do seu dono. Sendo um ambiente seguro e de confiança, é um espaço perfeito para promover o bem-estar do gato e para fazer com que eles se sintam felizes, protegidos e seguros na ausência dos seus donos.

Como é um espaço dedicado aos gatos, ele tem o objetivo de oferecer condições para que todas as suas necessidades básicas sejam supridas, inclusive uma boa dose de mimos e de carinhos dos funcionários do local.

Como funciona o hotel para gatos?

Como você provavelmente já sabe, gatos são animais extremamente territorialistas, que gostam de espaços só deles e livres de invasores, ou seja, de outros gatos, pois se sentem ameaçados por eles. Por isso, eles precisam de espaços exclusivos. Inclusive, isso é totalmente diferente para os cães, que podem e devem ser soltos com outros cachorros para socializarem, brincarem e se divertirem. Gatos precisam de exclusividade!

Além de um espaço só deles, hotéis bons contam com brinquedos, circuitos de gatos, comedouros, bebedouros, uma rotina regrada de alimentação e hidratação, comunicação 24 horas com os donos sobre o gato, rondas 24 horas aos animais e higienização dos ambientes que o gato frequentará durante sua passagem por lá.

Quais são os benefícios da hospedagem para gatos?

Os donos costumam ficar com o coração um pouco apertado de saírem sem seus pets, mas, em um hotel, dá para ficar mais tranquilizo por algumas razões. Entre elas, a comunicação entre hotel e tutor funciona 24 horas por dia, ou seja, ele poderá saber em detalhes como seu gatinho está se comportando e se sentindo, o que já é um alívio muito grande.

Ademais, nesses espaços, os gatinhos são vigiados o tempo todo, estão em um local seguro onde poderão brincar à vontade e têm uma alimentação bem acompanhada pelos profissionais do hotel, além de caminhas reservadas com todo o conforto. Essas são algumas das razões que evitam a preocupação dos donos.

Qual o preço da hospedagem no hotel?

Os preços dos hotéis variam muito conforme a cidade em que o estabelecimento está localizado, a época do ano e o que oferece. Em São Paulo, por exemplo, no período de férias escolares dos meses de dezembro e janeiro, os preços variam de R$ 70,00 a R$ 120,00 (a diária).

Com uma busca rápida, é possível encontrar diversos hotéis com diferentes preços e estilos para todos os gostos e bolsos. Escolha o que for melhor para você e para a saúde e bem-estar do seu pet.

Dicas para escolher o melhor hotel para gatos

gatos no hotel para gatos

Existem diversos hotéis para pets por aí, mas, antes de sair reservando qualquer hotel, é necessário prestar atenção em alguns detalhes muito importantes que influenciarão na saúde e no bem-estar do seu pet durante a estadia. Confira quais são esses requisitos.

O que dizem os outros clientes?

Em geral, os donos de gatos que já tiveram a experiência de deixar seus pets em hotéis para gatos gostaram muito da experiência, ainda mais porque os funcionários enviam notícias com frequência sobre os felinos. Algumas estadias oferecem imagens de câmeras que funcionam 24h por dia, o que ajuda a matar a saudade que os donos ficam dos gatinhos.

Outro ponto considerado muito positivo para os donos de gatos é que os pets são vigiados e cuidados o tempo todo, recebendo o carinho que eles não podem dar no momento que estão longe.

O hotel oferece segurança para o pet?

Para que o hotel seja considerado um espaço seguro, a primeira coisa que você deve se atentar é se os espaços são telados. É importante verificar isso, porque, caso não haja essa tela de proteção, seu gatinho poderá fugir do hotel.

Gatinhos são animais muito curiosos e aventureiros, que podem acabar se metendo em confusão se os humanos não tomarem algumas dessas precauções. Em novos ambientes, eles podem acabar ficando ainda mais agitados, querendo explorar cada pedacinho do novo ambiente. Você, o tutor, deve ficar muito atento para a escolha do hotel mais seguro para o seu filho de quatro patas.

Há atividades recreativas?

Se você for escolher um hotel para seu bichano, capriche na escolha para valer a pena o valor investido. Por exemplo, não escolha lugares que não ofereçam um suporte mínimo e uma estrutura adequada para o seu pet se sentir minimamente confortável.

Ele precisa de espaços para brincar (com prateleiras, arranhadores e outros brinquedos específicos para gatos). Ademais, o gatinho precisa de estímulos que vão deixá-lo mais confortável no novo ambiente.

O hotel possui profissionais de saúde?

Ninguém gosta de ser surpreendido com imprevistos e emergências, por isso, contar com um hotel que tenha assistência de saúde ou um profissional para atender o seu pet em casos em que ele precise, é muito importante.

Alguns hotéis já contam com uma taxa extra para emergências veterinárias. Se você encontrar um hotel que cobre este adicional e ofereça o serviço, não pense duas vezes em aceitar, pois, ele pode ser muito útil em um momento de emergência, ainda mais você não estando por perto para auxiliar e socorrê-lo. Além disso, seu gato receberá um bom tratamento nesses locais e você será informado de tudo o que está acontecendo.

Há higienização no local?

Uma boa higienização do espaço é fundamental para que o seu filho de quatro patas não pegue alguma doença por lá. Aposto que você não quer passar por isso, certo? Por isso, tome muito cuidado ao escolher o hotel que seu gatinho ficará hospedado enquanto você viaja.

As caixinhas de areia precisam ser limpas com frequência, e as bagunças que os gatinhos fazem precisam ser arrumadas —como areia para fora da caixa, o potinho de ração virado para baixo, entre outras situações comuns no dia a dia felino. Além disso, o pet precisa ter almofadas e demais brinquedos e objetos limpos.

Há outros tipos de pets no hotel?

Não é novidade que gatos não gostam de cachorros, certo? Existem algumas creches que funcionam com o esquema de acomodações mistas, ou seja, uma parte dela atende gatos e a outra atende cachorros, por exemplo.

Se o seu pet não gosta nada de cachorros, o ideal é procurar uma acomodação que seja exclusiva para gatos. A mesma coisa vale se o ambiente for misto e com outros tipos de animais em um ambiente muito próximo, pois, dependendo do seu bichinho, ele pode ficar muito estressado, e talvez essa não seja uma experiência tão boa para ele.

Eles conseguirão atender em casos especiais?

Esse é um ponto muito importante, pois, nem sempre o seu gatinho pode estar nas melhores condições físicas —ele pode estar doente, pode ser muito velhinho, pode ser um filhote, entre outras situações. Esses perfis necessitam de uma atenção especial, ou seja, requerem mais cuidados do que gatos adultos que não tenham nenhuma doença, por exemplo.

Quando for escolher um hotel para o seu gato que necessita de atenção e cuidados extras, não deixe de entrar em contato antes de fechar a estadia para verificar se o espaço e o atendimento serão apropriados para as condições em que seu pet se encontra. Afinal, você quer que ele tenha uma boa experiência, não importando em que fase esteja.

Cuidado antes e depois de deixar o gato no hotel

gato no hotel para gatos

Agora que você já sabe como funciona um hotel para gatos, é importante se atentar a alguns cuidados para que tudo dê certo durante a estadia do seu filho de quatro patas e para que você não tenha surpresas desagradáveis em seu retorno. Confira quais são esses cuidados.

Certifique-se sobre o estado de saúde do seu amigo

Verifique como o seu pet se encontra em questões físicas e de saúde. Se ele tiver alguma doença ou algo do tipo, informe o hotel antes de realizar o check-in para eles estarem preparados para lidar com o seu pet e oferecer o que for necessário a ele.

A mesma coisa vale no momento do check-out, pois ele pode ter se machucado, ter pegado alguma doença, etc. Não custa nada se atentar a essas questões para evitar dores de cabeça futuras e estresses fora de hora.

Prepare as malas do gato para hospedagem

Assim como os humanos, os pets também precisam arrumar as malas para a hospedagem, sabia? Coloque remédios e itens que seu gatinho mais precisa e gosta para passar os dias com ele.

E, um detalhe muito importante: verifique com o hotel —com antecedência— o que é permitido colocar na bolsa do gatinho para os dias em que ele ficará no hotel. Eles poderão orientar melhor sobre este tema.

Não omita informações importantes sobre o gato

É importante ser muito transparente com os funcionários ao levar seu gato para um hotel para pets. Esconder uma doença ou uma condição física, por exemplo, pode ser prejudicial tanto para o gatinho como para os outros gatos hospedados no local.

Quando a equipe entende as reais necessidades do pet, ela conseguirá atendê-lo da melhor forma possível, medicá-lo se for o caso, e dar atenção redobrada para que ele se mantenha bem e saudável. Por isso, seja muito claro e transparente quando contratar esse tipo de hospedagem.

Mantenha-se informado durante a viagem

É comum que os serviços de hotéis para pets disponibilizem atendimento a qualquer horário para que os tutores verifiquem como os gatos estão se comportando e se sentindo no local. Alguns hotéis oferecem, inclusive, um serviço de visualização das câmeras de vídeo para que os pais e mães de pet acompanhem ao vivo como seu gatinho está. Outras mandam vídeos dos gatinhos.

Use e abuse desses serviços para garantir que tudo esteja ocorrendo bem e que o seu pet esteja aproveitando a estadia. Ele merece!

Além do hotel, onde posso deixar meu gato?

gato no colo

Pode ser que seu gatinho seja um pouco tímido e medroso, e um hotel pode acabar não sendo a melhor opção para ele, pois poderá deixá-lo muito estressado. Confira algumas outras opções para o seu pet além do hotel.

Em casa, se tomados os devidos cuidados

O seu gato não pode —e não deve — passar mais do que um dia sozinho. Se isso acontecer, você corre o risco de que o gato coma a comida toda dos dias que você estiver fora, fazendo ele passar fome até você voltar. Arrisca, também, que a água acabe, ou que seu gato passe mal e que não haja ninguém para socorrê-lo. Enfim, são muitas hipóteses de dar errado. Por isso, não deixe seu gato sozinho mais do que um dia.

Se tiver um amigo que possa visitar o seu gato em casa com alguma frequência para alimentá-lo e realizar a higiene básica, isso é mais ideal do que deixá-lo o tempo todo sozinho.

Contrate uma babá de gato

Se, ainda assim, você está considerando deixar seu gato em casa, mas não tem ninguém que possa visitar o seu pet para oferecer alguns cuidados, uma babá pode ser contratada para prestar esses serviços (ou petsitting profissional).

A pessoa que estiver apta a fazer esse serviço de forma profissional poderá ir até a sua casa, brincar com seu gatinho, dar alimento, fazer a limpeza necessária, dar alguma medicação (se for o caso), etc. Uma vantagem muito boa é que esses profissionais costumam ser bem mais baratos que um hotel de gatos. De qualquer forma, veja o que faz mais sentido para a sua realidade.

Considere levar seu amigo

Se nenhuma dessas opções te brilhar os olhos, tenha como uma opção levar o seu pet junto com você para a viagem ou compromisso mais longo, ainda mais se o felino for muito dependente, carente e caso você não queira deixá-lo sob a responsabilidade de outras pessoas.

Dá um pouco de trabalho com o transporte e os cuidados, mas pode ser uma experiência bem divertida e especial ter seu pet junto com você, compartilhando e desfrutando de momentos especiais em família.

Hotel para gatos pode ser uma boa opção para você

gato indo para hotel

Neste artigo, você conseguiu entender mais como funciona um hotel para gatos. Ele oferece alimentação, brincadeiras, atenção 24 horas por dia e contato direto com os donos, para garantir que o gatinho esteja desfrutando de uma boa estadia, mesmo que longe dos seus pais humanos.

Por mais que hotéis sejam boas opções, esteja sempre atento ao que o espaço oferece, principalmente se tratando de saúde (como veterinários) e segurança (como telas de proteção, para que o gatinho não tente fugir). No mais, escolha um espaço bem higiênico e que passe confiança, pois, é o seu filhinho de quatro patas que estará lá —e, com certeza, você quer o melhor para ele.

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Criar Dicas Preço

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.