Cachorro sofre quando muda de dono? Veja sinais e dicas!

Cachorro sofre quando muda de dono? Veja sinais e dicas!

Você sabia que um cachorro pode sofrer quando está se adaptando a um novo dono? Confira essa e muitas outras informações sobre os cães neste artigo!


Será que o cachorro sofre quando muda de dono?

Cão triste

Quando um cachorro é deixado por um dono e recepcionado por outro, ocorrem diversas mudanças, como o local, o cheiro, os hábitos e as regras do novo lar que o cão está sendo inserido. Além da saudade, tudo isso gera um certo sofrimento ao cão e, inclusive, ele pode apresentar diversos comportamentos que expressam essa tensão pela mudança.

Você vai ver, neste artigo, como o cão sofre quando muda de dono e os diversos tipos de comportamento que ele pode apresentar devido a essa mudança. Você verá quais cuidados deve ter ao receber um cão que tinha um dono, em quanto tempo ele pode se acostumar, bem como diversas dicas para tornar esse processo de adaptação mais tranquilo. Boa leitura!

Sinais que o cachorro sofre quando muda de dono

Cachorro triste na grama

Toda mudança gera um certo desconforto. Você vai ver, a seguir, os principais comportamentos que os cães podem apresentar quando mudam de dono. Eles podem ficar sem apetite, tristes, ou até agressivos, causando certas dificuldades, tanto para eles, como para o novo dono. Veja mais detalhadamente a seguir.

Ele fica triste e cabisbaixo sem motivo aparente

Pode acontecer de o cachorro ficar triste, isolado e sem apetite por sentir falta do seu dono. Muitos até confundem esse comportamento julgando que o cão está com alguma doença ou que algo está lhe fazendo mal. Esse comportamento pode ser saudade do antigo dono.

Alguns cães chegam até a desenvolver transtorno de ansiedade ou quadros depressivos, principalmente se o novo tutor é muito diferente do antigo e se o cão não tem o carinho e atenção que estava acostumado a ter. Atente-se, pois isso pode até desencadear problemas graves.

Ele pode andar em círculos sem parar

Alguns cães apresentam comportamentos mais compulsivos, de modo que uma das características disso é andar em círculos. Eles podem ficar andando em círculos próximo ao portão ou à porta, esperando o retorno do dono, ou ainda desenvolverem algum outro tipo de comportamento repetitivo.

Alguns desses comportamentos podem até levá-los a se ferirem, de forma que isso é algo totalmente comportamental e deve ser supervisionado para que não agrave. Alguns simplesmente andam em círculos incansavelmente, outros giram freneticamente e também sem parar, isso pode variar de acordo com a raça e com alguns outros fatores.

O cão pode latir excessivamente

Isso é ainda mais evidente quando não tem ninguém na casa ou quando se está de saída. Alguns cães, ainda que não sejam assim, desenvolvem a característica de latir compulsivamente, talvez na esperança de chamar seu dono ou de tentar se expressar de alguma forma.

Esses latidos podem ser intercalados com uivos e choro. Esse é um comportamento que deve ser observado, pois, gera grande incômodo, tanto aos demais moradores da casa, como, inclusive, dos vizinhos, ainda mais se isso for constante, principalmente durante a noite.

Além de destruir os objetos em casa

Há cães que não desenvolvem um comportamento agressivo, ao invés de triste. Basta que fiquem sozinhos e já vão encontrar algo para morderem e destruírem. Seja sua cama, seus calçados ou vasos de plantas, na realidade, o que o cão busca é chamar atenção.

Ao repreendê-lo, deve-se ter sabedoria de como agir, pois, ele pode entender que esse comportamento é positivo por deixar você mais tempo perto dele. Ter objetos e móveis destruídos é muito desagradável, sendo que é preciso tratar a causa do problema e pensar o que estimula o cão a fazer isso.

Em quanto tempo o cão irá se acostumar ao novo dono?

Cachorro triste

A seguir, você verá quanto tempo um cão leva para se acostumar com o novo dono e o novo lar. Você vai ver, também, comportamentos que ele pode expressar nesse e processo e como você pode lidar com isso de modo que a adaptação seja mais tranquila e saudável. Confira.

O cão poderá se acostumar de 3 semanas a 3 meses

Isso não é uma regra, tudo vai depender também da forma de como o cão é recepcionado e o nível de atenção que ele recebe. A maioria dos especialistas em comportamentos de cães afirmam que, em média, o cão precisa de 3 semanas a 3 meses para se acostumar ao novo dono.

É primordial que, nesse processo de adaptação, você tenha bastante paciência e entenda que, por ser exatamente tudo muito novo, o cão pode estar confuso, triste, agressivo e isso pode levar um certo tempo para mudar.

O cachorro poderá ficar agressivo até acostumar

Há diversos fatores que podem facilitar que o cão seja agressivo. Ele pode ter sofrido alguns traumas com o antigo dono, ou estar com medo, estressado e confuso. É preciso que ele tenha um tempo até se acostumar, tanto com sua nova rotina, como com seu novo lar e dono.

Um fator que pode ser determinante também nesse fator agressividade é a raça, alguns cães já tem uma pré-disposição genética mais agressiva, ou por serem cães de guarda, ou de caça, etc. Isso também pode influenciar e é preciso ter sabedoria e paciência para encarar a situação.

Treinos e brincadeiras antigos ajudarão o cão a se acostumar

Uma excelente alternativa para esse processo de adaptação é averiguar como ele se divertia anteriormente. Trazer um pouco das brincadeiras utilizadas pelo antigo dono pode ajudar na adaptação. Certamente, logo o cão associará você como alguém que o ama.

Se você tiver acesso ao antigo dono, converse com ele e busque entender um pouco sobre como era a antiga rotina do cão, como eles se divertiam juntos e quais tipos de brincadeiras o cão mais gosta. Isso além de fazer o cão gastar energia, que é muito bom, também estreitará o laço de amizade construído entre vocês.

Cuidados iniciais com o cachorro que muda de dono

Cachorro triste

Se você está para adotar um cão que já possui dono, saiba que há algumas ações que você deve tomar assim que o cão chegar em sua casa. A seguir, você vai ver como você deve agir, o que deve fazer, não fazer e como lidar nos primeiros dias desse novo cão em seu lar. Veja!

Mostre-o as redondezas e as "regras" da casa

Ao receber um novo cão, permita que ele cheire e conheça o seu novo lar. Se, em sua casa, você tiver regras parecidas com as do antigo dono, esse processo pode ser mais fácil, porém compreenda que por ele estar acostumado em outro lugar, isso pode levar tempo.

É importante você impor limites e demonstrar-lhe coisas e lugares que você não permite que ele acesse. Isso vai depender se você permitirá que ele fique dentro de casa ou não, acesso a sua cama, tapetes, etc. Esses são fatores pessoais, de modo que é importante que você se posicione já de início.

Apresente-o aos demais animais de estimação

Claro, com os devidos cuidados e prudência, se existirem mais pets em seu lar, apresente-o aos seus novos coleguinhas. Se todos forem bastante sociáveis, permita que cheirem e conheçam uns aos outros, esse é também um importante fator do processo de adaptação.

Busque não tratá-los com distinção e permita que fiquem no mesmo ambiente de maneira gradativa, faça isso a medida que você esteja confiante e perceba que eles estão amigáveis. Opte por, pelo menos no início, estar sempre presente enquanto os pets estão juntos.

Os primeiros 90 dias do cão devem ser supervisionados

Não demorará muito até que seu cão faça algo que você não goste e isso é totalmente compreensível e normal. Opte por sempre mantê-lo supervisionado, seja por você ou por demais moradores do seu lar, alguns detalhes ele aprenderá somente com o tempo.

Essa supervisão serve também para evitar surpresas desagradáveis, é importante repreender o cão no exato momento que ele faz algo errado, pois assim ele entenderá que aquilo é errado. Busque não facilitar, deixe vasos de plantas e calçados em locais inacessíveis a ele, pelo menos no início.

Dicas de cuidados com o cachorro que muda de dono

Cachorro cinza triste

Você verá detalhadamente, agora, como você deve agir para que seu novo cão se sinta amado, aconchegante e confiante em seu novo lar. Dicas a respeito do ambiente, brinquedos, passeios e até a alimentação do cão. Confira a seguir!

O novo ambiente deve ser confortável e aconchegante

Os cães têm altíssima capacidade de sentir e reconhecer se são amados, respeitados ou não. Certifique-se de oferecer um ambiente confortável e aconchegante ao cão. Itens como casinha, caminha, bebedouro, comedouro e alguns brinquedos são essenciais.

Como o cão estará sofrendo a mudança, um local aconchegante que ele entenda que é dele, ajuda em sua adaptação. Se puder, deixe uma peça de roupa sua próximo à casinha dele, isso dará a ele um sentimento de pertencimento ao novo lar.

Ofereça brinquedos interessantes para distração do pet

Os brinquedos podem ajudar seu cão a se distrair e relaxar. Há diversas opções como bolas, mordedores, pelúcias, etc. Os cães podem ficar entediados e desmotivados, se isso acontecer, certamente eles buscarão algo para fazer.

Se você oferece brinquedos e brinca com ele, essa energia é gasta de maneira saudável. Por isso, é tão importante que eles tenham o que morder, o que os motivem a correr e objetos que os ajudem a distrair e eliminar o estresse.

Não mude a dieta do cão por um tempo

Atente-se a manter a alimentação do cão em conformidade com a que o antigo dono oferecia, pelo menos por um tempo. Como haverá diversas coisas para o cão se adaptar, o ideal é que a alimentação não mude, pois, ele pode perder o apetite devido à adaptação.

Caso julgue que alimentação dele pode ser melhor, espere passar o período de adaptação e quando sentir que o cão já está habituado ao novo lar, insira a nova alimentação gradativamente em conjunto com a atual.

Leve o cãozinho para passear com frequência

Os passeios regulares são fundamentais na vida de qualquer cão, isso proporciona-lhe maior sensação de liberdade e de novidade. Cheiros novos, locais novos, ambientes diferentes, tudo isso colabora para que o animal não se sinta em uma rotina entediante.

Além disso, desse modo, ele gasta mais energia e se alimenta, se hidrata e até dorme melhor. Os passeios são importantes também para manter a saúde corporal e cardíaca do animal, bem como do controle de peso e lixamento das unhas.

Sobre as visitas do antigo dono

As visitas até podem ocorrer, mas com o tempo, se o cão estiver se habituando bem ao novo lar, ele tende a se desprender do antigo dono. Os cães têm memoria olfativa, visual e sonora, e podem levar bastante tempo para esquecerem seus antigos donos.

Vai depender de uma série de fatores, porém essas visitas podem, sim, colaborar para uma melhor adaptação do animal com seu novo dono. Desse modo, ele sentirá que seu antigo tutor não o abandonou.

Seja amoroso e minimize o sofrimento do cachorro

Silhueta de cão e tutor

Você viu que a adaptação de um cão com um novo dono em um novo lar pode não ser assim tão simples, porém, tomando as atitudes corretas, é possível ter excelentes resultados. Em geral, os cães são muito apegados aos seus tutores, e é compreensível que essa separação não seja tão simples para eles.

Oferecer todo amor, paciência e atenção, certamente fará com que seu novo cão logo se apaixone por você. Estabeleça seus limites e dê a atenção que ele merece. De início, pode até não ser uma tarefa tão fácil e, por vezes, até desafiadora. Mas, com o tempo, você sentirá a reciprocidade de amor do cão e, pode ter certeza, vale muito a pena!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.