Cachorro abandonado: o que fazer ao encontrar um cão na rua?

Cachorro abandonado: o que fazer ao encontrar um cão na rua?

Encontrou recentemente um cão abandonado? Entenda como proceder durante o resgate, da aproximação ao abrigo temporário e à busca por um novo lar para o pet!


Encontrou um cachorro abandonado e não sabe o que fazer?

cachorro abandonado

Resgatar e dar as primeiras assistências a um cachorro abandonado é grande um ato de solidariedade. No entanto, é preciso agir com cautela e ter alguns passos essenciais durante esse procedimento.

No artigo a seguir, confira como realizar a aproximação quando localizar algum animal nessas condições, quais devem ser as primeiras assistências oferecidas e como dar um abrigo temporário ao pet.

Saiba, também, como procurar um abrigo de confiança, caso haja necessidade, ou como recorrer às redes sociais para tentar localizar o tutor ou um novo guardião. Entenda, ainda, quais são os tipos de penas para esse crime e o papel das autoridades e cidadãos. Boa leitura!

Cuidados ao encontrar um cachorro abandonado

cachorro abandonado

Muitos animais abandonados estão com medo pelas ruas afora e podem apresentar necessidades urgentes. Confira abaixo quais são as primeiras medidas que se deve adotar durante o resgate de um cachorro nessas condições.

Tente uma aproximação cuidadosa

O primeiro passo é verificar se o animal vai deixar ser tocado e permitir a aproximação. Em alguns casos, esse processo pode ser dificultado pelo medo dele, que é capaz de gerar agressividade ou fazê-lo fugir.

Por isso, a pessoa que tenta realizar o resgate deve buscar conquistar sua confiança lentamente, por exemplo, com um pedaço de comida, deixando-o farejar seu corpo e fazendo carinho. Movimentos bruscos ou tentar correr atrás do animal podem fazê-lo ficar ainda mais assustado, escapar e inviabilizar o resgate.

Acalme o cãozinho, ele pode estar com medo

Cães abandonados, além de estarem assustados por serem deixados para trás, também podem ter sido vítimas de maus tratos, o que gera medo. Por isso, é importante que a pessoa que realiza o resgate ofereça carinho e tente fazer o pet ganhar uma confiança inicial, para tentar amenizar um pouco de sua tensão e temor.

Pegar o cachorro à força e levá-lo sem uma aproximação cuidadosa pode até agravar seu medo e fazê-lo tentar fugir do novo abrigo. Portanto, haja com tranquilidade na hora de lidar com o animal, já que é imprescindível passar calma para o cão.

Tente observar se ele está sentindo algo

Em alguns casos, o cachorro pode ter sofrido com alguns problemas durante o período nas ruas. As primeiras checagens dizem respeito às necessidades básicas e urgentes.

É importante verificar se o animal sente frio ou calor, se está ferido ou apresenta alguma outra debilidade de saúde aparente. Um cão com fratura precisa de cuidados para ser removido, por exemplo. Verificar essas condições permite planejar os próximos passos. Se houver uma condição de saúde urgente, a indicação é levar o animal direto ao veterinário.

Se puder, forneça água e comida

Entre as necessidades básicas a serem identificadas no primeiro contato está se o cão possui fome e sede, algo geralmente comum nesses casos. Oferecer comida e água, além de evitar um agravamento das condições do pet, pode ajudar na conquista de confiança para pode levá-lo do local.

Alguns animais podem oferecer resistência até para aceitar comida e água nessas condições, por isso é preciso paciência, se afastando de onde estão esses suprimentos até ele se alimentar e se hidratar.

Leve o cãozinho a uma consulta veterinária

Apesar de algumas condições de saúde serem aparentes, muitas outras não são e precisam da avaliação de um profissional especializado.

Por isso, a indicação é levar o animal a um veterinário para um check-up, que pode ir desde aplicação de vacinas e vermifugação ao tratamento de algo mais urgente. Animais deixados nas ruas podem ser atropelados e a fratura pode não ser aparente, por exemplo. Por estar com medo, o cão pode esconder a dor que está sentindo.

O que fazer ao encontrar um cachorro abandonado?

cachorro de rua

Os próximos passos após atender as necessidades básicas do pet envolvem desde tentar identificar o tutor a buscar um novo lar para o cãozinho. Leia na sequência deste artigo, indicações de como proceder em relação a essas questões.

Observe se ele possui coleira de identificação

Sem ter quaisquer informações sobre o passado do cão, também deve-se considerar que ele pode ter saído sozinho de casa e se perdido, por exemplo. Neste caso, é preciso verificar se ele usa coleira e se nela há transcrição de informações. Caso haja, também pode haver ali contato dos tutores.

Além disso, durante a consulta ao veterinário, você pode verificar também se o cachorro é microchipado. Este dispositivo também contém dados do animal e de seus guardiões.

Você pode abrigar temporariamente o cão

A busca pelo tutor anterior ou por um abrigo confiável pode levar um tempo. Por isso, abrigar o cachorro temporariamente pode ser necessário. Nesse período, é importante criar um espaço para o cão, onde ele possa desenvolver uma relação de pertencimento, algo importante para animais nestas condições.

Também é importante prover todo carinho e atenção básica, de alimentação a passeios. Receio de que o animal se apegue ao guardião temporário não pode ser transformado em negligências por parte do tutor.

Poste foto e informações sobre o animal em redes sociais

Redes sociais têm sido uma das principais ferramentas para ações solidárias. Há muitas pessoas sensíveis à causa animal nas redes. Fazer uma publicação com uma foto do animal, informações sobre o local onde foi encontrado, suas condições e comportamento podem levar a uma mobilização e muitos compartilhamentos.

Esse tipo de impulsionamento da publicação pode levar a encontrar o tutor do animal, caso ele tenha se perdido, ou então um novo guardião para ele, caso não seja possível ficar com o animal.

Busque por abrigos confiáveis para acolher o cão

Caso não apareça o tutor do animal e não seja possível ficar com ele, é preciso encontrar um abrigo de confiança onde possa deixá-lo. Infelizmente, são frequentes os casos de maus tratos praticados por criadores clandestinos de animais. É preciso escolher ONGs de fato comprometidas com esse tipo de ativismo e devidamente credenciadas.

De nada adianta realizar a ação solidária de resgatar o animal se isso acabar levando-o para um local onde ele volte a sofrer. Neste caso, todo o esforço será desperdiçado.

O que você precisa saber sobre cachorro abandonado

cachorros abandonados em caixa

Quando um cachorro é abandonado, um crime está sendo cometido e não há razões plausíveis para essa prática. Entenda abaixo o que prevê a lei e como devem agir as autoridades e a população.

Leis e punições para quem abandona o cachorro

Uma Lei federal de 1998 que, portanto, tem validade nacional, define que abandono e maus tratos contra animais é crime. Essa Lei previa detenção de até um ano, mas uma nova lei federal, de setembro de 2020, aumentou o período de prisão para até cinco anos. Já o período mínimo previsto é de dois anos, quando se tratar de cão ou gato.

Além disso, a legislação prevê que pessoa que pratica esse tipo de crime será multada e terá proibição da guarda do animal.

Papel das autoridades na redução desses casos

A Polícia Militar Ambiental é um dos principais órgãos na atuação contra maus tratos a animais. Pode já emitir multa, realizar prisão e resgatar o animal. Guardas Municipais também possuem núcleos especializados para atuar nestes casos e possuem uma conexão direta com os centros de zoonoses, que podem abrigar o animal.

Após o caso virar um inquérito policial, ainda deve ocorrer denúncia do Ministério Público à Justiça para que o responsável seja condenado. Campanhas de conscientização são de competência dos governos municipais, estaduais e federal.

Papel da população na redução desses casos

A principal arma da população, além de prestar o primeiro apoio, é denunciar aos órgãos competentes. Além disso, se conscientizar em relação ao planejamento e todas as responsabilidades que uma pessoa assume ao adotar um pet. Quem não possui tempo, dinheiro e estrutura necessários não deve adotar um pet.

Quem tem interesse nessa causa também pode atuar junto a ONGs, que realizam desde o resgate à uma apuração inicial para saber quem realizou o abandono, para denunciar à polícia.

Campanhas contra o abandono de cachorros

Além da necessidade de punição dos responsáveis, a redução dos casos de abandono passa pela formação de uma cultura sólida de acolhimento aos animais junto à sociedade. Campanhas de conscientização trabalham justamente esse ponto, para tentar evitar que o abandono ocorra. Em uma série de localidades, por exemplo, é realizado o Dezembro Verde para alertar sobre esse tipo de crime.

Vale lembrar que o Outubro Rosa, por exemplo, gerou grande engajamento pela prevenção do câncer de mama por todo o país.

Resgatar um cão abandonado é um ato de solidariedade

adotando cachorro abandonado

Neste artigo, você entendeu que deve tomar algumas medidas cautelosas ao encontrar um cachorro abandonado nas ruas, que começam pela conquista da confiança do animal e seguem até localizar um abrigo onde ele possa seguir vivendo com segurança.

Você ficou sabendo, também, sobre a importância de garantir que todas as necessidades básicas do animal sejam atendidas após o resgate, inclusive com um check-up veterinário.

Foi possível entender, ainda, que a redução deste crime passa tanto pela punição como pela conscientização da sociedade. E que realizar esse tipo de resgate é um ato de solidariedade e amor com esses amáveis seres vivos!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.