Como acabar com carrapatos em casa, quintal, cachorro e mais!

Como acabar com carrapatos em casa, quintal, cachorro e mais!

Sabe como acabar com carrapatos? Aqui você aprenderá algumas maneiras fáceis, rápidas e caseiras para cuidar do seu animal, garantindo a sua saúde e proteção.


Não sabe como acabar com carrapatos?

Existem diversas respostas para quem está curioso em saber como acabar com carrapatos, por isso é tão difícil encontrar um método que seja 100% eficaz. Afinal, esses são bichos que machucam os nossos pets e ainda podem nos fazer mal se ficarmos em contato constante.

Com certeza essa é uma “praga” que é difícil de se desfazer, porém é possível encontrar soluções rápidas e até mesmo fáceis, que podem ser fabricadas com materiais que se tem na despensa de casa.

Essa é uma ideia interessante, não é mesmo? Por isso, se você está procurando por diversas soluções para testar e garantir a saúde de seu animal, seja um gato ou cachorro, saiba que encontrou o lugar certo.

Neste conteúdo, nós criamos uma lista completa de métodos que vão te ajudar a encontrar a resposta para a pergunta “como acabar com carrapatos?”. Leia os tópicos e entenda como podemos te ajudar!

Como acabar com os carrapatos de forma natural

Carrapato em folha

Uma dúvida frequente entre os tutores de animais é descobrir como acabar com carrapatos, afinal esses bichos tendem a provocar grande comoção nos lares devido ao perigo que representam, tanto para os humanos como para os pets. A seguir explicamos alguns modos naturais de cuidar dos seus cachorros e gatos, veja.

Frutas cítricas no ambiente

Se você é um amante de frutas e quer descobrir como acabar com carrapatos, saiba que elas podem ser úteis nesse combate, principalmente as cítricas, como laranja, limão e mexerica.

Para isso, você deve ferver meio litro de água e depois acrescentar 2 tipos de frutas cítricas, cortadas com as cascas. Quando o líquido estiver em ebulição é só mantê-lo assim por 1 minuto e depois é só baixar o fogo deixar a água no fogão por 1 hora. Assim que esfriar, jogue-o em um borrifador e passe no seu animal, mas cuidado para não atingir os olhos.

Utilize vinagre de maçã

Outro produto que você tem em casa e pode ser eficaz no combate dos carrapatos é o vinagre de maçã. Para isso, você deve diluir uma xícara de vinagre em 950 ml de água morna e 30 de sabonete líquido, porém cuidado! Se o seu pet tiver a pele sensível é recomendado colocar mais água do que o recomendado.

Depois é só borrifar o líquido nos pelos do animal e esfregue até que o sabonete espume, deixando a solução agir durante 10 min, por isso tente manter o seu pet calma e sem coçar. Logo após é só retirar com água.

Como afastar carrapatos com capim-cidreira

Existem algumas ervas que ajudam a secar esses parasitas, principalmente o capim-cidreira. Para criar essa solução, você deve acrescentar 100 ml de álcool na erva esmagada e deixar descansar durante 24 horas.

Depois desse período de molho é só acrescentar água e duas colheres de sal. O líquido deve ser colocado em um spray para borrifar no animal, assim fazendo com que os carrapatos sequem e comecem a cair do corpo do seu pet. É importante dar banho no seu cachorro ou gato e escová-lo evitando que os parasitas fiquem presos nos pelos.

Hortelã no ambiente

Outra opção para usar no seu animal e ver a sua casa livre dos carrapatos são as folhas de hortelã, assim como de menta ou até mesmo erva-gateira. Inclusive é possível misturá-las para ter um resultado mais potente.

A receita é bem simples: algumas folhas de hortelã, um pouco de limão espremido e meio litro de água. Assim que misturar tudo, é só colocar em um pote para depois espalhar nos pelos dos seus pets e deixar agir por alguns minutos. Lembre-se que é importante retirar todos os resíduos dessa mistura do animal, assim evitando que reações na pele.

Alecrim para eliminar carrapatos

O chá de alecrim é outra solução caseira contra pulgas e carrapatos. Pode até ser uma opção um tanto incomum, já que esse é um produto muito popular nos chás da tarde, mas saiba que é eficaz.

Para preparar essa receita, você deve usar 2 folhas de alecrim em uma xícara de chá e depois aplicar nos locais em que há a infestação. Isso quer dizer, desde o seu animal até os cantos onde é possível que essas pragas estejam se proliferando, mas cuidado! É importante que não haja contato com os olhos dos seus animais.

Cravo da Índia

Por fim, não podemos deixar de mencionar o Cravo da Índia, outra especiaria com dupla funcionalidade. Afinal, além de deixar o ambiente perfumado, também é eficaz no combate às pulgas e carrapatos.

A receita é bem simples: deve reunir 1 litro de álcool de cereais, 30 g de cânfora, 100 g de Cravo da Índia e um copo de vinagre branco e depois misturar tudo. É importante deixar a solução agir durante 15 minutos no animal e depois dar um banho. É importante destacar que esse é um remédio caseiro que não tem efeitos colaterais, por isso é muito popular.

Como eliminar carrapatos com coisas que há em casa

Carrapato na folha

Ainda não está certo sobre como acabar com carrapatos? Se sim, não se preocupe que as soluções ainda não acabaram. A seguir listamos algumas opções de produtos que podem ser utilizados para eliminar esses parasitas sem sair de casa. Entenda mais abaixo.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é com certeza um produto muito versátil, afinal ele é usado para deixar as roupas mais brancas, além de ser eficaz na limpeza das roupas, porém também é útil no combate aos carrapatos, principalmente, na limpeza do seu lar.

Para isso, você deverá reunir 500 ml de vinagre de maçã, mais 250 ml de água e uma colher de bicarbonato e depois misturar tudo. Com essa receita pronta, o próximo passo é começar a limpeza borrifando esse líquido em todo o ambiente, desde as almofadas até as cortinas e cantos das paredes.

Como matar carrapatos com sal

Sabia que o sal é um grande combatente dos carrapatos? Essa é uma afirmação que muitos desconhecem, porém muito simples e que muitos tutores de pets estão fazendo uso diariamente.

Essa é uma solução bem simples. Na verdade, o que você precisa é de um pouco de água e muito, mas muito sal. Isso porque, quanto mais salgada esse líquido estiver, maiores as chances de que a limpeza seja mais efetiva e elimine esses parasitas da sua casa com facilidade.

Como acabar carrapatos com óleo de eucalipto

Além de ter um efeito terapêutico, o óleo de eucalipto também é eficiente no combate aos carrapatos e pulgas. Inclusive, é uma solução que tende a ter um efeito antiparasitário, ajudando a evitar esses tipos de infestações.

A sua aplicação é muito simples. Tudo que você precisará é comprar um frasco desse óleo e depois umedecer um pano limpo e aplicar em toda a pele do seu animal. Lembre-se que é muito importante que não fique somente nos pelos. Também é possível usar na limpeza da sua cama, evitando que esses parasitas fiquem por perto.

Terra de diatomáceas

Sabia que a terra de diatomáceas também é uma opção viável para se ver livre desses parasitas? Isso vale tanto para a limpeza de casa como do carro e do jardim, se houver na sua casa. Desta forma, evitando que haja vários focos de infestações.

Não existe um segredo específico. Basta você comprar esse produto e depois passar nos bancos, vasos até mesmo nos cantos das paredes, assim matando qualquer pulga ou carrapato que tenha ficado nesses ambientes, mesmo depois de passar um remédio no seu pet.

Levedura de cerveja contra carrapatos

É até mesmo estranho falar da levedura de cerveja, afinal não é um produto que costuma ficar nas despensas dos brasileiros, mas saiba que é muito eficiente se você quiser entender como acabar com carrapatos ou até mesmo pulgas.

Isso porque, esse é um produto que contém diversos nutrientes, como cromo, proteínas, vitaminas do complexo B e selênio, que ajudam a reforçar o sistema imunológico do animal. Além disso, a levedura é capaz de melhorar o aspecto da pele, repelindo o alojamento desses parasitas.

Óleo de amêndoas no ambiente

Outro óleo que é eficaz no combate e eliminação dos carrapatos é o óleo de amêndoas, principalmente se combinado com a vitamina E. Mas, não se preocupe que essa é uma solução muito simples e fácil de ser criada em casa.

Para isso, você deve misturar 20 ml de óleo de amêndoas com 1 cápsula de vitamina E e despejar esse líquido em um frasco de conta-gotas. Assim que tiver realizado essa mistura é só aplicar na pele do seu pet e massagear levemente, fazendo com que a pele absorva por completo a solução.

Óleo de neem

Já ouviu falar no óleo neem? Pouco conhecido para os tutores de animais iniciantes, esse é um óleo que é popular por ser capaz de eliminar os carrapatos de maneira natural, mas também muito eficiente.

O que você precisa para começar a aproveitar os benefícios desse produto é comprar o óleo e aplicar, com a ajuda de um pano, na pele do animal. Agora, se for aplicar o óleo essencial, lembre-se que é importante diluir 2 gotas em meio litro de água, assim garantindo que tenha maior eficiência.

Água de alho

Pode até mesmo parecer estranho, mas colocar um pouco de alho na água é uma solução natural e muito eficiente para matar as pulgas e carrapatos. Isso porque, esse é um produto que tem a função anti-inflamatório, reduzindo as chances de que os pets tenham doenças que venham desses parasitas.

Além disso, o alho tem diversos benefícios para os animais, tanto cachorros como gatos. Afinal, ele ajuda a diminuir as chances de derrames e até mesmo auxilia no combate a tumores que podem vir a aparecer.

Como acabar com os carrapatos no cachorro e gato

Cachorro e gato carrapato

Como pôde perceber, existem diversas soluções simples e caseiras para quem quer aprender a como acabar com carrapatos. Mas você sabia que é possível tomar algumas atitudes para manter os seus animais saudáveis? Continue lendo a seguir e entenda o que fazer para proteger os seus gatos e cachorros, confira.

Banho com produtos adequados

Uma das soluções mais comuns que são adotadas pelos tutores de pets é o uso de produtos anti-pulgas na hora do banho. Existem diversas marcas para escolher com diferentes utilidades: talco, condicionador, shampoo e até mesmo creme.

Assim, quando for dar banho nos seus animais é só acrescentar esses produtos no cuidado. Desta forma, você consegue prevenir que eles tenham esses problemas, garantindo a sua segurança e saúde. Inclusive, converse com o petshop que costuma levar para conferir quais os produtos que estão sendo usados.

Aspire locais infestados

Sabia que o aspirador pode ser um grande aliado no cuidado dos seus pets? Isso porque, esses parasitas, carrapatos e pulgas, gostam de se abrigar em lugares com madeira, frestas, entulhos e até mesmo com alta exposição de luz solar.

Assim, uma dica é fazer a aspiração da sua casa, pelo menos uma vez na semana. Desta forma, você consegue retirar essas pragas, mesmo quando estão muito escondidas, porém fique atento na hora de descartar os resíduos para que esses bichos não voltem para dentro do seu lar.

Mantendo o pet distante de animais infestados

Pode até ser uma recomendação desnecessária, porém é sempre importante ressaltar que caso você conheça algum animal que está infectado é importante que mantenha os seus pets longe, inclusive dos ambientes que esse outro cachorro ou gato costuma ficar.

Desta forma, você consegue evitar que o contágio ocorra, deixando os seus animais mais seguros e saudáveis. Afinal, esses parasitas costumam ficar em vegetações e frestas esperando conseguir um hospedeiro para que possa continuar a sobreviver. Então, cuidado quando for passear com os seus pets!

Limpando roupas e acessórios

Assim como você precisa manter os seus animais longe de outros que possam estar infectados com carrapatos ou pulgas, é preciso ter o mesmo cuidado com os acessórios desses pets, mantendo-os afastados.

Além disso, caso o seu animal esteja infectado e está combatendo essa infestação, lembre-se que depois de passar os remédios, sejam caseiros ou não, é preciso tirar a cama e lavá-la, assim como os outros brinquedos que o seu animal possa ter. Desta forma, você consegue evitar que haja uma reinfecção.

Coleiras e sprays contra carrapatos

É claro que os remédios caseiros são opções mais viáveis, seja pela rapidez com que é possível aplicá-los ou pela redução de custos, afinal esses produtos são caros, mesmo que haja várias maneiras de aplicação: spray e até mesmo coleiras anti-pulgas e carrapatos.

Porém, caso esteja procurando entender como acabar com carrapatos e quer recorrer aos produtos vendidos nos pet shops é importante considerar qual o melhor formato. Isso porque, caso escolhas as coleiras, é preciso considerar que elas vêm com remédios que outros pets podem lamber se tiver mais de um, por exemplo.

Limpeza regular do quintal e da casa

Se você não mora em apartamento e tem um quintal grande para o seu cachorro correr e gastar as suas energias, saiba que também precisa ser lavado com os produtos necessários para limpar as possíveis infestações dessas pragas.

É claro que essa limpeza não precisa ser feita todos os dias da semana, porém é necessário que seja regular, ou seja, pelo menos uma vez por semana. Assim, evitando que esses parasitas fiquem vivendo na sua casa e deixando os seus animais infectados com essas pragas.

Alimentação adequada para o pet

Para manter o seu animal forte e saudável, uma dica é investir na alimentação. Isso porque, mesmo se o seu pet estiver sendo medicado, quando ele está bem tratado, ele consegue lidar melhor com o tratamento, evitando que tenha doenças associadas às pulgas e carrapatos.

Por isso, o cuidado do seu pet não pode ser negligenciado. Assim, quando estiver fazendo o tratamento de medicamentos para evitar a presença desses parasitas, saiba que a qualidade da ração conta muito, além da quantidade de água que ele bebe todos os dias.

Dedetização pode ser uma opção!

Caso você tenha seguido todas as recomendações naturais citadas acima, além do uso de remédios vendidos em pet shops, saiba que a contratação de uma equipe de dedetização também é válida. Isso porque, eles irão limpar todos os possíveis cantos onde essas pragas podem estar.

Assim, além de não ter preocupações de deixar um canto da sua casa sem limpeza, você garante que o seu animal não terá essa infestação mais cedo. Desta forma, garantindo a segurança e saúde do seu pet.

Medidas indicadas por especialista

Como pôde perceber existem diversas indicações para prevenir a infestação dos carrapatos e pulgas. Porém, os especialistas ainda recomendam que essas verificações e cuidados sejam realizados todos os meses e se possível todas as semanas, afinal essas pragas tendem a ficar escondidas por meses esperando por um hospedeiro.

Isso quer dizer que, se você tiver pássaros, lembre-se de limpar os alpistes, já que eles tendem a ficar embaixo dos pratos. Também vale passar os óleos e soluções naturais que citamos acima em todos os lugares da casa, inclusive nos armários e debaixo da cama.

Entender a vida dos carrapatos ajuda a acabar com eles

Tirando carrapato do cachorro

É claro que o combate a essas pragas é muito importante, porém para entender por completo como acabar com carrapatos é necessário aprender um pouco mais sobre esses bichos. Assim, poderá eliminá-los mais facilmente. Confira mais detalhes nos tópicos abaixo.

Ciclo de vida do animal

Os carrapatos são aracnídeos, ou seja, pertencem à mesma classe que as aranhas e ácaros, mas ao contrário dos seus “companheiros”, eles tendem a precisar de um hospedeiro em suas mais de 800 espécies espalhadas pelo mundo. “Mas como ocorre o seu ciclo de vida?”.

A espécie Rhipicephalus sanguineus, o carrapato que vive em animais, tem 4 estágios de vida: ovo, larva, ninfa e adulto. Os ovos são depositados pelas fêmeas e depois se transformam em larvas procurando por sangue. Assim, que ficam “cheias”, elas se despedem e voltam para os seus abrigos para se transformarem em ninfas, repetindo o processo até a morte.

Forma de infestação

As infestações podem ocorrer de maneira rápida, afinal uma fêmea costuma depositar até 5 mil ovos de uma vez. Assim, comprometendo a saúde dos seus animais de uma vez, por isso que muitas vezes é muito difícil controlar.

Além disso, você sabia que os carrapatos que vemos nos pets representam apenas 5% da infestação? Isso porque, as suas diferentes fases do seu ciclo de vida ficam escondidas nos pelos, principalmente nas orelhas, pescoço e barrigas. Por isso que é importante o uso de medicações o quanto antes.

Prejuízos nos animais e no ambiente

Existem diversos problemas que podem ser gerados pelos carrapatos, por isso que a maioria dos tutores de animais costumam procurar por uma resposta rápida e eficaz de entender como acabar com carrapatos.

No caso dos animais, é possível que algumas doenças sejam desencadeadas, já que estes parasitas causam infecções por bactérias e protozoários. A babesiose é uma das doenças que podem ser diagnosticadas, já que o protozoário destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia ao animal. Assim, fique sempre atento aos pequenos sinais!

Entender como acabar com carrapatos é essencial no cuidado do seu animal!

Carrapato macho

Neste conteúdo, nós explicamos como acabar com carrapatos, além de exemplificarmos alguns dos cuidados mais essenciais para manter os seus pets saudáveis, mesmo quando há a infestação desses parasitas na sua casa.

Além disso, também explicamos alguns dos métodos mais fáceis, rápidos e naturais de se ver livre dessas pragas sem sair de casa. Desta forma, te dando todas as dicas essenciais para manter o seu pet saudável e feliz para aproveitar o seu dia a dia.

Agora que você já sabe os perigos e cuidados que se deve ter com os carrapatos quando falamos de animais, não deixe de ficar atento aos mínimos detalhes para prevenir que haja complicações no tratamento dos seus pets.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados tipos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.