Como alimentar filhote de cachorro? Saiba o que e como dar

Como alimentar filhote de cachorro? Saiba o que e como dar

Você tem um cão filhote chegando em seu lar e quer alimentá-lo adequadamente? Leia este artigo e veja tudo que é importante para alimentar bem um filhote!


Em dúvida de como alimentar filhote de cachorro?

filhotes comendo ração

Se você adotou ou pretende adotar um filhote, e quer proporcionar uma alimentação adequada para ele, está no artigo certo! Falaremos, a seguir, a respeito de todas as fases alimentares de um cão filhote. O que dar, como e quando fazer o desmame, quais tipos de alimentação para filhotes estão disponíveis, entre outras importantes informações.

Todo o conteúdo que aqui será ensinado te ajudará muito a cuidar adequadamente de um cãozinho filhote. Porém, tenha em mente que há inúmeras variáveis, como alergias, variações de raças, doenças crônicas e diversos outros fatores que podem influenciar, portanto, é sempre recomendável fazer um acompanhamento com um veterinário. Quer aprender mais a respeito do assunto? Continue lendo atentamente!

Como alimentar filhote de cachorro recém-nascido com leite

filhote de cachorro mamando

Hoje em dia, há muitas possibilidades para alimentar filhotes recém-nascidos. Veja, a seguir, as principais formas e como você deve oferecer o leite ao filhote, bem como em que período isso deve ser feito. Ademais, saiba quando deve ser feito o desmame e conheça muitas outras dicas para manter seu cãozinho forte e saudável.

O leite deve ser oferecido ao recém-nascido nos primeiros dias

Em geral, o ideal é que filhotes recém-nascidos mamem o mais rápido possível após o nascimento e, nos primeiros dias, a cada duas horas. O nascimento gera um grande esforço, tanto da mãe, como dos filhotes, e o leite é essencial para começar logo a nutrir e a proporcionar saciedade.

Até o primeiro mês de vida, o filhote deve ser alimentado apenas com o leite materno ou com uma fórmula artificial para filhotes. Quando muito pequenos, os filhotes mamam e dormem o dia todo. As proteínas, gorduras e nutrientes presentes no leite são essenciais para a saúde e ganho de peso.

Amamentação do filhote recém-nascido

Se a amamentação ocorrer naturalmente com a mãe, você deve observar se o filhote realmente está mamando e se os períodos de amamentação estão adequados. Quando há mais filhotes, é importante averiguar se nenhum está ficando sem mamar, pois, caso esteja, o mesmo pode até não sobreviver.

Se a amamentação for feita sem a mãe, deve-se segurar o filhote com a barriga para baixo e oferecer uma mamadeira com o leite morno. É importante que isso seja feito a cada duas horas na primeira semana, e a cada três horas a partir da segunda semana. Desse modo, logo, o filhote começará a ganhar peso e se desenvolver.

Fórmula artificial para o filhote

A fórmula artificial é um produto criado para suprir as deficiências calóricas e nutricionais dos filhotes que não podem ser amamentados naturalmente. É importante deixar claro que esse tipo de alimento jamais deve ser substituído por leites comuns vendidos em supermercados e padarias.

Essas fórmulas artificiais possuem uma composição leve, isenta de amido e altamente calórica, o que proporciona saciedade ao filhote e o nutre para ele ganhar peso e crescer de maneira saudável. Elas são ideias para filhotes rejeitados pelas mães, órfãos, ou quando o leite materno não é suficiente para o número de filhotes.

Receita de leite caseiro para dar ao filhote

A receita de leite caseiro para filhotes consiste em utilizar 1 xícara de leite puro e integral, de preferência leite de ovelha ou de cabra, 1 leve pitada de sal, 3 gemas de ovos sem claras e uma colher de sopa de óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem. Por fim, o leite deve ser oferecido morno e em uma mamadeira.

Se não houver possibilidade de os filhotes terem acesso ao leite materno ou às fórmulas, essa receita caseira pode ser bastante útil para promover uma alimentação nutritiva e calórica ao filhote, sendo que isso certamente será suficiente se oferecido dentro da carga horária adequada.

Como dar o leite ao cachorro recém-nascido?

Proporcione um ambiente confortável, silencioso e não muito iluminado para que o filhote possa mamar. Deve-se mantê-lo aquecido e em posição com a barriga para baixo, semelhantemente à posição que ele mamaria se estivesse mamando em sua mãe.

Ofereça pequenas quantidades, como, em média, 15 ml. Isso varia a depender da raça e do porte do filhote; a quantidade que um filhote de São Bernardo mama não é a mesma de um filhote de Chihuahua, por exemplo. Dê-lhe uma pequena dose e observe. Caso necessário, ofereça um pouco mais ou encurte um pouco o intervalo da amamentação.

Lembre-se de fazer o filhote arrotar

Semelhante aos humanos, os cães recém-nascidos também precisam arrotar ao mamar. Após alimentá-lo, você pode massagear carinhosamente a barriguinha do cãozinho, isso estimulará o funcionamento intestinal e digestivo.

Isso é importante para que o filhote não solte o leite e, consequentemente, evita que o pet não atinja a quantidade calórica e nutritiva necessária para se desenvolver. Ademais, atente-se para não deixar ar no bico da mamadeira enquanto ele mama, isso também pode ajudar. Alguns arrotam sozinhos minutos depois, porém, vale observar.

Desmame: começa o período importante na alimentação

O desmame deve começar a ser feito, no mínimo, após 1 mês de vida do filhote. O ideal é que ele não seja feito de um dia para o outro, pois, assim, tanto a mãe, quanto o filhote, podem sentir muito, inclusive, ela poderá ter problemas com as mamas. O ideal é separá-los gradualmente e introduzir novas fontes de alimentos ao filhote.

Existem papinhas específicas para serem inseridas no período de desmame. Deve-se oferecer, ainda, uma alta base calórica e nutricional ao filhote, pois o mesmo ainda estará em processo de desenvolvimento e de ganho de peso. Ao inserir a ração, pode-se umedecê-la com um pouco de água a fim de facilitar a alimentação.

Como alimentar filhote de cachorro com papinha

filhotes de cachorro comendo papinha

Tão importante como a amamentação, é a fase de desmame do filhote. A seguir, você vai ver diversas dicas sobre papinhas para filhotes, receitas para você mesmo fazer e como você deve utilizá-la nesse importante processo de desmame. Acompanhe.

A papinha é ideal para o processo de desmame

Os cães têm diferentes necessidades calóricas e nutricionais ao longo da sua vida. Inserir a papinha no processo de desmame fará com que o processo digestivo do cão se adéque aos novos alimentos que ele está ingerindo, assim como seus dentes, força mandibular, etc.

A papinha começa a preparar o filhote para encarar os alimentos sólidos em um breve futuro, já que ela contém ainda mais fibras e carboidratos que fazem com que a digestão seja um pouco mais lenta. Inclusive, não deve ser oferecida na mesma frequência em que ele se alimentava na amamentação.

Como fazer papinha para alimentar o filhote?

Para fazer uma papinha saudável, você deve utilizar alimentos naturais que contenham carboidratos complexos, fibras e proteínas, ou seja, batatas, chuchus, cenouras, brócolis, peito de frango desfiado e até algumas frutas como maçã, por exemplo.

Busque utilizar ingredientes sempre naturais, cozinhe-os, amasse-os e até coloque uma leve pitada de sal, tenha cuidado, pois, alguns cães possuem alergias a alguns alimentos como frango e certos tipos de peixes. Você pode, também, comprar ração para filhote, colocá-la em um recipiente com um pouco d'água, misturar tudo e oferecer ao filhote.

Como alimentar o filhote com a papinha caseira

Você pode utilizar uma colherzinha macia ou até uma seringa, dosar as quantidades pequenas e oferecer em temperatura morna ou ambiente. Deve-se ter atenção para não oferecer mais enquanto o filhote ainda está com alimento na boca.

De modo geral, os cães são bastante espertos e intuitivamente conseguem se alimentar sozinhos. Você pode oferecer a papinha em um recipiente com altura adequada ao filhote e observar se ele consegue se alimentar sozinho, se conseguir, melhor. Atente-se para não exagerar na dose e no número de refeições.

Além da papinha, você pode alimentar o cachorro filhote com sachê

filhote de cachorro comendo sachê

Os sachês já vêm com alimento suculento e com um cheiro bem evidente, o que pode estimular o apetite do cão. Veja a seguir algumas dicas importantes a respeito além de como escolher a ração ideal, quantidade adequada e alguns cuidados que se deve ter ao alimentar o filhote.

Ração para filhote traz benefícios durante o desmame

Como já mencionado, as fases mudam e, com isso, as necessidades também. A ração para filhote proporciona diversos benefícios ao filhote, como uma quantidade equilibrada de fibras, carboidratos e proteínas importantes para o seu desenvolvimento.

É importante mencionar que é fundamental que a ração seja específica para filhotes e, de preferência, daquela raça, pois as necessidades nutricionais dos cães são variáveis entre as raças, tamanhos, pesos, etc.

Saiba escolher a ração para dar ao seu pet

Uma ração de qualidade faz parte da saúde, bom desenvolvimento e qualidade de vida de um cão e, investir na alimentação dele ainda filhote, certamente o fará ter um desenvolvimento ainda mais saudável. Opte por rações feitas com ingredientes selecionados e que contenham carne, vegetais, grãos, frutas, etc.

Existem marcas que produzem rações específicas para cada tipo de raça e de fase do cão. Enquanto filhote, ofereça-lhe uma ração adequada para a idade e raça dele, observe se ele tem apetite e se suas fezes estão firmes e normais. Alguns cães têm intolerâncias a alguns ingredientes e pode ser preciso testar outras marcas com outros ingredientes.

Quantidade de ração para filhote

A quantidade a ser oferecida ao filhote dependerá da raça, tamanho e idade que ele tem. Cães com cerca de 2 kg de peso corporal devem comer cerca de 80 g ao dia em doses fracionadas. É bastante relativo porque cada raça tem um metabolismo e nível de atividade.

Normalmente as marcas de rações já trazem em suas embalagens as informações necessárias a respeito da quantidade de ração que deve ser colocada para o cão. Cães filhotes normalmente comem quantidades variáveis e, conforme vão ganhando peso, tendem a comer quantidades maiores de alimento.

Alguns cuidados ao alimentar o filhote com sachê

Quem opta por alimentar um cão apenas com sachês, deve tomar alguns cuidados. Segundo alguns veterinários, a alimentação do cão pode ser baseada nos sachês, é um alimento mais suculento, proteico e tem um cheiro que atrai e abre mais apetite aos cães. É uma opção de alimento que acaba saindo um pouco mais caro, porém, é mais saborosa.

Um cuidado que deve ser tomado é, ao abrir um sachê, caso não use todo em uma única refeição, deve-se guardar na geladeira o restante. Guardar de maneira irregular pode fazer com que o alimento estrague, e isso certamente pode fazer mal para o cão.

Como alimentar filhote de cachorro após o desmame completo?

filhote comendo ração

Você verá, adiante, de acordo com as semanas de vida de um filhote, qual é o processo mais adequado para ser feito no desmame. Como já mencionado, o desmame não deve ser feito de modo súbito, por isso, vale a pena conferir e seguir o passo a passo do processo.

Entre 6 e 12 semanas

A partir dessas semanas em diante, a alimentação do filhote deve ser mesclada entre o leite materno e a papinha, seja de ração ou um mix de legumes e proteínas. Essa alimentação deve ser inserida gradualmente, e deve ser feita em cerca a cada 3 horas.

Esse é o momento onde o sistema digestivo do animal deve receber um alimento que seja um pouco mais sólido, isso proporcionará maior saciedade e fará com que as fezes sejam mais sólidas e consistentes.

De 3 a 6 meses

Esse é o momento onde a alimentação do filhote já pode ser somente a papinha. Nesta fase, o leite materno já não é mais necessário, inclusive, filhotes grandes que ainda mamam costumam morder as mamas de suas mães, o que pode ser muito doloroso.

É importante também oferecer algo que o filhote possa morder, pois, nessa fase, sua formação dentária e mandibular está em pleno desenvolvimento. O ideal é que a papinha nessa fase já seja um pouco mais sólida, com pedaços maiores e até alguns pedaços mais duros.

De 6 a 12 meses

A partir do 6.º mês, o filhote pode ser alimentado somente com ração para filhotes, mas, atenção: especificamente ração para filhotes. É importante salientar isso, pois, com essa idade o cão ainda está em desenvolvimento, ganho de peso e evolução. Por isso, é importante que ele seja alimentado com uma ração específica.

E, não basta ser somente para filhotes, é importante que seja para esta fase do cão, pois isso promoverá uma nutrição e quantidade calórica adequada para dar sequência no desenvolvimento do filhote. Esta é a última fase do processo de transição alimentar do filhote, do desmame ao alimento totalmente sólido.

Após 1 ano

Após completar um ano, o cão deve ser alimentado com uma alimentação adequada para cães adultos e, preferencialmente, específica para a raça dele. A partir dessa idade, o cão tende a parar de crescer e de ganhar peso, portanto, não faz sentido alimentá-lo com alimentos de cães filhotes.

Fazer isso, além de engordar o cão, pode sobrecarregar seu organismo com nutrientes, pois acaba sendo um excesso para o funcionamento do seu corpo. A ração para cães adultos possui menos calorias e uma quantidade mais equilibrada de nutrientes para manter o cão saudável e, nesse momento, sua alimentação pode ser oferecida de 3 a 4 vezes ao dia.

Mais dicas para alimentar seu cachorro filhote

cachorros comendo ração para filhotes

Veja, a seguir, dicas extremamente valiosas para você alimentar seu filhote da melhor maneira, de modo que ele esteja sempre disposto e se desenvolvendo o máximo possível. Você vai ver quais alimentos podem ser prejudiciais, quais as opções disponíveis, bem como outros pontos que devem ser observados além da alimentação do cão. Acompanhe!

Evite alimentos prejudiciais

Se você, durante uma refeição, gosta de compartilhar um pouco seu cão, saiba que deve ter atenção a alguns aspectos. Alguns alimentos são extremamente prejudiciais aos cães. Exemplos deles são uvas, abacate, chocolate, alimentos ricos em açúcar em geral, embutidos e ricos em sódio, os quais são os principais venenos para os cães.

É importante mensurar o que você vai oferecer ao seu cachorro, por mais que ele pareça estar com vontade. Saiba que oferecer certos alimentos a ele pode gerar cárie, problemas estomacais, intestinais, renais e, em alguns casos, é necessário até cirurgia.

Comida natural versus alimentos industrializados

Sem dúvida, alimentos naturais com menos sódio e sem conservantes são mais saudáveis, porém, tendem a ser bem mais caros se você for comprá-los prontos. Existem alimentos naturais desidratados, de modo que é necessário somente acrescentar água quente, misturar, deixar esfriar e, por fim, oferecer ao cão.

Os alimentos industrializados possuem uma carga maior de conservantes, ingredientes mais baratos e um índice nutricional inferior se comparados aos alimentos naturais e/ou orgânicos. Em contrapartida são muito mais práticos e não estragam facilmente como os naturais e, se você selecionar boas marcas, pode oferecer sem medo algum ao seu cão.

Faça o acompanhamento do tamanho e do peso do filhote

Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento de um cão filhote é um fator fundamental para a saúde do animal. Pesquise os parâmetros da raça e mensure se semanalmente ele está ganhando peso e se está se desenvolvendo bem. Uma alternativa é pesá-lo toda semana e tirar fotos para notar se a diferença está dentro da normalidade.

Um fator fundamental também é manter o filhote com o vermífugo em dia, pois, os vermes podem atrapalhar a absorção de nutrientes e, consequentemente, o desenvolvimento do cão. Não se esqueça de lavá-lo a um veterinário para ele ser consultado e avaliado.

Lembre-se da hidratação

A hidratação do cão é tão importante quanto a alimentação. Esteja atento se o bebedouro do cão está sempre com água limpa e fresca. A hidratação adequada fará com que os nutrientes dos seus alimentos sejam digeridos de maneira adequada, bem como melhorará seu fluxo sanguíneo e o funcionamento renal.

Se seu cão não se interessa muito por tomar água, tente estimulá-lo. Ofereça mais pontos de bebedouro, passeie com ele e faça-o brincar e gastar energia, isso certamente causará sede e, consequentemente, ele tomará mais água.

Aposte também nas guloseimas

Existem diversos petiscos que podem ser oferecidos aos cães. Há alguns com sabor e cheiro de carne, bacon e diversos outros. Essas guloseimas são ótimas alternativas para você recompensá-lo por bom comportamento ou para ensiná-lo e discipliná-lo conforme necessário.

Apenas não exagere, essas guloseimas possuem muito sabor e, caso seu cão as coma em excesso, ele pode ficar desinteressado por outros alimentos. Há também opções que ajudam na limpeza dentária, o que pode ser ótimo e também muito prático.

Cuide das fases alimentares do seu filhote

filhote de cachorro mamando

Você viu, neste artigo, que fazer o processo de desmame e se atentar a cada fase da alimentação de um cão filhote são fatores essenciais. Você também viu que, assim como nós, humanos, os cães possuem fases alimentares, alergias e alguns até têm problemas digestivos, de modo que tudo isso pode influenciar.

Falamos também que, para um bom desenvolvimento canino, é fundamental ter atenção ao peso e aos meses de vida do filhote. Agora que você já está por dentro de todas as etapas alimentares de um cão filhote, saberá proporcionar todo cuidado e suporte necessário para ele ter um crescimento adequado e saudável!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.