Ração para gatos castrados: qual a melhor para o seu pet?

Ração para gatos castrados: qual a melhor para o seu pet?

Os gatos castrados precisam mesmo de uma ração diferente dos gatos não castrados? Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para escolher a melhor!


Descubra a melhor ração para o seu gato castrado

Gato e ração

Será que os gatos castrados precisam mesmo de ração própria para eles ou será que é possível manter uma dieta saudável com uma ração normal para gatos adultos? Se essa é a sua dúvida depois de castrar seu gatinho, você chegou ao artigo certo!

Abaixo você saberá por que a ração para castrados é indicada, qual a diferença entre ela e a ração comum, o que muda no organismo dos felinos após a castração, como evitar que seu gatinho engorde depois da cirurgia, quais suas principais necessidades e como saber qual a melhor ração escolher para esse momento. Boa leitura!

Motivos para o gato castrado comer ração especial

Ração de gato

Cada gato possui uma necessidade alimentar diferente: em algumas fases são mais ativos, em outras mais sedentários ou até mais dispostos a contrair determinadas doenças. Entenda o motivo pelo qual gatos castrados precisam de ração especial!

Para evitar o ganho excessivo de peso

Além de fazer com que o gato tenha mudanças significativas no que tange seu organismo, a castração ainda altera o metabolismo do animal. Ao mesmo tempo, o apetite do felino aumenta, o que leva à ingestão de mais ração do que antes da castração, causando ganho significativo de peso.

A ração para gatos castrados contém os nutrientes dos quais esse animal precisa, quantidade diferenciada de calorias e é especialmente rica em fibras, o que faz com que o gato se sinta mais saciado ao ingerir menos comida. Contudo, o tutor ainda precisa oferecer a quantidade correta de alimento ao animal.

Proporcionar bem-estar ao animal

Cada ração possui especificidades em relação ao tempo de vida dos gatos: filhotes, adultos, adultos castrados e sênior, por exemplo. Elas existem para atender as demandas nutricionais mais adequadamente dos animais, que costumam ter comportamentos diferentes em cada fase da vida.

Quando gatos castrados ingerem a ração ideal para sua condição e fase da vida, eles não perdem nutrientes devido ao déficit calórico. Isso faz com que o animal tenha energia suficiente para brincar, sem necessidade de tomar suplementação, o que melhora o bem-estar do felino.

Evitar problemas de saúde

A ração para gatos castrados é pensada justamente para melhorar a qualidade de vida do animal após a cirurgia. Além das fibras e das calorias balanceadas, elas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam no controle do pH da urina, o que ajuda a evitar infecções, já que os animais tendem a ingerir menos água após a castração.

A ração para castrados também auxilia a evitar o câncer de mama nas fêmeas. A castração, por si só, evita diversos problemas de saúde, mas, quando combinada com a ração correta, a saúde do gatinho é garantida.

Benefícios de dar a melhor ração para gatos castrados

filhotes comendo juntos

Para entender melhor quais os benefícios de oferecer a ração para gatos castrados, confira abaixo quais as principais fontes de composição das rações especiais. Cada uma delas diz respeito a uma necessidade exclusiva de gatos pós-castração.

Proteínas

As proteínas são responsáveis por diversas funções no organismo, desde o transporte de oxigênio até o fortalecimento dos anticorpos. Como gatos são animais carnívoros, é necessário que a ração ideal apresente um índice elevado de proteínas, como frango e salmão, alimentos mais comuns presentes na ração.

Para saber se a ração possui proteínas suficientes, basta conferir o rótulo das embalagens: esses ingredientes devem aparecer em primeiro lugar, o que significa que estarão em maior quantidade na alimentação do animal, consequentemente, serão componentes ideais para a dieta do pet.

Fibras

Como citamos anteriormente, as fibras são essenciais na composição de uma boa ração para gatos castrados que está diretamente ligada à sensação de saciedade do animal. Se um gato castrado sem controle alimentar possui a tendência a comer mais, várias vezes ao dia, a consequência é que ele engorde muito.

As fibras, portanto, fazem com que seja necessária menos ingestão de ração, de modo que facilite o controle de quantas vezes você precisa alimentá-lo por dia, bem como a quantidade de ração ideal. Normalmente essas informações aparecem junto ao rótulo das rações.

L-carnitina

A L-carnitina é um componente encontrado especialmente como um suplemento nas rações para gatos castrados. Ela é importante para os músculos, na melhora do desempenho físico, bem como auxilia na queima de gordura, então é bastante interessante para animais operados que tendem a engordar.

Além disso, ela também auxilia a evitar problemas renais, que são bastante comuns em gatos castrados devido à diminuição do consumo de água. São muito presentes em rações premium e super premium, os tipos ideais para felinos em qualquer estágio da vida, especialmente pós-castração.

Menos índice de calorias e gorduras

Com a diminuição do gasto calórico no organismo de gatos castrados que se dá devido à desaceleração do metabolismo, deve-se evitar as rações comuns que tendem a conter um nível de gorduras e calorias muito elevadas. As próprias para castrados já são normalmente balanceadas de acordo com essa necessidade.

Algo a se observar ao comprar uma ração para gatos castrados é se ela possui uma menor quantidade de gorduras e matéria mineral inferior a 8%, que ajuda no tratamento do trato urinário. Essas informações podem ser observadas na embalagem, portanto, sempre confira antes da compra.

Não possui corantes

Alimentos com muito corante geralmente são associados a produtos de menor qualidade, com excesso de sódio e componentes químicos. Além de não interferir positivamente na dieta, ainda não são atrativos para os gatos, que não distinguem as cores como os humanos.

Os corantes também podem causar alergia nos felinos, bem como doenças no trato urinário, renal e até doenças de pele e queda de pelos. A ração ideal para gatos é a que não possui corantes: geralmente as com coloração mais amarronzada, sem distinção de cores gritantes.

O que fazer se meu gato castrado não quiser comer a ração

ração e gato

Após a troca de ração, é comum que alguns gatos estranhem o novo alimento, já que ele é muito diferente em relação à composição de outros tipos de ração. Dessa forma, pode ser que, no começo, haja alguma rejeição por parte do animal. Saiba como incentivá-lo a comer!

Você pode umedecer

Uma dica para tornar a nova ração mais atraente para os gatos é umedecê-la. Para isso, basta colocar a ração em pequena quantidade no pote e pouca água, suficiente para cobrir a extensão do pote, molhando toda a ração, mas sem cobri-la. Com o passar do tempo, a ração vai ficar mais molinha.

Além disso, ao adicionar água na ração seca você incentivará o gato a beber mais água, já que ele irá beber tudo antes de comer, por causa do gostinho da ração no líquido. É uma boa dica para resolver dois problemas de uma só vez!

Aqueça a ração

Alguns gatos ainda podem preferir a ração mais quentinha, como se fosse um alimento que acabou de ser preparado. A dica é misturar um pouco de água para deixá-la molinha e colocar por poucos segundos no microondas, o suficiente para que ela fique morna, mas não quente.

Com o tempo isso pode ajudar o gato a se acostumar com o sabor da ração nova, o que fará com que a necessidade de ela ser aquecida o tempo todo passe a não existir mais. Gatos são sensíveis à temperatura, então uma ração fria pode não o atrair.

Ofereça a ração moída

Se mesmo aquecendo ou umedecendo o gatinho ainda não quiser a ração, uma ideia é moer os grãos da ração seca para que ele coma como se fosse um sachê. A forma de preparo é a mesma das anteriores: um pouquinho de água para amolecer e, em seguida, amassar os grãos com um garfo.

Não é necessário transformar a ração em papa, somente amassar o suficiente para que ela se quebre em porções menores. Também é possível usar essa técnica junto à anterior, aquecendo a comida no microondas antes de oferecer.

Misture com outros alimentos

Se você tentou todas as alternativas anteriores e nada deu certo, fique calmo. Gatos podem ser exigentes em relação à comida, mas com o tempo acabam cedendo. Uma outra forma de oferecer a ração é misturando com os sachês, que são bem atrativos para os felinos.

Basta misturar os dois tipos de comida, dessa forma o molho do sachê vai cuidar de umedecer a ração seca e fazer com que ela se misture na carninha da ração molhada. Isso pode ser feito todos os dias, já que a ração molhada é fundamental para uma dieta mais rica dos bichanos.

Mais informações sobre ração para gato castrado

Gato em frente a pote de ração

Mesmo depois de entender por que a ração de gatos castrados é melhor para os felinos que já passaram pela cirurgia, ainda podem restar algumas dúvidas. Confira abaixo algumas outras informações sobre esse tipo de ração antes de oferecê-la ao seu pet.

Diferença entre ração normal e de gatos castrados

Basicamente, a ração de gatos castrados possui diferenças na composição que se adequam aos gatos que passaram pela cirurgia de forma mais assertiva, devido às fibras, menor quantidade de gordura, componentes necessários, controle do trato urinário e exclusão de corantes.

Ainda assim, ela só deve ser introduzida na dieta do animal quando ele já passou pela castração. Antes disso, é necessário respeitar a dieta adequada para filhotes, gatos não castrados e até mesmo idosos, já que cada uma delas diz respeito às necessidades do organismo de cada gato, que mudam bastante com o tempo.

Pode dar ração de gatos castrados para gatos idosos?

Todos os gatos necessitam de rações adequadas para cada estágio da vida, isso inclui os gatinhos idosos. Nessa fase eles possuem as mesmas necessidades dos gatos adultos, mas com algumas especificidades a mais. O ideal é utilizar a ração para gatos castrados tipo sênior.

Essas rações contêm um menor teor de fósforo, que ajuda a evitar doenças renais que podem se agravar na velhice, além de conter antioxidantes que ajudam a frear o envelhecimento do animal, mantendo-o mais saudável por mais tempo. A idade adequada para oferecer esse tipo de ração é a partir dos 7 anos.

O organismo dos gatos após castração muda?

Depois da castração, é evidente que o organismo dos gatos pare de produzir hormônios sexuais. A consequência disso é a desaceleração do metabolismo do animal, o que o deixa mais lento e, algumas vezes, pode até torná-lo sedentário. Aliás, é comum ouvir que os gatos ficam muito mais calmos depois da cirurgia.

Além disso, como citado anteriormente, outro efeito da castração é o aumento de apetite dos bichanos, diminuição do consumo de água, que precisam ser monitorados, mas também menores riscos de doenças como câncer de mama, de próstata e demais tumores.

Agora você já sabe qual ração oferecer para gatos castrados!

Ração para gato castrado

Assim como os seres humanos passam por diversas mudanças biológicas com o passar do tempo, os gatos também enfrentam mudanças significativas que requerem maior atenção para que se mantenham sempre saudáveis e dispostos. A castração é um momento de mudança importante que requer algumas adaptações.

A ração para gatos castrados é fundamental para manter os animais com o organismo controlado, sempre saudáveis e, claro, saciados! Agora que você já sabe como escolher a ração ideal, faça a introdução da nova alimentação assim que possível, sempre respeitando as necessidades do seu animal. Com certeza seu gatinho irá agradecer. Até o próximo artigo!

Não deixe de conferir também o artigo sobre As 10 melhores rações para gatos de 2021!

Autor deste artigo

Formada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Minas Gerais, trabalho como redatora freelance e revisora de textos acadêmicos, e-books e artigos. Apaixonada por gatos e roedores.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.