Animais para apartamento: veja 18 tipos para ter por perto!

Animais para apartamento: veja 18 tipos para ter por perto!

Separamos aqui 18 animais perfeitos para quem mora em apartamento. Confira todos e escolha qual se adapta mais ao seu espaço e estilo de vida!


Os melhores animais de estimação para se ter em apartamento!

Ave cacatua

Escolher um pet pode ser uma tarefa difícil, especialmente para quem mora em apartamento ou em casas pequenas que não possuem um espaço suficiente. Muitas pessoas acabam por desistir de adotar um animalzinho de estimação por acreditarem que lugares de poucos espaços ou apartamentos são empecilhos para se ter um pet.

Entretanto, existem vários tipos de animais que podem ser perfeitos para quem mora em um apartamento ou lugar de pouco espaço e deseja ter uma companhia agradável do seu lado. Veja a seguir alguns animais que podem ser uma ótima opção para ambientes restritos e principais características e cuidados de cada um!

Animais pequenos para ter em apartamento

Uma opção de quem mora em lugar com pouco espaço e quer uma companhia é adotar pequenos animais que não demandam de tanto espaço. Veja a seguir alguns desses animais, quais as vantagens de ter e cuidados!

Peixes

Peixe em aquário

Um aquário com peixes de água doce ou salgada é uma excelente escolha para um apartamento. Há uma variedade de peixes que você pode escolher. Além disso, pode incluir algumas espécies de camarões, caracóis e até sapos anões africanos.

Cuidar de um aquário geralmente exige pouca manutenção, embora sua carga de trabalho aumente se você escolher peixes com necessidades ambientais e de água mais elaboradas. Os peixes bettas são indicados por serem pequenos e podem se desenvolver em um aquário razoavelmente pequeno.

Hamster

Hamster em sofá

Um animal de estimação popular é o hamster. Se você optar por apenas um, não precisará de uma gaiola muito grande, mas se estiver procurando por mais, isso pode aumentar a quantidade de espaço de que você precisa, já que os hamsters geralmente precisam ser alojados separadamente.

Hamsters não requerem muitos cuidados além da limpeza da gaiola, alimentação e se certificar de que eles têm os itens apropriados para brincar. Esses roedores são noturnos, então se possível, coloque a gaiola em outra sala, para evitar ser incomodado pelo ruído de sua roda.

Porquinho-da-Índia

Dois porquinhos-da-índia

Os porquinho-da-Índia são animais de estimação divertidos que têm disposições gentis e podem ser muito fofinhos. Os porquinho-da-Índia gostam de companhia, então é uma boa ideia ter pelo menos duas para evitar que um único porco fique sozinho.

Um porquinho-da-Índia precisa cerca de no mínimo 1 metro de espaço na gaiola. Isso pode tornar as necessidades das gaiolas muito grandes para o seu pequeno espaço, embora você possa encontrar gaiolas de porquinhos-da-índia que são construídas verticalmente e têm vários "andares" para seus porcos vagarem.

Rato Twister

Rato twister comendo

Maiores do que os ratos, os ratos twister são animais de estimação divertidos e altamente inteligentes, fáceis de cuidar. Eles podem ser domesticados e podem ser muito fofinhos. Os ratos também são sociais, então é uma boa ideia ter pelo menos dois em um habitat.

Os ratos têm requisitos de espaço maiores do que muitos animais de estimação. O tamanho mínimo recomendado do tanque para um par de ratos é um aquário ou gaiola de 40 a 60 galões.

Chinchila

As chinchilas têm necessidades específicas em relação a sua alimentação, umidade e temperatura ambiente, mas no geral não são difíceis de cuidar. Essas adoráveis criaturas pequenas precisam de uma gaiola de no mínimo 1 metro quadrado por chinchila, mas pode optar por gaiolas com andares para economizar espaço.

Esses animais de estimação precisam de tempo para se exercitar fora da gaiola e exigem interação social com você para serem felizes. Certifique-se de que sua chinchila esteja alojada em uma área bem ventilada para evitar problemas respiratórios - uma preocupação comum nesta espécie.

Cacatua

Cacatua em fundo preto

A cacatua possui características únicas. É um animal extremamente sensível e vive cerca de 40 anos. Assim como os demais animais, a cacatua também demanda de uma gaiola com espaço amplo para que possa movimentar-se, porém você pode deixar a gaiola aberta para o animal sair a hora que quiser.

De forma geral são animais fáceis de cuidar e os cuidados são os básicos como de qualquer outro animal, alimentação correta e limpeza da gaiola. Além disso, as cacatuas são animais ativos e enérgicos e por isso, ter brinquedos para entreter esse animal é muito importante. Sua alimentação é baseada em frutas e sementes.

Papagaio

Papagaio em galho

Muitos tipos de papagaios requerem muita interação e estímulo para serem felizes. Se você ficar ausente por várias horas todos os dias, podem surgir problemas de comportamento devido ao estresse e à solidão.

Se você é novo na propriedade de pássaros, pesquise a raça desejada para ter certeza de que pode cuidar de seus cuidados diários. Isso inclui não apenas alimentação, limpeza da gaiola e configuração da gaiola, mas necessidades comportamentais, incluindo interação humana, brinquedos e outras formas de estimulação mental.

A maioria das espécies de papagaios também precisam de um tempo fora de sua gaiola todos os dias, então você deve levar isso em consideração em sua revisão de seu estilo de vida ao escolher um pássaro.

Animais mais médios e grandes para ter em apartamento

Apesar de muitas pessoas preferirem animais pequenos nos apartamentos, alguns animais de porte médio/grande também podem ser uma opção pelo seu comportamento agradável. Veja a seguir.

Gatos

Gato deitado em tapete

Os gatos podem ser o animal de estimação perfeito para qualquer espaço pequeno, embora nem todas as raças ou personalidades sejam adequadas para apartamentos pequenos. Os gatos geralmente se dão bem em apartamentos porque passam boa parte do dia dormindo.

A maioria dos gatos precisa de atenção quando você está em casa, mas você pode passar o tempo com seu gato enquanto faz alguma atividade tranquila. É recomendado fornecer aos gatos coisas divertidas para fazer quando você não está em casa, como árvores para gatos ou prateleiras, para que eles possam explorar.

Assim como os cães, alguns apartamentos exigem critérios, como que o gato seja esterilizado ou castrado para evitar a pulverização e comportamentos relacionados ao calor, como uivar.

Cachorro

Cachorro com pata levantada

Os cães podem se dar bem em espaços pequenos, embora você deva escolher a raça certa. Apesar que muitos lugares tenham restrições de tamanho, um cão grande pode viver confortavelmente em um apartamento se você fornecer a eles um ambiente agradável.

Os principais fatores que você deve considerar são a tendência da raça de latir e incomodar os vizinhos e seus requisitos de exercício. Independentemente da raça ou do tamanho do seu cão, eles devem ser soltos pelo menos a cada seis horas para se aliviarem. Verifique com seu apartamento ou administradora de condomínio antes de adquirir um cachorro, pois muitos podem ter restrições não só de tamanho, mas também de raça.

Coelho

Coelho em fundo branco

Raças pequenas de coelhos podem ser uma ótima opção em casas menores e podem até mesmo ser treinadas em casa. Os coelhos são sociais e gostam da companhia de outros coelhos ou mesmo de outros animais, são amorosos e afetuosos e você pode até ensinar truques a eles.

É fundamental esconder todos os fios ou cabos expostos em um apartamento, já que um coelho pode mastigá-los. Treinar seu coelho para usar uma caixa sanitária pode ajudar a proteger seus tapetes.

Furão

Furão em mãos humanas

Os furões têm requisitos de espaço maiores do que alguns outros animais de estimação pequenos populares, embora você possa ter uma gaiola alta com vários níveis para economizar espaço. Eles são animais de estimação muito inteligentes e se dão melhor com outro furão do que sozinhos.

Tente treinar seu furão, pois ele precisa de exercícios que exigem tempo fora da gaiola diariamente. Se você tem uma agenda lotada e procura um animal de estimação que não exige muito tempo, pode achar que os furões dão muito trabalho para cuidar. Os furões são ilegais em alguns estados e podem ser restritos pelo seu complexo habitacional.

Jabuti

Tartaruga dentro de carapaça

O jabuti pode ser uma opção por ser um animal de pouco movimento. Apesar disso, requer um ambiente apropriado para criação. Primeiramente o terrário deve ser grande o suficiente para que ele possa se locomover com tranquilidade.

Além disso, o terrário exige uma temperatura e umidade adequada para que o jabuti mantenha seu metabolismo adequado. Sua alimentação é composta de vegetais, frutas e ração. Hoje em dia já existem rações adequadas para esse tipo de animal.

Animais exóticos para ter em apartamento

Se você tiver coragem, pode optar por ter alguns animais exóticos em seu apartamento também. Confira alguns que são permitidos a seguir.

Serpentes

Homem segurando cobra

As cobras, especialmente as cobras menores, como a cobra do milho, não precisam de tanques grandes e não precisam ser retiradas para fazer exercícios, o que as tornam animais de estimação ideais para casas menores. Eles também não requerem interação com você para serem felizes, pois muitos preferem ser vistos e não manuseados.

Muitas cobras precisam comer presas vivas, como grilos, larvas de farinha e roedores. Outros podem comer ratos e camundongos mortos congelados. Alguns donos de animais em potencial podem achar desagradável. A maioria das cobras exige documentação necessária para uso de estimação, além disso, não devem ser peçonhentas.

Geckos

Gecko Leopardo em mãos humanas

O qecko leopardo é uma espécie de lagartixa e frequentemente escolhida para os terrários. É um animal que tem personalidade calma e curiosa e geralmente o tutor consegue estabelecer uma boa relação com esse animal.

Esses animais de forma geral são fáceis de cuidar e tratar, embora você deva ter um ambiente favorável. Geralmente eles permanecem durante o dia no terrário que deve ter uma temperatura entre 28 e 35 graus. Esses animais são noturnos e costumam sair do terrário para passear, porém durante a noite e temperatura do ambiente deve baixar para 20 graus.

Se você está pensando em ter mais de um gecko no ambiente, considere não colocar dois machos juntos, pois esses animais são territoriais e podem brigar entre si. Geralmente os geckos são animais com grande capacidade de adaptação com novos ambientes.

Iguanas

As iguanas é muito comercializada como animal de estimação. Apesar disso, esses animais requerem cuidados especiais para criação em cativeiro. Para que seu organismo funcione de forma correta, é necessária a presença de um terrário com sistema de aquecimento e umidade controlada e luz ultravioleta para absorção de vitamina D em seu corpo.

As iguanas podem transmitir algumas doenças, então são importantes grandes cuidados com a manutenção do terrário. Apesar, por serem animais pequenos e agradáveis são indicados para viver em apartamentos. A aquisição desse animal só pode ser adquirido legalmente pelo IBAMA.

Aranhas

Aranha em mãos humanas

As aranhas são animais de estimação bem fáceis de manter, geralmente se dão bem em espaços pequenos e você pode mantê-las em um aquário pequeno. Sua alimentação é simples e geralmente composta por insetos.

Esses pequenos animais não têm as mesmas necessidades de exercícios que animais maiores e, na maioria das vezes, não precisam interagir com você. Tanto insetos quanto aracnídeos podem ser mantidos como animais de estimação.

Embora esses animais de estimação sejam geralmente fáceis de cuidar, a desvantagem é que eles não são animais de estimação "afetuosos" ou que provavelmente o tornarão querido por seus amigos e algumas pessoas que possam frequentar sua casa.

Sagui

Sagui

Os saguis de forma geral são animais brincalhões e de pequeno porte, podendo ser uma ótima opção para quem vive em apartamentos. Apesar de serem relativamente fáceis de cuidar os saguis demandam de um ambiente totalmente preparado, com gaiolas grandes, cordas, balanços e poleiros para se divertirem.

Apesar de encantado, o sagui é barulhento e pode morder ao sentir-se ameaçado. Além disso, deve-se ter acompanhamento veterinário com frequências, pois são animais que pode transmitir doenças. Por serem animais silvestres, só podem ser adquiridos legalmente pelo IBAMA, além disso, são muitos os cuidados que se deve ter com esses animais, por isso, considere ter esse animal se você tiver tempo para cuidar.

Dicas para criação de animais em apartamento

Apesar de alguns animais serem de fácil criação, você vai precisar de ambientes adequados e cuidados especiais. Veja a seguir alguns cuidados principais que devemos ter com os pets.

Prepare o ambiente adequadamente

Para ter qualquer tipo de animal de estimação em apartamento ou em casas, seja elas pequenas ou não, você vai precisar de um ambiente adequado e com espaço apropriado para seu pet.

Para alguns pets o ambiente do seu apartamento ou casa já é o suficiente e você só vai precisar ensiná-lo a sujar no lugar correto e levá-lo para passear. Porém, como visto, alguns animais necessitam de gaiolas ou terrários apropriados para poder viver em ambiente caseiro.

Por isso, quando for escolher o pet certifique-se de preparar o ambiente conforme a demanda do seu animal e de realizar a manutenção conforme for orientado, assim, seu pet ficará confortável e agradecido.

Muito cuidado com possíveis fugas

Alguns animais gostam de dar aquelas fugidas de vez em quando veem brecha, por isso, esteja atento a possíveis fugas que possa ocorrer. Dependendo do animal você deve manter cuidado quando for sair de casa e evitar deixar portas abertas, pois eles podem ser muito rápidos.

Uma dica para quem tem pet em apartamentos e casas e que é muito utilizada, especialmente para quem tem gatos, é telar as janelas do apartamento, afim de evitar fugas e garantir que seu animal não vai sofrer nenhum acidente caso se aproxime das janelas, especialmente se você mora em andares altos.

Os animais precisam de cuidados especiais em apartamento

Apesar de alguns animais não demandarem tanto cuidados, eles precisam de cuidados especiais quando em apartamentos. A princípio é indicado fazer um período de adaptação para que seu pet acostume com seu novo ambiente.

Adestrar seu animal é uma ótima opção para que ele obedeça alguns comandos e aprenda determinadas habilidades que podem auxiliar no seu convívio com o pet. Além disso, mantenha o ambiente do seu pet sempre limpo e dependendo do animal, pesquise qual a melhor condição de ambiente e se precisar faça pequenos ajustes no apartamento.

Uma dica importante é sempre manter um ambiente agradável de acordo com as necessidades do seu pet e pesquisar quais os principais cuidados e demandas de cada animal.

Fique atento aos bichos que precisam de licença

Alguns animais silvestres podem ser os preferidos de estimação para alguns tutores. Entretanto, para ter esses animais em sua casa você precisa da autorização do IBAMA, caso contrário é considerado crime ter esses animais.

Os animais silvestres, como macacos, cobras, iguanas, tartarugas e entre outros estão acostumados a conviver livres na natureza, portanto, o ambiente das cidades pode causar grande estresse nesses animais, além do ambiente em si. Dessa forma, alguns animais apesar de permitidos devem ter autorização e espaço adequado, por isso, pesquise bem antes de adotar algum animal.

Animais para apartamento: escolha o seu!

Hamster em gaiola

Você viu neste artigo que é possível, mesmo morando em apartamento ou em casas pequenas ter um animalzinho de estimação, e conheceu quais as melhores opções para esses ambientes. Ficou por dentro também das principais características de cada animal e dicas de cuidados que devemos ter quando escolhemos ter animalzinho em casas.

Foi possível aprender também que, os animais precisam de cuidados especiais e alguns demandam e cuidados diferenciados para que possam viver bem nesses ambientes. Além disso, todos os animais merecem um espaço confortável e merecem serem cuidados da melhor forma possível para que se sintam felizes mesmo fora da natureza.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.