Como saber se meu gato me ama: 15 sinais de muito amor!

Como saber se meu gato me ama: 15 sinais de muito amor!

Curiosos para saber se seu gato te ama? Trouxemos aqui 15 sinais que te dirão se você é amado por ele. Confira aqui!


Em dúvida se o seu gato ama você ou não?

Gato dormindo

“Como saber se meu gato me ama?”. Com certeza essa é uma pergunta complicada e que todo tutor de um felino já deve ter se perguntado, afinal esse é um animal muito independente e que, geralmente, não gosta de ficar grudado, mas sim brincando e pulando em toda a casa.

Porém, isso não quer dizer que eles não sentem carinho ou amam as suas famílias. Os sinais, na maioria das vezes, são sutis, mas revelam muito sobre o humor do seu felino peludo, por isso que essa é uma dúvida muito comum entre os tutores de gatos e até mesmo afasta as pessoas que querem ter um bichano na família.

Assim, para te ajudar a encontrar a resposta para essa dúvida tão popular, no conteúdo abaixo te exemplificamos e explicamos alguns sinais que o seu gato pode fazer mostrando que te ama muito. Confira mais!

15 Sinais de que seu gato o ama

Gato miando

Antes de listarmos os sinais que o seu bichano pode apresentar, saiba que você é o único que já se perguntou: “como saber se meu gato me ama?”, por isso não se sinta mal. Continue lendo e confira mais detalhes sobre essa dúvida.

Dão cabeçada em sinal de amor

Assim como os seres humanos, os gatos também demonstram o seu carinho se esfregando nos seus donos. O tipo de ação mais comum são as cabeças, também chamadas de “butting”, que é um método de comunicação dos bichanos para demonstrar afeto entre os seus.

Por isso, se você está se perguntando “como saber se meu gato me ama?”, preste atenção aos pequenos detalhes! Isso porque, quando eles ficam roçando nas suas pernas, eles estão compartilhando o seu odor e marcando-o como amigo e família.

Sempre enrola a cauda em torno da sua perna

Já percebeu que a cauda do seu pequeno felino costuma ficar enrolada nas suas pernas, saiba que isso é um sinal de amor. Isso quer dizer que, a sua cauda peluda é um grande indicador do seu humor, já que assim como demonstra afeto, também é sinal de medo ou irritação.

Assim, se você percebeu que o seu bichano tem o costume de fazer isso em suas pernas, saiba que não é preciso mais se perguntar “como saber se meu gato me ama?”, já que a resposta está visível em seus atos.

Mostra a barriga sempre que o vê

Com certeza a barriga dos bichanos é uma das coisas mais fofas e lindas desse animal. Prova disso, é que é difícil se conter para não fazer um carinho nessa parte tão peluda e gostosa. Mas você sabia que quando ele a mostra quer dizer que ele te ama e que conquistou a sua confiança?

Isso porque, a barriga não é uma parte do seu corpo que eles tendem a se sentir confortáveis, principalmente quando são acariciados. Assim, quando eles a mostram, quer dizer que se sentem seguros ao ponto de expô-la para você. Interessante, não é mesmo?

Ronrona de felicidade com a sua presença

Sabe quando o seu gato “ligar o motorzinho”, como muitos gostam de chamar o som do ronronar do bichano? Então, esse é um dos sinais mais claros que o seu pet te ama e sente prazer em sua presença.

Inclusive, existem estudos que dizem que esse é um som que os gatos fazem exclusivamente para os humanos quando estão sentindo carinho, afeto e prazer. Afinal, você pode comprovar essa afirmação ao observar que os bichanos não fazem esse ronronar para os seus próprios companheiros felinos.

Costuma trazer “presentes” para você

Ao se perguntar “como saber se meu gato me ama?”, você não pensaria que um rato pode ser um sinal, não é mesmo? Mas saiba que é sim um indício de carinho e amor do seu pet felino para você.

Isso porque, os gatos podem trazer certos presentes incomuns para você. Isso vai desde ratos mortos, lixos, insetos e até mesmo sapos, por isso é importante ter cuidado, principalmente se o seu bichano gosta de sair à noite pelas ruas.

Dá mordidinhas suaves e amorosas

gatinho mordendo

Se pensarmos em cães, as mordidas com certeza não é um sinal de amor, mas no caso dos gatos é um indício de que o seu pet te ama e que não falta carinho. É claro que ficam algumas cicatrizes, mas saiba que não são intencionais, já que machucar não é o objetivo.

Assim, se você quiser descobrir se o seu gato te ama, fique atento aos pequenos sinais. Porém, lembre-se que é possível que ele morda “para valer”, mas quando é um indício de afeto elas são leves e, geralmente, não doem.

Seu gato gorgoleja o tempo todo

O fato dos gatos gorgolejar pode até parecer estranho, mas não para os tutores de bichanos. Sabe aqueles sons um tanto estranhos que não se parecem em nada com um miado? Então esse é o gorgolejar, uma maneira deles se comunicarem.

Esse é um sinal de que o seu animal está feliz e até mesmo satisfeito. Por isso, se você ainda está se perguntando sobre “como saber se meu gato me ama?”, fique atento a esse sinal, já que se ele é um gorgoleiro, ele está bem feliz com o seu dia a dia.

Ele segue você o tempo inteiro

Se o seu gato te segue em todo lugar, seja no banheiro ou na hora de comer, saiba que mesmo que seja um tanto incômodo, esse é um sinal de que o seu bichano te ama e não quer ficar longe de você em nenhum momento.

Por isso, não o desencoraje! Como ele não consegue se comunicar como nós, por meio desses pequenos sinais, o seu animal está te mostrando que te adora e que quer compartilhar todos os momentos contigo, por isso o mime e o retribua, sempre fazendo um carinho embaixo do queixo ou na cabeça.

Lambe os seus cabelos e orelhas

Já recebeu uma lambida da língua áspera do seu pequeno felino? Então saiba que não precisa mais se perguntar “como saber se meu gato me ama?”, já que esse é um sinal claro de que ele te considera da família.

Não é comum que os gatos fiquem lambendo sem nenhum motivo, afinal eles não receberam a fama de antissociais por nada. Assim, se o seu bichano gosta de lamber o seu rosto, cabelo e orelhas, quer dizer que ele está sendo um sinal de amizade e que se preocupa com você.

Seu gato costuma amassá-lo com a pata

Para os tutores de gatos, não há um gesto mais prazeroso do que ser alvo dos famosos “amassar pãozinho”. Mas você sabia que esse é um sinal de que ele te ama e que te considera da família?

Isso porque, esse é um gesto que eles tendem a fazer com as suas mães ao estimular o fluxo de leite na amamentação, criando um vínculo. Além disso, as glândulas odoríferas são ativadas nessa ação, por isso também pode ser uma tentativa de marcá-lo como se fosse dele. Por isso, se o seu gatinho faz isso no seu corpo, sinta-se honrado.

Ele costuma piscar lentamente para você

O olhar dos gatos com certeza é hipnotizante, mas também podem ser um dos indícios de que te amam e que considera como membro da sua família, principalmente quando eles te olham e piscam bem lentamente.

Inclusive, muitas pessoas chamam esse ato de "beijo de gatinho”, afinal é um jeito delicado deles mostrarem que realmente possuem carinho. Porém, essa é uma ação muito singela, por isso é preciso ficar atento para perceber e identificar como um meio de afeto com o seu tutor. Por ser um gesto muito simples, as pessoas tendem a confundir esse animal como frio e independente.

Se ele costuma dormir com você

gato dormindo na cama

A fama dos gatos é a independência, já que eles se mantêm limpos, aquecidos e alimentados sem ajuda de ninguém, porém eles possuem um jeito todo especial para confortar os seus tutores, como por exemplo, ao escolher dormir ao seu lado.

Na teoria e prática, os gatos não precisam de ninguém para ter uma boa noite de sono, porém se ele escolher ficar ao seu lado durante a noite ou até mesmo se deitar em cima de você, saiba que é o jeito especial de dizer que prefere a sua companhia.

Ele treme a ponta do rabo quando o vê

Ainda se perguntando “como saber se meu gato me ama?”. Se depois desses indícios que te exemplificamos ainda tem essa dúvida, fique atento ao rabo do seu bichano ao te ver. Pode ser uma dica um pouco peculiar, mas saiba que quando ele treme a ponta da cauda, ele está dizendo que gosta de você.

São sinais bem sutis, mas que tendem a demonstrar os sentimentos mais profundos desses felinos. Por isso, não hesite em encher o seu pet de amor para que ele se sinta confortável para fazer esses gestos.

Está sempre deitado ou sentado ao seu lado

Pode até ser estranho ter um gato sempre ao lado do tutor por causa da sua independência, porém se o seu pet não sai do seu lado, nem mesmo quando está mexendo no computador, fique sabendo que ele está falando que ao seu lado ele se sente mais confortável.

Justamente por ser incomum esse gesto, é um dos meios mais eficazes de perceber o amor do seu felino por você. Por isso, esse é um gesto que quase todos os tutores de gatos conhecem e compartilham com os mais novos.

Sente ciúmes de você

Assim como os cães, os gatos também escolhem os seus donos e demonstra isso com alguns sinais como, por exemplo, ao sentir ciúmes de você. Isso quer dizer, ficar estressado quando outras pessoas ficam perto ou até mesmo se isolarem quando há visitas em casa.

O bichano pode até parecer outro animal, ou seja, mais bravo e que não aceita carinho de ninguém, porém, essa é somente uma das várias reações. Isso porque, ele também pode querer ficar grudado em você, independentemente de onde for. Por isso, não tente afastá-lo mesmo que te incomode, já que estaria negando o carinho.

Fique atento ao seu gato para saber se ele te ama

Gato recebendo carinho

Depois de ler este conteúdo, você já encontrou a resposta para a sua pergunta? Aqui nós explicamos e exemplificamos alguns dos sinais mais claros de que o seu gato te ama e te considera como parte essencial da família.

Provavelmente, você já devia ter entendido alguns desses sinais, mas ainda estava em dúvida se era realmente uma demonstração de afeto. Assim, agora que tem a resposta não deixa de observar os seus pets nos mínimos detalhes.

Afinal, mesmo que eles não possam falar, os gatos encontram diversos meios de dizerem o que realmente sentem, seja amor, raiva ou até mesmo medo. Por isso, não hesite em adotar um desses felinos, já que, apesar da fama, eles são carinhosos e tendem a ter muito amor para dar às suas famílias.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas tipos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.