Gato recém-nascido não mama? Cuidados com filhote ao alimentar

Gato recém-nascido não mama? Cuidados com filhote ao alimentar

Seu filhotinho de gato não está mamando? Confira neste artigo quais são as causas e o que fazer para alimentar um gato recém-nascido!


Como cuidar de que gato recém-nascido que não mama

gato recém-nascido

Muitos gatinhos, ao nascerem, não mamam, de modo que isso pode ocorrer por vários motivos. Aprender o que fazer diante dessa situação é muito importante para garantir a saúde dos filhotes, para eles crescerem saudáveis e fortes.

Você verá, a seguir, que um gato recém-nascido pode ficar sem mamar porque a mãe está doente, estressada, porque ela rejeitou seus filhotes ou até mesmo porque ela possui pouco leite. Em alguns casos, pode acontecer de a ninhada ser muito grande.

Logo depois, você irá ler alguns dos cuidados importantes se ter com os recém-nascidos. Por exemplo, levar o gato ao veterinário, oferecer leite especial e controlar o peso dos filhotes são alguns dos cuidados que você precisará ter. Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre como cuidar de um filhote que não mama!

Motivos pelos quais o gato recém-nascido não mama

gato recém-nascido

Embora seja comum que alguns filhotes de gatos nasçam e já comecem a mamar sem a ajuda de uma pessoa, há casos em que a intervenção humana é mais que necessária. Nessa linha de pensamento, confira a seguir os principais motivos pelos quais alguns gatos não mamam.

A mãe pode estar doente

Um dos motivos é o fato de a matriz estar doente. Pode acontecer que sua gata de estimação, que deu à luz recentemente, não esteja produzindo leite para amamentar os filhotes devido à desidratação.

Como também, pode ser que a mãe possua mastite. Essa doença inflama as glândulas mamárias, fazendo com que, quando o filhotinho vá mamar, a gata sinta muita dor. Consequentemente, a gata mãe não deixará os filhotes mamarem.

Uma ninhada com muitos filhotes

Em casos em que a ninhada de gatinhos é grande, pode acontecer que alguns filhotes fiquem sem se alimentar. Sendo assim, a gata pode não ter tetas suficientes para todos os filhotes.

Além disso, pode ocorrer de a gata produzir pouco leite e favorecer os gatos mais fortes. Caso a gata rejeite algum filhote, em hipótese alguma force-a a dar de mamar para o gatinho. A seguir, você irá aprender o que fazer.

A mãe gata pode ser muito imatura

O fato de a mãe gata ser imatura ou muito nova também pode incentivar, fazendo com que o recém-nascido não mame. Ou seja, pode ser que ela seja muito nova, o que faz com que ela não consiga produzir leite suficiente para todos os filhotes.

Além disso, a gata pode não ter instinto maternal. Assim como pode acontecer com o ser humano, no universo dos felinos, pode ser que a gata não goste esteja preparada para cuidar do seu filhote. Se esse for o caso, é indicativo de sua imaturidade. Com o tempo, a gata aprenderá a desenvolver tal instinto.

A mãe pode estar um tanto estressada

Assim como conosco, é normal que, após o parto, as mães amamentem seus filhotes, porém, não é sempre que isso acontece. Caso você note que os filhotes não estão mamando com muita frequência, pode ser que a gata esteja muito estressada.

Após o parto, ocorrem muitas mudanças hormonais no corpo de uma felina, sendo que essas alterações hormonais interferem no humor e no comportamento da gata. Dessa forma, ela pode ficar estressada quando o filhotinho se aproxima para mamar.

Gatos recém-nascido rejeitados pela mãe

Além de todos esses motivos, a gata pode rejeitar os filhotes, o que faz com que os gatinhos não consigam mamar. Para isso acontecer, existem alguns fatores que podem influenciar, como a saúde da ninhada, a saúde da gata e a capacidade de cuidar dos filhotes.

Sendo assim, não pense que sua gata é uma má mãe, ela apenas pode não estar se sentindo muito bem de saúde. Por isso, não insista em colocar os filhotes perto dela para mamar nesse caso.

Cuidados com gato recém-nascido que não mama

gato recém-nascido

Agora que você já sabe quais são as causas de o gato recém-nascido não estar mamando, chegou a hora de aprender quais são os cuidados que você precisa ter quando isso acontece. Acompanhe.

Levar o gatinho ao veterinário

A primeira coisa que você precisa fazer ao perceber que os filhotes não estão mamando é levar eles e a gata mãe ao veterinário. Como você pôde ler nos tópicos anteriores, são muitas as causas que podem levar os filhotinhos a não mamarem.

Dessa forma, ao levar a gata e os gatinhos ao veterinário, ele poderá avaliá-los para saber o que está acontecendo. Caso o motivo desse comportamento seja alguma doença ou apenas estresse, o veterinário conseguirá ajudar os animais.

Oferecer leite especial na mamadeira

Ao ir ao veterinário, o profissional irá receitar um leite especial, ou seja, um leite próprio para gatos recém-nascidos. Este leite precisa ser oferecido em uma mamadeira, de preferência em uma que seja própria para felinos.

Para isso, o leite precisa estar em uma temperatura de 37 °C, e você pode verificar a temperatura pingando o leite no seu pulso. E claro, não se esqueça de ver a quantidade de leite que sai pelo bico, para que o filhote não engasgue.

Ficar atento ao peso do gatinho é importante

Sabe-se que a média do peso de um filhote de gato assim que nasce é entre 100 e 105 g. Sendo assim, fique atento ao peso dele caso ele se mantenha nessa faixa durante algumas semanas após ter nascido.

Por isso, é recomendável comprar uma balança e pesar sempre seus felinos. Caso seus felinos não estejam mamando, você precisará investigar quais são as causas, podendo ser estresse, doença e até mesmo rejeição.

Frequência que o gato deve mamar na mamadeira

Os gatos recém-nascidos tendem a mamar aos poucos, várias vezes ao dia, chegando até mesmo a 20 vezes por dia. Desse modo, nunca fique mais de seis horas ininterruptas sem dar a mamadeira para os felinos.

Caso aconteça de você ter dado a mamadeira há mais de seis horas para o gato e ele esteja dormindo, não o acorde, pois você pode deixá-lo estressado. O recomendável é que você dê cerca de 6 mamadeiras contendo 15 ml a cada 4 horas.

Não forçar a mamãe gata a amamentar

Como você pôde ler ao longo deste artigo, em alguns casos, a gata mãe irá rejeitar os gatinhos ou não irá querer amamentá-los. Caso isso aconteça, não force a mãe gata a dar de mamar aos gatinhos.

Não é uma boa ideia forçar a gata a amamentar os gatinhos, pois ela pode estar doente ou estressada, por exemplo. Caso contrário, a felina pode ser agressiva com os filhotes, chegando até mesmo a machucá-los para tirá-los de perto.

Cuidar da mamãe é importante

Independentemente de a gata estar rejeitando os gatinhos ou deixando de amamentá-los, é muito importante cuidar dela. Após dar à luz aos filhotes, a gata pode passar por muitas mudanças, sejam elas hormonais ou até mesmo de saúde.

Sendo assim, você precisará dar mais atenção à gata, cuidando da sua alimentação e levando-a ao veterinário. Tomando esses cuidados você impedirá que ela fique estressada ou doente.

Fique atento assim que os gatinhos nascerem para eles mamares

gato recém-nascido mamando

Embora seja normal as gatas amamentarem seus filhotes assim que nascem, pode acontecer o contrário. Sendo assim, ao longo deste artigo você aprendeu quais são os motivos e o que fazer caso isso aconteça.

Assim sendo, é muito importante, a partir do momento que os filhotes nascerem, ficar atento para saber se eles estão mamando, porque a gata pode estar doente, imatura ou estressada. Além disso, pode acontecer de a ninhada ser muito grande e de a gata não ter leite suficiente.

Para finalizar, você aprendeu aqui que é necessário ter alguns cuidados com os filhotes recém-nascidos, pois eles estão sem mamar. Nesse caso, é importante que você leve os gatinhos ao veterinário, ofereça leite próprio para gatos e fique atento ao peso, por exemplo. Tendo todos esses cuidados, você evitará que os filhotinhos fiquem desnutridos e que a gata machuque os felinos.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas Criar Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.