Paca: características, carne, criação e mais sobre o roedor!

Paca: características, carne, criação e mais sobre o roedor!

Já ouviu falar sobre a Paca? Acesse este artigo e descubra várias curiosidades e características desse bichinho de hábitos noturnos. Você não pode perder!


Saiba tudo sobre a Paca!

paca com fundo branco

Você conhece a Paca? Ela é um animal um tanto curioso, mas cheio de peculiaridades. Se você tem interesse em animais silvestres, a Paca entra nesse universo. Nos últimos anos, houve um aumento considerável na procura desses animais, e por ser considerada uma raça exótica e diferente, ela se destaca no mundo dos criadores.

Reservadas, as Pacas gostam da tranquilidade, moram em tocas e possuem hábitos noturnos. Ficou interessado no mundo das Pacas? Leia até o final deste artigo e tire todas suas dúvidas sobre esse mamífero. Boa leitura!

Características do Agouti Paca

paca

Conheça agora um pouco das características das Pacas e saiba de onde elas vêm. Logo abaixo você encontrará mais informações sobre esse animal e saberá, inclusive, onde encontrá-lo para criação. Acompanhe!

Origem e nome científico

Na etimologia, a palavra "paca" vem do nome tupi "paka", que significa "vigilante, sempre atento", característica típica desse animal. Resiliente e bastante observador, esse é um animal que vive na maioria das vezes sozinho, ou em duplas, na época de acasalamento.

A Paca (Cuniculus paca) é considerada um roedor pertencente à família Cuniculidae. Conhecida também como Agouti Paca, ela é um animal de grande porte, ficando atrás apenas das capivaras, sendo, assim, o segundo maior roedor do Brasil.

Características visuais

A Paca é um animal de grande porte, seu comprimento varia de 60 a 80 cm e ela pode atingir entre 6 e 12 kg. Dependendo do criadouro, pode pesar até 15 kg. Com a pelagem dura, sua coloração varia entre o marrom e o avermelhado, com manchas brancas espalhadas pelo corpo, sua característica visual mais forte.

Possui 4 dedos nas patas da frente e 5 nas patas traseiras, e suas unhas são afiadas, o que auxilia na hora de caminhar próximo aos lagos e rios, outra característica dessa raça.

Habitat natural e distribuição geográfica

As Pacas vivem normalmente em áreas florestadas, são animais terrestres, mas gostam de estar sempre perto de lugares com água, exemplo de riachos, rios ou lagos. Elas são encontradas na América do Sul, percorrendo até o centro oeste da América Central, e são bichos que gostam do clima tropical.

Por serem típicas desses locais, elas usam esses ambientes como rotas de fuga em momentos de perigo, e sobrevivem facilmente a épocas mais frias e quentes, sendo bichos bastante adaptáveis.

Hábitos do roedor

Com hábitos noturnos, as Pacas possuem uma ótima audição e olfato, mas sofrem com a pouca visão. Costumam se abrigar em tocas com profundidade de 2 m, onde ficam a maior parte do dia, e só saem à noite para se alimentar.

Mas tem um detalhe: as Pacas só saem de suas tocas quando a noite está bem escura, nas fases de lua nova ou crescente. Elas costumam esperar a lua se pôr para sair, e nas fases de lua cheia e minguante, saem da toca e voltam antes da lua nascer.

Como ocorre a criação da Paca

paca na toca

Após ler sobre a origem e suas características, abaixo mostraremos como é a criação desse roedor, qual é o seu valor e outros detalhes que te ajudarão caso você queira ser um criador de uma Paca.

Custo para criação do animal

Antes de tudo, você precisa saber que, para poder criar uma Paca, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes! Isto é: você precisa ter autorização e licença específica emitida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais). Após obter todas as orientações e a autorização, poderá seguir os trâmites normais para a compra do animal.

O preço médio de uma Paca fica em torno de R$ 1.000,00, de modo que você pode ter o retorno desse valor em até 30 meses, caso queira trabalhar com a venda, já que elas se reproduzem até duas vezes por ano.

Instalações para criação

As Pacas gostam de ambientes que tenham água e lugares para se molhar, por isso é muito importante instalar tanques ou piscinas, já que isso dará mais conforto e tranquilidade aos animais. Certifique-se da profundidade desses locais, para que não sejam nem tão rasos, nem tão fundos.

O ambiente ter também uma caixa-ninho, sendo que ela será muito importante na época de acasalamento. A estrutura mais recomendada é a intensiva ou semi-intensiva, ou seja, com galpões divididos em espaços para os animais ficarem tranquilos para a reprodução.

É importante frisar que o criatório precisa possuir a presença de um profissional de zootecnia ou veterinário para poder acompanhar e realizar os exames necessários do animal. É preciso também ficar atento sobre todas as vacinas obrigatórias.

Alimentação

A Paca é um animal herbívoro. Sua alimentação é composta por sementes, raízes, frutas e folhas. Com facilidade para se adequarem ao ambiente, as Pacas comem as frutas e o plantio conforme a estação do ano.

Para reforçar os nutrientes em sua alimentação, recomenda-se também dar rações de equinos ou apenas milho em grãos, isso ajudará os animais a manterem uma dieta balanceada e saudável.

Cuidados com o animal

O criador de uma Paca deve estar ciente dos cuidados essenciais para dar uma vida longa dos bichos. Isso enquadra o acompanhamento periódico com profissionais da saúde. Recomenda-se também que o produtor tome a vacina antitetânica antes de ter um contato mais próximo com o animal.

Outro cuidado com o roedor é quanto aos vermes e problemas dentais. Sabendo dis​​so, o acompanhamento de um médico-veterinário deve ser feito a cada 2 meses, mantendo assim a saúde da Paca em dia.

Reprodução e tempo de vida

A reprodução das Pacas acontece uma ou duas vezes ao ano. Normalmente, dão à luz a um único filhote, podendo raramente vir gêmeos. Com duração de 114 a 119 dias ou 3 meses, a gestação das pacas é considerada longa.

Especialistas dizem que a pequena quantidade de filhotes na reprodução é resultante de dois fatores: um deles é o ato doloroso, já que o macho possui uma espécie de "espinho" peniano, machucando a fêmea na hora do ato, fazendo com que ela perca o interesse em cruzar muitas vezes.

O segundo fator é a duração do cio após o nascimento do filhote: ele ocorre 5 dias após o nascimento, e por a Paca fêmea estar amamentando, ela não deixa o macho se aproximar com facilidade. Normalmente, as Pacas vivem até os seus 15 anos, podendo chegar até os 18, dependendo da criação e do habitat favorável.

Carne de Paca

Nos últimos anos, o interesse pela carne da Paca tem crescido bastante, porque é uma das carnes mais exóticas e saborosas no universo dos animais silvestres. A carne do roedor possui uma textura parecida com a da carne de porco. Com um sabor leve, a carne é macia e tem baixo teor de gordura, agradando à maioria dos paladares.

Isso resulta no crescimento de criatórios, aumentando a procura e fazendo com que esse mercado fique cada vez maior e lucrativo para os produtores.

Mais informações sobre o Agouti Paca

paca dormindo

Acima, desvendamos diversas características do mundo animal das Pacas. Confira abaixo mais informações sobre esse animal, que carrega consigo várias peculiaridades, se destacando no mundo dos roedores.

Como a Paca se comunica?

Quando a Paca quer se comunicar ou se proteger dos predadores, ela emite um som bastante curioso. O barulho é o ranger dos dentes, de modo que ela consegue afastar vários perigos com esse barulho. O som, inclusive, muitas vezes é reproduzido com um volume bem alto, o que pode assustar quem não é familiarizado com Pacas.

Predadores e importância ecológica

Os principais predadores naturais da Paca são as onças-pintadas, onças-pardas, jaguatiricas, cachorros-vinagre e os homens. Considerado um animal inteligente, a Paca consegue se livrar muitas vezes desses predadores, de modo que uma das táticas usadas é se esconder nas tocas cavadas por elas mesmas.

A importância desse animal na natureza favorece a conservação das matas, fazendo com que essa seja mais uma alternativa de diversidade e produção, causando menos impacto ao meio ambiente.

Principais ameaças à espécie

Com um crescimento na procura da carne de Paca, uma das grandes ameaças sofridas por esses animais são os caçadores nas florestas. Devido ao custo razoável da carne e ao fato de que elas não requerem grandes sacrifícios para serem criadas, elas vêm sendo capturadas visando o lucro no mercado de carnes silvestres.

Muitas Pacas ainda conseguem fugir desses caçadores por possuírem hábitos recatados, por serem silenciosas e por geralmente caçarem à noite. Outro fator que ameaça a espécie é a fragmentação do habitat natural do animal, já que muitas florestas são desmatadas.

Não confunda Paca com pacarana, cutia ou capivara

A Paca, apesar de ter suas particularidades e características, muitas vezes é confundida com outras espécies de roedores. Apesar da aparência semelhante, a pacarana se distingue da Paca pela cor dos seus pelos e por ser mais robusta, além de normalmente ter a pelagem preta com manchas brancas. Já a cutia se diferencia pelo seu tamanho, ela é a menor das três.

Ademais, a capivara é o maior roedor do Brasil, o que ajuda a diferenciá-la da Paca. Além disso, tem uma tonalidade marrom bem mais clara que a Paca, a pacarana e a cutia.

Paca: um bichinho cheio de características e curiosidades

paca

Aqui você leu tudo sobre o mundo da Paca, um animal com suas características únicas e que se destaca entre os animais silvestres. A Paca está presente na América do Sul e na América Central, possui hábitos curiosos e costuma caçar à noite, mas com algumas condições: o céu precisa estar bem escuro.

Herbívora, a Paca tem uma alimentação de fácil adaptação, comendo grãos, folhas e frutas. Costuma viver sozinha, e particularmente prefere assim. Com uma carne super exótica e saborosa, vem sendo requisitada nos pratos principais.

Por esses motivos, a caça e a destruição de seu habitat são os principais fatores para a ameaça da espécie. A reprodução, apesar de ser muito importante, é algo que deve ser trabalhado, tendo em vista que a Paca é um animal muito solitário.

Agora que você já sabe tudo e um pouco mais sobre as Pacas, sinta-se à vontade para compartilhar este artigo com amantes de animais silvestres!

Autor deste artigo

Jornalista – Comunicadora Social e Redatora no Guia Animal :)

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.