Cachorro com medo de fogos? Saiba o que fazer para acalmar

Cachorro com medo de fogos? Saiba o que fazer para acalmar

Seu cachorro fica com medo dos fogos de artifícios todos os anos? Confira aqui várias dicas sobre o que fazer para acalmar o seu peludo!


Seu cachorro tem medo de fogos?

cão assustado

Se o seu cachorro tem medo de fogos de artifícios, você está no lugar certo. A seguir, você irá aprender os motivos que levam o seu cachorro a ter medo desse tipo de ruído. Inclusive, você se surpreenderá ao saber que isso pode estar relacionado até mesmo com os ancestrais do pet: os lobos.

Uma das maiores dificuldades que os cuidadores de cachorros têm é o fato de não saberem o que fazer quando o pet está com medo. Pensando nisso, escrevemos este artigo com sete dicas do que fazer para acalmar os peludos durante as queimas de fogos, sendo todos métodos fáceis de serem feitos em casa.

Para finalizar, você irá aprender ser possível fazer o seu pet se acostumar com esse tipo de barulho através de técnicas simples. Sendo assim, continue lendo este artigo e aprenda agora mesmo a ajudar seu cachorro. Boa leitura!

Por que o cachorro tem medo de fogos?

cão assustado

Muitos são os motivos que podem levar seu cachorro a ter medo de fogos, podendo ser desde a influência de sua genética até o estresse. A seguir, você conhecerá os principais deles. Fique atento e acompanhe todos os detalhes!

A genética influencia

Sabe-se que os cachorros são descendentes de lobos, animais que, na natureza, para se proteger, usam da audição para captar sinais de possíveis ameaças por perto ou para capturar presas.

Dessa forma, por mais que os cachorros tenham sido domesticados, perdendo parte de sua audição instintivamente voltada à caça, eles ainda são muito sensíveis a sons muito altos. Logo, são sensíveis ao barulho de fogos de artifícios.

Cães tem ótima audição

Como você pôde ler anteriormente, os cachorros têm uma ótima audição, por mais que não a exercitem como antigamente, quando precisavam caçar e se protegerem. Ao contrário dos humanos, os cachorros escutam o dobro.

Enquanto as pessoas escutam apenas entre 16 a 20 mil Hz, os cachorros conseguem escutar de 10 a 40 mil Hz. Por isso eles ficam tão assustados e com medo quando escutam o barulho dos fogos de artifícios.

Não é um som natural para os cães

Ainda sobre os cães terem uma boa audição por terem herdado essa habilidade dos lobos, o cérebro deles aprendeu a ter certa flexibilidade auditiva. Essa flexibilidade ajudou os pets a não reagirem a todos os sons captados.

Assim sendo, o cérebro dos peludos se desenvolveu para aprender a diferenciar os sons à sua volta. Logo, os fogos de artifícios não são sons que o cérebro deles está acostumado a escutar, o que faz com que eles fiquem assustados quando escutam.

Fogos causam estresse e angústia

Os fogos de artifícios são sons que os cachorros não estão acostumados a escutar, por isso eles podem ficar estressados e angustiados. O que acontece é que, quando eles recebem esse estímulo, ou seja, escutam os fogos, é liberado cortisol na corrente sanguínea.

Esse hormônio, quando liberado no corpo do animal, irá deixá-lo sempre em estado de alerta. Com o passar do tempo, o cão pode desenvolver um quadro de estresse e angústia por ficar muito tempo em estado de alerta.

Representam uma ameaça

Sendo uma tradição muito antiga soltar fogos de artifícios na virada do ano, a verdade é que essa cultura é uma ameaça para os animais, em especial para os cachorros. Como consequência, muitos cachorros fogem, têm convulsões e se machucam, por exemplo.

Portanto, embora seja um espetáculo muito bonito, os fogos representam uma ameaça de modo geral para a saúde física e mental dos peludos. Afinal, como você pôde ler até aqui, o seu cachorro tem uma ótima audição.

O que fazer para acalmar um cachorro com medo de fogos

cão com fones de ouvido

Agora que você já sabe quais são as consequências dos fogos de artifícios, chegou a hora de aprender o que fazer para acalmar um cachorro durante uma queima de fogos.

Evite gritos e punições ao seu amigo

Um dos pontos mais importantes que os cuidadores de cachorros precisam ter consciência é que o animal possui uma ótima audição, o que faz com que ele escute qualquer tipo de barulho. Logo, os fogos serão um grande incômodo para eles.

Gritar ou bater não irá ajudar em nada, apenas piorará a situação. O seu animal de estimação ficará mais nervoso e com medo, ficando mais traumatizado do que já está. Por isso, nunca grite ou puna o peludo nessas situações.

Coloque o cão em um lugar confortável

Para proteger seu cachorro e impedir que ele sinta muito medo durante a queima de fogos, coloque o animal em um lugar confortável. O ideal é que este local seja dentro de casa, para que os ruídos sejam menores.

Sendo assim, nunca deixe o animal sozinho e faça uma toca para ele, onde ele possa se esconder. Você pode colocar o peludo em uma casinha própria para cachorros, mas o importante é que o animal esteja confortável.

Bloqueie o som ao máximo

Além de deixar o cão em um local confortável, é muito importante bloquear o som o máximo para que o pet não fique com medo e assustado. Para isso, nunca deixe o animal trancado do lado de fora da casa, ou seja, no quintal.

Ademais, feche todas as portas e janelas. Mas, se mesmo assim o ruído continuar, você pode tomar as seguintes medidas para ajudar o seu animal de estimação: ligar o ventilador ou a TV.

Use uma faixa para cachorro com medo de fogos

A técnica da amarração ajuda muito os cachorros a se acalmarem durante a queima de fogos. Para isso, 30 minutos antes de começarem os fogos, amarre a faixa no pet para que ele se acostume com ela.

Pegue uma faixa e coloque-a na altura do peito do cachorro, em seguida, cruze as pontas da faixa depois do pescoço, na região do dorso. Depois, faça o mesmo para baixo e, em seguida, cruze as pontas da faixa, e na parte de cima da coluna do cachorro, dê um nó.

Acaricie seu amigo

Embora acariciar o cachorro possa ser um estímulo de recompensa, ou seja, isso pode ajudar a acalmá-lo. O ato de acariciar o cachorro vai ajudá-lo a entender que não está sozinho. Além disso, em vez de apenas passar a mão no corpo do animal, você pode estar abraçando-o. O mecanismo funcionará assim como com o uso da faixa.

Além disso, todos os cães gostam de receber carinho. Caso você acaricie seu animal, ele se sentirá reconfortado, amado e tranquilo, especialmente em horas tensas para ele. Portanto, sempre dê muito amor e carinho para seu cão.

Planeje as refeições e as necessidades

Planejar as refeições e as necessidades do pet antes da queima de fogos é muito importante. Por exemplo, imagine que você precise comer ou fazer suas necessidades enquanto está em uma situação de muito medo.

Então, não é uma situação nada agradável, de modo que a maioria das pessoas não consegue assimilar e reagir em momentos de tensão. Com os cães, não é diferente. Por isso, antecipe o passeio do cão e sua refeição, para que ele possa passar pelo susto alimentado, hidratado e sem estar apertado.

Tente distrair seu amigo

Tentar distrair o cachorro é uma ótima solução, desde que você esteja com ele dentro de casa, caso contrário, será mais difícil conseguir. Sendo assim, antes mesmo que os fogos comecem, ofereça brinquedos, petiscos e brinque com o seu peludo.

Quando você fizer isso, o seu cachorro irá se distrair e se sentir mais seguro, logo, sua atenção não estará mais focada no ruído dos fogos de artifícios, e sim em você e nos brinquedos. Vale a pena tentar!

O que fazer para acostumar o cão com o som dos fogos

cão assustado

Além de todos esses métodos para ajudar os peludos a se acalmarem durante a queima de fogos, também é possível acostumá-los com esse tipo de barulho. Através de dicas simples e certeiras, pode ser que seu pet se acostume com situações adversas. Aprenda como fazer isso a seguir!

Use estímulos sonoros

Dessensibilizar o cachorro ao ruído de fogos de artifício é uma das maneiras de acabar com a fobia do peludo. Para realizar este processo, você precisará colocar o som de fogos para o cão ouvir, ir aumentando gradualmente e ir associando a coisas agradáveis, como um petisco.

É importante lembrar que não será muito rapidamente que o cachorro estará acostumado com esse tipo de ruído. Por isso, é importante que você comece esse processo de dessensibilização com antecedência.

Pratique comandos para relaxamento

Relacionado à técnica de adestramento, você pode estar ensinando algumas palavras de comando para seu cachorro. Ao aprender, ele ficará mais calmo durante as queimas de fogos. Lembrando que é importante ensiná-las com antecedência, caso contrário não dará tempo de o animal aprender.

Então, você pegará o cachorro no colo e irá falar para seu pet as palavras “relaxando” e “acalmando”, enquanto acaricia ele. Além disso, você pode contratar um especialista em adestramento caso não se sinta preparado para executar esse método.

Se necessário, conte com ajuda profissional

Embora todas as técnicas ensinadas aqui sejam muito eficazes, pode acontecer de seu cachorro continuar com o comportamento de medo, estresse e ansiedade durante as queimas de fogos. Caso isso aconteça, é muito importante que você busque ajuda de um profissional da área canina.

Ao buscar um adestrador, ele conseguirá trabalhar maneiras de dessensibilizar o peludo. E lembre-se que, para eliminar o medo de fogos do seu cachorro, serão necessárias várias etapas.

Proteja seu amigo quando houver fogos para que ele fique bem

cão assustado

Ao longo deste artigo, você aprendeu que existem muitos motivos que levam o seu cachorro a se esconder quando escuta o ruído de fogos de artifícios. Logo, um dos principais motivos é devido à audição dos cães ser muito aguçada. Sendo assim, é muito importante proteger seu amigo para ele ficar bem.

Além disso, você aprendeu que a genética desse animal contribui para ele ter medo. Logo em seguida, você entendeu que proteger seu animal de estimação pode evitar que ele tenha um quadro de estresse, angústia e até mesmo evitar que ele se machuque.

Para finalizar, você leu que existem maneiras de ajudar seu pet a lidar com esse tipo de barulho, seja evitando puni-lo, amarrando uma faixa envolta de seu corpo ou até mesmo dessensibilizando o peludo. Agora que você aprendeu tudo isso, chegou a a hora de colocar em prática e ajudar seu amigo.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.