Com quantos meses pode dar banho no cachorro? Descubra aqui!

Com quantos meses pode dar banho no cachorro? Descubra aqui!

Quer saber tudo sobre o primeiro banho no seu pet filhote? Neste artigo você encontrará tudo sobre o assunto.


Veja com quantos meses pode dar banho no cachorro!

filhote de cachorro tomando banho

Com a chegada de um cachorro filhote em casa, muitas dúvidas surgem ao longo dos dias no cotidiano dos novos tutores, uma delas é sobre o banho. Afinal, qual é a idade correta para o primeiro? Saiba que seu pet pode tomar banho a partir da sua 8ª semana de vida!

Se você é dono de um cão e está em dúvida quanto à higiene dele, leia com atenção as dicas e recomendações abaixo. Neste artigo, serão esclarecidas quais as vacinas devem ser tomadas antes do primeiro banho, produtos que podem ou não ser usados, dentre outros cuidados necessários. Faça uma ótima leitura!

Com quantos meses o cachorro pode tomar banho?

filhote de cachorro tomando banho

Quer dar aquele banho no seu pet filhote, mas não sabe o tempo certo para isso? Fique tranquilo, pois aqui serão dadas várias dicas sobre esse assunto. Existem formas adequadas para que esse momento seja tranquilo para o seu bichinho! Acompanhe.

Tempo de vida para dar banho no filhote

A recomendação dos especialistas é que o primeiro banho do filhote seja dado após a primeira vacina obrigatória, ou seja, entre 45 e 60 dias após o nascimento do pet. Para não ter empecilhos sobre isso, espere até ele completar 8 semanas, esse é o tempo ideal.

Diferentemente dos seres humanos, os filhotes demoram para equilibrar a temperatura do corpo, por isso o cuidado na hora de dar o primeiro banho é imprescindível. É muito importante se atentar às datas e ao tempo correto.

Vacinas necessárias antes do primeiro banho

As vacinas que os pets devem tomar antes do seu primeiro contato com a água em abundância são as essenciais, as vacinas V8 ou V10. O tutor pode escolher uma entre as duas. Ambas ajudam a prevenir doenças como cinomose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, coronavirose, parvovirose e leptospirose.

Por outro lado, a V10, além de auxiliar na proteção de todas ou da maioria das doenças acima, também cobre possíveis mutações da leptospirose, sendo altamente eficaz. Seja a V8 ou a V10, qualquer escolha que fizer já bastará para manter o pet protegido e seguro para tomar seu primeiro banho.

Quando começar a dar banho no pet shop?

Se o dono preferir dar o primeiro banho do animalzinho em algum pet shop, deve estar ciente às regras estabelecidas. Para ele permanecer saudável e o para correr tudo bem com o bichinho, recomenda-se esperar a imunização completa das vacinas. Ou seja, antes, ele deve tomar as duas doses recomendadas, que ocorrem a partir do segundo mês de vida ou depois de 8 semanas.

Ademais, é importante que os profissionais do pet shop estejam cientes dos cuidados que devem ser tomados na hora de dar banho em um filhote. A secagem, por exemplo, deve ser feita com bastante cuidado para que não se proliferem doenças de pele. Caso você queira que o estabelecimento tose seu pet ou corte suas unhas, verifique se há profissionais específicos em tosa para a raça do cão.

Como dar o primeiro banho em filhote de cachorro

filhote de cachorro tomando banho

Agora que você já leu sobre as regras e os cuidados com seu filhote antes do primeiro banho, vamos partir para a ação. Leia as dicas com atenção para que o seu cachorrinho tenha um banho perfeito!

Escove a pelagem do filhote

Antes de tudo, comece escovando a pelagem do seu pet. Isso ajudará a eliminar todos os nós dos pelos e, assim, não será difícil fazer a limpeza por completo. Certifique-se também de que a escova é apropriada e feita especialmente para cachorros. Caso não seja, poderá causar desconforto ao escovar o pelo do pet filhote, resultando em um início traumático para ele.

Logo, a escovação do pet é imprescindível para a manutenção da saúde dos pelos. Além disso, é preciso que o animal se acostume desde cedo com a escovação para que, no futuro, ele não dê trabalho quando for preciso escová-lo, principalmente se ele possuir pelos compridos.

Utilize produtos adequados para o filhote

Os produtos mais recomendados na hora do banho são os shampoos e condicionadores, mas não esqueça que esses produtos devem ser próprios para cães. Esses produtos são encontrados facilmente em lojas de pet, em supermercados e no mercado online.

Caso tenha dúvida de qual tipo de shampoo e condicionador usar, opte pelos neutros, eles se adéquam a qualquer pelagem, além de manterem o pH do filhote balanceado. Outra dica é evitar ousar: deixe de lado aqueles que tenham cheiros muito fortes ou aditivos químicos na sua composição. Fique de olho!

Cuidado com a temperatura da água

Para que este não seja um momento desagradável para o bichinho, confira se a água está morna. Essa é a temperatura ideal para o primeiro banho do pet filhote, assim ele não se assustará com a água muito gelada e nem sofrerá lesões causadas pela água quente. E não esqueça: deve ser usada água morna em qualquer estação do ano!

Não se deve dar banho em filhotes com água fria ou quente, porque, além de causar choque térmico no pequeno, ele pode sofrer com queimaduras ou pode passar a ter medo de banhos, já que será uma experiência traumatizante para ele.

Prepare-se e deixe tudo ao seu alcance

Reúna todos os itens que usará na hora do banho e deixe tudo por perto. Os filhotes, nesse momento, tendem a se assustar, então, quanto mais próximos os suprimentos estiverem perto de você, menos movimentos precisará fazer.

Anote e não se esqueça. Você precisará de: escova, shampoo, condicionador, algodão, toalhas e tapetes. No mais, quando for dar banho no cão, use alguma roupa confortável, pois certamente você vai se molhar.

Coloque bolas de algodão no ouvido do filhote

De modo a evitar dores no ouvido do filhote, na hora do banho, coloque uma bolinha de algodão em cada ouvido dele. Assim, você impedirá que a água entre dentro de seus ouvidos na hora do banho. No final, retire as bolinhas e certifique-se que o ouvido está completamente seco. Fique atento!

Enxágue e tire o excesso de sabão por completo

Feito todo o processo de lavagem dos pelos com shampoo, enxágue com cuidado, considerando todas as partes do corpo do bichinho e conferindo as patas e orelhas. Depois disso, aplique o condicionador para dar um brilho e uma hidratação maior na pelagem do filhote, finalizando tudo com mais uma sessão de enxágue.

Seque o filhote adequadamente

Ao finalizar todo o processo de enxágue, chegou a hora de secar o cachorrinho! Comece pegando as toalhas separadas anteriormente e vá secando todo o corpo do filhote. Caso o pet tenha pelos curtos, a secagem com a toalha já é o suficiente. Mas se ele tiver pelos longos, use mais toalhas ou o auxílio de um secador. Escolha os silenciosos, para não assustar o animalzinho.

Peça orientação a um profissional

Se, ao final do banho do seu filhote, ainda restaram dúvidas, não hesite em procurar a orientação de um especialista, ele irá sanar e mostrar como realizar tudo da melhor forma possível! A ajuda de um profissional sempre é bem-vinda, principalmente quando se trata de cuidados com filhotes, já que todos os detalhes fazem a diferença.

Assim, caso ainda esteja na dúvida quanto às condições ideais para dar banho no seu filhote, não hesite em procurar um médico veterinário.

Mais informações sobre banho em filhote de cachorro

filhote de cachorro tomando banho

A seguir, confira mais algumas dicas e informações importantes para esse período cheio de questionamentos. Confira e anote todas elas!

Uso de lenço umedecido no cão

Sabendo dos fatores e das regras estabelecidas para o primeiro banho no seu filhote, em alguns casos recomenda-se o uso de lenços umedecidos.

Se o bichinho ainda não tem idade, se o clima não está agradável ou se ele ainda não tem aquele tempo disponível para um banho completo, o lenço ajuda muito. Com a ajuda do lencinho, o dono pode limpar as patinhas após um passeio na rua ou pode passá-lo superficialmente na pelagem do filhote e, assim, evitar o banho repetitivo no pet.

Frequência do banho

Os cachorros normalmente são animais agitados e alegres. Devido a isso, sua pelagem pode se sujar com frequência. Mas, quando o assunto é banho, deve-se ficar atento!

No geral, é recomendado que os filhotes com pelos curtos tomem banho a cada 15 dias em épocas quentes e a cada 30 dias no período do inverno. Nos casos dos filhotes com pelos grandes, recomenda-se banho a cada 15 dias.

Pode dar banho no filhote em chuveiro?

Muitos tutores optam por dar banho no seu pet em casa devido à praticidade. Mas, caso o ambiente do banho seja o banheiro, não é recomendado colocar o filhote embaixo do chuveiro.

Não se esqueça de pegar um recipiente que possa ser enchido de água. Assim, você conseguirá distribuir água por completo no corpo do filhote. Desse modo, você também evitará que o bichinho fique assustado.

Pode usar óleos naturais em cachorros?

O uso dos óleos naturais está cada vez mais comum, de modo que eles trazem vários benefícios para os bichinhos, melhorando alergias, ansiedade, problemas digestivos, estresse e muitos outros.

Apesar de ser possível usá-lo no filhote na hora do banho, preste atenção na escolha do óleo e na quantidade que será dosada, já que alguns bichinhos podem ficar curiosos e ingerir o líquido, então fique atento!

Não deixe o recipiente em lugares de fácil acesso ao cãozinho, não deixe o animal lamber as partes aplicadas o óleo e tenha certeza da procedência da qualidade do produto.

Banho em filhote é muito tranquilo!

filhote de cachorro tomando banho

Neste artigo, você, que tinha dúvidas sobre o primeiro banho do seu filhote, descobriu que existe o tempo certo para isso: depois de 45 a 60 dias ou 8 semanas. Siga atentamente todas as dicas e instruções para esse momento, não se esqueça das vacinas, lembre-se da temperatura correta —sempre morna— e use os produtos adequados para o cãozinho.

Seu bichinho merece o melhor tratamento, faça com que essa experiência seja agradável para ele. Siga tudo corretamente e você terá um pet filhote limpo e saudável, pronto para brincar e se divertir em qualquer ocasião!

Autor deste artigo

Jornalista – Comunicadora Social e Redatora no Guia Animal :)

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Criar Dicas

Artigos relacionados


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Os Curiós são pássaros muito estimados, por isso sua procura é alta. Mas, você sabe quanto custa um? Leia este artigo e fique por dentro de tudo!


Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Deseja adquirir um Old English Sheepdog? Neste artigo, você saberá todos os custos necessários para a criação desta linda raça de cãozinho.


Últimos posts


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!