Como fazer lacinho para cachorro: veja dicas, modelos e mais!

Como fazer lacinho para cachorro: veja dicas, modelos e mais!

Você já pensou em fazer os lacinhos do seu cachorro? Nesse artigo, daremos dicas muito úteis para quem está pensando nisso e precisa de uma ajudinha.


Na dúvida de como fazer lacinho para cachorro?

Cachorro com laço verde em pescoço

Já pensou em fazer lacinhos para seu pet? Nesse texto, vamos auxiliá-lo da melhor maneira para atingir esse objetivo, e se você está inseguro porque seu pet é macho não se preocupe, os lacinhos são universais e podem ser usados por todos os nossos bichinhos.

Neste artigo, vamos dar dicas importantes para o passo a passo da confecção do seu lacinho para cachorro, mas lembre-se que o essencial é que você se divirta e que fique a cara do seu cachorro! Por isso, não perca tempo e confira tudo o que reunimos aqui!

Passo a passo de como fazer lacinho para cachorro:

Cachorro com lacinho preto de bolinhas brancas em pescoço

Não existe regra para escolher seus materiais, mas é importante considerar porte e características dos seus animais. Algumas sugestões são fitas de cetim e pedaços de tecidos. Além disso, outros materiais serão necessários como: tesoura, isqueiro, agulha, linha e cola quente.

Primeiro passo é cortar o tecido:

Agora que os materiais foram escolhidos, atente-se à largura que deseja. Isso será importante para o tamanho que se deve cortar. O máximo para a largura da sua fita pode ser estimada pelo tamanho do seu pet. Dobre a fita ao meio e depois de dobrada meça nele. Assim que encontrar o tamanho ideal, corte.

Na parte da dobra do seu lacinho, acenda e passe o isqueiro levemente apenas para marcar a dobra da sua medida e também nas extremidades. Cuidado para não queimar o tecido/fita é apenas para marcar levemente.

Logo após costure o tecido:

Agora que você marcou as extremidades com o isqueiro, chegou o momento de fazer a costura. Vamos lá?! Pegue a fita esticando as extremidades. Depois você deve dobrar as pontas para que se cruzem no centro.

Agora pegue a agulha e a linha e faça um ponto entre essas extremidades e o centro marcado de uma forma que você una os três e dê uma leve franzida. Agora que fez isso já pôde começar a ver o seu laço se formando, é só continuar com os pontos até a outra ponta.

Cole enfeites:

Para deixar seu lacinho ainda mais lindo vale a pena investir em enfeites que são a cara do seu bichinho. No processo da costura para formar o laço, você pode costurar um elástico ortodôntico junto. Depois você pode usar cola quente para colar pedrinhas no meio.

Se quiser deixar seu laço mais encorpado e enfeitado, pode repetir o processo anterior em uma fita menor e costurá-la acima do seu laço. Para finalizar com chave de ouro, colocar uma pedra (chaton) de bordado costurada ou colada ao seu laço. Fica perfeito!

Colando o bico de pato no laço

Agora, vamos à parte de colar o bico no laço. Essa etapa é muito importante para que seja possível prender o nosso lacinho nos pelos do pet. Para fazer isso será importante que você utilize a cola quente ou uma cola bem resistente como a B700. Verifique o que facilitará para você, afinal não existe uma regra.

Depois de ter decidido qual cola vai usar é só passar na parte superior do bico de pato (a que ficará colada ao laço) e pronto. Uma alternativa é usar o elástico ortodôntico no lugar. Nesse caso, para usá-lo você deve inseri-lo na costura depois da marcação.

Modelos de lacinho de acordo com a pelagem

Cachorrinho com lacinho na cabeça

Agora vamos falar de algumas particularidades dos lacinhos com base nas características do seu pet. Mesmo não existindo uma regra para a confecção, é importante se atentar a esses detalhes para ter um melhor resultado.

Lacinho para cachorro de pelo curto

Sabemos que existem diversas raças de cachorros, na confecção devemos nos atentar a pelagem de cada um deles. Se você pretende fazer laços para um pet de pelos curtos, optar por um bico de pato não vai funcionar. Uma alternativa prática e comum é fazer o laço com uma espécie de coleira para colocar na cabeça do pet ou como se fosse corrente mesmo.

Para fazer isso você pode fazer exatamente como fizemos para prender o elástico ortodôntico, porém para prender o fitilho é importante que ele meça até 55 cm para que sirva como uma tiara ou simule uma coleira.

Lacinho para cachorro de pelo médio

A pelagem média é mais versátil. Você pode utilizar um bico de pato pequeno ou fazer uma versão gravata como a que fizemos para pelagem curta. Ambos darão super certo! Aqui, o que devemos nos atentar, é ao tipo de pelo do seu pet. Se for muito liso para o bico de pato, provavelmente vai escorregar. O ideal seria o elástico ortodôntico, pois vai segurar melhor, sem machucar seu animalzinho.

No caso de pelos encaracolados, a porosidade e a grossura farão com que o bico de pato funcione, e claro, você também pode usar o elástico que vai ficar lindo.

Lacinho para cachorro de pelo longo

Quando pensamos em pelos longos lembramos de raças do tipo shih tzu, lhasa apso e maltês, por exemplo. A maior preocupação aqui é evitar que os pelos impeçam a sua visão. Para isso, podemos investir em laços mais robustos.

Podemos usar tanto o bico de pato, quanto o elástico. Ambos atenderão as necessidades dos pelos longos. O que pode ser feito para ficarem ainda mais lindos e não perderem a proporcionalidade é usar tecidos maiores e ainda unir dois laços um costurado à frente do outro. Além disso, você pode usar pedras maiores também e até mais de um laço.

Cuidados ao fazer o lacinho para cachorro

Cachorrinho com pequenos laços em pescoço e cabeça

Confirmamos que o processo de confecção dos lacinhos de cachorro é simples, mas isso não quer dizer que não existem cuidados que devem ser tomados. Por isso, vamos mostrar tudo que você precisa se atentar.

Use material de qualidade:

Materiais de qualidade fazem toda a diferença. Afinal, estamos falando dos nossos pets e eles merecem todo cuidado. Caso você use um elástico de má qualidade, por exemplo, ele pode estourar enquanto seu pet brinca, machucar olhos, narinas ou causar algum desconforto.

Verifique selos de garantia, comentários e a seriedade da empresa onde está adquirindo o material. Se for o caso de pedidos na internet que são os mais comuns hoje em dia, sempre busque saber a opinião e comentários de clientes que compraram do mesmo produto anteriormente.

Cuidado com lacinho muito pesado:

Outra questão muito importante é o peso do laço. O porte conta muito nessa análise. Se ele for de grande porte, obviamente, você poderá usar pedrarias um pouco mais pesadas, mas se seu pet é de pequeno até médio porte, o ideal é investir em itens bem leves.

Pedras e bicos de pato são interessantes de serem pesados em balança, afinal a maioria dos laços são postos nas cabeças e isso pode causar desconforto para locomoção.

Faça um laço compatível com o cão

Além da beleza, é importante também levar em consideração as características do pet que vai usar. Se você está fazendo para seu animalzinho, analise com calma o tipo de pelo que ele possui, o porte e as cores para que você faça algo que acrescente a beleza natural do seu amiguinho.

Caso esteja procurando uma alternativa de trabalho é legal fazer vários tipos de várias cores usuais como: vermelho, amarelo, branco, rosa, entre outros. Os lacinhos de cor preta para pelos brancos também fica lindo!

Mantenha o lacinho limpo

Mantenha os apetrechos do seu pet sempre limpos. Isso evitará diversos problemas e prezará pela higiene. Caso observe que o lacinho está ficando sujo, tente lavá-lo.

O ideal é sempre lavar à mão, pois por ser um objeto artesanal, que pode estragar se lavado em máquina de lavar e similares, você pode esfregar ou mesmo deixar de molho. Cuidado para não manchar nem estragar as pedrarias. Coloque para secar preferencialmente na sombra para que não desbote.

Solte a criatividade no lacinho para cachorro!

Dois cachorros brancos deitados em mesa com lacinhos vermelhos na cabeça

Depois de ler todo nosso artigo, ficou muito fácil deixar seus pets ainda mais lindos e ainda por cima gastando muito pouco. O mais legal é que você pode adaptá-los de acordo com seu gosto e as características que fazem seu pet mais especial como cor, porte e até temperamento.

Você pode ainda brincar com as cores e criar contrastes lindos entre os pelos e os lacinhos, usar pedrarias e inovar com os enfeites. Depois de tudo é só mimar muito seu pet e tirar muitas fotos do seu bichinho que estará super estiloso e com a sua cara!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas tipos cuidados

Artigos relacionados


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!


Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Cachorro mordendo muito? Veja como fazer ele parar de morder!

Veremos aqui, várias dicas que poderão auxiliar quando o cão está mordendo muito e o tutor já não sabe mais o que fazer. Seja filhote ou adulto, há uma solução.


Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Gato escaminha de tartaruga: raças, temperamento e fatos

Você já ouviu falar do gato escaminha de tartaruga? Aqui você conhecerá mais sobre esse tipo de gato: suas raças, características, fatos fascinantes e mais.


Animais para apartamento: veja 18 tipos para ter por perto!

Animais para apartamento: veja 18 tipos para ter por perto!

Separamos aqui 18 animais perfeitos para quem mora em apartamento. Confira todos e escolha qual se adapta mais ao seu espaço e estilo de vida!


Últimos posts


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!