Modelos de canil para cachorro: confira ideias simples

Modelos de canil para cachorro: confira ideias simples

Você precisa fazer ou adquirir um canil e está em dúvida? Leia este artigo e fique por dentro das melhores e mais variadas opções disponíveis!


Estes modelos de canil vão te inspirar!

casinha de cachorro

Quando você adota ou adquire um cachorro, um dos momentos que gera grande expectativa é quando e como ele terá sua casinha, se ela será produzida ou comprada pronta. Este artigo é exatamente para você, que não sabe qual opção que se enquadra melhor ao seu local e ao seu cão!

Há inúmeras alternativas que provavelmente você nunca ouviu falar, e muitas dessas casas podem oferecer o que você tanto procura. Leia atentamente as informações para saber avaliar qual pode ser a casa ideal se você tem um ou mais cães, de acordo com o seu orçamento, com o clima de onde você mora ou com as características da sua casa. Boa leitura!

Modelos de telhado de canil para se inspirar

Você vai ver, a seguir, os tipos de telhados mais utilizados, seus benefícios e também suas desvantagens. O telhado da casa do seu cão está ligado ao ambiente em que a casa dele fica, se é área externa, interna, coberta ou não. Confira.

Telhado em forma de A

casinha com Telhado em forma de A

Casas com telhado em forma de A são as mais tradicionais que se tem por aí. Este modelo é chamado na linguagem da construção de “duas águas”, pois é formado com duas folhas que se unem no topo pontiagudo da casa. Normalmente, são casas de base retangular, podem ser feitas de cimento, madeira, plástico ou metal.

Você se lembra do clássico desenho “Snoopy”? Sim, esta casa é idêntica a do simpático cãozinho. As vantagens são: facilidade de construir e excelente escoamento de água no telhado. Já um aspecto não tão bom é que ocorre maior entrada de vento, o que pode ser um problema maior em regiões frias.

Telhado plano

Este modelo de casa é ainda mais simples e talvez mais fácil de fazer. Possui a mesma base —quadrada ou retangular—, a diferença é que, neste caso, há apenas uma folha com leve angulação como telhado, diferente da em forma de A.

Não é difícil ver cães deitando em cima dessas casas, caso as mesmas não sejam tão altas. Basicamente, o formato dessas casas se assemelha a um caixote com o topo levemente inclinado. O ponto negativo é a maior probabilidade de acúmulo de água devido à leve queda do telhado.

Telhado Gambrel

O telhado Gambrel é um modelo que tem a superfície levemente curvada nas laterais da casa. Casas com esses telhados se assemelham muito aos antigos e clássicos celeiros, o que seria basicamente uma casa em formato U, porém invertido.

Este modelo otimiza o espaço interno, o que pode ser bom ou não, a depender do local e do cão. É mais recomendado para locais com climas quentes e abafados. Uma desvantagem é que, apesar de serem de base retangular ou quadrada, ainda assim são mais difíceis de serem construídas devido à complexidade do telhado.

Telhado de loft

As casas deste modelo são bastante altas e, normalmente, muito luxuosas. Muitas, inclusive, possuem deques para que o cão deite de fora e aproveite a brisa! Seus formatos se assemelham a celeiros altos e arejados.

Se seu cão gosta de muito espaço e luxo, esta pode ser a casa ideal, mas saiba: o valor não é nada baixo e você precisará de bastante espaço para comportar uma casa dessas. Outro ponto é o tamanho do cão em relação à casa, se ele for filhote ou uma raça muito pequena, pode não se interessar pela casa.

Modelos de canil de diferentes formatos

Bom, até aqui, você viu quais são os tipos de casas mais comuns. A seguir, você verá formas de montar um canil, as vantagens e desvantagens, espaço que ocupam, entre outros fatores importantes para quem deseja executar um projeto assim. Veja.

Modelo em forma de iglu

Este é um modelo muito prático e funcional quando o assunto é a casa ideal para um cão que vive em regiões frias. Seu formato realmente se assemelha às casas construídas por pessoas que vivem em regiões de neve onde o vento e o frio são intensos.

Ideal para climas frios e ventos constantes, seu formato e a pequena entrada quase não permite que o vento entre. Estas casinhas são bastante aconchegantes, pois não possuem cantos e o preço também é atraente. Os aspectos negativos: são mais difíceis de entrar e não são casas tão bonitas.

Canil duplo para cachorro

Ideal para quem tem dois ou mais cães, esta casa é uma ótima opção, pois tem espaços divididos como cômodos. Isso facilita a instalação dos cães, bem como pode evitar brigas por território, vale lembrar que só é interessante se tiverem divisões internas.

Podem ser construídas tanto no mesmo nível como em formato de duplex, para otimizar o espaço. Alguns aspectos que podem ser negativos são: são casas bastante caras e muito grandes. Porém, quem tem vários cães, normalmente, tem bastante espaço em seu lar.

Canil com tela

Canil com tela

O canil de tela é uma opção muito utilizada em locais de criação, chácaras e fazendas. Esses canis são feitos com estrutura metálica e telas, de modo que as mais indicadas são de aço galvanizado devido à resistência e durabilidade. Atenção: é necessária a construção de um local coberto junto.

Normalmente, são construídos em lugares amplos, e é importante que as telas sejam apropriadas para que não se rompam com facilidade. Isso promove a segurança tanto dos cães, como das pessoas, caso esses cães sejam agressivos.

Modelo do tipo tenda

As casas tipo tenda são muito leves e práticas. Caso você seja um amante da natureza, goste de acampar e levar o seu cão como companhia, elas podem ser excelentes opções. São casas que podem ser carregadas em viagens, acampamentos e diversas aventuras.

Não é aconselhável usá-las de maneira permanente, não oferecem muita proteção contra tempestades e chuvas, muitas são bem elaboradas e confortáveis. Se seu cão dorme em áreas cobertas ou até mesmo dentro de casa, caso você goste do modelo, pode ser usado tranquilamente.

Modelo inflável

Este modelo também vai de encontro com os campistas. Se você é aventureiro, sabe que precisa andar prevenido e portar sempre itens práticos em sua bagagem. Estas casas são de plástico resistente e são bastante duráveis. Se vazias, podem ser levadas na mochila, pois são muito compactas.

Outro fator interessante é que são bastante fáceis de limpar. Talvez o único ponto ao qual se deve ter atenção é quanto ao seu cão: os mais bagunceiros, que mordem tudo, certamente poderão perfurá-la e acabar com a firmeza da casinha inflável.

Box grande com teto em laje

Box grande com teto em laje

Um grande box com teto, laje e tudo que se tem direito é uma das opções mais duráveis quando o assunto é uma casa para os cães. Feito de alvenaria, este tipo de box protege a casinha dos maiores vendavais, inclusive, é bastante térmico tanto no calor, quanto no frio.

O teto, por ser de laje, mantém o ambiente com temperatura equilibrada. Normalmente, essas casinhas são altas, sendo que pode ser necessário pelo menos o uso de tablados e superfícies macias para os cães repousarem. Atente-se ao tamanho e o valor. Provavelmente, esta seja uma das opções mais caras, porém, mais duráveis também.

Modelo de canil com varanda

O canil com varanda é, sem dúvidas, uma das formas mais charmosas de ter uma casa para um cão. Também comumente feito de alvenaria, este tipo de canil conta com uma área coberta e uma descoberta. Normalmente é cercado com telas, e a casa, em si, é feita de alvenaria.

Esta é uma excelente opção, pois os cães amam estar em espaços abertos e praticamente todos gostam de tomar sol. É interessante também, pois oferece ao cão certo espaço e liberdade sem estar totalmente solto. Uma desvantagem deste tipo de canil é que ele ocupa muito espaço.

Casinha em forma de barril

Para os amantes de inusitadas invenções, existe a casa feita com um barril de vinho e, pode apostar, ela tem, sim, seus benefícios. A madeira é térmica, o que é ótimo para abrigar os cães, além de ser resistente, pois o barril foi feito para suportar litros e mais litros de vinho.

Além da praticidade, é necessário apenas fixá-lo a uma base para que não gire e fazer uma abertura para que o cão possa transitar livremente. O fator que pode gerar um pouco de receio é o conforto do cão, ao deitar dentro de sua casa, por ter base arredondada, isso pode incomodar um pouco.

Modelo de caverna

Modelo de caverna

Para os mais rústicos que querem que seu cachorro tenha uma casa conforme suas origens florestais, você pode construir uma mini caverna. Essas cavernas têm aparência super rústica e, a depender do seu quintal, elas podem até fazer parte da decoração.

A fibra de vidro tem um bom isolamento térmico e acústico, o que dá mais tranquilidade ao seu cão na hora de dormir. Algumas são feitas com algum piso no solo, outras simplesmente no chão batido. O ideal é que o chão seja feito de algum piso ou tablado para evitar friagem e umidade.

Casinha macia para cães

Muitas possuem um formato semelhante aos sofás. Estas casinhas macias são muito confortáveis para os cães, inclusive, nos cães de porte grande, tendem a evitar a formação de calos e feridas nos cotovelos.

Várias delas não possuem tetos, sendo indicadas para cães que dormem e ficam dentro de casa. Existem também as que são cobertas e até feitas de material inteiramente macio. O único fator negativo é que elas não protegem da chuva, não sendo indicadas também para cães mais bagunceiros e mordedores.

Modelos de canil com diferentes utilidades

casinha de cachorro

Até aqui, vimos as opções mais básicas e objetivas. Você verá, agora, os tipos de canil com multi utilidades! O mundo dos cães está cada vez mais evoluído, casas portáteis, modelos diferenciados e específicos para cada tipo de local, inclusive, para lugares absurdamente gelados, onde a neve é intensa, e também lugares terrivelmente quentes, confira!

Casinha com aquecedor

Esta é uma casa para os que encaram longos períodos frios e com neve. Estas incríveis casinhas possuem aquecedor para que seu cão durma quentinho e aconchegante. Elas possuem placas aquecedoras embutidas, que aquecem a casa por igual, principalmente a base próxima ao solo.

Infelizmente, elas são opções extremamente caras e, a depender do cachorro, podem ser quentes demais e ele pode não se adaptar bem. No geral, são bastante confortáveis, mas como já mencionado, são ideais apenas para locais extremamente gelados.

Casinha de arrefecimento

É claro que, se há casas que aquecem, também há casas que mantêm o ambiente mais fresquinho. Estas casas de arrefecimento têm um mecanismo como um exaustor que expele o ar abafado e quente do interior da casa, fazendo a troca por oxigênio fresco.

Outras, apesar de não possuir esse sistema de arrefecimento, possuem uma espécie de ar condicionado. O paraíso dos cães é uma casa destas no verão intenso, e uma casa com aquecedor no inverno. Infelizmente, tal casinha é um modelo bastante caro e até pouco conhecido.

Modelo de canil com tigelas embutidas

As casas com tigelas embutidas são bastante práticas, pois, ao adquiri-las, você já não precisa pensar em comprar vasilhas nem aonde vai colocá-las. Normalmente, são modelos bem bonitos e sofisticados.

Estas casas costumam ter as tigelas nas alturas corretas para que os cães possam beber água e se alimentarem de modo bastante ergonômico, o que é ótimo. O preço delas não é dos mais em conta, além disso, seus tamanhos também não são nada compactos. Para quem tem espaço, vale muito a pena.

Casinha portátil para cachorro

Uma casa portátil para você levar o seu cão por onde você for pode ser uma boa se você não desgruda do seu cãozinho. É óbvio que os modelos mais interessantes para transporte são as feitas para cães compactos, até pelo peso. Apesar disso, há também casas portáteis para grandes cães.

Em geral, são casas estofadas e macias, com algumas paredes de tela para refrigeração e entrada de luz. As que são para cães compactos costumam até ter um pegador em cima como uma mala. Não é tão cara, porém, não é o tipo de casa para qualquer lugar, por exemplo, para áreas externas onde há chuva e vento, ela não é indicada.

Modelo de canil de acordo com o material

cachorro na casinha

Agora, você vai ver a respeito das vantagens e desvantagens dos diversos tipos de materiais utilizados para a construção de casas para cachorro. Você vai ver quais são as melhores para cada situação, bem como, os valores e qual pode ser a ideal para o seu cão.

Alvenaria

Casas de alvenaria exigem uma certa noção de construção para serem confeccionadas, sendo que você pode fazer uma com laje ou apenas telhado. A casa de alvenaria é uma opção muito resistente e duradoura, podendo, inclusive, durar por anos e anos servindo para várias gerações de cães.

Tais casinhas possuem ótimo isolamento térmico, e se você não souber fazer uma, precisará contratar um pedreiro, o que pode encarecer o projeto. Somando os materiais necessários com a mão de obra, certamente, você não vai gastar pouco, e ela não poderá ser muito pequena, porém, saiba que é uma casa que durará por décadas.

Tecido

Neste caso, você pode tanto comprar uma pronta, como até fazer você mesmo. Você pode utilizar um formato semelhante a uma tenda, utilizar uma base de espuma e cortá-la do tamanho que seja necessário para o seu cão deitar confortavelmente.

Se você deixa o seu cão dormir dentro de casa, não precisa nem fazer a cobertura, o que torna ainda mais fácil a confecção da casa. Basta seguir o passo da espuma, encapá-la com um tecido de sua preferência e a casa estará pronta. Lembre-se que pode não ser interessante em casos de cães muito mordedores.

Plástico

As casas de plástico são muito resistentes e leves, e são ótimas opções também. Elas não permitem que entre umidade e bloqueiam razoavelmente o frio. Não é tão interessante tê-la exposta a sol e chuva, até porque no calor seria insuportável para o cão ficar dentro dela.

Se você deixa seu cão em área externa, porém coberta ela é muito viável, você pode lavá-la sempre que precisar e mudá-la de lugar com muita facilidade também. Outro fator muito benéfico é seu custo, que não é muito elevado.

Madeira

A casa de madeira pode ser uma das opções mais baratas e fáceis de fazer. Você comprá-la pronta ou confeccionar você mesmo. O ideal é que seja feita com madeiras aparelhadas de modo que não tenha frestas onde possa passar chuva e vento.

A madeira tem ótimo isolante térmico, mas atente-se: se for confeccionar, é bom finalizá-la com um bom verniz e um tablado sólido e de preferência um pouco afastado do solo. Um ponto a ser observado é que a propagação de carrapatos e pulgas em casas de madeira é maior, além de que lavá-las internamente não é muito recomendável.

Modelo de reaproveitamento

Casas de reaproveitamento podem ser ótimas casas, basta ter criatividade e capricho. Há pessoas que utilizam barris, armários velhos, madeira de guarda roupas, talvez o resto de um material de construção que sobrou da sua obra, ou aquele travesseiro e edredom que você não usa mais.

Há inúmeras ideias na internet, você pode utilizar a que julgar mais fácil de fazer e a que você não precise gastar com material, mas sempre se deve ter atenção ao tamanho e ao conforto para que ela esteja adequada ao seu cão e para que possa proporcionar o conforto necessário para ele dormir tranquilo.

Modelo de canil de acordo com o tamanho

várias casinhas de cachorro

Não importa apenas o material, o local, o formato que será feita, se será comprada ou confeccionada. Uma casa adequada a um cão deve ser projetada para o tamanho da raça e para as suas características. Veja a seguir dicas relacionadas aos tamanhos das casas.

Pequeno

Se o seu cãozinho pesa até 10 kg, você deve oferecer-lhe uma casa compatível com o tamanho dele, se engana quem pensa que uma casa grande proporcionará mais conforto para o cão. O ideal é que tenha o tamanho adequado para ele deitar confortavelmente.

Cães pequenos, apesar de serem maiores que os miniaturas, ainda assim precisam de uma casa compacta de modo que eles transitem e deitem confortavelmente. O ponto positivo é que são casas que, sendo móveis, podem ser transportadas facilmente por qualquer pessoa.

Médio

Os cães médios possuem entre 20 e 30 kg. Se você um cão desse porte, pode pensar que uma casa para um cão grande vai servir bem, mas tenha cuidado com isso. Lembre-se que a casa não pode ser grande demais nem pequena demais.

Caso o seu cão tenha vários brinquedos, ou durma em uma caminha dentro da casinha, ele até pode ter um pouco mais de espaço que isso não vai prejudicá-lo. As casas que são vendidas prontas normalmente oferecem a informação sobre a indicação do tamanho.

Grande e extragrande

Cães com mais de 30 a 40 kg são considerados grandes. Casas para cães desse porte já costumam ser mais caras do que se comparadas aos cães médios e pequenos, devido à quantidade de material e maior resistência.

Já os cães com mais de 40 kg são considerados extragrandes. Neste caso, as casas são ainda mais caras, mas o conforto e o bem-estar do seu cão são importantes. Se optar por uma casa móvel, atente-se ao local em que será instalada, pois, para movê-la futuramente não será tão fácil.

Importe-se com o conforto e o bem-estar do cão

cachorro feliz na casinha

Agora que você conferiu as inúmeras possibilidades de casas, ficou mais fácil decidir qual vai ser a casa ideal para o seu cão, claro, de acordo com a sua realidade. Se você mora em um apartamento compacto ou em uma grande fazenda, pense no que pode ter a melhor relação custo-benefício para você e que se adéque ao seu orçamento.

Observe as condições climáticas da sua região, se o cão fica na área externa ou interna, coberta ou não, bem como seu porte. Lembre-se que tudo pode interferir, logo, pense com carinho onde seu cão ficará. O bem-estar e o conforto dele influenciam até na sua saúde, qualidade de vida e, mesmo sem gastar muito, você pode oferecer uma bela casa a ele.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.