Veja raças de gatos peludos
Já pensou em ter um gato peludo? Além de ser um animal muito afetuoso, esses “bichanos” com pelagem longa são elegantes e cheios de carisma que conquistam qualquer pessoa à primeira vista até mesmo aqueles que nunca tiveram esses pequenos em casa.
Além disso, você ainda encontra diversas raças com cores e pelagens diferentes, tornando-se ainda mais difícil resistir às carícias e palhaçadas que são tão comuns a esses animais de quatro patas. Afinal, é difícil encontrar um animal que seja mais exigente e independente do que os felinos, que possuem costumes e manias que são únicas.
A seguir você confere uma lista com várias raças de gato peludo para te fazer companhia no dia a dia, tanto de porte médio como grande. Inclusive, também separamos algumas dicas para que caso decida ter um “bichano” em casa saiba como cuidar dos seus pelos, mantendo-os saudáveis. Confira!
Raças de gatos peludos de porte grande
Mesmo que as raças de gato peludo mais populares sejam os gatos pequenos que cabem em nosso colo, existem aqueles que passam dessas medidas mais tradicionais — mais de 100 cm. Continue lendo e veja uma lista completa dos “bichanos” de grande porte.
■Gato Maine Coon
“Pequeno gigante” é um termo que se encaixa muito bem para o Gato Maine Coon, considerado a maior raça de felinos domésticos do mundo, afinal ele pode chegar a mais de 1,2 m de altura, desde a cabeça até o rabo e pesar 8 kg.
Com orelhas e rabos felpudos, com certeza essa é uma raça de gato peludo que não passa despercebido. Desde a sua aparência até o seu tamanho, as suas características são muito marcantes e até mesmo quem não conhece esses felinos sabe identificá-los de longe.
Além disso, eles costumam ser animais que conseguem ser domesticados facilmente com os treinamentos adequados, o que os tornam tendências para quem quer ter um “bichano” em casa.
■Gato Ragdoll
A ideia de que um gato pode se comportar como um cachorro pode ser estranha à primeira vista, mas com a raça de gato peludo Ragdoll, não é bem assim. Brincadeiras de pegar bolinha ou carinhos na barriga são quase obrigatórios para manter esse felino satisfeito.
Ideal para casas em que há crianças, o Gato Ragdoll, inclusive, costuma se dar bem com outros animais, até mesmo cachorros, seus “inimigos”. Porém, vale lembrar que esse é um pet que pode chegar a 60 cm e pesar 9 kg, além de precisar de um cuidado extra para manter os seus pelos saudáveis, já que por conta da pelagem longa e sedosa as chances de bolas de pelos são frequentes.
■Gato Selkirk Rex
Ao contrário das raças de gato peludo que citamos acima em que os seus pelos são sedosos, o Selkirk Rex é uma espécie em que a sua pelagem lembra as lãs de ovelhas, por isso é conhecido também pelo nome de “gato em pele de cordeiro”.
A sua pelagem encaracolada é somente um charme para esse animal de 25 cm e quase 5 kg. Mas não se engane que por conta disso, os seus pelos não são agradáveis ao toque, se estiver procurando por um gato que lembre a um urso de pelúcia o Gato Selkirk Rex é a escolha certa.
■Gato Siberiano
O Gato Siberiano é um animal com uma aparência selvagem e único que atrai admiradores do mundo todo. Porém, mesmo com esse aspecto, ele é muito tranquilo, brincalhão e ativo, o que o torna uma excelente escolha para as casas com crianças, mesmo que os seus 9 kg e 90 cm assuste.
Além disso, você sabia que esse é um gato peludo com uma camada de subpelo? Por conta da sua origem ucraniana e russa, o Gato Siberiano aguenta baixas temperaturas, mas é importante tomar cuidado nos dias de calor, mantendo-o sempre fresco para evitar quaisquer problemas, como a dermatite.
■Gato British Shorthair
Mesmo que Gato British Shorthair seja um felino doméstico muito popular na Europa, no Brasil ainda são poucas as famílias que possuem esses “bichanos” como companhias do dia a dia. Isso porque, o “gato britânico de pelo curto” — tradução do nome da raça — foram trazidos pelos romanos durante a invasão à Grã-Bretanha.
A sua pelagem é o seu grande diferencial, afinal é aveludada e macia, o que exige uma escovação semanal para que os pelos não embaracem. Além disso, o que “fecha com chave de ouro” a exclusividade desse felino é sua coloração acinzentada que tem toques de azul em seu corpo de 25 cm e com mais de 7 kg.
■Gato Sagrado da Birmânia
O Gato Sagrado da Birmânia, também chamado de Birmanês é uma raça de gato peludo que dizem descender dos felinos venerados nos templos budistas nos séculos XV e XVI, mas isso não quer dizer que são “narizes em pé”, pelo contrário. Dóceis e sensíveis, eles adoram brincadeiras, mas cuidado já que não gostam de altura ainda mais com os seus 30 cm e quase 8 kg.
Com uma pelagem semelhante ao Siamês, esse é um gato peludo com pelos médios e longos, no qual a coloração do corpo tende a ser mais clara e as extremidades — cabeça e rabo — possuem tons de preto e marrom.
■Gato Norueguês da Floresta
Também conhecido pelo nome Norwegian Forest Cat, o Gato Norueguês da Floresta possui uma beleza selvagem com pelos saindo das orelhas pontudas e rabos felpudos que lembram os guaxinins e linces. Contradizendo a sua “cara de poucos amigos”, essa é uma raça de gato peludo amigável e carinhoso, dando-se bem com crianças e outros animais, inclusive com os seus 33 cm e 9 kg.
Com certeza, a pelagem do Gato Norueguês da Floresta é única, já que durante os meses mais frios o seu subpelo fica mais espesso para aguentar as baixas temperaturas. Inclusive, é formada uma pequena juba ao redor dos ombros, dando uma aparência ainda mais exótica.
Raças de gatos peludos de porte médio
Depois de conferir a lista de raças de gato peludo de porte grande, que tal continuar a pesquisa com aqueles que são de tamanho médio? A seguir você confere quais os “bichanos” que você pode ter como companheiro no seu dia a dia. Veja!
■Gato Angorá
O Gato Angorá é uma das raças de gato peludo mais antigas do mundo. Dócil, tranquilo e com grande disposição para aventuras, é certo dizer que não faltará diversão para a família que decidir adotar esse pequeno felino de 25 cm e 8 kg, mas vale lembrar que ele é temperamental, por isso a escolha do tutor é exclusivamente dele.
Com a pelagem branca e com longos fios no rabo e nas orelhas, a sua aparência é exótica e encanta a quem o vê pela primeira vez. O que é mais interessante é que o cuidado dos seus pelos é mais simples, uma vez por semana.
■Gato Persa
Já deve ter se apaixonado pelos felinos de cara achatada nos filmes, não é mesmo? Mas o que poucos sabem é que essa é uma raça de gato peludo Persa. Com uma personalidade gentil e encantadora, a sua pelagem é somente uma característica a mais que encanta os seus tutores desse pequeno de 25 cm e de 5 kg.
Considerada uma das raças mais antigas, o Gato Persa possui uma inteligência invejável. Por isso, esse “bichano” tende a ter uma rotina regrada, com momentos certos para comer, dormir e até mesmo tomar banho de sol, mas é somente um charme a mais desse felpudo.
■Gato Cymric
Outra bola de pelo de médio porte — 44 cm e 5,5 kg — é o Gato Cymric. Com uma pelagem longa, lisa e com cores distintas, branco, azul, vermelho, marrom, prateada e creme, você não terá problemas para encontrar uma espécie única.
Mas o que chama realmente a atenção é a sua cauda que muitas vezes não existe ou somente é um “toco” que só pode ser sentida, mas não vista por conta da pelagem longa. Com a sua personalidade dócil e tranquila, esse é um gato peludo muito interessante para ter com você nos seus momentos de descanso.
■Gato Ragamuffin
O Ragamuffin é um gato em que os pelos não deixam de chamar a atenção. Isso porque, a sua longa pelagem se concentra nos ombros formando uma linda “juba de leão” que com as suas orelhas pontudas dão um aspecto selvagem a esse animal de 9 kg e 60 cm.
Mesmo que tenha um temperamento mais tranquilo, esse é um “bichano” que não irá ficar mole ao segurá-lo, por isso o melhor é ficar atento aos mínimos detalhes para entender o que ele gosta ou não. Além disso, por conta do seu tamanho, o Gato Ragamuffin é ideal para famílias que moram em apartamentos.
■Gato Himalaio
O Gato Himalaio é outro felino de cara amassada e com pelos que crescem para todos os lados, por isso que mesmo que pareça ter um porte grande, ele possui somente 20 cm e tende a pesar de 3,5 kg a 5,5 kg.
Mesmo que ele seja um gato peludo, isso não quer dizer que não prefira ficar no sol, mas é pelo contrário. Inclusive, esse é um “bichano” que gosta de se exercitar e brincar, por isso se quiser adotar um, lembre-se de comprar vários brinquedos como ratos de pelúcia.
■Gato Somali
Se você está procurando por um gato peludo ativo, o Somali é um “bichano” que adora ficar brincando e correndo, o que o ajuda a se manter em peso. Por isso, o sobrepeso não será uma das preocupações desse felino que costuma ficar com 5,5 kg em seus 32 cm.
Além disso, esse é um gato que gosta de carinhos e principalmente de ficar no colo do seu tutor quando você ganha a sua confiança. Inclusive, se você quer um felino peludo mas não quer se preocupar com os pelos que ficarão pela casa, o Somali é uma raça que irá te agradar.
■Gato Balinês
Se você está acostumado a ter cachorros em casa, mas quer se aventurar no mundo dos gatos, que tal conhecer o Gato Balinês? Esse é um felino em que a preguiça não tem vez, já que ele possui uma figura esbelta de 2,5 kg e com uma força que o faz ser um saltador exemplar com os seus 45 cm.
Descendente dos Siameses, esse é um gato peludo com uma pelagem e olhos azuis muito semelhantes. Inclusive, mesmo que essa seja uma raça frenética, assim que cansar o “bichano” vai adorar ficar no colo do seu tutor descansando.
■Curl Americano Pelo Longo
O Curl Americano Pelo Longo é outro exemplar de gato peludo com uma “juba de leão”. Essa é uma pelagem muito linda que é realçada por suas cores mescladas que são distribuídas por seu corpo de 25 cm e quase 5 kg.
Indo além da sua beleza, sabia que esse é um felino que se adapta rapidamente à convivência com outros animais? Assim, se você tem um outro pet em casa, o Curl Americano Pelo Longo é um felino que será um bom companheiro.
■Gato Curl Americano
Mesmo que não seja de porte grande, o Gato Curl Americano é bem musculoso e o seu corpo comprido torna o seu corpo delicado. Porém, o que chama a atenção nesta raça são as suas orelhas que são viradas para frente, lembrando a uma “chinchila gigante” mesmo com os seus 50 cm e 5 kg.
Ao contrário do que a sua aparência indica, esse é um gato peludo que gosta de se exercitar, o que é uma informação importante para quem sonha em ter esse felino em casa. Afinal, será necessário preparar uma estrutura nas paredes para que possa brincar onde mais gosta: nas alturas.
■Gato Chantilly-Tiffany
Os pelos do Gato Chantilly-Tiffany é uma raça meiga e que não gosta de ficar sozinho. Isso quer dizer que, se você quer um “bichano” para ficar no colo aproveitando a meiguice do animal, esse é o pet ideal para ter em casa com os seus 50 cm e 6 kg.
Com pelo longo e liso, uma das preocupações de quem quer ter esse animal é o cuidado com a sua pelagem. Afinal, é possível que vários nós se formem se não escovar o Gato Curl Americano por mais de três vezes na semana, assim mantendo com uma aparência saudável.
Dicas de cuidados com gatos peludos
É claro que parece um sonho ter o seu próprio bichinho peludo para abraçar e fazer carinhos em seus pelos compridos, porém é preciso ter alguns cuidados para mantê-los saudáveis e sedosos. Nos tópicos abaixo separamos os principais, veja.
■O pelo precisa ser escovado diariamente
Independente do tipo de pelagem que o seu gato tenha, a escovação é muito importante, afinal é onde é possível remover aqueles fios que estão soltos, assim evitando as incômodas bolas de pelo. Porém, no caso dos “bichanos” com pelagem longa, é ainda mais essencial.
Na maioria das vezes, a recomendação é escovar diariamente, mas se for mais de três vezes na semana já ajuda a não deixar os pelos embaraçados, o que pode incomodar o seu pequeno já que permite o acúmulo de sujeiras.
■Dê banho quando necessário
Mesmo que o gato seja um animal extremamente higiênico, já que se limpa a todos os momentos, às vezes é essencial levar o seu pet para o petshop para tosar um pouco a pelagem, além de ajudar a tirar os resíduos que ficam nos pelos.
Inclusive, esse é um meio de eliminar os pelos em excesso. Em geral, o recomendado é dar banho a cada dois meses, afinal quando o intervalo entre as lavagens é menor é possível que haja problemas de pele.
■Utilize produtos próprios para gatos
Na lavagem do seu gato peludo, lembre-se que é essencial usar os produtos que foram fabricados para as necessidades únicas desses animais. Isso quer dizer, desde shampoos, condicionadores e óleos de secagem.
Desta forma, você consegue evitar que os seus felinos contraiam doenças de pele ou aumente a quantidade de pelo que cai todos os dias. Afinal, quando não se utiliza os produtos certos, a saúde do seu pet fica comprometida.
■Ofereça ração de qualidade
Com certeza o cuidado externo do seu gato peludo é importante, mas a escolha das rações também influencia na saúde dos pelos. De maneira geral, o recomendado é optar por aquelas refeições que possuem proteínas que ajudam a realçar a beleza da pelagem.
Por isso que muitas vezes, muitos tutores de gatos são exigentes quanto às rações que trazem para os seus “bichanos”. Inclusive, uma dica é sempre se aconselhar com o veterinário que cuida do seu pet para entender qual o melhor produto.
■Hidratar o gato também é importante
Assim como a hidratação é importante para manter a saúde da nossa pele, para os animais, beber água constantemente também ajuda no aspecto saudável da pelagem dos gatos. Desta forma, deixando-a brilhosa, macia e sedosa.
Por conta disso, a recomendação é sempre ficar atento aos costumes do seu gato peludo. Isso quer dizer, desde controlar a quantidade de água que ele está tomando todos os dias, já que se for em quantias pequenas, o melhor é ir ao veterinário com o seu pet.
■Tente evitar o acúmulo de bolas de pelos
As bolas de pelos são um problema simples que pode se tornar muito grave se não houver a preocupação adequada. Isso quer dizer, desde encontrar uma dieta balanceada até escovar o seu gato peludo com frequência.
Inclusive é possível encontrar alguns petiscos que são ricos em fibras que ajudam na eliminação desse resíduo. Porém, se o seu gato ficar com prisão de ventre, ânsia de vômito e falta de apetite, saiba que é melhor correr para o veterinário.
■Visite o veterinário com frequência
Lembre-se que os check-ups também são muito importantes para os felinos domésticos. A beleza da pelagem do seu gato peludo é um reflexo da sua saúde, por isso fique atento à carteirinha de vacinação do seu “bichano”, além do vermífugo todos os anos.
Esse acompanhamento é muito importante. Assim, é possível diagnosticar o seu pet precocemente, evitando casos mais graves, aumentando as chances de uma cura sem sequelas e de maneira mais rápida.
O gato peludo é muito mais que beleza!
Neste artigo você pôde conhecer algumas das raças mais populares de gato peludo, tanto de porte médio como grande, assim aumentando as suas opções na hora de escolher aquele que mais se adequa ao que está buscando.
Além disso, aqui você também entendeu quais os cuidados necessários para mantê-los saudáveis e prontos para aproveitar uma rotina cheia de carinhos, brincadeiras e aventuras nos lugares mais altos da casa.
Agora que já sabe todas essas informações, não hesite e já adote o seu gato peludo, seja um Ragdoll ou um Curl Americano. O importante é que você terá em sua vida um animal carinhoso e leal para te fazer companhia a todos os momentos.