Cachorro enrugado: conheça 13 raças com lindas rugas!

Cachorro enrugado: conheça 13 raças com lindas rugas!

Já pensou em ter um cachorro enrugado? Neste artigo você irá conhecer algumas raças de cães lindos e carismáticos para fazer companhia no seu dia a dia.


Estas raças de cachorro enrugado são de apaixonar!

É quase impossível olhar para as dobras de pele de um cachorro enrugado e não ficar com um sorriso no rosto. Seja o Bulldog, Shar-Pei e até mesmo o famoso Pug, essas sobras de pele são um charme a mais para os donos desses cães.

Afinal, ao contrário de outras raças tradicionais, como o Golden Retriever e o Lhasa Apso em que os pelos são grandes atrativos, esses cães enrugados exibem uma pelagem mais baixa e fácil de cuidar, já que as escovações podem ser apenas uma vez na semana, por exemplo. Por outro lado, suas dobrinhas requerem cuidados especiais!

Gostou da ideia de ter um cachorro enrugado na sua casa? Confira a seguir uma lista de cães com essas charmosas dobras, de pequeno, médio e grande porte, além de algumas dicas sobre como manter o seu animal saudável e pronto para novas brincadeiras. Veja!

Raças de cachorro de pequeno porte mais enrugados

Pronto para conhecer alguns dos cachorros com rugas de pequeno porte e se encantar? Mesmo em espaços pequenos, como apartamentos, essas são raças que irão te encantar. Veja a lista a seguir.

Pug é uma raça com rugas

O Pug até pode ser uma raça que ficou conhecida pelo filme “Homens de Preto”, mas mesmo que esse animal não tivesse sido a estrela, seria impossível não simpatizar por suas dobras e focinho achatado.

Pesando 8 kg e uma altura de 33 cm, o Pug é uma raça de cachorro enrugado que você pode levar para onde quiser. De origem chinesa, esse animal é muito amigável e tende a causar vários momentos de risadas com os seus donos, afinal os seus olhos são muito expressivos e o seu “rabo de porco” só dá um toque de carisma a mais.

Buldogue Francês

Com uma pelagem curta e lisa, as dobras do Buldogue Francês são um dos atrativos mais especiais da raça. Inclusive, por conta da variação das cores da pelagem, é possível encontrar cães com tonalidades brilhantes de dourado e preto tigrado que lhe dão um aspecto único.

Enérgicos, fiéis e muito carinhosos, essa é uma raça de cachorro enrugado que vale a pena ter em casa, principalmente se houver crianças. Porém, lembre-se de ter cuidado se for levá-lo para um lugar com piscinas, afinal como esse é um cão pesado, ele tem dificuldade em nadar.

Pequinês

Mesmo que seja possível encontrar alguns Pequinêses que são muito peludos, isso não quer dizer que não são uma raça de cachorro enrugado. Isso porque, uma das suas características mais marcantes é seu nariz achatado e com várias dobras.

Ideal para quem está buscando um cão de companhia, o Pequinês é um pequenino que descende da realeza, por isso é incomum ouvi-lo latir ou até mesmo cavar no quintal. Inclusive, esse cachorro pode ser um excelente protetor, por isso fique atento quando ele estiver em posição de alerta.

Raças de cachorro de porte médio mais enrugados

Existem diversas raças para escolher. Se você gostou das raças de cachorro enrugado que listamos acima, continue lendo os tópicos abaixo para encontrar aquele cão de porte médio que será o seu companheiro em todos os momentos. Confira!

Shar-pei é um cãozinho com rugas

Usado por muito tempo como um cão de guarda e caça, o Shar-pei é uma raça chinesa que é conhecida por sua força e inteligência, mas isso são somente pontos positivos somados às suas características dobras.

Ao contrário de outros animais, o Shar-pei é um cão que tem a pele solta e quando vão crescendo, essas rugas na cabeça e em todo o corpo passam a desaparecer. Com certeza ter um filhotinho desse cão é uma experiência única para os amantes desses pequenos, afinal é quase um outro animal quando crescido.

Buldogue Inglês

Assim como o inglês, o Buldogue Inglês também está na lista de cachorros enrugados. Fortes e musculosos, a sua cara pode afastar a muitos, porém não se engane, já que eles possuem um lado muito amigável, calmo e doce, principalmente com os seus tutores.

Além disso, mesmo que tenham sido originados para esportes violentos, hoje, eles são animais de companhia ideais para se ter por perto, mesmo que a baba que solta seja um incômodo. Porém, é somente mais um charme de suas características rugas na cara e corpo.

Bloodhound

Sabe aquele cão com grandes orelhas? Então, esse é o Bloodhound, uma raça de cachorro enrugado que já foi muito retratado em desenhos animados, principalmente por suas habilidades de caça.

Mas mesmo se você não conhece a raça e a sua personalidade, não há como resistir às suas dobras que ficam aparentes no pescoço e na cabeça. Com 68 cm e quase 50 kg, os Bloodhounds possuem o tamanho ideal para viver tanto em casas como apartamentos, só precisa ter um comprometimento de levá-los para passear.

Basset Hound

Outra raça em que as orelhas são um dos grandes destaques é o Basset Hound, afinal, em conjunto com as suas dobras, as suas orelhas são longas e compridas, o que faz com que alguns cães quase arrastem-nas no chão.

Criados para serem farejadores, os Bassets Hounds conseguem sentir qualquer cheiro a quilômetros de distância, o que significa que pode ser difícil esconder aquele petisco. Além disso, eles são muito calmos e inteligentes, tornando o seu adestramento muito simples, ainda mais quando são filhotes.

Raças de cachorro enrugado de grande porte

Os “pequenos gigantes” são raças de cachorro enrugado que os donos de primeira viagem podem ter medo, mas não se preocupe já que eles tendem ser dóceis e as suas rugas são um charme muito interessante. Leia a seguir e veja quem são eles.

Bullmastiff

Com a cabeça larga e enrugada, o Bullmastiff é uma raça com um corpo poderoso, já que pode pesar até 60 kg e uma altura de até 66 cm, mas não se engane! Os seus olhos amendoados indicam a doçura desse cachorro enrugado.

Porém, primeiro é importante acostumá-lo a uma rotina, principalmente com coisas novas. Isso porque, esse é um cão que pode ser teimoso à princípio, mas quando se acostuma com a família e os companheiros do reino animal, a sua lealdade é invejável, o que o torna uma raça popular entre os tutores de cães.

Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é outro cachorro enrugado em que as suas encantadoras dobras ficam concentradas no pescoço e cabeça. Com orelhas longas e caídas, esse é um animal que tem o porte de um cão de guarda, afinal são mais de 70 cm de altura.

Sabe aqueles cachorros que fazem a vez de um cavalo para as crianças? Então, o Fila Brasileiro é esse tipo de cão, por isso não se preocupe com a socialização, já que o que ele precisa é somente a aprovação dos seus donos para se sentir à vontade com aqueles ao seu redor.

Boxer tem rugas na pele

Além dos seus músculos que são muito característicos da raça, o Boxer também pode ser chamado de cachorro peludo, afinal as dobras em sua cara são muito marcantes. Inclusive, essa flacidez é que faz com que ele tenha uma feição tão amigável.

Usado na primeira Guerra Mundial como um reforço das Forças Armadas alemãs, essa é uma raça muito inteligente e protetora, o que o faz um cão de guarda ideal, por isso não hesite em tê-lo como companheiro em sua casa.

Dogue de Bordeaux

Também chamado de Mastim Francês, o Dogue de Bordeaux é uma raça protetora e muito musculosa, porém essa qualidade não se enquadra em seu rosto que é cheio de “dobrinhas” muito características.

Orelhas curtas e olhos bem comunicativos, essa é uma raça de cachorro enrugado que encanta à primeira vista. Além disso, mesmo que seja um cão de porte grande, ele é muito amigável, leal e afetuoso com o seu núcleo familiar, o que o torna um cão de guarda ideal para proteger a sua casa.

Mastim Napolitano

Outra raça de cachorro enrugado em que as suas dobras são o ponto auge de sua aparência é o Mastim Napolitano. Isso porque, as suas rugas estão em todo o seu corpo, inclusive na boca, criando um “beiço” caído e que forma as tradicionais babas desse animal.

A sua feição “fechada” e o olhar de poucos amigos podem afastar os intrusos, mas com os seus tutores, o Mastim Napolitano tem uma personalidade gentil, calma e até mesmo doce que não se assemelha em nada com sua aparência e cara mais fechada.

Mastiff Inglês

Por fim, não se esqueça do Mastiff Inglês! Essa é uma raça que por muito tempo foi criada como companhia de pessoas da alta sociedade, mas também já foi usado como um guerreiro em batalhas, já que é muito corajoso e cuida daqueles que ama.

Além disso, esse é um cão muito brincalhão, mas por conta do seu porte é importante ter limites na hora da brincadeira, principalmente se forem pessoas que não estão no círculo familiar, afinal o Mastiff Inglês pode levar para o lado errado. Mas não se preocupe, essa é uma raça muito sociável e amiga.

Dicas para cuidar de um cachorro enrugado

Assim como os pelos dos cães peludos precisam de vários cuidados para manter a pelagem saudável, os cachorros enrugados também precisam desse cuidado. Porém, essa não é a sua única necessidade, como verá abaixo. Continue lendo e descubra quais são elas.

Mantenha as dobras limpas e secas

É muito importante limpar regularmente as dobras dos cães enrugados. Isso porque, essa é uma raça em que a dermatite é uma infecção muito recorrente, já que o calor faz com que as rugas acumulem o suor.

Por isso, não se esqueça de secar as regiões do corpo onde tem mais sobras. Além disso, também desconfie ao menor sinal de vermelhidão, inchaço ou dor no corpo do seu amigo de quatro patas e leve-o para o veterinário.

Dê banho regularmente no cão

Como deve ter percebido, um dos grandes cuidados que se deve ter com o cachorro enrugado é a pele. Afinal, ela tende a acumular sujeira, aumentando as chances de infecções, por isso as idas ao pet shop são muito importantes.

Inclusive, se for dar banho em casa, lembre-se que os shampoos naturais são os mais indicados. Isso porque, existe menor risco de reação alérgica ou até mesmo de ressecamento, mantendo o seu pet saudável.

Use antifúngicos e antibacterianos

Outro cuidado para esses animais enrugados é o uso de cremes antifúngicos e antibacterianos nas dobras. Esse é um cuidado muito importante para evitar e tratar as infecções de pele que são muito comuns para essas raças.

Quando você consegue tratar as infecções de pele, como a dermatite, de maneira prematura, maiores as chances de evitar uma situação mais grave, além de ajudar a não causar grandes dores ao seu cão.

Alimente bem seu cãozinho enrugado

A dieta do seu cachorro enrugado também é muito importante para os tutores desses animais. É como se fosse um tratamento de dentro para fora, ajudando a tratar a pelagem e a pele desses animais.

As rações que possuem suplementação de vitaminas e minerais são grandes auxiliares no tratamento da pele e do pelo, principalmente as opções que têm alto teor de ômega-3. Inclusive, é possível colocar óleo de peixe nas refeições diárias do seu pet, uma substância natural que é um bom anti-inflamatório.

Cuide do seu cachorro enrugado e aproveite a sua companhia

Neste artigo você pôde conhecer algumas das raças de cachorro enrugado mais populares nas casas dos amantes de animais de pequeno, médio e grande porte. Assim, deixando a sua escolha qual o melhor tamanho para ter em casa.

Além disso, também explicamos e exemplificamos quais os principais cuidados que se deve ter para manter o seu mais novo amigo enrugado saudável e pronto para as brincadeiras do dia a dia. Afinal, um cão bem cuidado é sinal de felicidade.

Assim, não deixe de utilizar essas dicas se você decidir por ter um dos cães que listamos acima, desde a frequência dos banhos até o cuidado na hora de secar as “dobrinhas” características dessas raças.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.