Plantas seguras para gatos: veja 32 opções inofensivas!

Plantas seguras para gatos: veja 32 opções inofensivas!

Às vezes os gatos não resistem a abocanhar uma plantinha! Confira neste artigo quais espécies são seguras!


Conheça as plantas seguras para gatos

Quem vive com gatos sabe que é da natureza deles mastigar algumas plantas, seja para eliminar bolas de pelos do estômago, seja para conter algum tipo de mal estar, tanto que há plantas em pet shops próprias para os gatinhos ingerirem.

No entanto, curiosos que são, podem acabar mastigando alguma outra planta disponível em casa, e ai vem a preocupação: será que tal planta é tóxica para o meu gato? Para ajudar a esclarecer (e a tranquilizar) a questão, separamos neste artigo 32 opções de plantas que não são tóxicas para os gatos, caso sejam mastigadas ou ingeridas. Vamos lá?!

Plantas suculentas e cactos seguras para gatos

As plantas suculentas são aquelas com as folhas mais encorpadas devido à grande retenção de água. Englobam, inclusive, todas as famílias de cactos, e são muito comuns como ornamento doméstico.

Babosa ou Aloe-vera

A planta de nome científico Aloe vera, conhecida como babosa, é largamente cultivada devido às suas propriedades cosméticas e cicatrizantes. Pode ser plantada em jardins ou até mesmo em pequenos vasos na janela de apartamentos. Não é uma planta muito comum de despertar o interesse dos gatos, pois sua seiva possui um cheiro muito forte. Mas caso seu gato coma a planta, não se preocupe, ela é inofensiva!

Echeveria

Echeveria é um gênero de várias espécies de suculentas muito comuns, com aspecto de roseta, conhecido como “rosas de pedra”, como a Bola-de-neve-mexicana”. Além de bonitas e fáceis de cuidar, essas plantas não são tóxicas para os gatos!

É uma ótima opção para decorar espaços grandes e pequenos pois, além de lindas, as Echeverias podem conviver tranquilamente com seus pets, sem riscos de acidentes caso sejam ingeridas.

Sempervivum

As plantas do gênero Sempervivum são semelhantes às Echeverias, formando rosetas, e muito comuns por serem cultivadas como plantas ornamentais. A espécie mais comum é a Sempervivum tectorum, que é muito resistente e pode até brotar no meio de pedras.

Essas plantas são conhecidas por não serem tóxicas para animais domésticos, então também são seguras para enfeitar sua casa e conviver com seu gato

Suculenta Zebra

A suculenta zebra, de nome científico Haworthia attenuata, é uma planta também comum nas casas e apartamentos do Brasil. Suculenta geralmente pequena e cultivada em vasos, essa plantinha pode atrair a curiosidade dos bichanos.

O único problema aqui é que seu gato se “espete” nas pontas das folhas, mas será apenas um susto mecânico, pois não são conhecidas substâncias dessa planta que causem algum tipo de irritação.

Suculenta rabo-de-burro

Se tem uma suculenta que pode ser tentadora, porém inofensiva para os gatos é a rabo-de-burro (Sedum morganianum). Talvez você não a conheça de nome, mas essa planta é muito comum em vasos como pendentes.

As folhas da rabo-de-burro são pequenas e cheias de água, parecendo bolinhas levemente achatadas. Destacam-se facilmente do caule e podem ser ingeridas pelos gatos em alguma brincadeira.

Plantas aromáticas e ervas seguras para gatos

As ervas aromáticas talvez sejam as que mais despertam a curiosidade dos gatos por causa dos cheiros, geralmente fortes e adocicados, e é normal termos algumas delas em casa. Veja quais são seguras para seu pet:

Catnip

A catnip verdadeira é a espécie Nepeta cataria, uma erva conhecida pelo efeito excitante que causa nos gatos, sendo inclusive utilizada para fazer os gatos se apegarem a alguns brinquedos. Além de utilizada para adestramento, também tem propriedades medicinais.

O trigo também pode ser encontrado plantado com o nome de catnip. Apesar de ser uma planta diferente, pode ser oferecida aos gatos sem problemas, pois não é tóxica.

Alecrim

O alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis, é muito utilizado na culinária, e pode, inclusive, ter um efeito repelente para gatos mais sensíveis. Isso porque seu forte cheiro característico pode incomodar o olfato dos gatos.


Mas como os gatos têm personalidades e gostos muito individuais, pode ser que o seu pet se interesse pela planta e resolva dar umas mordiscadas para experimentar. Nesse caso, não se preocupe, pois o alecrim não é tóxico.

Valeriana

O nome valeriana refere-se a um gênero de plantas utilizadas como calmante natural. A espécie mais comum do gênero é a Valeriana officinalis, também cultivada em jardins como planta ornamental, devido às flores perfumadas.

Não são conhecidas substâncias nocivas na valeriana. Ao contrário, as espécies desse gênero são muito utilizadas por suas propriedades medicinais. Assim, não se preocupe caso seu gato coma algumas folhas dessa planta!

Tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris), além de ser usado como tempero culinário e ser inofensivo para os gatos, ainda apresenta substâncias que garantem propriedades benéficas para a saúde de seu pet. As folhas e flores do tomilho são muito utilizadas no combate a doenças do trato respiratório (como asma e infecções respiratórias), verminoses, e para fortalecer o sistema imunológico.

Hortelã

A hortelã-verde (Mentha spicata) é muito comum no Brasil, utilizada na culinária ou como chá medicinal. Não é tóxica para os gatos, e possui propriedades que beneficiam o trato digestório, prevenindo indigestões e diminuindo o volume de gases.

A hortelã-pimenta (Mentha x piperita) é outra variedade comum e inofensiva para os gatos. Também possui propriedades medicinais para o alívio de sintomas no sistema respiratório.

Camomila alemã

A camomila alemã (Chamomilla recutita) é parente da margarida, com a qual se assemelha por suas pétalas brancas e miolo amarelo. Seu chá é muito utilizado e conhecido por seu sabor adocicado e suas propriedades calmantes.

Para os gatos, compressas de camomila podem ser utilizadas como compressa para tratar feridas e limpar secreções oculares (aquelas sujeirinhas que ficam grudadas nos olhos).

Plantas com flores seguras para gatos

Algumas plantas conhecidas por suas flores também não apresentam substâncias tóxicas para os gatos. Acompanhe a seleção de plantas com flores que separamos para você conhecer:

Orquídeas

As orquídeas, muito conhecidas pela beleza de suas flores, são muito apreciadas por colecionadores e admiradores de plantas. O termo “orquídea” é aplicado a diversas espécies pertencentes à família Orchidaceae, e divididas em oito gêneros botânicos.

Se o seu gato gosta de morder essas flores, fique tranquilo. Orquídeas não são venenosas para gatos. Ao contrário, o gato é que irá atrapalhar o desenvolvimento da planta ao mordê-la!

Violetas

Pequenas, de baixo custo, fácil de cuidar e com flores abundantes, a violeta (nome utilizado para flores pertencentes ao gênero Saintpaulia) é muito comum nos lares do Brasil, inclusive naqueles habitados por gatos, não é mesmo?

Também conhecida por violeta africana, suas flores não são venenosas para os gatos, mas também não podem ser ingeridas em grandes quantidades, já que podem causar indigestão. No entanto, não é comum que gatos comam muitas violetas por aí!

Girassol

A flor do girassol (Helianthus annuus) chama muito a atenção por sua colocaração amarelo forte, e seu tamanho. De fácil cultivo, diversas partes dessa planta podem ser utilizadas na culinária, incluindo as sementes, comum até mesmo na alimentação de algumas aves.

Caso você queira cultivar um ou mais girassóis em sua casa, não se preocupe! Além se não ser tóxica, essa planta é bem resistente aos gatos depois que atinge uma certa altura.

Flor de Maio

Você sabia que a flor de maio (Schlumbergera truncata) é um cacto? Pode não parecer, mas essas plantas também é uma suculenta com muita água em sua composição e, assim como várias plantas desse tipo, também é inofensiva para os gatos.

A flor de maio, porém, apresenta folhas e flores muitas sensíveis, que quebram com facilidade. É melhor, então, deixá-la em um lugar alto e longe do alcance de seus gatos.

Gérbera

As flores de gérberas (Gerbera jamesonii) se assemelham a grandes margaridas, mas com coloração forte e chamativa. São geralmente flores de corte, utilizadas como presente ou decoração, mas também podem ser cultivadas em vasos.

A gérbera faz parte da mesma família botânica do girassol e, tal como ele, não apresenta substâncias sabidamente tóxicas para os felinos. Assim, não se preocupe caso seu gato mordisque alguma gérbera!

Veludo roxo

A veludo roxo (Gynura procumbens) é uma planta com pigmentos que deixam suas folhas em um tom roxo escuro. Pode ser usada como decoração e é de fácil cultivo, uma vez que se propaga muito facilmente. Ideal para interiores iluminados, essa trepadeira pode ser cultivada em vasos comuns ou como pendentes e, caso fique no alcance de seu gato, não se preocupe porque ela não é tóxica!

Columnea (gold fish)

A gold fish, também conhecida como columeia peixinho ou simplesmente peixinho (Nematanthus wettsteinii) é uma planta cujas flores, pequenas e alaranjadas, lembram o formato de peixes.

De fácil cultivo, a columeia peixinho pode ser utilizada como paisagismo e se desenvolve bem dentro de casa, inclusive em convivência com os gatos! Não são reconhecidas substâncias tóxicas para os felinos nas flores ou folhas da planta.

Plantas frutíferas seguras para gatos

Não são apenas as frutas que podem ser ingeridas pelos gatos. Algumas plantas frutíferas também podem despertar a curiosidade e o paladar dos bichanos. Confira a lista que preparamos para você!

Macieira

A macieira é a árvore que em como fruto a maçã, e pode pertencer a mais de uma espécie, sem rpe dentro do gênero botânico Malus. Por conta do clima, a macieira não é uma planta muito comum no Brasil, a não ser em áreas de cultivo da fruta.

Mas caso você tenha uma macieira em casa (que pode, inclusive, ser cultivada em vasos), saiba que ela é completamente inofensiva para os gatos.

Morango selvagem

O morango selvagem (Fragaria vesca) é uma herbácea que costuma se espalhar no meio da vegetação. Apresenta flores brancas, que geram morangos muito similares aos comerciais, mas de menor tamanho e mais arredondados.

Essa plantinha também pode ser cultivada em vasos e pode atrais os gatos devido a seu aroma e sabor dos frutos, mas tanto a planta em si quanto os morangos não são venenosos para os gatos.

Laranja Calamondin

A laranjeira calamondin (Citrofortunella mitis) é popularmente chamada de árvore anã ou árvore miniatura. Isso porque essa árvore chega a, no máximo, 3 metros de altura, podendo ser cultivada em vasos ou como bonsai.

Apesar de frutas cítricas serem perigosas para os gatos, as demais partes dessa planta são tóxicas. Caso tenha uma árvore dessas perto de seu gato, apenas cuide para que ele não coma as laranjas.

Bananeira

Muito comuns no Brasil, as bananeiras (plantas do gênero Musa) nem sempre produzem frutos comestíveis, como a banana do dia a dia, mas não há problema caso seu gato morda as folhas ou flores desse tipo de planta.

É preciso, porém, se atentar para o fato de que a bananeira se propaga pelo solo, formando grupos de plantas que servem de abrigo para aranhas, que podem ser perigosas para os gatos!

Pé de melancia

O pé de melancia, de nome científico Citrullus lanatus, é uma planta rasteira, que se desenvolve especialmente bem em regiões secas, gerando frutos doces.

Pelas características da planta, os gatinhos podem se sentir tentados a brincarem no meio do pé de melancia, pois é um bom lugar para se esconderem, e você não deve se preocupar se ele irá ou não comer as folhas.

Pé de melão é seguro para gatos

Assim como a melancia, o pé de melão (Cucumis melo) é uma planta rasteira de grandes folhas, que pode servir de refúgio para os gatos. Além de não ser perigosa caso ingerida, essa planta ainda apresenta grande quantidade de vitamina C. Os frutos também não são tóxicos e podem ser benéficos para os bichanos, se consumidos de forma moderada.

Pé de pêra (pereira)

Há algumas espécies de pereiras, todas pertencentes ao gênero Pyrus, que são amplamente cultivadas devido a seus frutos doces e suculentos. Podem ser encontradas também em chácaras, ou até mesmo cultivadas em vasos, como planta decorativa. Para qualquer que seja a sua finalidade, não são conhecidas restrições a gatos, tanto pela ingestão de seus frutos quanto de outras partes da árvore.

Mais plantas seguras para gatos

Como há muitas outras plantas comuns de serem cultivadas em casa, separamos mais algumas espécies que não apresentam risco caso sejam ingeridas pelos gatos:

Samambaias

As samambaias e avencas são plantas pendentes muito comuns no Brasil, principalmente a samambaia americana (Nephrolepis exaltata). São plantas de florestas tropicais antigas que se adaptam muito bem à vida doméstica, desde que mantidas em solo rico e úmido. De fácil cultivo, as samambaias pertencem ao grupo das plantas pteridófitas, que não apresentam flores e nem frutos, mas produzem pequenos esporos em suas folhas.

Bromelias

Outra planta de floresta tropical é a bromélia, um gênero botânico composto por cerca de 60 espécies da família Bromeliaceae. São plantas fáceis de cuidar que costumam apresentar flores grandes e de cores vibrantes, de modo geral.

Apesar de não serem tóxicas para gatos, suas longas folhas podem ser ásperas e apresentar espinhos, que podem arranhar seu gatinho em alguma brincadeira com a planta.

Palmeira areca

As palmeiras arecas são plantas pertencentes ao gênero Areca, sendo que a mais utilizada como planta de decoração é a areca-bambu (Dypsis lutescens), presente em muitas casas e de fácil cultivo tanto em ambientes internos quanto externos.

Pode ser cultivada em vasos ou plantada no chão, de forma que pode atingir até 6 metros de altura. Assim como as demais arecas, a areca-bambu não é perigosa para os gatos.

Rhapis flabelliformis

A ráfia é uma palmeira fácil de cuidar e de baixo custo, sendo uma das plantas preferidas para decoração. Seu caule é recoberto por fibras, que proporcionam à planta uma textura que pode atrair os gatos para arranharem suas unhas.

As folhas maiores são ásperas e difíceis de ingerir, mas os gatos podem mordiscar as suas pontas. Caso isso aconteça, não haverá problemas para a saúde do pet.

Peperomia obtusifolia

A Peperomia obtusifolia é uma folhagem relativamente pequena, de cerca de 20 centímetros de altura, com folhas bem verdes e geralmente bastante resistentes. É uma planta que se adapta muito bem dentro de casa, tanto pelas condições ambientais quanto para convivência com gatos e outros animais domésticos. Por não ser tóxica, pode ficar perto dos gatos, sem problemas.

Chifre-de-veado

A chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum) é uma pteridófita, e considerada uma samambaia, que pode ser cultivada em vasos pendentes ou presas a troncos de árvores. Suas folhas grandes e pontudas se assemelham a chifres e, quanto maior forem, mais difícil de serem quebradas pelos gatos. Ah, e essa planta também não produz flores!

Pata de elefante

A pata de elefante (Beucarnea Recurvata) é uma planta arbustiva, que cresce de acordo com o espaço disponível, podendo chegar a até 5 metros de altura. Essa planta apresenta folhas longas e finas, de aspecto caído, formando uma espécie de cúpula. Podem ser muito tentadoras para os gatinhos brincarem e morderem, mas não há perigo!

Plantas pet friendly

Como vimos neste artigo, há uma grande variedade de plantas que podem ser colocadas em ambientes que abrigam gatos porque são inofensivas para eles. Algumas mais tentadoras, outras menos, essas plantas não apresentam compostos tóxicos, mesmo que sejam ingeridas pelos felinos.

Há ainda plantas como a catnip e outras herbáceas conhecidas aqui que, além de inofensivas, têm propriedades que podem ajudar o adestramento e beneficiar a saúde do seu gato. Não precisa mais escolher entre gatos ou plantas. Agora você já pode ter os dois!

Autor deste artigo

Bióloga e escritora

Palavras-chave relacionadas


tipos dicas cuidados Felinos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.