Saber como limpar orelha de gato é difícil?
Gatos são animais muito limpos, higiênicos e, por natureza, dão banhos em si mesmos com frequência. Mas, tem um lugar que eles não conseguem limpar: as orelhas. Você, como tutor do seu pet, deve prestar muita atenção para observar quando ela deve ser limpa, de modo que é você quem deve fazer isso.
Limpar a orelha do seu pet não é uma tarefa muito difícil, mas é uma região extremamente frágil e, portanto, precisa do máximo de cuidado e delicadeza nos movimentos para não causar nenhuma lesão ao seu gatinho. Além disso, você precisará contar com a paciência do seu pet, porque isso não é algo que eles gostam de fazer, ainda mais se for a primeira vez. Boa leitura!
Como limpar orelha de gato passo a passo
Além de todos os produtos necessários para a limpeza em si, é necessário deixar o gatinho o mais relaxado possível, para evitar o estresse. Comece devagar e vá entendendo o que melhor funciona para o seu gato.
■Tenha os materiais adequados
O que as pessoas mais usam para esse tipo de limpeza é uma gaze ou um algodão, um potinho com água, uma toalha seca e um limpador auricular de gatos.
Esse limpador, que é facilmente encontrado em lojas especializadas, como petshop, é uma solução de limpeza para orelhas que facilita na hora de tirar cera e sujeiras que ficam alojadas na orelha e que são difíceis de remover.
■Mantenha o gato relaxado
Os gatos podem ficar estressados com esse tipo de situação, podem se agitar e te arranhar. E, para evitar isso, ele precisa começar a entender que o que você está fazendo é para o bem dele. Isso leva um tempo. É necessário que você tenha calma e paciência.
Comece deixando seu pet mais seguro. Você pode fazer carinho nele, por exemplo. Quem não gosta de um bom cafuné, não é verdade? Seu gatinho poderá se sentir muito melhor e mais calmo para a limpeza.
■Escolha um lugar e momento adequados
Como você viu aqui, os gatos se agitam e ficam com medo com facilidade. Para que isso não aconteça, a escolha do ambiente também é uma etapa fundamental. Lugares muito agitados e barulhentos não são legais para se fazer essa limpeza. Seu gato não vai gostar nem um pouco.
Não escolha um lugar em que haja a presença de outros animais, tipo cachorros. Os bichanos costumam se sentir muito intimidados e com medo. Com certeza, se isso acontecer, você terá muita dificuldade de tirar a sujeira da orelha do seu pet.
■Comece a limpar pela parte externa do ouvido
A primeira etapa da limpeza começa pela parte de fora da orelha, a parte mais visível e, portanto, mais simples. Para isso, umedeça o algodão em um pouco de água em temperatura ambiente e passe de forma bem suave pela orelha, de modo a remover qualquer sujeira que tenha ali.
Esteja atento ao processo e não deixe a água entrar no ouvido do seu pet. A umidade no ouvido de um gato contribui para o surgimento de infecções. Após feito o procedimento com um algodão úmido, venha com um pano limpo secando a orelha do seu pet para a próxima etapa.
■Limpe com cuidado a parte interna
Agora é hora de partir para o lado de dentro da orelha, que é a parte mais delicada. Preste muita atenção, pois qualquer erro pode comprometer a saúde do seu bichinho.
Faça o mesmo processo que você fez do lado de fora da orelha, contudo, com mais delicadeza ainda. Se você quiser, pode substituir a água pela solução de limpeza de orelha de pet, que poderá facilitar a limpeza e tem componentes que dificultam o aparecimento de infecções na orelha do seu bichano.
■Ofereça um reforço positivo após limpar a orelha
Reforço positivo é uma excelente maneira de fazer com que seu gato se sinta feliz depois de todo esse processo. A recompensa é importante para ajudar o seu bichinho a se acostumar a essa rotina de cuidados e para colaborar cada dia mais.
Você pode incentivá-lo dando-lhe um petisco ou alimento que ele goste muito, pode fazer carinho, elogiar ou deixá-lo ir até um local da casa que ele goste, mas que geralmente não tem acesso. Conhecendo seu pet, você saberá exatamente como recompensá-lo por colaborar.
Dicas extras para limpar orelha de gato
Agora que você já entendeu o passo a passo da limpeza, é hora de saber alguns cuidados necessários e o que não fazer no seu pet. Logo, a seguir você conhecerá mais algumas dicas para higienizar com segurança as orelhas do seu gato, acompanhe!
■Revise a orelha do gato
Como tutor, você deverá estar sempre atento à saúde do seu pet de uma maneira geral, prestando muita atenção em alguns sinais e na aparência do seu bichinho. Tenha o hábito de sempre checar como está a orelha do seu gato. Se for possível, todos os dias. Essa é a principal maneira de saber se precisa de mais limpeza ou não.
Caso você note resíduos que nitidamente estão atrapalhando o bem-estar do animal, ou caso verifique vermelhidão, pode ser que o pet apenas esteja com os ouvidos sujos, ou que ele esteja desenvolvendo otite. Por isso, é preciso ficar atento a esse órgão nos bichinhos.
■Saiba de quanto em quanto tempo limpar
O tempo entre as limpezas varia muito de gato para gato. Tem alguns que vão precisar de mais limpezas e outros que vão precisar de menos. O ideal é fazer todo esse processo a cada três meses, mas é importante observar o nível de sujeira, cera, e outros elementos que estejam na orelha do seu pet. E, se tiver alguma dúvida quanto à frequência ideal, não deixe de consultar o seu veterinário para esclarecer todos os pontos.
Caso você limpe com muita frequência, caso não limpe, ou, ainda, caso limpe com intervalos muito grandes, pode prejudicar o equilíbrio das orelhas do gatinho. Assim, não peque pela falta, nem pelo excesso.
■Não use ingredientes inadequados
Alguns tutores usam azeite ou óleos essenciais ao invés da solução de limpeza para remover a sujeira com mais facilidade. Apesar de não serem contraindicadas, essas substâncias não são as ideais. Aliás, é preciso evitar qualquer produto ou ingrediente que não seja feito especificamente para a pele ou para o uso dos gatos.
Dependendo do que você usar, pode causar uma alergia, uma inflamação ou coisas mais graves ao seu gato. Lembre-se sempre: use produtos específicos para o seu pet.
■Evite usar cotonetes no ouvido do gato
Um outro item comum para os seres humanos, que deve ser evitado nos pets, é o cotonete. O cotonete foi feito para a limpeza da orelha humana —e não para a do seu gatinho. As hastes, dependendo de como você as insere na orelha do animal, podem causar danos, podem empurrar a sujeira para mais fundo ainda e podem danificar a pele de dentro das orelhas. Logo, evite!
■Comece a limpar a orelha desde filhote
Não existe animal que goste que alguém mexa na sua orelha —e os gatos não estão fora disso. Para que o seu gato se acostume a essa rotina de higienização e para que não surjam desconfortos e estresses futuros, é importante fazer essa limpeza desde quando o gato ainda é um filhotinho.
Não se sente confiante para fazer isso? Então, procure um veterinário para ele poder te explicar todos os detalhes e te passar segurança para você conseguir aplicar em casa.
Limpe a orelha do seu gato sempre que precisar
Seu gato pode não gostar, mas é importante realizar essa limpeza a cada três meses para que não surjam doenças. Faça o processo com delicadeza e atenção e retribua seu pet pela colaboração.
Lembre-se sempre que, se o seu pet apresentar alguma secreção fora do comum, como grossa ou escura, procure um veterinário, pois ele poderá caminhar melhor com o caso e encontrar a melhor solução. No mais, evite o uso de produtos que não são específicos para pets, como azeite, óleos ou, ainda, cotonetes.
Agora que você já sabe tudo para limpar adequadamente a orelha do seu gatinho, que tal começar a colocar em prática tudo o que aprendeu aqui? Lembre-se sempre de prezar pela qualidade de vida e pelo bem-estar do seu felino, principalmente no que diz respeito à higiene!
Jornalista, redatora e apaixonada por animais.