Você sabe como limpar orelha de gato? Veja dicas e cuidados

Você sabe como limpar orelha de gato? Veja dicas e cuidados

A orelha do seu gato precisa de uma limpeza e você não sabe por onde começar? Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa e como fazer, confira!


Saber como limpar orelha de gato é difícil?

mexendo na orelha de gato e limpando

Gatos são animais muito limpos, higiênicos e, por natureza, dão banhos em si mesmos com frequência. Mas, tem um lugar que eles não conseguem limpar: as orelhas. Você, como tutor do seu pet, deve prestar muita atenção para observar quando ela deve ser limpa, de modo que é você quem deve fazer isso.

Limpar a orelha do seu pet não é uma tarefa muito difícil, mas é uma região extremamente frágil e, portanto, precisa do máximo de cuidado e delicadeza nos movimentos para não causar nenhuma lesão ao seu gatinho. Além disso, você precisará contar com a paciência do seu pet, porque isso não é algo que eles gostam de fazer, ainda mais se for a primeira vez. Boa leitura!

Como limpar orelha de gato passo a passo

limpando orelha de gato

Além de todos os produtos necessários para a limpeza em si, é necessário deixar o gatinho o mais relaxado possível, para evitar o estresse. Comece devagar e vá entendendo o que melhor funciona para o seu gato.

Tenha os materiais adequados

O que as pessoas mais usam para esse tipo de limpeza é uma gaze ou um algodão, um potinho com água, uma toalha seca e um limpador auricular de gatos.

Esse limpador, que é facilmente encontrado em lojas especializadas, como petshop, é uma solução de limpeza para orelhas que facilita na hora de tirar cera e sujeiras que ficam alojadas na orelha e que são difíceis de remover.

Mantenha o gato relaxado

Os gatos podem ficar estressados com esse tipo de situação, podem se agitar e te arranhar. E, para evitar isso, ele precisa começar a entender que o que você está fazendo é para o bem dele. Isso leva um tempo. É necessário que você tenha calma e paciência.

Comece deixando seu pet mais seguro. Você pode fazer carinho nele, por exemplo. Quem não gosta de um bom cafuné, não é verdade? Seu gatinho poderá se sentir muito melhor e mais calmo para a limpeza.

Escolha um lugar e momento adequados

Como você viu aqui, os gatos se agitam e ficam com medo com facilidade. Para que isso não aconteça, a escolha do ambiente também é uma etapa fundamental. Lugares muito agitados e barulhentos não são legais para se fazer essa limpeza. Seu gato não vai gostar nem um pouco.

Não escolha um lugar em que haja a presença de outros animais, tipo cachorros. Os bichanos costumam se sentir muito intimidados e com medo. Com certeza, se isso acontecer, você terá muita dificuldade de tirar a sujeira da orelha do seu pet.

Comece a limpar pela parte externa do ouvido

A primeira etapa da limpeza começa pela parte de fora da orelha, a parte mais visível e, portanto, mais simples. Para isso, umedeça o algodão em um pouco de água em temperatura ambiente e passe de forma bem suave pela orelha, de modo a remover qualquer sujeira que tenha ali.

Esteja atento ao processo e não deixe a água entrar no ouvido do seu pet. A umidade no ouvido de um gato contribui para o surgimento de infecções. Após feito o procedimento com um algodão úmido, venha com um pano limpo secando a orelha do seu pet para a próxima etapa.

Limpe com cuidado a parte interna

Agora é hora de partir para o lado de dentro da orelha, que é a parte mais delicada. Preste muita atenção, pois qualquer erro pode comprometer a saúde do seu bichinho.

Faça o mesmo processo que você fez do lado de fora da orelha, contudo, com mais delicadeza ainda. Se você quiser, pode substituir a água pela solução de limpeza de orelha de pet, que poderá facilitar a limpeza e tem componentes que dificultam o aparecimento de infecções na orelha do seu bichano.

Ofereça um reforço positivo após limpar a orelha

Reforço positivo é uma excelente maneira de fazer com que seu gato se sinta feliz depois de todo esse processo. A recompensa é importante para ajudar o seu bichinho a se acostumar a essa rotina de cuidados e para colaborar cada dia mais.

Você pode incentivá-lo dando-lhe um petisco ou alimento que ele goste muito, pode fazer carinho, elogiar ou deixá-lo ir até um local da casa que ele goste, mas que geralmente não tem acesso. Conhecendo seu pet, você saberá exatamente como recompensá-lo por colaborar.

Dicas extras para limpar orelha de gato

limpando orelha de gato

Agora que você já entendeu o passo a passo da limpeza, é hora de saber alguns cuidados necessários e o que não fazer no seu pet. Logo, a seguir você conhecerá mais algumas dicas para higienizar com segurança as orelhas do seu gato, acompanhe!

Revise a orelha do gato

Como tutor, você deverá estar sempre atento à saúde do seu pet de uma maneira geral, prestando muita atenção em alguns sinais e na aparência do seu bichinho. Tenha o hábito de sempre checar como está a orelha do seu gato. Se for possível, todos os dias. Essa é a principal maneira de saber se precisa de mais limpeza ou não.

Caso você note resíduos que nitidamente estão atrapalhando o bem-estar do animal, ou caso verifique vermelhidão, pode ser que o pet apenas esteja com os ouvidos sujos, ou que ele esteja desenvolvendo otite. Por isso, é preciso ficar atento a esse órgão nos bichinhos.

Saiba de quanto em quanto tempo limpar

O tempo entre as limpezas varia muito de gato para gato. Tem alguns que vão precisar de mais limpezas e outros que vão precisar de menos. O ideal é fazer todo esse processo a cada três meses, mas é importante observar o nível de sujeira, cera, e outros elementos que estejam na orelha do seu pet. E, se tiver alguma dúvida quanto à frequência ideal, não deixe de consultar o seu veterinário para esclarecer todos os pontos.

Caso você limpe com muita frequência, caso não limpe, ou, ainda, caso limpe com intervalos muito grandes, pode prejudicar o equilíbrio das orelhas do gatinho. Assim, não peque pela falta, nem pelo excesso.

Não use ingredientes inadequados

Alguns tutores usam azeite ou óleos essenciais ao invés da solução de limpeza para remover a sujeira com mais facilidade. Apesar de não serem contraindicadas, essas substâncias não são as ideais. Aliás, é preciso evitar qualquer produto ou ingrediente que não seja feito especificamente para a pele ou para o uso dos gatos.

Dependendo do que você usar, pode causar uma alergia, uma inflamação ou coisas mais graves ao seu gato. Lembre-se sempre: use produtos específicos para o seu pet.

Evite usar cotonetes no ouvido do gato

Um outro item comum para os seres humanos, que deve ser evitado nos pets, é o cotonete. O cotonete foi feito para a limpeza da orelha humana —e não para a do seu gatinho. As hastes, dependendo de como você as insere na orelha do animal, podem causar danos, podem empurrar a sujeira para mais fundo ainda e podem danificar a pele de dentro das orelhas. Logo, evite!

Comece a limpar a orelha desde filhote

Não existe animal que goste que alguém mexa na sua orelha —e os gatos não estão fora disso. Para que o seu gato se acostume a essa rotina de higienização e para que não surjam desconfortos e estresses futuros, é importante fazer essa limpeza desde quando o gato ainda é um filhotinho.

Não se sente confiante para fazer isso? Então, procure um veterinário para ele poder te explicar todos os detalhes e te passar segurança para você conseguir aplicar em casa.

Limpe a orelha do seu gato sempre que precisar

limpando orelha de gato

Seu gato pode não gostar, mas é importante realizar essa limpeza a cada três meses para que não surjam doenças. Faça o processo com delicadeza e atenção e retribua seu pet pela colaboração.

Lembre-se sempre que, se o seu pet apresentar alguma secreção fora do comum, como grossa ou escura, procure um veterinário, pois ele poderá caminhar melhor com o caso e encontrar a melhor solução. No mais, evite o uso de produtos que não são específicos para pets, como azeite, óleos ou, ainda, cotonetes.

Agora que você já sabe tudo para limpar adequadamente a orelha do seu gatinho, que tal começar a colocar em prática tudo o que aprendeu aqui? Lembre-se sempre de prezar pela qualidade de vida e pelo bem-estar do seu felino, principalmente no que diz respeito à higiene!

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas Criar Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.