Como ensinar o gato a usar caixa de areia? Confira as etapas

Como ensinar o gato a usar caixa de areia? Confira as etapas

Precisa ensinar o seu gatinho a usar a caixa de areia mais não sabe como? Neste artigo, você descobrirá todos os segredos para finalmente ensinar seu pet.


E possível ensinar gato a usar caixa de areia?

gato aprendendo a usar caixa de areia

Gatos são animais extremamente inteligentes e autossuficientes. Os felinos, por natureza e instinto, são limpos e gostam de limpeza ao seu redor. Isso para tudo, até mesmo com a urina e com as fezes. Por isso, aprendem a usar a caixa de areia para fazer suas necessidades com certa rapidez.

Mas, pode ser que o seu bichano demore um pouco mais para chegar nesse nível, o que é normal, principalmente quando se trata de um filhote de gato. Mas fique tranquilo, porque ensinar um gato a fazer suas necessidades no lugar correto é super possível e é uma tarefa não muito difícil.

Dicas iniciais para ensinar o gato a usar caixa de areia

gato aprendendo a usar caixa de areia

Antes que seu o gato comece a usar a caixa de areia, é necessário se atentar a alguns detalhes, como os itens corretos que o seu bichano pode usar. Confira quais são eles.

Ensinar desde filhote é mais eficaz

O gatinho filhote pode e deve ser ensinado o quanto antes a usar a caixinha de areia, assim que conseguir controlar suas excretas, o que ocorre por volta de 3 semanas de vida.

Ele aprende com muita rapidez, e a vantagem de se ensinar coisas desde pequeno é que ele criará um hábito e uma rotina de sempre ir ao mesmo lugar. Com uma semana de ensino, o gatinho já aprende o lugar correto de fazer suas necessidades.

Escolha uma caixa adequada

Primeiramente, a caixa de areia deve ser de um tamanho confortável para o uso do seu gatinho. Não pode ser muito apertada, porque gatos têm o costume de cavar e de enterrar suas fezes na areia. Se não for do tamanho adequado, a areia pode ser jogada para fora da caixa, fazendo uma pequena bagunça.

Hoje, no mercado, existem diversos modelos: aberta, fechada, com peneira, entre outros. É importante, também, considerar o ambiente e a personalidade do seu gato, afinal de contas, esse será seu futuro banheiro.

Coloque a caixa no lugar certo

A localização do banheiro é um ponto extremamente importante. Gatos não gostam de sujeira e de agitação. Por isso, procure um local seguro para ele, silencioso e perto da sua cama —mas não tanto.

Um exemplo ruim é colocar a caixa de areia em corredores, onde tem muita movimentação, ou no banheiro, onde há o som da descarga e da máquina de lavar. Agora, um bom local para deixar a caixa é em um cantinho da sala de estar. E uma dica valiosa é: jamais coloque a caixa de areia perto do potinho de comida do seu gato. Felinos não gostam da sensação de misturar essas coisas.

Coloque o tipo certo de areia

Os gatinhos costumam ser exigentes com muitas coisas. Pode ser que você já tenha comprado uma areia para o seu pet e que ele não tenha gostado, ou que ele tenha até chegado ao ponto de abandonar a caixa de areia por conta disso.

Em geral, os gatos gostam que a areia seja desodorante e que tenha as pedrinhas mais finas e duras. No mercado, existem muitos tipos, como a areia granulada, de sílica, granulada de madeira, e areias naturais e especiais. Quanto à melhor opção, não tem muito segredo. É preciso testar os tipos e ver o que se adéqua mais à realidade da sua casa e do seu gatinho.

Como ensinar o gato a usar caixa de areia

gato aprendendo a usar caixa de areia

Você já tem todos os itens de que precisa para começar a ensinar o seu gato a usar a caixa de areia? Então, é hora de colocar a mão na massa e iniciar o treinamento.

Apresente a areia ao gato

Mostre para o felino que ali é o banheiro novo dele. Faça com que ele conheça, cheire e se ambiente ao local. Estimule o seu pet a fazer o movimento de cavar com as patinhas e leve-o, de preferência, depois de comer.

É engraçado, mas alguns gatos, quando são apresentados às novas caixas, costumam deitar, se esticar na areia limpa e até mesmo dormir por lá mesmo.

Observe o momento de o gato fazer as necessidades

O gato dá claros sinais quando está apertado para fazer xixi ou cocô. Sabe como? Ele começa a cheirar o chão e parece que está procurando algo. E, na verdade, sim, ele está procurando alguma coisa: o melhor e mais limpo lugar para fazer suas necessidades.

Há gatinhos que fazem suas necessidades em horários específicos, como, por exemplo, de manhã ou depois de comer. Uma dica interessante é você ficar atento a esses sinais e aos principais horários. Quando entender que ele está prestes a defecar, delicadamente, coloque o gatinho na caixa de areia que você preparou e vá incentivando dessa forma.

Use reforço positivo

Se você conseguiu fazer seu gato usar a caixa de areia pela primeira vez, dê-lhe uma recompensa, algo que você sabe que ele gosta muito de ter ou de fazer.

Uma boa dica é dar ao seu pet um petisco que ele adora ganhar, fazer um carinho, brincar com ele ou elogiá-lo. Faça com que ele entenda que esse momento é muito bom e o estimule a fazer isso mais vezes.

Use o confinamento para reforçar

Você pode fazer essa técnica depois que nenhuma das outras funcionou. Essa dica é basicamente deixar seu gato confinado em um ambiente da casa que tenha a caixinha de areia. Esse ambiente tem que ter distrações e brinquedos, para que ele não fique estressado e nervoso.

A comida deve estar do lado oposto a caixa, e ele deve ficar por um período nesse espaço. Se não funcionar, espalhe um pouco de areia pelo chão, perto da caixa. Mas, lembre-se: use essa técnica com moderação.

Cuidados ao ensinar o gato a usar caixa de areia

caixa de areia

Há algumas coisas e atitudes que impedem o gato de aprender corretamente a usar a caixa de areia. Confira algumas dicas do que fazer para manter um bom ambiente ao seu bichano.

Troque a areia da caixa regularmente

Gatos são bichinhos extremamente preocupados com limpeza. Nesse sentido, quando a areia está muito suja, ou seja, cheia de excrementos e sem espaço para fazer mais nada, o gato simplesmente ignora a caixa de areia e vai procurar outros locais para fazer suas necessidades fisiológicas. Por isso, tenha o hábito de trocar a areia sempre que for possível, e de retirar as fezes e o excesso de urina.

Mantenha a caixa limpa

Manter a caixa de areia limpa é uma tarefa fundamental. Para isso, faça a limpeza completa da caixa. Jogue toda a areia fora em um saco de lixo (com cuidado para não deixar cair no chão). Depois disso, é hora de lavar a caixa. Faça isso com água e detergente neutro.

Enxágue bem para não deixar nenhum resíduo e seque com a ajuda de um pano limpo e seco. Essa limpeza completa da caixa de areia precisa ser feita pelo menos uma vez por semana.

Evite punir ou recompensar o mau comportamento

Punir o mau comportamento não é o melhor caminho e não costuma educar o seu pet. Pelo contrário, ele pode passar a te ignorar, a ser agressivo, a ter medo de você, a continuar fazendo as necessidades fora da caixa ou, pior ainda, a continuar fazendo as necessidades em locais muito escondidos e de difícil acesso para limpeza.

A mesma coisa acontece se você oferecer qualquer tipo de recompensa, mesmo se ele não tenha feito urina e fezes no lugar correto. Não ofereça nenhum prêmio ou coisas que seu gato goste, pois, ele poderá associar com o ato em si.

Motivos para o gato não querer usar a caixa de areia

gato aprendendo a usar caixa de areia

Se seu gato, mesmo com todos esses passos, não está fazendo as necessidades no lugar correto, é porque algo pode estar acontecendo para que ele não se sinta bem usando a caixa de areia.

Caixa de areia inadequada

Como já mostrado neste artigo, o tamanho e o formato da caixa de areia são fundamentais para que o pet se sinta confortável a usar. Ela não pode ser muito pequena, pois ele não terá espaço para cavar. Se ela tiver um teto, não pode ser muito baixo, ou o pet se sentirá preso.

É importante verificar qual é a caixa de areia que se adéqua às necessidades do seu gatinho e ao seu tamanho.

Outro lugar mais atraente

Pode ser que exista um lugar da casa que seja mais atraente para o animal, seja porque é mais silencioso, ou porque tem o cheiro dele —por ser um local em que ele já urinou e que você não limpou corretamente.

Neste caso, especificamente, trate de limpar esse local. Elimine o odor de xixi lavando o local e borrifando desodorantes específicos para eliminar cheiros de animais de estimação. Se não funcionar, o que pode funcionar é levar a caixa de areia até o local que seu gatinho gosta de urinar, isso se for possível, é claro.

Territorialismo

Os gatos, principalmente os machos, quando não são castrados, têm a necessidade de urinar em pontos específicos do ambiente para demarcar território. As fêmeas também fazem isso, contudo, em cima da urina do macho, o que significa que elas estão prontas para acasalar.

Isso pode ser resolvido com a castração. Mas, também pode indicar alguma insegurança do gato em relação ao ambiente em que ele está ou à presença de outro gato no mesmo território.

Incômodos ao fazer suas necessidades

Gatos se assustam com facilidade com qualquer barulho que escutam. Dependendo do ambiente em que a caixa de areia está, o bichano pode não estar se sentindo confiante e confortável para fazer suas necessidades naquele local.

Se notar que o problema é esse, troque a caixa de areia de lugar. Coloque-a em um ambiente silencioso e que não tenha muita circulação de pessoas.

Má alimentação ou hidratação

A má alimentação do seu pet pode, sim, ter relação com o fato de ele não usar a caixa de areia. Se ele não se alimenta bem, pode ter, por consequência, alguma doença, infecção, entre outros, o que pode fazer com que ele tenha alguma dificuldade de urinar e defecar. Isso pode fazer com que ele não queira, ou não consiga usar a caixinha.

O ideal é a prevenção desse tipo de coisa. Por isso, alimente bem o seu gato e ofereça-lhe água fresca. E, lembrando, se notar algo diferente com o seu pet, leve-o ao veterinário imediatamente.

Estado de saúde do gato

Caso nenhuma dica tenha te ajudado, considere levar o seu pet ao veterinário. Pode ser algum problema de comportamento ou de saúde o que está impedindo seu gato de ir ao banheiro corretamente. É preciso verificar e realizar exames de sangue para entender se o animal não possui obstrução do trato urinário. Caso ele possua, ele não tem culpa de não conseguir urinar no local correto.

Um profissional poderá verificar o que pode estar acontecendo com seu filho de quatro patas e chegar a uma solução boa para todos.

Dê um ambiente seguro e confortável para as necessidades do seu gato

gato aprendendo a usar caixa de areia

Neste artigo, você aprendeu que ensinar o seu gato a usar a caixa de areia é mais simples do que imaginava, pois, eles são muito inteligentes e independentes. Você conheceu também os principais itens que precisa, entendeu que precisa limpar a caixa de areia regularmente e que nem todo o ambiente é adequado para hospedar a caixa.

Além disso, você viu que nem toda a caixa funciona para o seu pet, e que, por isso, você deve escolher a que mais se encaixa ao seu felino. No mais, agora que você já tem todas as informações que precisa, comece agora mesmo a ensinar seu gatinho a usar a caixa de areia. Com certeza, depois dessas dicas, seu gato passará a ter mais consciência de onde e quando deve excretar!

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas Criar Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.