Periquito: espécies, alimentação, reprodução, preço e mais

Periquito: espécies, alimentação, reprodução, preço e mais

Sabia que existem diversas espécies de periquito? Neste artigo, você conhecerá algumas, bem como suas características, cuidados necessários e mais.


Conheça os periquitos!

Periquitos em poleiro

O periquito é uma espécie de ave que existe em várias regiões do mundo e está presente em lares de muitas famílias. Além disso, esse pássaro é conhecido por possuir uma beleza admirável e um comportamento dócil. Essa ave também apresenta características bastante interessantes que o diferenciam dos outros pássaros.

Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de periquito que estão distribuídos no mundo, bem como suas características visuais, reprodução, alimentação e a melhor maneira de você adquirir e cuidar. Continue lendo, pois trouxemos muito mais informações sobre o periquito e suas muitas espécies. Confira!

Características do periquito

Periquito

Apesar de existirem diversas espécies de periquito em todo o mundo, essa espécie de pássaro possui algumas características em comum. Por esse motivo, separemos as principais semelhanças de cada tipo de periquito. Veja os exemplos abaixo!

Características visuais

Uma das principais características do periquito está nos dedos em suas patas, sendo dois virados para frente e os outros virados para trás. Enquanto a grande maioria dos pássaros possui três virados para frente e apenas um virado para trás.

O periquito tem unhas alongadas e um pequeno bico avermelhado e afiado. Além de possuí círculos estreitos e cinzas ao redor dos olhos, com íris laranjas e pés também cinzas. Os machos apresentam algumas características diferentes das fêmeas, como o rosto em amarelo e um colar vermelho.

Tamanho, peso e tempo de vida

O periquito é um pássaro que pode ser encontrado com tamanho muito variado, mas, em geral, ele mede cerca de 40 centímetros de comprimento. Seu peso também costuma variar bastante, girando em tono de 22 e 40 gramas, com diferenças de peso entre a fêmea e o macho.

Esse belo pássaro também possui uma longa expectativa de vida, em comparação com outras espécies de aves. Estando bem cuidado e bem alimentado com uma dieta balanceada, podem viver até os 30 anos de idade.

Personalidade do periquito

O periquito possui uma personalidade bastante ativa e ele adora receber atenção, podendo criar uma grande afetividade com seus tutores. Ele também adora atividades e brincadeiras que o deixa ocupado em seu habitat.

Por isso, existem diversos brinquedos para pássaros, como escadinha, balanços, bolas, entre outros. Essas brincadeiras podem ser muito importantes para que o bichinho se sinta bastante feliz e fique livre do tédio do dia a dia. Essa espécie de ave também possui uma grande inteligência, mas necessita de treinamento apropriado antes de realizar qualquer tarefa introduzida pelos seus tutores.

Reprodução

A partir dos 7 ou 8 meses de idade, essa espécie de ave já entra na fase de procriação e entre junho e fevereiro, a fêmea procura um ninho para chocar seus ovos. Ela costuma colocar em média 6 ovos por ninhada, e suas crias levam de 18 a 21 dias para nascerem.

Com 35 a 40 dias após o nascimento, os filhotes do periquito costumam deixar o ninho e passado mais 10 dias, eles começam a se alimentar sozinhos, podendo ser separados dos pais.

Espécies de periquito encontrados no brasil

Periquito

O Brasil é um verdadeiro celeiro para inúmeras espécies de periquito, que estão distribuídas por várias regiões do país. Confira abaixo algumas das espécies desse pássaro existentes no território brasileiro!

Periquito-da-caatinga

Periquito-da-caatinga

No Nordeste, esse tipo de periquito é mais conhecido pelo nome de periquitinha, jandaia, grengueu, entre outros e costuma medir 25 centímetros de comprimento e pesar cerca de 120 gramas. Sua cabeça e corpo possuem cor verde-acastanhada, asas verdes com pontas azuis, peito cor laranja, bico marrom e barriga amarela. Tendo sua alimentação composta basicamente por frutas, flores e sementes.

No período de reprodução, a fêmea constrói seu ninho em cupinzeiros arborícolas ativos, escavando uma pequena entrada difícil de ser percebida e coloca em média 9 ovos, que incubam em um período de 26 dias.

Periquito-verde

Periquito-verde

Dependendo da localização geográfica, o periquito-verde também é conhecido como periquito-rico, periquito-verdadeiro, maritaca e mede cerca de 21 centímetros de comprimento.

Esse periquito possui uma plumagem verde, com as laterais da cabeça, peito e abdômen tendo um verde com tons amarelados. Já a parte posterior da cabeça possui um verde levemente azulado. Essa espécie de periquito vive em casais que permanecem unidos por toda a vida e costuma construir seus ninhos em cavidades de árvores e coloca em média 4 ovos com um período de incubação de 26 dias.

Periquito-rei

Periquito-rei

Esse periquito é conhecido também no Brasil como: periquito-estrela, jandaia-estrela e maracanã-de-testa-amarela. Mede cerca de 27 centímetros e seu peso é em torno de 84 gramas.

O periquito-rei possui uma plumagem com predominância verde, sua testa apresenta uma faixa de tom laranja igualmente ao redor de seus olhos e sua alimentação é composta basicamente por mangas, goiabas, mamões, banana e sementes.

O período de reprodução deste periquito, ocorre entre setembro a dezembro. A fêmea costuma fazer seu ninho em troncos ocos de arvores e em cerca de 2 meses seus filhotes deixam ninho.

Periquito-monge

Periquito-monge

O periquito-monge também leva o nome de caturrita, torrenho, catorra, miranha ou cocota. Ele pode ser encontrado nas regiões subtropical e temperada da América do Sul e mede entre 28 e 39 centímetros de comprimento.

Esse tipo de periquito possui penas verdes no dorso, com barriga, peito, garganta e testa acinzentados e sua alimentação é composta por frutos, verduras, legumes, sementes, capins, flores e brotos. No período de reprodução, a fêmea dessa espécie de periquito constrói o seu próprio ninho e chega a pôr 11 ovos por ninhada. Desses 11 filhotes, cerca de 7 conseguem chegar à idade adulta.

Periquito-alexandrino

Periquito-alexandrino

Também conhecido como o grande-alexandre ou papagaio-alexandrino, essa espécie leva esse nome em homenagem ao imperador Alexandre, O Grande. Mede de 56 a 62 centímetros de comprimento e pesa de 200 a 300 gramas.

Esse periquito possui uma coloração predominantemente verde, abdômen verde-amarelo e bico vermelho com pontas amarelas e sua alimentação é composta basicamente por frutas, verduras, legumes, sementes e até partes de flores.

No período de reprodução, a fêmea desse periquito costuma construir seu ninho em cavidades de árvores e colocam de 2 a 4 ovos. O tempo médio de incubação é de 24 dias.

Jandaia-de-testa-vermelha

Jandaia-de-testa-vermelha

Esse tipo de periquito é também conhecido popularmente como jubacanga, ajurujubacanga e jandaia-mineira. Ele mede cerca de 30 centímetros de comprimento e pesa 130 gramas.

Ele possui uma coloração verde escura, somente com a parte anterior da cabeça e abdômen de coloração vermelho alaranjado e o bico é escuro. Sua alimentação é composta por sementes, castanhas e legumes.

No período de reprodução, a fêmea não recolhe materiais para a construir seu ninho, ela coloca e choca de 3 a 4 ovos diretamente sobre o solo. O tempo de incubação dos ovos dessa espécie de periquito dura até 24 dias.

Jandaia-verdadeira

Jandaia-verdadeira

Este periquito mede cerca de 30 centímetros de comprimento e pesa em média 130 gramas. Sua cabeça e pescoço, apresentam coloração amarela e cor laranja acima do bico e ao redor dos olhos. Seu bico é cinza escuro.

A jandaia-verdadeira não apresenta diferenças entre fêmeas e machos e sua alimentação é composta basicamente por sementes, castanhas, frutas e até mesmo legumes.

No período de reprodução, a fêmea desse periquito faz o ninho em ocos de palmeiras e costuma colocar de 3 a 4 ovos no intervalo de três dias. O tempo de incubação dura em média 24 dias.

Espécies de periquito de outras partes do mundo

Periquito

Além das inúmeras espécies de periquitos presentes no Brasil, também existe uma grande variedade desse tipo de ave distribuída em diversas regiões do globo terrestre. Por isso, confira abaixo outras espécies desse pássaro espalhados pelo mundo!

Periquito-australiano e inglês

Periquito-australiano e inglês

Embora os criadores promoverem o cruzamento entre o periquito inglês e o australiano, existem diferenças entre ambos. O periquito inglês é maior e possui uma cobertura de penas mais espessa.

Essas espécies de periquito possuem em média 18 centímetros de comprimento. As fêmeas são maiores, pesando de 24 a 40 gramas. Enquanto os machos pesam entre 22 e 34 gramas. No período de reprodução, a fêmea coloca até 6 ovos em dias alternados. O tempo de incubação dura em média de 18 dias e os filhotes deixam o ninho já com um mês de vida.

Periquito bourke

Periquito bourke

Esse periquito também é conhecido como periquito-rosa e papagaio-de-barriga-rosa. Ele mede de 18 a 23 centímetros de comprimento e pesa cerca de 45 gramas.

O periquito bourke possui uma cor rosa acastanhada na barriga e azul na parte posterior e sua alimentação é composta basicamente por sementes que ele encontra pelo chão.

No período de reprodução, a fêmea constrói seu ninho de 1 a 3 metros acima do solo, em ocos de árvores. Ela coloca de 3 a 6 ovos, e 10 dias após o nascimento, os filhotes já começam a se alimentar sozinhos.

Agapornis

Agapornis

Este periquito também é conhecido como inseparáveis e aves-do-amor e tem sua origem no continente africano. Trata-se de uma ave pequena que mede entre 12 e18 centímetros.

Essa espécie pode ser encontrada com as cores amarelo, azul, laranja, vermelho e verde e sua alimentação é composta basicamente por sementes, frutas, grãos, legumes e verduras de cor escura. No período de reprodução, a fêmea forra a cavidade do ninho com cascas de árvore e coloca no total de 3 a 6 ovos em dias alternados, com o tempo de incubação variando entre 21 e 23 dias.

Periquito catarina

Periquito catarina

O periquito catarina também é conhecido como periquito barrado, periquito lineolado ou linnies. Esse periquito mede cerca de 16 centímetros de comprimento e pesa de 42 a 52 gramas.

Ele possui uma plumagem verde com múltiplas listas ou barras pretas e verdes escuras e tem um bico cor de chifre claro. Sua alimentação é composta basicamente por sementes de girassol, alpiste, aveia sem casca, ovos e frutos frescos como maçã.

No período de reprodução, a fêmea coloca de 2 a 4 ovos em uma ninhada, que eclodem depois de 18 a 21 dias de incubação.

Periquito-de-colar

Periquito-de-colar

Este periquito recebe esse nome por possuir uma espécie de colar em seu pescoço, de cor preta e rosa. Ele mede cerca de 40 centímetros de comprimento.

Essa ave possui uma cor verde muito brilhante. Seu bico é vermelho na parte superior e preto na parte inferior e sua alimentação é composta basicamente por aveia, sementes, milho verde, cenoura e ervas. No período de reprodução, a fêmea coloca de 2 a 6 ovos. O tempo de incubação dura entre 22 e 24 dias e seus filhotes saem do ninho cerca de seis a sete semanas após o nascimento.

Periquitão-maracanã

Periquitão-maracanã

Esse tipo de periquito também é conhecido por aratinga-de-bando, araguaguaí, araguaí, araguari, aruaí, maracanã, maricatã ou maritaca. Ele mede entre 30 e 32 centímetros de comprimento.

O Periquitão-maracanã, possui uma plumagem verde com penas vermelhas nos lados da cabeça, asas com partes inferiores amarelas e encontros vermelhos, ambos visíveis em voo e sua alimentação é composta basicamente por sementes, frutos, insetos e bagas.

No período de reprodução, a fêmea coloca seus ovos sobre o solo do local de nidificação, já que essa espécie de periquito também não costuma coletar materiais para fazer seu ninho.

Periquito-de-encontro-amarelo

Periquito-de-encontro-amarelo

O periquito-de-encontro-amarelo também conhecido como periquito-de-asa-amarela, periquito-estrela ou Maritaca pode ser encontrado na Bolívia, Paraguai, Brasil e norte da Argentina.

Além disso, ele mede entre 22 e 23 centímetros de comprimento e possui uma faixa amarela nas coberteiras superiores e uma coloração amarelo-esverdeada em sua face. Sua alimentação é composta basicamente por sementes, frutos, flores, néctar e milho.

No período de reprodução, a fêmea costuma fazer seu ninho em cavidades de árvores ou em telhas de edificações e coloca cerca de 5 ovos. Após 26 dias, ela conclui a incubação e os filhotes nascem.

Preço do periquito inglês e onde comprar

Periquito

Você deseja adquirir essa linda espécie de pássaro como animal de estimação? Você está no lugar certo. A seguir você irá conhecer o preço médio dessa espécie de ave e onde você pode encontrá-la à venda!

Quanto custa um periquito?

O preço dessa linda espécies de ave pode variar muito de acordo com a região em que você irá comprar. Desse modo, você pode encontrar um periquito com um preço girando em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00.

É importante ressaltar que o preço também vai depender das características de cada periquito, pois algumas espécies de pássaro costumam custar mais caro do que outras, como, por exemplo, os periquitos que possuem cores mais raras e são mais fácies de criar.

Onde encontrar um periquito à venda?

Se você ainda não sabe o de comprar um periquito, procure em casa de animais que possuem autorização do IBAMA e verifique se os criadores são confiáveis, que forneçam animais de boa procedência e que se preocupam com o ambiente de criação.

Também é importante salientar que você não deve comprar qualquer espécie de periquito por meio da internet. Dessa forma, você não correrá o risco de financiar maus tratos e tráfico de animais, mesmo que de maneira indireta.

Como ter um periquito legalmente?

A criação e o comércio desse animal precisam ser regulado pelo IBAMA. Por isso, é necessário procurar uma casa de animal ou criador que trabalha com venda de animais autorizados. Além disso, é preciso pedir toda a documentação que consta a autorização para a criação do animal. Também é necessário pedir a nota fiscal para que possa vir a ser solicitada por alguma fiscalização.

Custos com a criação do periquito

Periquito

Os custos para manter essa espécie de pássaro podem não ser tão altos como você acredita. Confira a seguir quais são os gastos necessários com gaiola, alimentação, brinquedos, entre outros para o seu bichinho!

Preço de gaiola para periquito

Os periquitos podem viver bem em uma gaiola, mas, para isso, é necessário contar com uma gaiola que possua uma boa qualidade. Pois uma boa gaiola irá influenciar de forma positiva na felicidade do periquito e em sua qualidade de vida.

Sendo assim, procure as melhores gaiolas disponíveis no mercado. Pois elas possuem preços bastante acessíveis. Para 2 periquitos você encontrará gaiolas em torno de 150 reais, entretanto, se você pretende criar mais periquitos, você pode encontrar uma gaiola mais espaçosa com um valor custando em média 300 reais.

Preço de comida para periquito

Algumas das principais fontes de alimento para os periquitos são o milho e a ração. O milho possui um preço bem mais barato do que a ração, visto que um pacote de 500 gramas de milho custa em média 10 reais.

No entanto, a ração costuma ser bem mais cara, sendo que um pacote de 300 gramas pode custar até 30 reais. Então, procure complementar a alimentação do seu periquito com frutas, legumes e vegetais, como, por exemplo, banana, maçã, brócolis e até mesmo espinafre.

Preço de comedouro e bebedouro

Os preços de comedouros e bebedouros costumam variar muito dependendo do modelo. Dessa forma, você pode encontrar esses produtos com preços de 10 e até 200 reais na internet.

Essa espécie de ave possui um bico torto. Por isso, compre um pote ou uma tigela que fique do lado de dentro da gaiola e ele consiga beber água facilmente. Também não é necessário um bebedouro muito grande, a não ser que você pretenda possuir muitos periquitos. Lembrando que você também pode fazer o comedouro e o bebedouro do seu periquito, utilizando garrafas plásticas e madeira.

Preço de brinquedos e acessórios

Os periquitos costumam ser animais brincalhões e precisam praticar atividades todos os dias para que não fiquem entediados e tristes, afetando sua saúde. Então, para a diversão do seu periquito, o preço de alguns brinquedos como balanços e argolas costumam ser bem acessíveis, girando em torno de 5 a 10 reais.

É importante salientar que você mesmo pode produzir outras opções de brinquedos para seu bichinho, pegando algumas dicas na internet, como brinquedos pendurados, brinquedos para escalar, brinquedos para morder, entre outros.

Como cuidar de um periquito

Periquito

Cuidar dessa espécie de ave exige uma atenção mais elevada, principalmente quando se trata de um periquito filhote. Por esse motivo, confira a seguir quais os cuidados você precisa ter com seu animalzinho!

Cuidados com o periquito filhote

Segure o filhote o mínimo possível: o filhote de periquito é frágil. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao segurá-lo.

Ajude o filhote a se desenvolver: para isso, é necessário observar bem o filhote nos primeiros dias e ajudar também no desmame. Consulte um veterinário: assim que o filhote estiver bem desenvolvido, vá ao veterinário para realizar um exame geral.

Alimentação

Os cuidados com a alimentação dos periquitos são de grande importância e, assim como as outras aves, eles necessitam de mais nutrientes. A alimentação do periquito deve ser realizada com base em uma dieta balanceada, com grãos, sementes, frutas e vegetais frescos.

Lembrando que você nunca deve oferecer para seu periquito alimentos industrializados, como, por exemplo, salgadinhos, bebidas e outros itens. Lembre-se também de consultar um médico veterinário, pois ele vai saber identificar as necessidades do animal, contribuindo, dessa forma, para uma alimentação mais saudável.

Limpeza e manutenção da gaiola

Os periquitos possuem uma fama de bagunceiros. Por isso, a gaiola precisa de uma limpeza todos os dias, para a retirada de sobras de alimentos e fezes. O fundo da gaiola precisa de uma lavagem sempre que possível e, pelo menos uma vez ao mês, tire o periquito da gaiola e limpe ela por completo.

Além disso, a água do bebedouro e a do banho precisam ser trocadas diariamente, evitando o desenvolvimento de doenças.

Higiene e saúde do periquito

Além de manter a gaiola sempre limpa, verifique bem o periquito diariamente. Pois pode haver existência de insetos sob suas penas, principalmente nas asas. Caso você constate a presença de um inseto, o elimine com inseticidas disponíveis nas lojas de pets.

Procure também deixar uma pequena banheira de água na gaiola para que seu periquito possa se banhar. Sendo que essa espécie de pássaro adora se molhar. Também verifique se as penas do periquito estão brilhantes, narinas secas e se ele está ativo e sociável. Caso perceba qualquer indício de doença, consulte um veterinário.

Socialização e exercícios

Os periquitos são considerados animais que adoram brincar e a socializar e podem brincar com diversos tipos de brinquedos. Assim, você pode buscar as melhores brincadeiras para seu periquito.

Procure brincar com seu bichinho sempre que possível e exercitá-lo para que seu periquito permaneça sempre com saúde. Com essas brincadeiras, você também promoverá uma socialização para o animalzinho.

É importante ressaltar também que você pode comprar outro periquito para fazer companhia ao seu bichinho. No entanto, se você não pretender criar muitos periquitos, é indicado que busque um parceiro do mesmo sexo.

Agora conhece o periquito e suas várias espécies!

Periquito

Neste artigo, você conheceu mais sobre essa tão adorável e bela espécie de pássaro, como suas características visuais, alimentação, reprodução e o seu preço médio, além de conhecer também as inúmeras variedades de periquitos presentes no mundo.

Aprendemos também sobre como e onde adquirir esse animalzinho, os devidos cuidados que você precisa ter para criar essa espécie e os brinquedos e acessórios indispensáveis para que o bichinho tenha uma melhor socialização.

Agora que você já está conhecendo os principais aspectos dessa belíssima espécie de ave, você já pode adquirir seu periquito em uma loja de pet legalizada e criá-lo com todo cuidado e carinho, como você aprendeu durante a leitura deste artigo. Lembrando sempre que, ao adquirir um periquito ou qualquer outro animal, você estará se responsabilizando pela vida e bem-estar dele!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.