Seu cachorro urina em todo lugar? Veja aqui dicas para controlar isso!

Seu cachorro urina em todo lugar? Veja aqui dicas para controlar isso!

Caso você esteja enfrentando problemas com seu cão urinando pela casa, confira aqui as causas e várias dicas para controlar esse comportamento!


Seu cachorro fica urinando em todo lugar?

Cachorro urinando em casa

Os cães são animais incríveis que proporcionam muita alegria aos seus donos, mas, convenhamos, alguns comportamentos podem incomodar bastante. Os cães podem urinar por toda parte se não forem instruídos, porém, esse comportamento é complexo e pode ter diversas variáveis, envolvendo muitas questões.

Se o seu cão urina por toda parte, e você já não sabe mais o que fazer, este artigo te ajudará a diagnosticar o porquê de isso estar acontecendo e como sanar o problema. Existem várias estratégias e ajustes que podem ser feitos para mudar este comportamento e ensinar seu cão a utilizar o local adequado para ele fazer suas necessidades.

Por que meu cachorro está urinando em todo lugar?

Cachorro urinando

Lembre-se que seu cão pode estar conhecendo e se familiarizando com o lugar. A seguir, você vai ver as principais causas de ele fazer isso, assim, poderá avaliar se alguma dessas ações é compatível com as de seu cão. Em todo caso, observe seu cachorro, se desconfiar que ele não está bem, não hesite em levá-lo a um veterinário. Acompanhe.

Xixi para marcar território

Se seu cão urina em pontos específicos e em pouca quantidade, ele está simplesmente marcando território. Inclusive, a companhia de outros cães ou pets também pode colaborar para ele marcar os locais.

Os cães marcam território instintivamente para se colocarem como donos do local. Isso é puramente instintivo e ocorre sempre com os machos, inclusive, muitos, após urinar, ciscam no local com o objetivo de manter seu cheiro. Ao se depararem com o cheiro de outros cães, urinam em cima como forma de demonstrar seu domínio territorial. Para controlar isso, busque discipliná-lo amorosamente o quanto antes.

Banheiro pouco atraente

Cheiros fortes são repelentes aos cães. Se você deixa uma caixa com areia ou jornal no seu banheiro, e incentiva seu cão a fazer as necessidades dele ali, saiba que o ideal é que o local não tenha nenhum cheiro evidente. O uso de aromatizantes e desinfetantes fortes dificultam o ensinamento, pois incomodam bastante os cães devido ao olfato sensível.

No mais, jamais monte o banheiro do seu cão próximo a lugares como cozinha e quartos. Dê preferência a locais pouco frequentados e que não sejam passagem de outros locais. Não deixe que seus dejetos se acumulem no local nem prenda o pet ali. Isso o desestimula a fazer suas necessidades no local.

Cachorro não castrado pode urinar em todo lugar

Cães não castrados são propensos a marcar e a sujar locais mais aleatoriamente. Por não serem castrados, buscam dominar o território com o objetivo de não permitir outros machos por perto. Se tiver interesse, mencione a possibilidade de castração com um veterinário e veja a opinião dele a respeito.

Muitas vezes, a castração, além de inibir o seu cão a marcar diversos lugares, colabora com a saúde do cão no geral. Cães castrados são menos propensos a desenvolver câncer na velhice.

Objetos ou integrantes desconhecidos na casa

Alguns cães urinam nos pés das mesas, pés da cama, em tapetes, etc. Esse comportamento demonstra que ele acredita que domina aquele local. Você deve repreendê-lo e desestimulá-lo a fazer isso. Se o cão tenta urinar nas visitas ou urina assim que pessoas desconhecidas chegam, a causa pode ser outra.

Ele pode estar tentando demonstrar à visita que aquele local é de domínio dele, ou pode simplesmente estar eufórico e feliz. Há diversos cães que fazem isso, inclusive, por ficarem sozinhos, muitos urinam quando seus donos chegam. Acostume-o a receber visitas desde filhote, isso certamente ajudará.

Xixi de contato com outros animais

Se você tem vários cães, isso pode incentivá-los a marcarem e a competirem pelos locais. Por mais que convivam bem, eles fazem isso instintivamente, logo, ensiná-los a usar sempre o mesmo local tende a ser uma tarefa mais difícil do que ensinar apenas um cão.

Se você mora em uma casa com portão para a rua onde passam muitos cães, provavelmente todos os machos que passarem por ali marcarão seu portão, e o seu cão ficará incomodado. Consequentemente, seu portão será bombardeado com a urina de diversos cães. Uma alternativa a isso é borrifar periodicamente um repelente olfativo no local.

Estado de saúde do cão

Um fator que pode estar dificultando o ensinamento do seu cão é a condição de saúde dele. Observe de modo geral o comportamento do seu cão, se ele bebe uma boa quantidade de água e no que se baseia a alimentação dele. Periodicamente, leve-o ao veterinário para exames rotineiros.

Infecção urinária, complicações renais, lesões por queda ou batida, ou até mesmo diabetes podem desencadear em problemas para urinar. Consequentemente, ele pode acabar urinando em locais inadequados devido ao grande incômodo.

O que fazer para o cachorro parar de urinar em todo lugar

Dono corrigindo cão que urinou em casa

Até aqui, você viu as principais causas que levam os cães a urinar em diversos lugares. Mas, o que fazer para que eles aprendam a urinar no local indicado pelo dono? Você verá agora as principais estratégias que te ajudarão, e muito, a ensinar e a disciplinar o seu cão a urinar nos locais que você estabeleceu para ele.

Arrume o banheiro do cão adequadamente

Por mais bagunceiros que sejam, os cães não gostam de fazer suas necessidades em locais sujos. Se você utiliza caixa de areia, almofada para xixi ou tapete higiênico descartável, certifique-se de mantê-lo sempre limpo. Prendê-lo nesses locais, deixar a casinha e vasilhas de ração e água junto com o banheiro também não é interessante.

Existem outras opções mais sofisticadas e inovadoras que também funcionam muito bem. São plataformas com um dispositivo acoplado ao ralo que elimina a urina através do fluxo de água que vem do uso do lavatório. É uma opção bastante funcional e prática, porém o preço também é mais elevado.

Considere a castração para parar o problema

A castração pode ser uma excelente opção para cessar esse problema de marcação territorial dos cães. É uma cirurgia que envolve pouquíssimos riscos e proporciona benefícios aos cães, como menor chance de ter câncer. São raros os casos de cães castrados que urinam aleatoriamente.

Se você tem um pet ainda filhote, essa pode ser uma opção ainda mais interessante, pois, sendo filhote, sua recuperação será mais rápida e, ainda que ele insista em marcar território, será muito mais fácil ensiná-lo a urinar no local indicado.

Na hora do xixi, chame a atenção do cachorro

Se você passa um tempo razoável com o seu cão, fazer isso é ainda mais fácil. Não adianta repreendê-lo minutos ou horas após ele ter urinado, ele não vai conseguir associar isso à sua ação anterior de urinar. É importante que você esteja presente no momento em que ele for urinar para direcioná-lo ao local correto.

Não permita, fale firmemente e até o empurre gentilmente. Mas lembre-se, agressividade pode gerar traumas e até piorar a situação. Mostre imediatamente o local correto para ele urinar, e ensine-o sempre com amor e paciência.

Dê uma recompensa ao ensinar

Os cães são animais muito motivados e inteligentes. Associe bons comportamentos às recompensas. Sempre que ele urinar no local correto, faça carinho nele e ofereça um petisco que ele goste.

Repreendendo-o nos locais inadequados e recompensando-o nos locais corretos, ele aprenderá de maneira mais prazerosa e divertida. Os cães aprendem bem mais facilmente assim, jamais aja com violência e agressividade. Educar um cão é uma ação contínua, logo, tenha paciência e persista!

Faça mais passeios e brincadeiras

Pode ser que seja só questão de você dar um pouco mais de atenção ao seu cão. Se você trabalha ou passa o dia fora, levá-lo para passeios maiores e diários certamente ajudará. Se você não puder passear ou se passa certo tempo fora, contrate alguém para passear com ele. Muitos cães urinam perto de seus donos somente para chamar a atenção.

Brincadeiras e passeios, além de serem saudáveis ao seu cão, são estímulos para ele fazer suas necessidades nos locais adequados e externos. Inclusive, isso fará com que ele beba água suficiente e esteja sempre devidamente hidratado, o que é ótimo!

Ofereça uma dieta saudável

Alimente-o adequadamente, ofereça rações de boa qualidade e adequadas ao porte e à raça dele. Existem diversos tipos de rações, e fornecer uma inadequada e desqualificada pode prejudicar o funcionamento do organismo do seu cão.

Alimentos gordurosos, ricos em açúcar e sódio são verdadeiros venenos para o seu cão. Há diversas opções balanceadas para que o seu cão esteja saudável. Opte por fontes de fibras, proteínas e carboidratos saudáveis. Não se esqueça da água sempre limpa e fresca.

Controle o acesso a portas e janelas

É importante que o seu cão tenha certa liberdade e espaço, mas atente-se às portas e janelas de sua casa. Se ele tem costume de sair e ter contato com outros cães, além de estar propenso a brigas e a patologias, certamente ele marcará diversos locais de sua casa.

E, se ele consegue sair, normalmente outros cães conseguem entrar, o que pode ser bem desagradável. Permita que ele saia apenas em passeios com o uso de guias, ou ao menos supervisione-o. Passeie com ele diariamente e ele te verá como um líder, o que também ajuda muito na disciplina e na educação dele.

Avalie a causa e ensine com paciência

Cachorro urinando

Bom, você viu até aqui quais tipos de situações estimulam os cães a urinar em locais impróprios. No mais, não hesite em solicitar auxílio de um veterinário caso perceba que seu cão não está muito bem ou se ele não faz exames há algum tempo.

Ataque o problema de diversas, ou de todas as formas, e tenha paciência e consistência. Se você quase não tem tempo ou já tentou de tudo e não resolveu, conte com a ajuda de um adestrador. Os cães são ótimas companhias! Com essas dicas colocadas em prática, certamente ele aprenderá com você a utilizar o local correto.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Causas Dicas Criar Cuidados

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.