Quer tosar gato? Saiba quando pode, tipos e como fazer

Quer tosar gato? Saiba quando pode, tipos e como fazer

Seu gato está precisando aparar os pelos e você não tem ideia de como fazer? Neste artigo, você saberá quando é possível fazer a tosa e os principais cuidados.


Pode tosar gato?

gato tosando

É comum, no caso de muitos gatos, ter pelos em grande quantidade e volume. Não importa o tipo de felino, é da própria natureza do gato realizar em si mesmo a remoção dos pelos mortos, regularmente. Eles usam a própria língua para se lamber, se limpar e remover os pelos que estão caindo ou que estão em excesso.

Porém, existem alguns casos em que a tosa é deve ser feita. Confira aqui, neste artigo, quais são as situações em que a tosa é justificável, quais cortes são possíveis de serem feitos, qual é o passo a passo e quais ferramentas são necessárias.

Quando a tosa de gato pode ser feita?

gato tosando

Em geral, a tosa pode ser feita no seu pet em algumas situações específicas, como, por exemplo, quando o pelo está muito grande, quando o clima está muito quente e para reduzir as bolas de pelo. Confira em detalhes cada um dos casos.

Pelo muito grande

O excesso de pelo pode até parecer belo aos olhos humanos dos donos de pet, mas isso pode causar alguns transtornos para o felino, que pode ficar um pouco desconfortável com a situação. Ele pode, por exemplo, ter dificuldade de realizar algumas atividades comuns para gatos, como andar sem escorregar, fazer as necessidades sem se sujar ou, simplesmente, enxergar.

Então, se você notar que o seu pet está com os pelos muito compridos e com problemas para realizar as tarefas simples do dia a dia, considere levar o seu gatinho ao pet shop para aparar seus pelos o quanto antes.

Clima muito quente

Quando o clima está muito quente e seco, como é o caso de algumas regiões tropicais e em determinadas épocas do ano, o excesso de pelos do felino pode deixa-lo extremamente irritado, impaciente e com muito calor. Nesse caso, a tosa é muito recomendada, pois ela pode trazer ao gato um grande alívio ao incômodo e refresco do calor excessivo.

É importante destacar que os gatos com pelos curtos não precisam da tosa, visto que os pelos em menor quantidade não os incomodam tanto e não os deixar passar tanto calor quanto um gato de pelo comprido.

Para reduzir as bolas de pelo

Os gatos com a pelagem muito comprida costumam embaraçar os pelos com muita facilidade, então, esse é mais um caso em que a tosa é recomendada.

Além da tosa, um cuidado bem importante é escovar se pet regularmente com uma escova própria para pelos de gato. Isso vai evitar e ajudar que os pelos se embaracem com facilidade. Mas, lembre-se: só a escovação diária muitas vezes não é o suficiente. Procure um profissional da área e de confiança para aparar os pelos do seu pet com segurança.

Tipos de tosa para gato

Para cada necessidade e dificuldade do gato, existe um tipo de tosa diferente que alivia o calor e possibilita a melhor mobilidade e qualidade de vida ao seu pet. Aqui vão alguns tipos de corte e o mais indicado para cada tipo de caso.

Tosa tradicional

Tosa tradicional

Esta é uma tosa em que os tutores costumam optar muito quando o assunto é felino. A tosa tradicional nada mais é que aparar os pelos do animal de maneira uniforme e sem remover muito, apenas o suficiente para que o gato fique confortável.

É uma tosa em que o pelo do pet não fica tão curto (rente à pele), e nem comprido demais. Isso, porque se a tosa for muito rente à pele, pode causar coceiras, alergias, irritação e, até mesmo, pequenas feridas no animal.

Tosa higiênica

Tosa higiênica

A tosa higiênica é a mais recomendada para os felinos, porque este tipo de corte tem o objetivo de aparar os pelos que ficam perto dos olhos, das patinhas do seu pet e da região perianal.

Ela é indicada para casos em que os gatinhos têm dificuldade de enxergar, pois, os pelos ficam na frente dos seus olhos. Para gatos que andam escorregando, principalmente em pisos que deslizam com mais facilidade, e gatos que se sujam frequentemente quando estão fazendo as necessidades, esta tosa também é ideal.

Tosa do tipo leão

Tosa do tipo leão

Esta tosa também é muito popular entre os donos de gatinhos. É o corte que consiste em aparar o pelo de todo o corpo do gato, menos na região da cabeça, pescoço, pés e cauda. Por isso, ela é chamada tosa "tipo leão".

Este corte não traz muitos benefícios quando o assunto é a saúde do seu pet, mas é um corte muito popular, que traz estilo ao gato. É a novidade do momento, que grande parte dos tutores está gostando de fazer em seus felinos.

Barriga tosada

Barriga tosada

Este corte consiste em tosar barriga do gatinho e entre as patas traseiras, de modo que a parte de trás permaneça a mesma, e que apenas a barriga fique tosada.

É um corte muito recomendado para os gatos com muitos pelos na barriga que costumam embaraçar com facilidade. Além disso, é especialmente indicado para gatinhos que não têm muita paciência para a escovação dos pelos na barriga.

Como tosar um gato corretamente

gato tosando

Tosar um gato pode e deve ser feito por um especialista, porque o felino pode dar trabalho e, até mesmo, te machucar. Mas, se seu gatinho é mais tranquilo, e se você acha que pode dar conta, confira abaixo algumas dicas.

Escolha o local e as ferramentas

Você precisa ter muita paciência para tosar seu pet. Gatos costumam ficar muito estressados e agitados neste tipo de situação. Por isso, primeiramente, escolha um ambiente calmo, tranquilo e amplo para tosá-lo. Isso vai fazer com que ele fique menos agitado e você conseguirá trabalhar com mais facilidade.

Quanto às ferramentas, você precisará de tesouras de diferentes tamanhos, escovas de cabelo específicas para pet, pentes, óleo de bebê, aparadores, toalhas, grampos de cabelo e o que mais julgar necessário.

Dê um banho e escove o pelo antes

Antes de começar a tosa, é importante dar um banho no seu gato, isso vai ajudar a remover a sujeira e abaixará um pouco o volume do pelo para facilitar o corte. Esse banho deve ser relaxante, sem estresse. E, depois do banho, com a ajuda de um pente, escove os pelos para desembaraçar e verificar a melhor estratégia de corte.

Uma dica importante para esse momento é cortar as unhas do seu pet, porque, devido ao nervoso e à agitação, ele pode acabar te arranhando. É sempre bom lembrar que gatos não gostam de banho, então, está aí uma coisa para se atentar.

Cuidado com o bigode

O bigode do gato jamais pode ser cortado, porque ele tem função sensorial para o pet. É como se fosse o ponto de equilíbrio do seu gato. É o que o ajuda a pular, andar e a fazer outras atividades cotidianas. Além disso, é o que faz ele captar qualquer sinal de alerta que venha do ambiente.

Se ele perde o bigode, perderá também o equilíbrio e a noção espacial, o que pode resultar em quedas durante os saltos. Além disso, eles ficam sujeitos a mais irritação. Por isso, esteja atento para não remover e nem tentar aparar o bigode do seu gato.

Corte as partes mais delicadas primeiro

Para o corte, dê preferência para a tesoura, porque ela não faz barulho e não vai incomodar tanto o seu pet. Comece o corte pelas partes mais delicadas do processo, como, por exemplo, as orelhas, ao redor do ânus, mamilos e a vulva, no caso das fêmeas.

Seja muito delicado e preciso para realizar os cortes. Lembre-se que você está lidando com um bichinho e que está manuseando algo tecnicamente perigoso, que pode causar algum acidente. Por isso, esteja atento durante todo o processo.

Acerte o corte na altura desejada

Tente realizar o corte da maneira mais uniforme possível no corpo. Corte o quanto conseguir, lembrando sempre de não cortar rente à pele do animal, para não causar irritação. Na parte da cabeça, é importante não cortar tanto. Apare apenas o que for necessário. Quando finalizar, não esqueça de passar a escova em todo o gato, para que o excesso de pelos que ficou do corte seja removido.

Faça a limpeza do ouvido

Apesar de a remoção do pelo dos ouvidos de gatos ser uma prática comum entre alguns pet shops, ela não é recomendada, porque os pelos servem como uma camada de proteção que evita algumas doenças e inflamações nos pets, como a otite externa grave.

O mais indicado para manter o ouvido do seu gatinho sempre limpo é usar um algodão ou uma toalha umedecida com um pouco de shampoo para gatos. Vá limpando a parte de fora e peluda da orelha com muita delicadeza para remover qualquer sujeira que possa haver ou resíduos dos pelos que você cortou, e depois parta para a parte de dentro da orelha.

Corte as unhas também

Como já falamos neste artigo, cortar as unhas é uma parte fundamental do processo de tosa. Apesar disso, é bom lembrar que esta é uma etapa bem estressante para o seu felino, que pode acabar machucando-o e te rendendo alguns arranhões.

Por isso, sempre apare as unhas do seu gato. Faça isso apertando suavemente as patas dele e verificando onde pode ou não ser cortado. As partes rosadas não podem ser cortadas em hipótese alguma, pois é onde estão os vasos sanguíneos. O corte deve ser realizado com um alicate ou com uma tesoura específica, um pouco antes da ponta da unha.

Dicas extras para tosar gatos

tosando gato

Agora que você já sabe o passo a passo de como aparar os pelos do seu gatinho, precisa estar atento a alguns detalhes preciosos que o ajudarão a construir uma relação pacífica com seu gato para que ele se adapte cada dia mais à rotina de tosa. Confira a seguir.

Recompense seu gato após a tosa

Assim como qualquer pet, é importante estimular e mostrar para o gatinho que ele colaborou para o fim do processo e que ele merece uma recompensa por isso. Seja um petisco, um carinho ou o que mais o seu bichano goste. Você pode tentar agradá-lo com um brinquedo também, não só com comida.

Isso faz ele entender que a tosa não é tão ruim assim e que ele terá algo legal depois disso. Para isso, é importante conhecer o seu bichinho para oferecer-lhe o que mais vai gostar.

Uma dica importante aqui é oferecer o reforço positivo assim que a tosa acabar, assim o seu pet poderá associar o corte a algo positivo, e colaborar cada vez mais das próximas vezes que seu pelo for aparado.

Comece a tosar desde filhote

Alguns gatos ficam tão irritados durante o processo de tosa, que podem acabar te arranhando e te mordendo. Por isso, se você tem um gatinho filhote, tem uma oportunidade preciosa para começar a adaptá-lo para a rotina de cortes do seu pelo.

Essa constância e a rotina são muito importantes para ele ficar mais acostumado ao processo e, consequentemente, para não te dar tanto trabalho depois de adulto. Com o tempo, e também com a ajuda das recompensas, ele não entenderá o corte como um momento ruim, mas sim, como algo agradável que faz parte da sua vida.

O início da tosa em filhotes varia de caso a caso. O mais indicado é que você consulte um veterinário para entender se o seu gatinho já pode ter o pelo cortado.

Faça a tosa na frequência adequada

O período da tosa vai depender do volume de peso do seu gato e como ele cresce. De maneira geral, a tosa higiênica, por exemplo, é recomendada a cada 30 dias. O melhor momento para realizar a tosa é no início do verão, assim você o ajuda a passar pelo momento mais quente do ano da melhor maneira possível.

Mas, é recomendado que você converse com o seu veterinário para entender, ao certo, qual é a frequência de tosa ideal para o seu pet.

Se levar o gato para a tosa, não o deixe sozinho

Em hipótese alguma deixe seu gato sozinho na hora da tosa. Ele precisa te ver e precisa saber que você está ao lado dele. Isso vai ajudá-lo a ficar mais calmo. Se você notou que, ao te ver, ele ficou mais agitado, afaste-se dele, mas continue observando tudo o que está acontecendo.

Inclusive, em casos em que você leva o seu pet em um profissional, certifique-se de que é um local seguro e limpo, e que o profissional tenha experiência na tosa de gatos. É importante, também, não levar seu gato para tosar em um local que tenha cachorros, já que isso pode contribuir para ele ficar estressado.

Agora você está pronto para tosar o seu gatinho!

gato tosando

Neste artigo você viu que a tosa não é um processo tão difícil para o tutor, mas que tem um papel fundamental na vida do pet, pois o ajuda a ficar mais confortável e mais fresco em dias de calor excessivo, além disso, ela o ajudar a se locomover melhor e a fazer suas atividades de rotina.

Você aprendeu, também, que quanto mais cedo começar a introduzir a rotina de tosa para seu pet, mais acostumado ele ficará e as oportunidades de este se tornar um momento agradável são maiores, ainda mais se ele ganhar um presentinho ou uma recompensa especial. E então, nesta altura, tudo pronto para tosar o seu gatinho?

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Dicas Criar Tipos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.