Chihuahua mini: descubra o maior problema de ter este cão

Chihuahua mini: descubra o maior problema de ter este cão

Já pensou em ter um cão em miniatura? Então, veja neste artigo todos os detalhes para ter um Chihuahua mini, desde as vantagens até os principais cuidados.


Você quer um Chihuahua mini?

chihuahua mini

Os cachorros, sem dúvidas, são seres carismáticos que chamam a atenção e encantam todas as pessoas. Mas, você já ouviu falar das raças que possuem tamanhos mini? Então, esse é o caso do Chihuahua mini.

Também conhecido como “Teacup Chihuahua”, já que o seu tamanho é parecido ao de uma xícara de chá, "teacup", em inglês, muitas pessoas desejam ter o seu próprio mini cachorro. Porém, é preciso levar algumas informações em consideração. Afinal, o Chihuahua não é uma raça que naturalmente tem impressionantes 23 cm de altura.

Encontrado em tamanhos diminutos, que chegam a até 15 cm, não é de se surpreender o interesse pelo Chihuahua mini. A seguir, explicaremos detalhes sobre o animal, desde os cuidados na hora de criá-lo, até o que esse cachorro pode sofrer devido ao seu tamanho. Boa leitura!

Conhecendo o Chihuahua mini

chihuahua mini

Com um olhar doce e um tamanho que só contribui para encantar os amantes de animais, o Chihuahua mini é um cão que provoca simpatia devido ao seu tamanho. Continue lendo e confira como surgiu essa raça.

Origem e história

O Chihuahua é uma raça antiga que viveu durante a civilização Tolteca, que dominou o território mexicano há mais de mil anos. Porém, ao contrário do que conhecemos hoje, esses animais tinham tamanhos bem maiores do que temos hoje. Em contrapartida, o Chihuahua mini é uma novidade da última década.

Mesmo que não seja oficialmente reconhecida, essa é uma raça criada a partir da procriação dos menores cães, por isso os tamanhos não são previsíveis. Inclusive, existem casos em que o pet era pequeno quando filhote, mas cresceu até o tamanho tradicional.

Tamanho, peso e pelagem

É possível encontrar o Chihuahua mini em diversos tamanhos e, na maioria das vezes, ele não passa de 23 cm, mas pode chegar a ter 15 cm, cabendo na palma da mão facilmente. Além disso, ele também não é pesado, e costuma chegar somente aos 2,5 kg

A pelagem também chama a atenção. Isso, porque é possível encontrar essa raça com diversos tipos de pelos, desde os compridos e lisos, até os rentes ao corpo. Inclusive, você encontra o Chihuahua mini em várias cores, como preto, branco, chocolate e vermelho.

Personalidade do Chihuahua mini

Enérgicos e carismáticos, os Chihuahuas minis são pequenas versões da raça tradicional. Isso quer dizer que eles gostam de ser o centro das atenções, buscando sempre um pouco de carinho, além de sentirem ciúmes quando se afeiçoam a alguém da casa.

Caso queira investir no treinamento do seu pequenino, lembre-se que é importante começar desde cedo, afinal, essa é uma raça muito teimosa, principalmente quando já está na fase adulta. Por isso, a infância é o melhor momento para ensinar coisas novas.

Expectativa de vida

Não é possível dizer, com toda a certeza, quantos anos o Chihuahua mini vive, porém, a expectativa é de 15 a 20 anos. Mas, lembre-se que, quanto mais bem tratado for o animal, maiores são as chances de ele completar a primeira década de vida.

Devido ao seu tamanho pequeno, o Chihuahua mini exige uma série de cuidados que impactam diretamente na sua expectativa de vida. Assim, quanto mais atento for às suas necessidades, mais tempo poderá aproveitar com o seu pet.

Preço do Chihuahua mini

Os Chihuahuas mini são caros. Isso se deve à raridade do seu tamanho e à imprecisão dos canis em garantir que o cão se mantenha com no máximo 23 cm, já que a sorte é importante para conseguir esse pequenino.

Em geral, o preço fica em torno de R$ 4.500 a R$ 6.000, mas depende de cada canil. Além do seu porte, também é importante conferir a ninhada para ter certeza da saúde do seu futuro companheiro.

O problema dos cães como o Chihuahua mini

chihuahua mini na coleira

Quanto menor o cão, maiores são os problemas de saúde, sendo que com o Chihuahua mini não é diferente. Isso porque, além de ser o menor cachorro da ninhada, ele provavelmente também será o mais fraco. Veja abaixo o que se deve considerar antes de ter o seu pequenino em casa.

A reprodução desses cães é duvidosa

É certo que nenhum reprodutor consegue dizer, com certeza, qual tamanho o animal chegará quando for adulto. Devido a disso, a reprodução do Chihuahua mini pode ser muito duvidosa e complicada.

É bem difícil encontrar donos desses pets que os tenham desde filhote, já que o modo mais assertivo de garantir que um Chihuahua será mini é adotá-lo quando ele já for totalmente crescido.

Há problemas também com as raças micro e toy

Uma das grandes preocupações dos donos desta raça é a fragilidade do seu corpo. Mesmo o Chihuahua micro ou toy enfrentam problemas de saúde, já que o tamanho é menor que outros cães, por isso, é normal ter uma certa preocupação quanto aos níveis de glicose no sangue e às luxações dos ossos.

Como o Chihuahua mini é o resultado do cruzamento de cães pequenos, ou seja, os mais frágeis das ninhadas, não é estranho que esses problemas sejam mais aparentes. Por isso, se está pensando em ter esse pet em casa, lembre-se que consultas periódicas ao veterinário são muito importantes.

Não acontece só com o Chihuahua mini

O Chihuahua mini tem problemas de saúde, porém, essa não é uma exclusividade da raça. Se você fizer uma pesquisa completa sobre os cães, verá que cada uma precisa de um cuidado especial para se manter saudável.

O Pug, por exemplo, é um animal com problemas respiratórios, por isso, é preciso um acompanhamento constante. O Shih Tzu também é outra raça a qual as idas ao veterinário são importantes, já que os olhos ficam muito expostos, sendo necessário evitar o seu ressecamento ou qualquer tipo de lesão.

Saiba comprar um Chihuahua corretamente

chihuahua mini

Devido à raridade da raça e até mesmo à imprecisão do seu tamanho quando filhote, é preciso ter alguns cuidados quando for adquirir o seu Chihuahua mini. Leia abaixo e entenda o que considerar.

Busque por padrões oficiais da raça

Os padrões oficiais de uma raça são muito importantes para evitar ser enganado. O Chihuahua mini, por exemplo, se caracteriza por seus latidos, tamanho e temperamento, além de ser um cão leal assim que reconhece o seu tutor.

Mesmo que à primeira vista essas características não chamem a atenção, com um pouco de observação nos canis é possível identificá-las para descobrir se a raça é realmente de um Chihuahua.

Escolha vendedores autorizados

Existem diversos canis especializados na venda de filhotes de cães, porém, como o Chihuahua mini é uma raça mais específica e até mesmo rara, é preciso redobrar o cuidado na hora de adquirir o mais novo membro da família.

Para isso, conte com indicações de conhecidos e confira se os vendedores são autorizados para esse negócio. Dessa forma, é possível se prevenir de cair em qualquer tipo de golpe, além de conseguir o seu tão sonhado peludo na sua casa.

Exija a documentação

É importante, assim que decidir pela compra do seu Chihuahua mini, lembrar-se de pedir todas as documentações, desde a nota fiscal até o pedigree. Este documento visa autenticar a raça do seu cão, assim, evitando que haja confusão quanto à ancestralidade dele.

Além disso, esse é um papel que garante os seus direitos caso tenha algum problema com a compra do seu “pequenino”. Isso, porque esse é um documento que atesta que o cão realmente é um Chihuahua mini, por exemplo.

Aproveite a companhia do Chihuahua mini

chihuahuas mini

Neste artigo, explicamos todas as informações necessárias para ter um Chihuahua mini, desde os cuidados que você precisa ter, até o preço e os benefícios de ter essa miniatura de cachorro.

É fácil se encantar com a fofura desse pequeno, porém, para adquiri-lo, é preciso estar ciente dos cuidados que o pet demanda para garantir seu bem-estar. Assim, você aproveitará muito tempo ao lado desse pet, afinal, não é um problema colocá-lo na bolsa e levá-lo para onde quiser.

Independentemente do cachorro que queira ter em casa, saiba que, se você está buscando um pouco mais de carinho, lealdade e diversão na sua vida, contar com um animal para fazer companhia é a decisão certa. Aprecie cada momento e provavelmente, você não irá se arrepender da decisão.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Cuidados Criar

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.