Quanto custa para adestrar um cachorro?
O adestramento é uma parte importante do bem-estar geral de um pet. É tão vital quanto o exercício físico diário. Cães que apresentam ansiedade ou personalidades mais tímidas podem se beneficiar do treinamento. Entretanto, muitas pessoas possuem dúvidas quanto aos custos envolvendo essa situação.
A realidade é que vai depender de vários fatores, mas a média fica em torno de R$ 200,00. Os preços cobrados podem mudar muito de uma localidade para outra, além da recomendação do tutor, da intensidade de treinamento e do propósito. Sendo assim, é importante reservar um bom recurso para investir no desenvolvimento do seu animal, além de trazer inúmeros à sua saúde.
Dessa forma, entenderemos a seguir, quais são os principais fatores que podem influenciar nos custos de adestramento, além de dicas de como escolher o melhor tutor e os benefícios de fornecer um treinamento adequado ao seu amigo de quatro patas. Vamos lá!
O que influencia o custo para adestrar um cachorro?
Quando adquirimos um animalzinho, é preciso tempo e recursos para que ele se desenvolva da melhor forma, além de gastos com adestramento e necessidades básicas. Assim, descobriremos a seguir quais são os principais indicadores do preço de adestrar o seu pet.
■Localidade
Como sabemos, o Brasil é um país bem grande e os custos de vida de um estado para o outro podem ser totalmente diferentes. Assim, a localidade em que você está inserido pode influenciar nos gastos de adestramento do seu cão.
Dessa forma, geralmente cidades grandes, metrópoles ou estados em que a procura por adestradores é intensa, os preços cobrados são mais elevados do que seria em cidades pequenas ou locais em que isso não é muito comum. Assim, sempre procure nos arredores de sua localidade o custo mais acessível para você.
■Tipo de treinamento (básico ou avançado)
Dependendo da necessidade do cão ou da vontade do dono, o treinamento pode ser mais leve ou mais intenso. O adestramento mais simples é mais barato e reforça a obediência, principalmente com foco na recompensa positiva e na diferenciação entre “não” e “sim” para que o cão sempre respeite quando o dono falar.
Além disso, tem-se o treinamento avançado, no qual o pet é adestrado para repetir comandos como saltar, deitar, ficar quieto, além de treinos de ataque (para cachorros de guarda), imobilização, atenção e estímulos sonoros, mentais e de faro.
■Acessórios influenciam o valor
Acessórios como baias, bolas, cordas de salto, barras, varas e outros podem elevar o preço do treinamento. Para os cães adestrados de forma mais simples, são usados basicamente petiscos para que reforçam os comportamentos positivos. Ainda assim, aqueles que procuram um treino intenso necessitam dos acessórios mencionados, encarecendo o processo.
■Quantidade de aulas
Os tutores geralmente cobram por aula ministrada ao cão, e podem fechar combos semanais ou mensais. Claro que, se o seu cão aprende rápido, e se você investe em um treinamento básico, não serão necessárias muitas aulas.
Entretanto, principalmente para cães de guarda, é bom reservar um bom recurso para treinamento, visto que o processo deve ser iniciado com calma e consistência, e pode demandar diversas aulas por alguns meses.
■Nível de exigência do treinamento
O nível de exigência do seu cão é outro fator que pode elevar os preços das aulas de adestramento. Por exemplo, cães com personalidade de guarda ou agressivos necessitam de mais paciência, consistência e tempo para desenvolver as habilidades exigidas.
Por outro lado, cães amorosos e obedientes por instinto podem ser treinados com muito mais facilidade, diminuindo a quantidade de aulas e o preço cobrado, por ser mais fácil de adestrar.
■Experiência do adestrador
A experiência é um fator que pode encarecer o preço das aulas, ainda mais se o tutor for bastante renomado na localidade em questão.
Sendo assim, pesquise muito bem, pois mesmo a experiência pode não ser suficiente para te deixar à vontade em entregar seu cãozinho. Outros aspectos devem ser analisados, como recomendação, técnica e quantidade de aulas.
Como escolher um bom adestrador para seu cão
Quando pensamos em entregar nosso cão à outra pessoa, isso pode gerar uma certa angústia. Assim, é importante definirmos quem será o responsável e escolher muito bem o adestrador. Descobriremos, a seguir, como você pode definir o melhor profissional.
■Analise o método empregado
Tão importante quanto o custo é procurar um treinador que use técnicas de reforço positivo baseadas na ciência. Ainda existem, infelizmente, muitos treinadores de cães que usam métodos de aversão como coleiras de estrangulamento ou choque, puxões afiados, prender cães no chão e outras ferramentas de treinamento que não deveriam ser recomendadas.
Certifique-se de esclarecer com seu treinador os tipos de ferramentas que eles usam para modificar o comportamento de um animal de estimação antes de se comprometer com as aulas, afinal, este é o seu animal de estimação, e vale a pena tratá-lo (e treiná-lo) corretamente.
■Certifique-se sobre a reputação
Sempre procure por ótimas recomendações dos adestradores, porque, infelizmente, nem todo treinador de cães é certificado para trabalhar com animais. Ser um treinador de cães não é tão regulamentado quanto qualquer outra profissão, e praticamente qualquer pessoa pode alegar ser um treinador.
Isso não significa, no entanto, que não existam indivíduos certificados de forma comprovada. Além disso, vale lembrar que um adestrador deve ser considerado com um alto nível de responsabilidade profissional. Tente encontrar um treinador nomeado ou que seja conhecido por alguém próximo de você.
■Experiência ou baixo valor nem sempre é melhor
O argumento de muitos adestradores pode se basear no desconto ou no preço baixo cobrado, além de outros adestradores afirmarem que possuem vários anos de experiência. Entretanto, analisar, treinar e fazer com que o cachorro se familiarize com ele é um trabalho árduo que demanda muita confiança.
Assim, sempre avalie o comportamento e as técnicas do treinador. Não deixe o preço ou a experiência serem as únicas prioridades. Lembre-se que o seu cão precisa confiar, sentir-se protegido e ter um treinamento bom e consistente para ser efetivamente treinado com o passar do tempo.
Benefícios do adestrar um cachorro
Agora que entendemos quais são os principais fatores no preço e como escolher um bom adestrador, vamos te contar a seguir, quais são os benefícios de oferecer esse treinamento ao seu cãozinho. Venha descobrir todas as vantagens!
■Facilita na hora do passeio
Todos nós vimos casos em que parece que um cachorro está levando seu humano para passear, e não o contrário. Ao treinar seu cão e aumentar sua confiança entre humanos e outros cães, seus passeios juntos serão uma experiência agradável para vocês dois.
Assim, seu cão aprenderá a interagir de forma segura e eficaz com os outros, diminuirá latidos desnecessários quando outros pets passarem na rua e puxará menos a coleira, trazendo muito mais leveza para o momento.
■Beneficia a relação do cão com outras pessoas
À medida que seu cão aprende a respeitar os limites e a se comportar adequadamente em situações sociais, outros cães e pessoas ficarão mais confortáveis e à vontade perto dele também. Como resultado, cada vez mais, essas interações serão experiências positivas para seu cão.
Se começar a gostar desses encontros sociais, seu cão ficará mais relaxado e administrável a cada interação. Isso facilita com que ele pegue confiança nas pessoas e no ambiente em questão.
■Corrige comportamentos indesejados
Após entender o quanto o treinamento pode ser ótimo ao seu cachorro, você terá essa habilidade para sempre. Isso pode não apenas ajudá-lo com todos os cães que você possui, mas, depois que você dominar o treinamento do próprio cão, poderá compartilhar seu conhecimento adestrando seu pet em outras situações.
Assim, isso ajuda a corrigir comportamentos ou “manias” erradas, como fazer as necessidades fisiológicas em local inadequado, derrubar vasos, morder sapatos, entre outros.
■É bom para a saúde do cão
Quando um cão é bem treinado, ele sabe se comportar bem. Isso faz com que o dono se sinta menos frustrado. Portanto, o pet se sente calmo e satisfeito. Assim como nós, os animais de estimação também sentem várias reações. Seu cão pode compreender facilmente o amor, o ódio, a frustração, a angústia e muitos outros sentimentos.
Da mesma forma, os cães também ficam em paz quando têm uma rotina adequada. Os cães não adestrados não sabem a diferença entre o certo e o errado. Portanto, quando lhes dizem a maneira certa de lidar com as coisas, eles se sentem bem. Além disso, recompensas e agradecimentos deixam-nos felizes. Isso melhora a saúde geral de um cão.
E você, está pronto para adestrar seu cão?
Como vimos, os custos podem variar muito com base no local onde alguém mora. Se o seu cão ou treinador estiver em locais de alta procura, as taxas cobradas provavelmente serão mais altas do que se você estivesse em uma cidade pequena.
Os preços também podem variar segundo o tipo de treinamento que você está procurando. Treinar um filhote para obediência básica pode ser mais barato, enquanto o treinamento avançado para animais agressivos, ou que demandam truques mais sofisticados, pode custar mais. Além disso, independente do custo, vale ressaltar que o adestramento é ótimo para a saúde do cão, socialização em grupo, passeios e para sua segurança!