Cachorro balançando a cabeça? Veja as causas e o que fazer

Cachorro balançando a cabeça? Veja as causas e o que fazer

Seu cachorro está constantemente balançando a cabeça e você não tem ideia do que pode ser? Leia este artigo e fique por dentro do assunto!


Seu cachorro fica balançando a cabeça?

Cachorro balançando a cabeça

Para os cães, balançar a cabeça é um ato instintivo e comum, seja para aliviar certo incômodo, após ficar muito tempo na mesma posição, ou para sanar coceira. Para o cão, esse movimento ajuda a desobstruir os ouvidos de sujeira, água, poeira e pequenos insetos. Sim, é um comportamento natural dos cães, porém, deve-se ter atenção quanto à frequência com que o cão faz isso: se ele balança a cabeça regularmente, pode haver algo errado.

Se você estiver desconfiado que o seu cão balança a cabeça excessivamente, investigue se há alguma anormalidade em seus ouvidos. É simples, você pode observar se a parte interior das orelhas está avermelhada, se há odor forte e se há sujeira e secreção. Neste artigo, além de entender as principais motivações para seu cão balançar tanto a cabeça, você saberá o que fazer para abrandar tal situação. Acompanhe o texto!

Por que o cachorro fica balançando a cabeça?

Cachorro balançando a cabeça

O cachorro balança a cabeça com o objetivo de aliviar e extravasar, de alguma forma, algum tipo sentimento ou incômodo, como estresse, medo e ansiedade, e inclusive sentimentos bons, como diversão e satisfação. Balançar a cabeça libera hormônios, tais quais cortisol e adrenalina, que aliviam tensões. No mais, há algumas outras razões que podem fazer com que o cão balance a cabeça. Confira!

Hábito de balançar toda hora

Como mencionado acima, o hábito de balançar a cabeça é comum. Porém, se esse movimento estiver sendo feito de maneira excessiva, é importante observar e contar com o diagnóstico de um veterinário. Há inúmeras possibilidades para o seu cão estar incomodado e balançando a cabeça frequentemente.

Desde problemas mais simples, até complicações mais severas e graves podem ser os motivos. Diagnosticar o quanto antes a causa desses movimentos facilitará o tratamento para acabar com o que vem tirando a paz do seu cãozinho. Para facilitar o diagnóstico, avalie o ambiente em que o cão está vivendo e analise também como é a rotina dele.

Orelha coçando

A coceira excessiva nas orelhas do seu cão pode ser fruto de alguma patologia. A otite canina —inflamação e infecção da mucosa do ouvido muito comum em cães— assola diversos cães e é bastante comum. Alergias, água nos ouvidos e ácaros são os responsáveis pelo desenvolvimento da otite. Em boa parte dos casos, há tratamento.

Outros fatores que também geram coceira nos ouvidos dos cães são os carrapatos e as pulgas. O ouvido é um ambiente propício para a proliferação desses parasitas que podem gerar graves doenças, por isso é preciso higienizá-las constantemente. A otite não tratada pode desencadear alterações irreversíveis na audição, de modo que a alimentação também pode ser um fator a observar.

Água na cabeça ou na orelha

Seja no banho, ou em brincadeiras em piscinas, pode acontecer de entrar água nos ouvidos do pet. Para evitar isso, inserir um pequeno maço de algodão dentro de cada ouvido bloqueia a entrada de água. No banho, tenha atenção ao lavar a cabeça do seu cão, uma alternativa é dar banho no corpo todo e limpar a cabeça apenas com uma toalha molhada, assim, a incidência de água nos ouvidos é muito menor.

Caso seu cão seja um amante de piscinas e não aceite muito bem o algodão no ouvido, você pode usar um protetor de orelhas e, ao final da natação, secar bem suas orelhas e pingar uma solução secante de modo a garantir não haver vestígio algum de água em seus ouvidos. Converse com um veterinário de confiança sobre essas alternativas.

Pulgas

Outros fatores que também geram coceira nos ouvidos dos cães são as pulgas. O ouvido é um ambiente propício para a proliferação desses parasitas, capazes de causar problemas que, se não forem tratados, podem provocar alterações irreversíveis no cão.

Manter a periodicidade dos banhos e a limpeza do local em que o cão vive sempre em dia é fundamental. Existem shampoos antipulgas, comprimidos palatáveis e diversos outros meios que inibem a presença desses parasitas. Por serem quentes, úmidos e fechados, os ouvidos são locais interessantes para as pulgas, carrapatos e moscas.

Sujeira na região

Existem diversos resíduos e sujeiras que podem afetar os ouvidos dos cães. Mofo, ácaros, poeira, pólen e até excesso de pelos mortos podem gerar otite e complicações nos ouvidos. Atente-se para o ambiente em que o cão vive; se ele se coça frequentemente e se perde muito pelo, essa é uma associação que também pode ser feita.

Se o cão vive na terra, na areia e na sujeira em geral, ele estará propenso a desenvolver essas patologias. Essas doenças e alergias também podem ser diagnosticadas através de um hemograma ou conforme a orientação do veterinário. Manter o local devidamente limpo e livre das sujeiras citadas acima já é um grande passo.

O que fazer se o cachorro está balançando a cabeça?

limpando a orelha do cachorro

Bom, até agora, você viu quais são os sintomas aos quais se precisa ficar atento, mas, ao diagnosticar anormalidades nos ouvidos do seu cão, o que se deve fazer? A seguir, você saberá detalhadamente como proteger e livrar seu cão desses indesejáveis problemas. Informações sobre vacinas, vermífugos, alimentação e demais cuidados estão logo abaixo.

Mantenha vacinas e vermífugos em dia

A aplicação periódica das vacinas é essencial à saúde do cão. As vacinas V8 ou V10 protegem o cão de diversas doenças, e isso já o torna mais forte e resistente a patologias que podem se desenvolver nos ouvidos e, logicamente, em outras partes também. A vacinação deve ser feita anualmente, e deve contar com a antirrábica.

Outro fator importante é o vermífugo: os cães vivem no chão e muita das vezes comem coisas que não devem. Fornecer o vermífugo a eles periodicamente, além de mantê-los mais fortes e saudáveis, tornará a proteção gerada pela vacina ainda mais eficaz, além de manter também sua família mais protegida no contato com o cachorro.

Além de todos esses cuidados, usar um vermífugo de qualidade é essencial para manter a saúde do seu bichinho. Para isso, confira a lista dos 10 melhores vermífugos para cães e saiba como escolher o produto ideal para o seu animal!

Limpe a orelha corretamente

Para fazer uma limpeza adequada no ouvido do seu cãozinho, você deve usar produtos apropriados. Limpar com água e algodão pode não ser o ideal, pois pode deixar resíduo de umidade no ouvido do cão. Existem produtos chamados ceruminolíticos que possuem os componentes ideais que auxiliam na limpeza auditiva sem deixar resíduos úmidos.

O ideal é fazer a limpeza, em média, a cada semana. Basta usar algodão ou gaze e um ceruminolítico indicado pelo veterinário ou de sua preferência. Limpe com cuidado e tenha carinho para seu cão associar isso a algo bom e, assim que a feita for feita, recompense-o pelo bom comportamento.

Mantenha os cuidados gerais com o cão

Até a alimentação do seu cão pode ser a causadora de alergias e coceiras, sabia? Existem cães alérgicos a alguns tipos de carboidratos e a proteínas presentes na ração. Ou, se você o acostumou com algum tipo de alimentação e a mudou drasticamente, inserindo uma proteína diferente, isso também pode desencadear alergias que afetam, inclusive, os ouvidos.

Verificar periodicamente a limpeza da casinha, as roupas e os objetos do cão também faz-se essencial, principalmente se ele tiver uma caminha de espuma e tecido, pois ela é um grande acumulador de ácaros e bactérias, logo, é importante lavá-la periodicamente. Fique atento também aos passeios de carro, se você os fizer, proteja os ouvidos do seu cão.

Conte com ajuda profissional

Ao observar os ouvidos do seu cão, você até pode encontrar algo errado, mas saber o que ocorre de fato com ele, principalmente se é difícil identificar a causa do incômodo, compete a um profissional da área: um veterinário. Inclusive, você pode acabar medicando o cachorro erroneamente, complicando ainda mais a situação. Por outro lado, o veterinário saberá averiguar e examinar o que incomoda o pet devidamente, medicando-o corretamente.

Investir em uma consulta, além de sanar o problema do seu cão mais rapidamente, evita gastos com remédios desnecessários. Você deve contar com a presença de um veterinário periodicamente para examinar, vacinar e avaliar a saúde do seu cão, portanto, pense nisso!

Como saber se o cachorro está balançando a cabeça excessivamente?

Cachorro balançando a cabeça

Esteja atento ao comportamento do seu cão, observe-o e veja como ele está. Na correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas apenas se preocupam com a água e a ração. Não que isso não seja importante, na verdade, é, mas vai muito além disso. Cuidar da saúde do pet preventivamente pode evitar muitos problemas mais graves.

Problemas como otite não costumam se agravar em poucos dias, porém, o devido tratamento é primordial para que o cão restabeleça sua saúde o mais rápido possível. Mantenha as vacinas e vermífugos em dia, alimente-o com produtos de qualidade e esteja atento às suas condições de higiene. Assim, certamente ele ficará muito mais saudável, balançando menos a cabeça.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Criar Cuidados Dicas Causas

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.