Como fazer desembaraçador de pelos caseiro para cachorro

Como fazer desembaraçador de pelos caseiro para cachorro

Você sabia que é possível deixar o pelo do seu cão hidratado e desembaraçado com produtos que tem em sua casa? Confira todas as dicas neste artigo!


Fazer desembaraçador de pelos caseiro é bem simples!

desembaraçando pelos de cachorro

Mesmo com os cuidados necessários, cachorros de pelos longos e médios podem sofrer com nós. Entretanto, com receitas simples, é possível deixar as madeixas lisinhas, sem machucá-los. Se o seu cãozinho está com os pelos oleosos, cheios de nós, e se você não tem os produtos específicos para desembaraçá-los, não se desespere.

Neste artigo, ensinaremos como fazer o desembaraçador de pelos caseiro ideal de maneira simples e com produtos que você tem na sua casa. O condicionador caseiro ajuda muito quem busca economia e praticidade. É possível fazê-lo com diferentes produtos: amido de milho, abacate, mel, óleo de coco, aloe vera, babosa e alecrim. Enfim, há uma infinidade de possibilidades para deixar o seu cachorro com os pelos hidratados, brilhantes e sem nenhum nó. Para saber mais, continue lendo.

Como fazer desembaraçador de pelos caseiro natural

Quem tem pets sabe que cuidados e carinho fazem parte do cotidiano com os bichinhos. Isso acontece até mesmo no momento de desembaraçar os pelos dos cães.

Saiba aqui como fazer um ótimo desembaraçador de pelos caseiro para ajudar na tarefa de remoção dos nós.

Condicionador com alecrim

alecrim em pó

Por ter várias propriedades, o alecrim é conhecido como a erva da alegria. As vantagens são tanto para os seres humanos, quanto para os animais. E, claro, os cãozinhos não ficam de fora desta lista. A erva é ótima para desembaraçar pelos.

Para utilizá-lo nos peludos, há algumas receitas de condicionadores incríveis. Uma delas demanda uma colher de sopa de folhas de alecrim com dois copos de água. Os dois ingredientes devem ser misturados com a água quente. Você também pode misturar duas colheres de sopa de alecrim em duas colheres de sopa azeite aquecido. Agora, é só desembaraçar os pelos do cão.

Aloe vera ou babosa

aloe vera ou babosa

Essa receita não apenas deixa os pelos bonitos, como é recomendada para tratar a pele dos cachorros. Nos cabelos dos cães, a aloe vera revitaliza, dá força e hidrata. Para isso, vamos aprender a preparar um condicionador natural para o seu cachorro.

Em dois copos de água, dilua duas colheres de sopa de polpa de aloe vera. Caso a pelagem do seu cão esteja bem maltratada, acrescente duas colheres de sopa de óleo de coco. Durante o banho, aplique o hidratante nos pelos e deixe-o agir por alguns minutos. Após o animal secar, você pode escová-lo normalmente.

Abacate e mel

abacate e mel

Os cachorros Poodle e Shih-Tzu são os que mais exigem tratamento com óleo ou condicionador. Por possuírem pelos longos e com bastante volume, é essencial mantê-los escovados periodicamente. O uso da hidratação caseira feita de abacate e mel vai deixar as madeixas do seu cão lisas e bem hidratadas.

Para começar, pegue um abacate maduro e misture-o com mel. Aplique no animal e deixe agir por até 15 minutos. Passado esse tempo, dê um bom banho no seu pet, retirando todo o resíduo com um shampoo veterinário. Depois, é só escovar os pelos com cuidado para desembaraçá-los.

Amido de milho

amido de milho

O amido de milho é perfeito para desembaraçar os nós nos pelos do seu cachorro. É só aplicá-lo nas regiões embaraçadas e esfregá-las com os dedos para soltá-las. A ação do amido é a mesma do talco. Se o emaranhado não afrouxar, o ideal é utilizar um pente desembaraçante. Mas, antes, separe uma pequena quantidade de pelos, passando pente a partir da raiz em direção às pontas.

Óleo de coco como condicionador

Óleo de coco como condicionador

Assim como no cabelo dos humanos, o óleo de coco proporciona maciez, hidratação e brilho na pelagem do cachorro. Nos animais, o óleo de coco também é utilizado como desembaraçador de pelos caseiro.

Para fazer o condicionador é só aquecer um copo de água e o óleo de coco. Com os dois ainda quente, é só misturar. A quantidade do óleo é uma colher de sopa. Para facilitar o processo, você pode colocar a mistura em um borrifador e aplicá-la facilmente quando estiver fria. Espere alguns minutos para ver o resultado maravilhoso no seu cão.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é muito fácil de usar. O produto, além de desembaraçar os pelos dos cachorros, também controla o odor, ajuda a limpar os ouvidos dos animais e previne pulgas e carrapatos.

Para manter as madeixas do cachorro sem nós, é só misturar o vinagre de maçã ao shampoo. Atenção: deve-se dividir os produtos em partes iguais. Aplique na hora do banho, deixando agir por alguns minutos. Logo depois, enxágue e escove.

Dicas para desembaraçar os pelos do cachorro

desembaraçando pelos de cachorro

Para manter os cães peludos bem tratados, é preciso ter muita paciência e dedicação. Isso, porque os pelos podem embolar e dar um aspecto de sujeira e de maltrato. Para evitar esses problemas, siga as nossas dicas.

Deixe seu cachorro em posição confortável

Deixar o cãozinho confortável é o primeiro passo para cuidar dos seus pelos. O seu amigo precisa estar tranquilo. Por isso, a melhor posição é deitado. Assim, ele se sente seguro e fica bem quieto no momento de desembaraçar a pelagem.

Essa não é uma tarefa fácil e exige muita paciência do tutor. Enquanto o seu cão não se sentir confiante, é melhor não insistir. Entretanto, não desista de deixá-lo com os pelos lindos, posto que o esforço valerá a pena.

Use os dedos ou escova suavemente

Já falamos aqui sobre os cuidados na hora de desembaraçar os pelos dos cachorros. Além de aprender como fazer desembaraçador de pelo caseiro, é bom ficar atento à maneira correta de utilizar os produtos sem estresse.

Para evitar puxões e dores, identifique uma região com nós e, suavemente, passe a rasqueadeira para abrir os pelos. Esse é um momento que leva um pouco de tempo e deve ser feito com calma. Se os nós estiverem mais soltos, você pode abri-los apenas esfregando o dedo na região e passando a escova para completar os cuidados com as madeixas do cachorro.

Dê banho para ajudar a desembaraçar os pelos

Saber como fazer desembaraçador de pelo caseiro pode salvar o seu cão de muitos problemas, como dores, além disso, evita que ele prenda as unhas de suas patinhas nos pelos embaraçados. A aplicação exige habilidade do tutor para saber o momento certo de utilizar o condicionador. E um dos momentos para isso é durante o banho.

Nessa hora, o pet fica quietinho e relaxado. Além disso, o banho ajuda na ação dos produtos e facilita a remoção dos nós. Ao mesmo tempo em que você banha o cachorro, pode escová-lo suavemente, facilitando todo processo. A estratégia funciona para muitos tutores e pode ser uma ótima opção para você e o seu cão.

Evite o uso de tesouras ou lâminas

Jamais utilize tesouras ou lâminas para retirar os nós dos pelos do cachorro. Muita gente faz isso, porém pode machucá-lo. Se o cabelo do cachorro estiver muito embaraçado, leve-o para ser tosado por um profissional.

Na clínica, o seu pet receberá o tratamento ideal, com segurança. Os tosadores são especialistas no assunto e vão usar produtos e técnicas para deixar o cachorro bem tranquilo e bonito. Além disso, o seu animal pode se livrar também do calor que o excesso de pelos pode causar. Então, lembre-se: pelagens com nós muito difíceis devem ser tratadas por um profissional.

Dê uma recompensa ao seu cão

Há coisa melhor que um cachorro feliz e brincalhão? É muito importante recompensar o seu cãozinho todas às vezes que ele deixar retirar os pelos embolados. Quando você se comporta dessa maneira, o seu bichinho entende que fez a coisa certa.

Assim, da próxima vez que precisar desembaraçar o cabelo, o cão estará bem mais confiante. Você pode agradá-lo com o que ele mais gosta, por exemplo, com biscoitos, brinquedos e passeios. As recompensas também são uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com o seu amigo. Aproveite o momento para curtir o seu companheiro de estimação.

Pelos saudáveis e desembaraçados são uma prova de amor!

desembaraçando pelos de cachorro

Quando os pelos do cãozinho estão bem escovados e hidratados, isso diz muito sobre o tutor. A pelagem sem nós representa uma vida mais saudável para o seu cachorro, porque evita dores, irritação na pele e acúmulo de bactérias.

Portanto, o ideal é ter uma rotina para escovar e hidratar os pelos do pet para evitar que embaracem. Neste artigo, você aprendeu como desembaraçar os pelos com produtos naturais, utilizando ingredientes que têm em casa. As receitas são maravilhosas e, além de cuidar das madeixas, cuidam da pele e da saúde do seu animal. Agora que já leu todas as nossas dicas, escolha uma para remover os indesejáveis nós. O seu cão agradece.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Cuidados Criar Dicas

Artigos relacionados


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Os Curiós são pássaros muito estimados, por isso sua procura é alta. Mas, você sabe quanto custa um? Leia este artigo e fique por dentro de tudo!


Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Deseja adquirir um Old English Sheepdog? Neste artigo, você saberá todos os custos necessários para a criação desta linda raça de cãozinho.


Últimos posts


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!