Como tirar cheiro de xixi de gato da casa? Veja dicas aqui

Como tirar cheiro de xixi de gato da casa? Veja dicas aqui

Não sabe como tirar o cheiro de xixi de gato da sua casa? Neste artigo, você vai descobrir todos os segredos para se livrar, de uma vez por todas, deste odor!


Por que tirar cheiro de xixi de gato é importante?

gato fazendo xixi na casa

Os gatos são animais extremamente higiênicos, principalmente quando o assunto é necessidade fisiológica. Mas, eles podem começar a urinar fora da sua caixa de areia, seja por estresse, por algum problema de saúde ou, simplesmente, por necessidade de marcar seu território, pois são animais muito territorialistas.

Além de ser um odor incômodo e que piora com o tempo, quando o cheiro do xixi não é neutralizado logo na primeira vez, as chances de o gato voltar a urinar no mesmo lugar são grandes. Por isso, para que ele não volte a repetir a mesma ação, é tão importante fazer essa limpeza corretamente. Neste artigo, você verá todas as dicas para tirar o cheiro da urina de gato da sua casa.

Como tirar cheiro de xixi de gato do sofá ou colchão

gato fazendo xixi no sofá

Quando perceber que seu gato fez xixi no sofá ou colchão, a primeira coisa é remover o excesso de líquido. Mas, para que o cheiro não fique impregnado no tecido, siga as dicas a seguir.

Evite esfregar o xixi

Além do odor, o xixi de gato pode deixar manchas no tecido do sofá ou colchão. É normal, no momento da limpeza, tentar esfregar o local para retirar o cheiro e a mancha com mais facilidade. Contudo, esses movimentos acabam depositando ainda mais profundamente a urina nas fibras do tecido, dificultando a limpeza e comprometendo a qualidade do sofá ou colchão.

Para começar a remover a mancha e o cheiro, é importante molhar a área manchada com água e ir pressionando um papel absorvente sobre o local para sugar o máximo possível de líquido, evitando que ele se espalhe pelo restante do tecido. Repita o processo quando for necessário.

Bicarbonato de sódio e limão

Após feito o processo de remoção do líquido, uma boa opção é utilizar uma solução de suco de limão com bicarbonato de sódio para eliminar o cheiro forte da urina de gato. Além disso, a mistura também é uma excelente solução para remover germes de qualquer superfície.

Para produzir a mistura à base de limão para a limpeza, misture dois copos de água com meio copo de suco de limão e meio copo de bicarbonato de sódio. Depois de pronta, a solução deve ser colocada em um recipiente borrifador (pode ser de plástico ou de vidro) e aplicar um pouco no local da mancha. Assim que ela for aplicada, basta deixar agir durante alguns minutos e limpar com um pano úmido.

Detergente com vinagre

Outra alternativa muito acessível para remover o cheiro de urina de gato é usar a mistura de detergente e vinagre. Ela é indicada, não só para colchões e sofás, mas para retirar o odor que fica impregnado em tecidos na totalidade, como de almofadas, mantas e tapetes.

A mistura é simples, basta juntar uma colher (de sopa) de detergente com duas colheres (de sopa) de vinagre — aqui, neste caso, pode ser o vinagre de vinho branco ou de maçã, ambos funcionarão bem. Depois, basta colocar em um recipiente borrifador, aplicar no local, deixar agir e retirar com um pano úmido.

Vinagre e bicarbonato

Esta opção é uma excelente pedida para remover odores orgânicos, especialmente os de urina de gato. A mistura é feita com 50 ml de vinagre (neste caso, o indicado é o vinagre branco), 250 ml de água e uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio. Misture tudo em um pote (de plástico ou vidro).

Com a urina já seca, é necessário espalhar a mistura preparada no local da mancha de xixi e deixar agir por alguns minutos. Após passado o tempo de pausa, seque o tecido com um pano (pode ser úmido ou não).

Use vinagre e álcool para limpar

Outra boa solução para neutralizar o odor de xixi de gato é uma mistura à base de vinagre (que pode ser de vinho branco ou de maçã) e álcool. Para isso, misture 400 ml de vinagre, 100 ml de algum produto de limpeza com perfume da sua preferência e 200 ml de álcool. Além de neutralizar o cheiro, ainda trará um aroma bem agradável para o tecido afetado.

Essa mistura deverá ser colocada em um recipiente de vidro ou de plástico com borrifador e aplicada no local. Após a aplicação, é necessário deixar agir por alguns minutos e, depois, limpar com um pano úmido.

Água oxigenada, vinagre, bicarbonato e detergente

O primeiro passo é misturar 200 ml de água e 100 ml de vinagre branco, e passar sobre o local afetado. Deixe a mistura agir por alguns minutos. Após esse processo, retire o excesso com um papel tolha e aplique um pouco de bicarbonato de sódio para absorver a urina.

O segundo passo é misturar quatro colheres (de chá) de água-oxigenada (10 volumes) com uma colher (de chá) de detergente líquido e jogar por cima da aplicação de bicarbonato. Depois é necessário esfregar e retirar o excesso com um pano seco. E, com tudo seco, usar o aspirador de pó para retirar as sobras do bicarbonato. Uma dica é: caso o tecido fique duro, molhe-o com água morna e deixe-o secar naturalmente.

Como tirar cheiro de xixi de gato do chão ou parede

gato fazendo xixi na casa

Retirar o cheiro de urina de gato do chão ou parede é um pouco mais simples, mas é igualmente importante se atentar às dicas para fazer corretamente e se livrar dos odores. Confira abaixo.

Seque a área o quanto antes

O passo mais importante aqui identificar a área afetada pela urina do gato e remover o líquido o quanto antes para que seu pet não volte a fazer xixi no mesmo lugar. Você pode fazer isso com um pano seco ou, até mesmo com a ajuda de um papel toalha.

Antes da limpeza propriamente dita, é importante fazer a retirada desse excesso, para que as próximas etapas sejam mais eficazes. É muito importante que, se possível, você use luvas durante todo o processo para não entrar em contato com o xixi. Isso pode evitar que você pegue alguma doença.

Arejar a casa é uma boa ideia

Arejar a casa é muito importante, tanto antes da limpeza como depois dela. Isso, porque as chances de o mau cheiro sumir são maiores. Abra as portas, janelas, vidros e o que mais for possível no ambiente. Todas as opções podem ajudar a facilitar a entrada do ar no local.

Além disso, para amenizar o odor forte, se for possível, faça o uso de velas perfumadas ou purificadores de ar. Importante dizer que só esta etapa não é suficiente para eliminar o cheiro, mas pode amenizar bastante e deixar o cheiro menos desagradável enquanto o odor não desaparece por completo.

Papel toalha para absorver o líquido

O excesso de urina pode ser retirado com um pano seco, mas, também, com um papel toalha. Esta etapa funciona para a urina que acabou de ser deixada pelo seu pet. Lembre-se: quanto mais demorar para retirar o xixi, mais difícil a mancha é para sair e maior é o odor que ela poderá exalar.

Após fazer isso, seu piso ou parede estará pronto para receber os demais processos, que podem ser receitas feitas em casa ou uso de produtos específicos para limpeza de casa que você já conhece ou já usa no seu dia a dia.

Detergente pode limpar

O detergente é uma boa opção para a limpeza. Em pisos de porcelanato, madeira ou cerâmica, por exemplo, a dica é, após secar bem o local, utilizar um pano umedecido com água e detergente para remover os resíduos. Não se esqueça de tirar bem todos os resíduos para que o piso não fique manchado.

Uma dica extra: antes da etapa do detergente, pode ser aplicado um pouco de vinagre para cortar o cheiro da urina. O processo é simples, basta acrescentar uma mistura de água e vinagre branco sobre o local afetado e deixar agir por alguns minutos. Depois, é só retirar com um pano.

Use água e sabão

Água e sabão é uma mistura clássica e que funciona. Importante que a água seja morna, para facilitar a limpeza. Jogue a água com sabão no local da mancha e venha com um pano retirando a mistura. Você pode deixar secar naturalmente ou usar um aspirador de pó para agilizar o processo.

Importante repetir o processo quantas vezes você julgar necessário e até o cheiro desaparecer por completo. Também pode-se usar um desinfetante com cheiro para finalizar o processo e deixar o cheiro do local mais agradável.

Como evitar cheiro de xixi de gato pela casa

gato fazendo xixi na casa

Se o seu gato está fazendo xixi fora da caixa, podem ter alguns motivos que estão o levando a fazer isso. Descubra o que pode estar acontecendo com seu pet para ele agir assim.

Escolha um lugar adequado para o xixi

A grande vantagem de se ter um gato é que eles são animais extremamente higiênicos, preocupados com sua limpeza e que não gostam de sujeira. Nesse sentido, os felinos naturalmente procuram a caixa de areia para fazer suas necessidades. Quando isso não acontece, é porque pode estar acontecendo algo, que precisa ser investigado.

Mas, o ideal é que você ofereça a caixa de areia — e, de preferência, uma por animal que você tenha na sua casa. Assim, ele se sentirá mais confiante. Então, já sabe, nada de uma caixa de areia para todos os seus gatinhos.

Torne sofá, colchão e paredes menos atraentes

Para fazer com que sofás, colchões, chão e paredes da sua casa sejam locais menos atraentes para o seu gato fazer xixi, é preciso mudar o significado desses locais para ele. Os felinos procuram sempre por lugares mais limpos para isso.

Como os gatos fazem as necessidades e se alimentam em lugares separados, eduque seu gato a brincar nesses espaços. Faça isso colocando os brinquedos do seu pet nesses locais que você percebeu que ele urina com frequência. Você pode, inclusive, colocar o potinho de comida dele nesses locais para que o gato entenda que ali é o local de comer.

Use recompensas pelo bom comportamento

Seu gatinho está obedecendo e está fazendo xixi no lugar correto? Então, é importante recompensá-lo. Preste atenção para saber o que ele mais gosta e entregue a ele toda vez que ele ganhar um ponto positivo no comportamento.

Pode ser um petisco que ele goste muito, liberar o acesso a uma parte da casa que ele gosta muito, ou até mesmo dedicar um tempo para brincar com ele com uma fita ou cadarço. Isso já será incrível para o seu gato. Lembre-se que, assim como o ser humano, os gatos também precisam de amor e carinho sempre.

Mantenha a caixa de areia limpa

Como você já viu neste artigo, os gatos são animais muito preocupados com limpeza. Eles detestam sujeira. Portanto, se sua caixa de areia estiver suja e cheia de fezes e urina, ele não fará suas necessidades lá e procurará outros locais limpos da casa ou do ambiente em que ele esteja.

Por isso, mantenha a caixa de areia do seu pet sempre limpa, remova os dejetos sempre que for possível. Assim, as chances de ele procurar locais errados para fazer xixi serão menores.

Castração é uma opção

Alguns gatos machos têm o costume de urinar em superfícies verticais da casa, como móveis e paredes, por exemplo, para demarcar seu território naquele ambiente. Já as fêmeas, fazem isso para mostrar ao macho que está pronta para acasalar. Isso são questões hormonais dos gatos.

Por isso, a castração e esterilização pode ser uma boa alternativa para fazer com que o seu pet evite esse comportamento. É indicado por especialistas que os gatos machos sejam castrados e que as fêmeas sejam esterilizadas a partir dos 6 meses de vida.

Dê privacidade e segurança ao pet

Embora eles urinem mais pela casa devido aos hormônios, outros fatores podem levar seu pet a ter essas atitudes, como o estresse, ansiedade ou frustrações —não é só o ser humano que sofre com isso.

Isso pode acontecer porque ele está disputando território com outros gatos, porque não se sente pertencente ao lugar em que ele está, porque está com a alimentação restrita, porque não consegue brincar, entre outros fatores.

É muito importante que você proporcione essa segurança para ele. Uma boa solução é procurar seu veterinário para juntos, encontrarem a melhor solução para o seu pet.

Cuide da saúde do seu gato

Se nenhuma das dicas funcionar, é muito importante procurar o seu veterinário. Ele poderá verificar se existem problemas de saúde que podem estar associados com o comportamento que seu pet está apresentando. É fundamental que você preste atenção em cada detalhe e atitude para saber a hora de leva-lo a uma consulta.

A partir daí, você poderá, também, entrar em contato com um especialista em comportamento de gatos, que terá condições de avaliar características e estilo de vida, hábitos, e mais informações relevantes, além de poder melhor te orientar sobre como resolver o problema.

Livre-se do cheiro de xixi de gato da sua casa o quanto antes

gato fazendo xixi na caixa de areia

Neste artigo, você entendeu que é fundamental limpar a urina do seu pet e neutralizar o odor o quanto antes para que ele não volte a fazer xixi no mesmo local. A limpeza pode ser feita com receitas caseiras, mas vai depender de cada tipo de superfície.

Você viu também que é muito importante se atentar à saúde do seu gatinho, isso porque ele pode urinar em um local inadequado por estar estressado, em um ambiente que ele não se sinta à vontade ou, até mesmo, por querer demarcar território. Agora que você é um especialista em tirar o cheiro de xixi de gato da sua casa, não deixe de colocar essas dicas em prática!

Autor deste artigo

Jornalista, redatora e apaixonada por animais.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.